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stratopeido Veterano |
# jan/06
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CaimDark
ele nao é muito didatico nao, e é meio bagunçado, mas é dificil vc conseguir coisa melhor a n ser q seja em ingles
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CaimDark Veterano |
# jan/06
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stratopeido
Até agora tô gostando cara. Tô ainda na parte de partitura, e tô achando muito legal,
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CaimDark Veterano |
# fev/06
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Olá amigos,
Comprei o livro, e estou desenterrando o tópico para tirar algumas dúvidas. Na página 85 (pra facilitar pra quem tem o livro), falando sobre o acorde de sétima da dominante, e usando um G7 como exemplo, ele mostra que o acorde é desta categoria por ser "construido diatônicamente sobre o quinto grau da escala maior", e eu não entendi o que está entre aspas.
Como assim "construido diatônicamente"? O que isso quer dizer? Que ele é construido em cima da escala diatônica? Também não entendi o porque dele ser construido sobre "o quinto grau da escala maior". G é o quinto grau da escala de C, tudo bem... mas o que tem a ver a escala maior de C com a construção de um G7? Não entendi...
Em seguida o livro mostra os acordes de sétima diminuta. Isso é simples de entender, mas fiquei na dúvida sobre a representação cifrada e a nomenclatura desses acordes. Temos o acorde formado pela tríade diminuta, e o acorde de sétima diminuta, onde a sétima diminuta é acrescentada a tríade. E infelizmente, no exemplo que o livro dá ao tratar da tríade diminuta o símbolo do acorde está em branco!!! Se comumente chamamos o acorde de sétima diminuta de "acorde diminuto", como se chama o acorde diminuto sem a sétima? Se alguém me diz "faz um Cdim", como sei se ele quer só a tríade diminuta ou o acorde de sétima diminuta? E qual é o símbolo cifrado do acorde diminuto(sem sétima)? A representação cifrada do acorde diminuto de sétima é "dim" ou "°". E qual a representação cifrada so acorde diminuto sem a sétima? Talvez minha pergunta tenha ficado um pouco confusa, mas acho que deu pra entender...
E por fim, ainda não vi nada sobre acordes suspensos. O livro trata deles maisa diante? Estou começando a ler sobre o trítono, e não vi nada sobre acordes suspensos ainda.
Desde já, agradeço a todos pela atenção.
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albertoellobo Veterano |
# fev/06 · Editado por: albertoellobo
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CaimDark
Bom, o Acorde de G é a dominante da escala de C, pois está no 5° grau da mesma. Como ele é um G7, logo será chamado sétima da dominante porque... o Fá é a sétima nota na escala de Sol, ou seja é usado essa nota pra construir-se um acorde de Sol com Sétima. E entende-se por escala diatônica as escalas naturais sem os semitons (acidentes b ou #).
Sua segunda dúvida...
Acorde diminuto: ex A° ou Adim
Acorde com Sétima Diminuta: ex A/7° ou A/7dim
Acho que é isso.
Entendeu agora porque eu achei esse método um tanto técnico demais e com poucas explicações práticas?
Abraços, CaimDark!
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CaimDark Veterano |
# fev/06
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albertoellobo
Certo... mas por exemplo, G tb é o quarto grau da escala de D... qual a relevância que a escala de C tem nesse caso? Isso que não entendi.
E tb sei o que são escalas diatônicas, foi a parte do "construido diatonicamente" que ficou meio confusa. Mas pelo que vc disse parece que isso quer dizer que são construidos em cima da escala diatônica mesmo, como eu mencionei no meu post acima.
Sua segunda dúvida...
Acorde diminuto: ex A° ou Adim
Acorde com Sétima Diminuta: ex A/7° ou A/7dim
Mas ai é que tá. Pq nas cifras, e no próprio livro, usam ° ou dim para representar o acorde de sétima diminuta, e chamam simplesmente de diminuto. Ainda não vi esse notação que você falou, A/7°. O próprio livro usa simplesmente A° para mostrar um A de sétima diminuta, e isso tá me confundindo.
Entendeu agora porque eu achei esse método um tanto técnico demais e com poucas explicações práticas?
Com certeza que encarar um livrão desses sem professor não ia ser nenhuma moleza. Mas definitivamente tá valendo a pena.
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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CaimDark
Boa parte do que eu conheço de harmonia eu aprendi com este livro. Do contrário que o colega disse, este livro é muito bem organizado e você pode estudar ele por partes.
Quanto ao acorde diminuto, o Chediak é bem claro em dizer que o acorde diminuto, quando contém uma sétima, esta tem que ser diminuta. Se for sétima menor, o acorde é chamado de meio diminuto - Xm7(b5).
Se for apenas tríades, aí é uma tríade diminuta.
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CaimDark Veterano |
# fev/06
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LeandroPanucci
Pow cara, que bom ver você de volta por aqui!
Quanto ao acorde diminuto, o Chediak é bem claro em dizer que o acorde diminuto, quando contém uma sétima, esta tem que ser diminuta. Se for sétima menor, o acorde é chamado de meio diminuto - Xm7(b5).
Se for apenas tríades, aí é uma tríade diminuta.
Agora você me complicou. Ahn, então o meio diminuto é quando a terça é menor, a quinta é diminuta e a sétima é menor? Ok, mas minha dúvida em relação a nomenclatura persiste: vc disse que se for apenas uma triade é diminuta, e se for um acorde de sétima diminuta tb é acorde diminuto! Minha confusão é justamente essa: qual a diferença de nome entre os 2, acordes diminutos com e sem a sétima diminuta?
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LeandroP Moderador |
# fev/06
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CaimDark
tríade diminuta: T, b3 e b5
acorde diminuto: T, b3, b5 e b7
acorde meio diminuto: T, b3, b5, 7
Pra diferenciar a tríade diminuta do acorde diminuto, você pode chamar de dim7.
Exemplo:
Cdim7 = C, Eb, Gb, Bbb
Cdim = C, Eb, Gb
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albertoellobo Veterano |
# fev/06 · Editado por: albertoellobo
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CaimDark
Com certeza que encarar um livrão desses sem professor não ia ser nenhuma moleza. Mas definitivamente tá valendo a pena.
Sim, valer a pena, vale.... mas eu não tenho mais tanta "mufa" pra quebrar, heheheh. Futuramente pretendo me aprofundar em teoria, mas por enquanto, não rola um Chediak na minha vida, não.
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Domine Veterano |
# fev/06
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Eu tenho esse livro de harmonia e improvisação... só não me lembro o volume... o livro é muito bom, mas tu tem que ter orientação pra entender o conteúdo
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CaimDark Veterano |
# fev/06 · Editado por: CaimDark
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LeandroPanucci
O livro fala de acordes meio diminutos? em que parte? Ainda não vi nada sobre eles. E quanto aos acordes suspensos, ele fala? Tb não vi esses ainda. No mais, obrigado! você tirou minha dúvida. Mas já tenho outra...
Só existem 3 acordes diminutos: B°, C° e Db°. Os outros são desdobramentos desses 3. Isso eu entendi bem, e entendi como funciona também. Mas não entendi porque os acordes diminutos são exatamente esses 3. Já que os diminutos formam um circulo perfeito, porque são justamente esses 3 que se desdobram nos outros, e não outros que se desdobram neles??
albertoellobo
É cara, não é fácil mesmo... mas é necessário. Algumas pessoas tem um talento musical imenso, e não precisam se preocupar com chediak ou teoria. Esse certamente não é meu caso. Toco violão por teimosia, não por talento. E se eu não incorporar o estudo da teoria, infelizmente estarei condenado a mediocridade. Assim, só me resta uma opção: estudar.
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.:Anonimato:. Veterano |
# ago/06 · Editado por: .:Anonimato:.
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Péssimo para quem quer aprender só
Não dá pra não ser técnico. Tem que ser bastante técnico, para a arte em forma de criatividade fluir. A técnica é como uma estrada. Ela abre o caminho para a criação. Imagine vc "ralar" por entre uma mata fechada...
Sim, concordo. Mas não lhe adiantará nada vc precisar de um remédio pra resfriado e o farmacêutico lhe entregar os elementos que o compôem separados e a tabela períodica pra vc montar o remédio. Quando vc for químico vc saberá fazê-lo, mas por enqaunto vc está apenas "resfriado"...
Segundo meu professor, esse livro é feito por um dos fundadores da escola de harmonia aqui no Brasil, o já falecido Almir, que trouxe seus conceitos da Europa.
O livro pelo jeito é muito bom mas não é muito indicado para iniciantes. Creio eu que ele deva ser melhor aproveitado por pessoas com um nível que vai de intermediário a avançado na arte de tocar violão/guitarra, principalmente em se tratando da parte teórica!
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Jabijirous Veterano |
# ago/06 · Editado por: Jabijirous
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ainda prefiro o ian guest :P
alias ele voltou a dar aulas aqui no rj
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Helder Bello Veterano |
# ago/06
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Eu tenho lá minhas restrições para com esse livro. Primariamente, acho-o muito confuso. Secundariamente, se quisermos ler algo sobre teoria, que procuremos livros com procedência.
Eis alguns que minha boa e velha memória desenterrou:
O mais completo, certamente, é o Schoenberg. Creio, até, que a maioria dos livros existentes sobre harmonia sejam uma abstração deste.
E o segundo melhor (hehehe), indubitavelmente, é o tratado de Harmonia de Rameau e Harmonia de Schenker.
Mais três: Walter Piston o do Hindemith (não sei se é assim que escreve) e o do Koellreutter.
Enfim ...
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Jabijirous Veterano |
# ago/06
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atado de Harmonia de Rameau e Harmonia de
nao confunda harmonia tradicional com a funcional, é outra história
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LeandroP Moderador |
# ago/06
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CaimDark
B°, C° e C#°
Se você desdobrar estes acordes, fazendo a inversão dos seus intervalos, você terá outros diminutos.
Acordes diminutos construídos com o empilhamento de 3as menores (3m + 3m + 3m = T, b3, b5, b7):
Bº = B, D, F, Ab
Cº = C, Eb, Gb, Bbb (A)
C#º= C#, E, G, Bb
Invertendo o acorde B° você terá o Dº, o Fº e o Abº;
Invertendo o acorde Cº você terá o Eb°, o Gb° e o Bbbº (Aº)
Invertendo o acorde C#º você terá o Eº, o Gº e o Bbº
Essas inversões cobrem os 12 acordes diminutos, de C a C, através da enarmonia (nomes diferentes pro mesmo som).
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LeandroP Moderador |
# ago/06
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CaimDark
De modo prático, se o diminuto que você estiver tocando não for o certo, ou ele está meio-tom acima ou meio-tom abaixo do diminuto que você está tocando.
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Brad_Evans Veterano |
# ago/06
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preciso desse livro!!
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.:Anonimato:. Veterano |
# ago/06
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Helder Bello
Desses livros cuja sua pessoa citou... tem algum em nossa idioma?!
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CaimDark Veterano |
# ago/06
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nao confunda harmonia tradicional com a funcional, é outra história
E qual é a diferença? Pensei que harmonia era harmonia!
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Helder Bello Veterano |
# ago/06
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.:Anonimato:.
Não sei. Creio que possa existir, porém, nunca vi. Eu possuo um, mas é em inglês.
Enfim ... nada que uma pesquisada no google não resolva.
Abraços.
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SANDRO PIETRO Veterano |
# ago/06
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E qual é a diferença? Pensei que harmonia era harmonia!
Engana-se: Harmonia tradicional não se aplica na Harmonia funcional.
A funcional é mais usada em jazz e mpb, e a tradicional em orquestras e em grandes arranjos
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.:Anonimato:. Veterano |
# ago/06
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SANDRO PIETRO
Essa explicação ficou um tanto vaga!
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SANDRO PIETRO Veterano |
# ago/06
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.:Anonimato:.
A funcional é mais usada em jazz e mpb, e a tradicional em orquestras e em grandes arranjos
É simples.
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Jabijirous Veterano |
# ago/06
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a harmonia tradicional tem certas regras!! é totalmente diferente da funcional!! na funcional voce trabalha com cifra, na tradicional nao!! na tradicional voce tem movimentos melodicos, notas melodicas!! nao pode fazer quinta e oitava seguida, etc etc!! a harmonia funcional "nao tem regras" em termos de movimentos etc etc!! mas tem as aproximações que deixam a melodia mais rica!! mas ai eu ja estou levando pra outro caminho!! quer escutar harmonia tradicional bem claro?? escute musica erudita da epoca do barroco, bach entao nem se fala :P
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CaimDark Veterano |
# ago/06
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SANDRO PIETRO
Jabijirous
O que eu realmente queria saber era a diferença entre uma e outra. Dizer que uma é usada assim e a outra assado não me responde nada :(
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Jabijirous Veterano |
# ago/06
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olha tem gente que fala que sou meio nervoso, e com razão!!
tu nao sabe ler nao???
O que eu realmente queria saber era a diferença entre uma e outra.
olha o q eu escrevia harmonia tradicional tem certas regras!! é totalmente diferente da funcional!! na funcional voce trabalha com cifra, na tradicional nao!! na tradicional voce tem movimentos melodicos, notas melodicas!! nao pode fazer quinta e oitava seguida, etc etc!! a harmonia funcional "nao tem regras" em termos de movimentos etc etc!! mas tem as aproximações que deixam a melodia mais rica!!
essa é a diferença
Dizer que uma é usada assim e a outra assado não me responde nada :(
bom se falar pra voce que harmonia tracional é mais trabalhado na musica erudita nao te responde nada, entao cara nao sei mais o q falar pra voce!!
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SANDRO PIETRO Veterano |
# ago/06
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http://www.hottopos.com/vdletras6/tine.htm
http://www.nics.unicamp.br/jonatas/aulas/arranjo/aulaO4/harmonia.html
CaimDark
Dê uma olhada nesses 2 links, e o que o Jabijirous postou eu assino em baixo, é isso mesmo que ele citou
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Luana Chediak Veterano |
# fev/07
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Livros de música pela internet
Acaba de ser inaugurada na internet a loja que representa a Lumiar Editora, fundada pelo músico Almir Chediak e criadora dos melhores songbooks brasileiros. No site, www.lojampb.com.br , o internauta encontra todos os songbooks publicados pela editora além de livros didáticos lançados pelo produtor e importantes biografias de artistas da MPB.
Criado por Yassir Chediak, o www.lojampb.com.br conta com os menores preços do mercado.
Luana Chediak
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leandro rodrigues Veterano |
# fev/07
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Luana Chediak
Queremos de GRÁTIS
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