Violões Folk LAUREN LA125 e HOFMA FAW0106C: Comparações by Alberto Ellobo

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo


Bom, conforme prometido, farei um relato aqui sobre o que achei ao comparar os violões LAUREN LA125 Folk Natural Acústico e o HOFMA FAW0160C Folk Cutway Natural Acustico . Nessa última semana eu praticamente só toquei nesses dois violões.

ACABAMENTO: O acabamento do HOFMA 160 é pouco superior ao Lauren 125. A diferença mais significativa estão nos detalhes, como nas cintas de acrílico no revestimento do bojo e do braço, nas taraxas e no cavalete. Em se falando de pintura, apesar de as cores de ambos serem exatamente iguais (tampo na cor natural, laterais, braço e fundos na cor vinho) não tem muito o que comparar, pois o LA125 é fosco enquanto o FAW160 é envernizado.
Nos trastes, pouquissima diferença tb, apesar de ter gostado mais dos trastes do Hofma (polido) do que o do Lauren (fosco).
As tarraxas do HOFMA (tipo de guitarra) são mais apresentáveis que às do Lauren (tarraxas simples), mas, apesar da diferença entre elas, a funcionalidade foram iguais em ambas (no quesito estética do conjunto, até achei que as do Lauren combinaram melhor com o resto do violão que as do Hofma).
Ambos os modelos vêm com apenas uma roldana, a do fundo do violão, e são exatamente iguais.
A Logomarca HOFMA, pintada de forma prateada e sintilante, "aparece" mais que a LAUREN, pintada em tinta dourada comum.
Achei Rótulo do Lauren LA125 (redondo, acompanhando o desenho da roldana e a cor da mandeira) menos "poluente" visual do que o da Hofma FAW160 (quadrado e impresso em papel azul), mais extravagante.
As escalas do braço do Lauren 125 (pretas) me pareceu esteticamente mais bonitas que a do Hofma 160 (rosada).
O rastilho original e o da pestana de ambos são exatamente iguais (de resina acrílica)

TOCABILIDADE: Como já tenho o Lauren 125 há mais tempo, claro que estou muito mais habituado e adaptado a ele que ao Hofma 160, mas esse violão me surpreendeu pela sua tocabilidade. O braço é ligeiramente mais largo que o do Lauren e os trastes são do tipo "trapézio", enquanto os do Lauren é do tipo "jumbo". Isso possilibitou uma facilidade imensa de adaptação ao seu encordamento original (D'addáriuo 0.10). Nas ações de efeitos tipo Bends e Slides, ambos se comportaram exatamente iguais, ou seja, é facílimo fazer esses efeitos tanto no LA125 quanto no FAW160.

SONORIDADE: Aqui reside a maior entre ambos. Pela primeira vez eu tive uma prova prática de que o Cutway interfere na sonoridade do violão. Apesar de serem de marca e acabamento diferentes, a diferença foi gritante. Enquanto o Lauren LA125 tem um timbre rechonchudo, bem definido e com um sustain de grave encorpado e maravilhosamente alto, o HOFMA FAW160 tem um agudo muito foda, um médio assustador e um Grave estalado e metálico. Ou seja, o LA125 oferece um timbre mais coeso e aveludado enquanto o FAW160 tem um som mais dividido e pesado, com perdas significativas de grave quando tocado dedilhando em relação ao LA125. Já os efeitos do tipo Bends e Slides ficaram muito mais nítidos no Hofma que no Lauren. Essas diferenças sonoras me parecem ser ocasionadas por esses dois fatores conjugados: 1) o cutway diminui o bojo; 2) o acabamento envernizado metaliza e divide os timbres do som.
Testei instalar cordas 0.9 da NIG - a mesma que uso no Lauren 125 - no Hofma FAW160. Não ficou legal, houve perda de volume, de timbre, de nitidez e de definição de grave. Testei o inverso: D'addário 0.10 - a mesma que veio no FAW160 - no Lauren 125. Ficou razoável, o som ganhou mais peso, mas ganhou tb muito mais médios e mais ruídos e a tocabilidade ficou comprometida (difuculdade em fazer pestanas).
Enfim, o Lauren até passa com cordas 0.10, apesar de render melhor com 0.9, mas o FAW160 com cordas 0.9 fica um violão irreconhecível.

CONCLUSÕES: Após essas comparações chego a conclusão que ambos são dois excelentes violões, tanto para quem deseja iniciar a tocar violão aço quanto para quem já tem certo domínio na arte de tocar num folk. O HOFMA FAW160 me pareceu mais "resistente" que o LAUREN LA125, sendo portanto, uma ótima opção de violão para levar à acampamentos e passeios, enquanto o Lauren, de madeira mais fina, é um excelente violão doméstico. Ambos são bem leves, "Made In China", e são dois dos melhores custo/beneficio que se pode encontrar no mercado, com preços variando entre R$129 (Lauren LA125) e R$200 (Hofma FAW0160C).
Eu recomendo esses dois instrumentos.
Abraços a todos.

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


Ah... um detalhe que esqueci de mencionar: o dreadnought do Lauren LA125 é menos ovalado na parte de trás do que o do Hofma Faw0160C, que é bem mais côncavo. Não sei se isso interfere no som ou em alguma outra função do violão, mas é bom registrar isso tb.

iS_LaSh
Veterano
# jan/06 · Editado por: iS_LaSh
· votar


albertoellobo

por qnt estava o LAUREN q vc viu ??

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


iS_LaSh

Bom Dia!

Aqui no RJ esse violão está R$210. Mas, na loja Multisom de Porto Alegre (RS) o estão vendendo a R$129! Procure no site deles: www.multisom.com.br, ou clique aqui.

Abraços!

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


CORREÇÃO

Achei Rótulo do Lauren LA125 (redondo, acompanhando o desenho da roldana

Corrigindo.... redondo acompanhando o desenho da ROSETA.

iS_LaSh
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
quero comprar mas nao acho aonde clikar em comprar !!! =(

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


iS_LaSh
É... eu não conheço muito bem esse site... mas o botão "comprar" deveria estar em primeiro plano na tela! Que mole que o webdesigner da Multisom deu...

iS_LaSh
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
muito msm ... tem q entrar em um tal de carrinho de comprar ... seguir 300 passos

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


iS_LaSh
seguir 300 passos

É foda... se compicarem muito a venda eu desisto mesmo, hehehehe...

iS_LaSh
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
to quase pedindo o chapeu e desistindo !!!

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


iS_LaSh
Vc é de onde
De repente não mais vantajoso vc comprar numa loja, mesmo que pague um pouquinho mais?

Marcio Zima
Veterano
# jan/06
· votar


iS_LaSh

Eu comprei nesse site. Muito bom, chegou em 2 dias e sou de SP. Saiu 149 tudo com a entrega.

Primeiro vc tem q entrar em contato com eles, pra ver se tem o violão no estoque ou se eles encomendam. Por isso ta "sob consulta".

O vendedor geralmente responde no mesmo dia ou no seguinte. Ai ele habilita o botão de "comprar" se ainda tiver o violão.

iS_LaSh
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
moro em Goiania Goias ... aqui o que tinha tava 240

Marcio Zima
certeza ... o que veiu com o violao ? soh ele .. sem capa e encordoamento 0.9 ?

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


iS_LaSh

Humm... R$240 menos 10% = R$216. Esse é o valor que vc pagará se levar à vista... É um pouco acima dos R$160 reais cobrados pela Multisom pelo violão + o frete, mas vc terá a segurança de adquirir o instrumento numa loja fisica, poder testar antes e ver se o violão está realemente intacto, etc e etc.
Mas, enfim... tente mais uma vez com a Multisom, porém, se vc pagar R$216 nele aí na sua cidade, tb estará fazendo um bom negócio. Já por R$240 está fora da realidade. Aqui no RJ esse violão sai por R$210.
Abraços!

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


iS_LaSh
certeza ... o que veiu com o violao ? soh ele .. sem capa e encordoamento 0.9 ?
Geralmente esse violão vêm numa caixa de papelão meia triangular, dentro de um saco protetor branco e com encordamento D'addário 0.11 instalado nele.
Algumas lojas dão capas como brinde, outras não.

Marcio Zima
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
veio exatamente desse jeito.

iS_LaSh
Eu arrisquei comprar esse violao. Pq aqui na minha cidade nao vende e eu nunca tinha visto falar nessa marca.
So fiquei com medo de ele chegar com defeito, pq pra trocar ia ser bem complicado.

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


Marcio Zima
So fiquei com medo de ele chegar com defeito, pq pra trocar ia ser bem complicado.
Esse é o meu receio de comprar violão pela internet. Não poder testar antes, e de repente alguma coisa não vir legal... dá um trabalhão pra trocar! Por isso preferi pagar os R$210 numa loja aqui no RJ, mas ficar tranquilo que estava levando um violão bom e devidamente testado.

Marcio Zima
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
É verdade.

Mas ainda bem q tive sorte. Comprei sem testar, veio tudo certinho e gostei demais do violao!
To ate pensando em virar revendedor desse Lauren. =]

Marcio Zima
Veterano
# jan/06
· votar


ja teve gente achando q paguei 300 reais nele...heuhueh

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


Marcio Zima
To ate pensando em virar revendedor desse Lauren. =]
Eu tb tenho pensado nisso...


ja teve gente achando q paguei 300 reais nele...heuhueh
Pow, teve um cara que faz curso comigo que me perguntou por quanto eu vendia meu Lauren. Eu disse pra ele não estava bem certo me desfazer do violão, aí ele me disse, "pow, mas se você fosse vender, seria por quanto? tipo, uns 500 reais?". Uma proposta tentadora!
Assim que acabou o curso eu passei lá na loja na intenção de comprar um outro Lauren pra vender pro cara, mas não tinha mais desse modelo no estoque. Só chegou de novo no estoque uns 2 meses depois, e aí meu amigo ja tinha comprado a m*** de um violão Michael. Perdi a chance de obter um lucro de mais de 100%... :(

iS_LaSh
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
merda acontece cara ...

e esse preço que te falei eh o violao com a capa de couro de pica bem ruim ...
e eu consegui um encordoamento 0-9 com o violao ...
Tudo por 240 ... mais acho q vou eh comprar por aqui msm ... muito legal seu topic ...

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


iS_LaSh
Bicho, é aquilo que te falei lá encima. Se for à vista, pede desconto. O preço real desse violão não pode ser 240 reais. A loja certamente está embutindo o preço da capinha e do encordamento no valor do violão. Lembre-se que vc que é o cosumidor, então vc é o cara! Nada de baixar a bola na hora de negociar com esses vendedores espertos! Pede desconto e se o cara não der, blefe, diga que achou desse mesmo modelo mais barato por outras lojas, etc e tal... Ou pelo menos pede uma capa mais decente, do tipo acolchoada, como brinde.
Abraços!

rblopes
Veterano
# jan/06
· votar


o FAW160 com cordas 0.9 fica um violão irreconhecível.

concordo, botei 0.9 no meu hofma e perdeu muito timbre, com cordas de calibre 0.10 o violão impressiona, ótimo custo benefício!

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


rblopes
concordo, botei 0.9 no meu hofma e perdeu muito timbre, com cordas de calibre 0.10 o violão impressiona

Fica irreconhecível! Esse violão foi feito pra cordas 0.10.

Marcio Zima
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo

To com uma seguinte duvida cara. As cordas 0.11 realmente dificultam a tocabilidade, mas eu gosto do timbre delas no Lauren.

Muda muito o timbre pra 0.09?
Pq se mudar, acho q vou arriscar colocar 0.10, ver se meus dedos aguentam mais q 0.11.

rblopes
Veterano
# jan/06
· votar


Muda muito o timbre pra 0.09?

cara, pior é que muda, principalmente no violão que é um instrumento acústico

0.10 o timbre fica muito bom, mas eu sofro

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


Marcio Zima
Muda sim, cara!
Vai ficar mais baixo o volume, o "corpo" do som ficará mais macio e mais grave. O que vc pode fazer pra tentar minimizar essa "perda" é aumentar a ação das cordas trocando o rastilho por um mais alto e de preferência de osso (eu fiz isso). Já mudanças de encordamento 0.11 pra 0.10 a perda é bem menor... se seus dedos aguentarem, essa pode ser uma boa opção.

rblopes
0.10 o timbre fica muito bom, mas eu sofro
Hehehehe... antes eu só tinha um violão aço com cordas 0.10 - o Groovin Fiberbox (que quase não uso), mas agora com esse Hofma Faw0160, que não pega mesmo encordamento 0.9 (perde muita "massa sonora"), acho que vou ter que me acostumar com essas tal cordas 0.10. Vai fuder meus dedos, mas não tem outro jeito...

powerguitar10
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo


O Hofman Jumbo vc ja viu??? Vi ele na loja e to na seca...lindo demais...mais a sonoridade é semelhante ao do Folk????

To em duvida...tenho que comprar um violão de aço eletrico, só que eu odeio flat, e os Lauren e Hofman me surpreenderam...Lindos demais ( ainda nem toquei)....Tem Hofman Folk de 12 cordas???

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


maykow_torres
Vamos lá....

Cara, eu tb não sou muito fã de violões flat, a não ser pra tocar ligado num Amp ou PA, ou pra estúdio.

O Hofma Jumbo, modelo YE203, é o top de linha da Hofma. Um puta violão, tem um som do kct e acho ele superior a qualquer modelo da própria Hofma e de outras marcas na mesma faixa de preço (entre 450, 500 reais), inclusive os folks eletroacustico. O acabamento é muito bom e recentemente vi deles em cor natural tb (eu achava que só existissem na cor preta). Já Hofma 12 cordas eu nunca vi. Sei que a Eagle, que é a vetora da marca Hofma, tem um modelo 12 cordas, o CH88812C, mas Hofma 12 acho que não existem, não.

Quanto aos Lauren, são violões muito bons, mas muito bons mesmo, mas são apenas acústico. Não conheço e acho que não existem Lauren eletrocacústico.

Qualquer outra dúcvida quanto a essas marcas - Eagle, Hofma, Lauren, contacte-me (essas marcas eu conheço bem, hehehehe). Meu MSN é "albertoellobo@msn.com.br".

Espero ter lhe ajudado.
Abraços!

andreymiranda
Veterano
# jan/07
· votar


[albertoellobo

caro prof. albertoellobo, estou prestes a adquirir um hofma folk ye-208. gostaria de suas considerações sobre este violão.

agradeço desde já!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violões Folk LAUREN LA125 e HOFMA FAW0106C: Comparações by Alberto Ellobo