Violão para quem vai começar a tocar e outras dúvidas

    Autor Mensagem
    Belle
    Veterano
    # jan/06


    Galera, preciso da ajuda de vocês. Estou querendo aprender a tocar violão e estou na dúvida quanto ao qual modelo vou comprar. Quero um violão barato (R$ 100 - R$ 150) - já que ainda não tenho certeza se vou continuar com essa vontade. Encontrei um promoção do Kashima Cutway GW 38 C por 139,00 e estou tentada a adquiri-lo. Mas tenho várias dúvidas: ele tem cordas de aço. Posso trocar o encordoamento por nylon? Que marca devo comprar? Qualquer loja troca? Sou canhota, o que posso fazer para melhorar meu aprendizado? Algum outro modelo vcs indicam nesta faixa de preço? Como vcs podem ver, sou totalmente iniciante no processo. Espero que vcs possam me ajudar.

    Marcus Young
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Eu te aconselharia a comprar um violão Giannini modelo estudante, é um violão que possui um otimo Custo X Beneficio...

    jOe_RaMoNe
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    É, eu também to começando,

    meu violão era de nylon, eu troquei por acordamento de aço, pode da algum problema?

    e eu tbm sou canhoto (na hora de escreve) e me sinto mais confortavél tocando com o braço para minha direita (oque seria o certo para canhotos, correto?) mas tive melhores resultados com o braço do violão para minha esquerda,

    também tenho as mesmas dúvidas que a Belle.

    jaime_plucky
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: jaime_plucky
    · votar


    Belle
    Cara nao aconselho a comprar kashima ainda mai os de aço. e a questao de colocar cordas de nylon em violao de cordas de aço. nao eh recomendavel (ou seja nao faça isso), violao de cordas de nylon eh pra cordas nylon e violao de cordas de aço eh pra cordas de aço.
    E em relaçao a marca, cara, o ideal, o ideal mesmo, eh voce tentar achar um violao da marca Di Giorgio modelo estudante, usado, ele vai sair por mais ou menosessa faixa de preço, e eh de nylon. Alem de ser um otimo vioalo.
    Ja no caso de voce ser canhoto naum o q te dizer, pq sou destro, mas isso pode fica ao seu criterio.

    jaime_plucky
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    jOe_RaMoNe
    meu violão era de nylon, eu troquei por acordamento de aço, pode da algum problema?

    Cara nao faz isso, o rissco do seu violao quebra eh enorme, pode ver que ja tem varios topicos aqui no FCC sobre violoes que estao com o cavalete arrancando, (aquela pecinha de madeira, que fica no corpo, onde se poem as cordas).alem de forçar muito o braço do violao

    e eu tbm sou canhoto (na hora de escreve) e me sinto mais confortavél tocando com o braço para minha direita (oque seria o certo para canhotos, correto?) mas tive melhores resultados com o braço do violão para minha esquerda,

    Cara isso realmente fica a criterio, e aquela questau toque do jeito que voc se sentir melhor e mais confortavel, mas eu acho que o mehor ea comprar um violao que seja pra canhoto, o paia eh que fica uma coisa muito limitada, Tipow, voce vai encontrar poucos violoes canhotos, a nao ser que todos os seus amigos que toquem violao sejam canhotos
    =)

    albertoellobo
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: albertoellobo
    · votar


    Belle
    Oi, Belle!
    Veja só: Qual seu estilo predileto de música? Essa pergunta é importante, porque geralmente decidimos aprender tocar o que gostamos de ouvir, e existem diferenças quanto ao violão mais adequado aos diversos estilos musicais.
    Se vc gosta mais de Pop, Rock, Reggae, Blues, Baladas, Country... seria mais aconselhável adquirir um violão com cordas de aço, pois esses modelos são mais apropriados à esses segmentos. Agora, se seu lance for mais voltado pra uma MPB, Samba, Pagode, Bossa, Flamenco, Choro ou Clássico, não tem jeito. Vais ter que optar por violão cordas de nylon. Esses segmentos pedem esse tipo de violão. No geral, os violões cordas de nylon são mais versáteis que os de aço - permitem tocar quase todos os estilos de ritmos - mas isso não quer dizer que seja adequado a eles. Pense nisso tb.
    Quanto aos violões Kashima, evite-os! Passe longe deles! provavelmente jogarás dinheiro fora. Existem modelos legais da Di Giorgio (Estudande n° 18) e Giannini (Série Estudo), que custam pouco mais que os 150 reais que se paga num Kashima e a durabilidade e qualidade de som é infinitamente superior.
    Nunca troque o encordamento de um violão nylon por aço ou vice-versa. Primeiro: Danificará o violão certamente; segundo: vc não obterá uma resposta sonora legal com essas "mutações".
    Ser canhota ou ser destra não é impecilho pra vc aprender a tocar nem determina se vc vai aprender mais facilmente ou não... os cabnhotos tb não aprendem a escrever, não é verdade? então... nada que te impeça aprender tocar violão sendo canhota ou destra. É só inverter as cordas e a posição do violão. Agora, no seu caso, vi que vc quer um violão com cutway, isso? Não vai dar certo! Quando vc inverter as cordas aquela "covinha" - o tal cutway, vai ficar PRA CIMA. Não rola! Pegue um do tipo classico mesmo, sem o cutway. Existem modelos de violões pra canhoto com cutway, mas o preço está muito acima dos 150 reais que vc pretende gastar pra comprar um violão (estamos falando de Condor's, Eagle's, Crafter's...).

    Espero ter lhe ajudado.
    Pega meu MSN... se puder de ajudar em outras dúvidas, disponha-se: albertoellobo@msn.com.br
    Abraços!

    asda
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Belle
    Kashima nem de graça....


    Vc pode pegar um Di Giorgio, que é muito mais violão e não é caro.
    Está por volta de 300 reais... Vale a pena.
    Aí vc escolhe o modelo, sendo Di Giorgio, tá valendo.

    albertoellobo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    jOe_RaMoNe
    meu violão era de nylon, eu troquei por acordamento de aço, pode da algum problema?

    Cara, certamente danificará seu violão. Mas cedo ou mais tarde (dependerá da marca do seu violão) isso acontecerá. Evite mutar as cordas dele de nylon pra aço. Pode empenar o Braço, levantar o tampo, gastar os trastes e as tarraxas demasiadamente, enfim, uma série de danos.

    Quando a ser canhoto, o mesmo que disse à Belle, está valendo pra ti.

    Abraços!

    dpcl
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    jOe_RaMoNe

    cara vai estragar a ponte...eu troquei e com o tempo, a ponte descolou rsrs

    RahFah
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    dpcl

    cara vai estragar a ponte...eu troquei e com o tempo, a ponte descolou rsrs

    uhauhauha acho q vou fazer uma comunidade assim no orkut: Coloquei corda de aço no meu violão de nylon e me f*di [xD]~

    mas quanto as duvidas:

    eu recomendo vc começa com um violão q vc gosta, testa e ve qual vc gosta mais

    albertoellobo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    RahFah
    Se abrir essa comu, me convida..
    Ei... vc tem Orkut? Me add!
    Abraços!

    Fabricio Breve
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Quando vc inverter as cordas aquela "covinha" - o tal cutway, vai ficar PRA CIMA

    Não sei quanto aos outros violões citados, mas o DiGiorgio estudante não tem a covinha, então ele pode ser usado tanto por canhotos quanto por destros sem maiores problemas.

    albertoellobo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fabricio Breve
    Não sei quanto aos outros violões citados, mas o DiGiorgio estudante não tem a covinha, então ele pode ser usado tanto por canhotos quanto por destros sem maiores problemas.

    Isso é verdade...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão para quem vai começar a tocar e outras dúvidas