Harmonia e Improvisação vol I, de Almir Chediak: vale a pena?

Autor Mensagem
CaimDark
Veterano
# dez/05


Comecei a tocar violão há quase um ano, mas meu conhecimento teórico é muito pequeno, para não dizer nulo. Tive alguns professores, mas só tiver o azar de pegar profissionais ruins,e no momento estou aprendendo sozinho de novo. Em 2006 pretendo procurar um novo local para fazer aulas, e estou querendo começar a desenvolver meu conhecimento teórico e técnico da música, que cada vez mais percebo, faz muita falta. Tem muita coisa legal na net, mas estudar dependendo de internet gasta um baita tempo garimpando informações, tempo este que poderia ser melhor gasto estudando um bom livro, fora a quantidade de erros por aí.

Então aqui está minha pergunta: para um aprendiz na minha situação, que ainda não sabe absolutamente nada e tem muito pouco tempo de prática, esse livro é realmente bom, ou é mais indicado para estudantes mais experientes? Dá pra aprender realmente bastante teoria, como harmonia, escalas e etc? Dá para estudá-lo sozinho, ou ele só serve com o acompanhamento de um professor? Ouvi falar muito bem do livro, e pensei em comprá-lo mas como o preço é um pouco salgado, queria ouvir a opinião de vocês antes de decidir.

GRB
Veterano
# dez/05
· votar


Com certeza vale muito a pena. Tanto para iniciantes como para iniciados. Para iniciantes ainda é mais vantajosos pq depois de ter um embasamento teórico fica mais fácil acompanhar as aulas com um bom professor e até mesmo saber se o cara é bom ou não.

Tenha tb o vol II.

Como qualquer estudante auto-didata será necessário ter disciplina para ler o livro regurlamente e fazer os exercícios que ele propõe.

Abs e boa leitura!
GRB

deathmeister
Veterano
# dez/05
· votar


Alguem podia upa essa parada ae, pros desprovidos de dinheiro, pqp, ta 50ao cada volume.

rbpaiva
Veterano
# dez/05
· votar


CaimDark

Eu tenho esse livro e me sinto na obrigaçao e te dizer: é um livro muito anti-didatico, alias, eu n conheco nenhum livro em portugues que permita ao leitor ter uma boa aborgem sobre harmonia.

Mas apesar disso, o livro tem seus meritos: É um livro com linguagem bem simples, tem bons exercícios, etc. Eu acho que para um 1º contato é bem legal, porém esta longe de ser uma obra completa.

Enfim, eu acho que vale a pena, principalmente como obra de consulta, apesar de ter la suas falhas.

Espero tê-lo ajudado

abracos,

Ruben Paiva

dhelly
Veterano
# dez/05
· votar


deathmeister
Ola so... nao vale a pena tirar xerox. Se vc pensar q eh um investimento pro resto da vida... tem livrarias que parcelam em ate 3x esse valor...
Eu por exemplo comprei esse livro com o dinheiro q deixei de gastar na cantina... eheheh
Vantagem eu ainda fiquei em forma e com saude... eheheheh

albertoellobo
Veterano
# dez/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


Não gostei desse livro. Técnico demais.

Greenwood
Veterano
# dez/05
· votar


CaimDark
Ouvi falar muito bem do livro, e pensei em comprá-lo mas como o preço é um pouco salgado, queria ouvir a opinião de vocês antes de decidir.

Considerando que o livro é um investimento, deixa de ser "salgado", certo? Invista. Vale a pena. Eu tenho e gosto muito. Não sei se podemos considerar que é pouco didático ou incompleto, afinal, vc é quem vai tirar proveito e se vc conseguir chegar a metade e tocar tudo, já está anos luz acima da média. Compre!

albertoellobo
Não gostei desse livro. Técnico demais.

Não dá pra não ser técnico. Tem que ser bastante técnico, para a arte em forma de criatividade fluir. A técnica é como uma estrada. Ela abre o caminho para a criação. Imagine vc "ralar" por entre uma mata fechada...

thifm
Veterano
# dez/05
· votar


rbpaiva
Cara.. concordo com vc... se um leigo pega o livro pra aprender, vai acabar mais confuso ainda!!! É interessante pelas músicas que são analisadas uma a uma... eu tenho!! hehehe..

No geral, é um livro interessante.

grand deep pianos
Veterano
# dez/05
· votar


esse livro ae naum fala nada de blues fla?Ae me falaram que esse livro eh baum , ele fala sobre violao??? legal queria sabe dele

CaimDark
Veterano
# jan/06
· votar


Apesar das opiniões diferentes, até agora o livro parece ser bom, e provavelmente vou acabar comprando-o. Alguém tem mais alguma opinião para compartilhar?

zimmermann
Veterano
# jan/06
· votar


Péssimo para quem quer aprender só!!!!!!!!!!!!!!!

Zimmermmann

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


Péssimo para quem quer aprender só (2)

Greenwood
Não dá pra não ser técnico. Tem que ser bastante técnico, para a arte em forma de criatividade fluir. A técnica é como uma estrada. Ela abre o caminho para a criação. Imagine vc "ralar" por entre uma mata fechada...
Sim, concordo. Mas não lhe adiantará nada vc precisar de um remédio pra resfriado e o farmacêutico lhe entregar os elementos que o compôem separados e a tabela períodica pra vc montar o remédio. Quando vc for químico vc saberá fazê-lo, mas por enqaunto vc está apenas "resfriado"...

fi_dum_ratu
Veterano
# jan/06
· votar


CaimDark
Ei sr., eu não posso falar pois nõ conheço o livro, mas tem uns exercícios que mandei pro Alberto que eu acho bem legal, depois, se vc quiser eu te mando.
Obs: É pra guitarra, mas serve pra violão também.

asda
Veterano
# jan/06
· votar


meu conhecimento teórico é muito pequeno, para não dizer nulo.
O meu também....

Aliás eu não sei nada, eu só sei pegar o violão e tocar..
Não sei regras de acorder, escalas, nada... Nem o nome das partes do violão.

Mas to bem.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


fi_dum_ratu
mas tem uns exercícios que mandei pro Alberto que eu acho bem legal, depois, se vc quiser eu te mando.
Obs: É pra guitarra, mas serve pra violão também.

São supermassa, cara! Estive praticando ontem alguma coisa e gostei bastante...

asda
Veterano
# jan/06
· votar


Eu acho que vou num pscicologo fazer umas sessões de hipnose...
Acho que só assim eu consigo fazer esses exercícios...

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


asda
Eu acho que vou num pscicologo fazer umas sessões de hipnose... Acho que só assim eu consigo fazer esses exercícios...

Nada, vc pega o violão e começa devagarzinho, daqui a pouco vc tá tirabdo essas escalas rapidinho...

asda
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
Nada, vc pega o violão e começa devagarzinho, daqui a pouco vc tá tirabdo essas escalas rapidinho...

Nem....
Não rola de ficar fazendo esses exercícios... Prefiro tocar.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


asda
Nem....
Não rola de ficar fazendo esses exercícios... Prefiro tocar.

Claro que eu tb prefiro tocar!
Mas vc tem que praticar umas escalas básicas, menina!
Senão nunca vai "domar" seu violão!

asda
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
Não tenho paciencia pra isso nao...
Eu até comeco, faz 2 vezes, e depois paro.... Sou muito relaxada.

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


asda
Eu até comeco, faz 2 vezes, e depois paro.... Sou muito relaxada.
Somos dois, então! Mas eu sempre começo de novo!

asda
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
Eu tb sempre comeco denovo... ai tenho mais 2 vezes e paro hehe

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


asda
Eu tb sempre comeco denovo... ai tenho mais 2 vezes e paro hehe
O importante é nunca desistir, hehehehehe...

fi_dum_ratu
Veterano
# jan/06
· votar


Se algum ser humano ou de outra espécie quiser os exercício citados acima favor contatar-me...
urubento @ hotmail.com
E aproveito pra esclarecer: eu não sou o ***** rei, não sou seu seguidor... Apenas plageei o nick dele, dei uma disfarçada e coloquei no meu msn....
Grato

fi_dum_ratu
Veterano
# jan/06
· votar


e onde tá os ***** é u r u b u, eu num sabia que o forum estava bloqueando essa palavra....

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


fi_dum_ratu
Certo!
Vc é o filho do "Rato", não do "urubú".

asda
Veterano
# jan/06
· votar


fi_dum_ratu
urubento @ hotmail.com
¬¬

Seu filho de um rato!!!

albertoellobo
Veterano
# jan/06 · Editado por: albertoellobo
· votar


asda
Seu filho de um rato!!!

Cuidado! Se o "Rato roeu a roupa do Rei de Roma", imagina a sua, então...

fi_dum_ratu
Veterano
# jan/06
· votar


albertoellobo
Certo!
Vc é o filho do "Rato", não do "urubú".


Correto! Meu pai tá ai pra dizer isso!


asda
Seu filho de um rato!!!

Mas sou limpinho.... :)


albertoellobo
Cuidado! Se o "Rato roeu a roupa do Rei de Roma", imagina a sua, então...
Só depende dela...

albertoellobo
Veterano
# jan/06
· votar


fi_dum_ratu
Huahauhauaahauahauahua!!!!!!!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Harmonia e Improvisação vol I, de Almir Chediak: vale a pena?