O que é saber musica realmente?Voce acha que vc sabe mesmo?

Autor Mensagem
Rafael neto
Veterano
# dez/05 · Editado por: Rafael neto


Hoje foi um dia marcante pra mim e para o brilhante balbino jr,muita gente critica ou diz que o cara é esculhambador,exigente ou reclamão,mas na realidade no minimo o cara tem que ser assim mesmo,hoje fui na faculdade de musica em que o balbino cursa,logo em seguida ele comentou que rolaria uma ''Palestra'' envolvendo alunos da faculdade onde ele cursa,alguns alunos do tao famoso Henrique Pinto um mestre na didática. O evento foi marcado por trazer um respeitoso professor gringo,um americano que fala fluentemente portugues,o cara era maravilhoso,nivel de Henrique Pinto,o proposito da palestra era reunir esses alunos e o professor americano reagir em cima dos erros e passagens da peça que o aluno estava estudando atualmente, trazendo uma discuçao e esclarecimento do assunto de uma forma ampla,para todos que estavam na sala até mesmo eu que fiquei encantado com tamanha classe musical de todos que estavam naquela sala,imagine só uma faculdade de musica em que os alunos de 3 ou 4 anos serem ''meros'' aprendizes perto de todas aquelas feras,coisa de se aplaudir mesmo...Por isso galera acho que o valor dado ao musico erudito é tao baixo que da até ódio de tudo isso,o valor ta em cima do que nao presta, o que realmente presta é ocultado,é totalmente sem valor nesse pais.
Eu bato e sempre vou bater na mesma tecla,nao tem comparaçao violonista erudito com nada,os caras vivem em um mundo acima de qualquer imaginaçao que tenhamos,é muito lindo voce ver de perto a realidade que é a musica,a musica por completa é tao rica tao demais que infelizmente o brasileiro em geral acaba resumindo tudo isso em em ''bunda '' ou algo mediocre que vivenciamos hoje em dia.Galera voce que leva o violao como hobby ou como profissionalismo fiquem sabendo que o mundo do violao nao é só interpretaçao,é muita coisa envolvida que acaba mesmo necessitando horas e mais horas de estudo pratico e teorico,é resumindo o violao é brilhante,demais,maginifico,a musica classica é demais...abraços a todos e procurem da mais valor ao violao classico abraços!!!!

CaimDark
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael neto
Sua experiência foi, sem dúvida, ímpar. Muitas pessoas, a começar por mim, gostariam de estar no seu lugar. Mas se você quer que o violão erudito seja mais valorizado, acabar com esse elitismo tosco que afasta tantas pessoas é um bom começo. Entendo que o propósito do seu tópico não foi contar vantagem nem dminuir ninguém, mas provavelmente uma pessoa que leia isso que não conversa contigo no MSN vai ter essa impressão. "O que é saber música? Você acha que sabe?" Sinceramente, parece que você está insinuando que quem não esteve nessa palestra e não toca violão clássico não sabe o que é música, apenas "acha" que sabe. Essa coisa de se colocar no topo de um pedestal e achar que vive num "mundo acima de qualquer imaginação" definitivamente não ajuda em nada a valorização do violão clássico. Nao tem nada mais chato do que um cara que menospreza todo mundo porque ele acredita que "alcançou a verdade", "transcendeu" os meros mortais e tornou-se o próximo passo na evoução da humanidade... e, pessoalmente, creio que enquanto os músicos eruditos continuarem reforçado esse arquétipo, seja ele verdadeiro ou não, vai ser difícil a música clássica deixar de ser apenas para os ouvidos de uma "elite privilegiada".

o brilhante balbino jr,muita gente critica ou diz que o cara é esculhambador,exigente ou reclamão,mas na realidade no minimo o cara tem que ser assim
Lendo isso parece até que um cara que estuda violão clássico é "obrigado" pelas "demandas da profissão" a ser esculhambador e reclamão...

Enfim, é ótimo que você esteja tão entusiasmado pela música clássica, mas tenha cuidado para não se fechar completamente nela. Lembre-se que que nem só de erudição vive o homem...
abraços!

Claudio Natureza
Veterano
# dez/05
· votar


violão erudito é legal.

mas eu prefiro a livre interpretação, a arte sem fórmulas, espontânea, popular, mais louca.

e música erudita é um pé no saco.

ilzo fuzaro
Veterano
# dez/05
· votar


Bom, vamos lá.
A música erudita não é um clube fechado destinado as classes privilegiadas com inteligencia acima da média ou sei la mas o que. Os músicos eruditos são chatos ou não depende do caso. Claro que quem estudou na escola erudita tem muito mais conhecimento da matéria do que quem não estudou, isso não tem como negar.
E tem muito músico popular que é arrogante pra cacete só porque ta na mídia, e não manja nada do riscado. Eu sou um cara humilde,moderado,legal, e sei mais de música que esses manés que tocam 3 acordes. Alem disso sou modesto...

YES
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael Neto

Cara, não bitola! A mesma magia que você sentiu nessa palestra, eu sinto quando estou vendo um grupo de choro tocar, tenha certeza disso. Quando vejo um tiozinho que nunca entrou em uma escola de violão, que ainda chama G7 de 2a. de Dó, estraçalhando uma baixaria no improviso, eu acho o máximo. E tenha certeza que o maior supra-sumo do violão clássico não conseguiria tocar com esses "velhinhos", pois é outra forma de tocar e aprender violão.

Rafael, toda a arte explorada na sua plenitude, sem poluição industrial/comercial, tem sua própria magia e também sua própria "ciência". O violão erudito é um caso, o choro é outro caso, o jazz outro, e nem sempre o timbre perfeito tem tanto valor em outro estilo como tem no clássico. Pegue o caso da Helena Meireles, as imperfeições do seu toque acabaram se tornando uma marca que compunha a forma dela tocar, porque mesmo nas imperfeições ela era verdadeira no que fazia. Você está certo em admirar essa PARTE do universo violonístico, mas pode se enganar feio quando despreza as demais formas de arte.

YES
Veterano
# dez/05
· votar


pqp.. filosofei demais no último post heim?

Claudio Natureza
Veterano
# dez/05
· votar


mas falou muito, o autodidata tem muito valor na música, e em arte deve ser assim, soma liberdade de expressão, originalidade, sentimento e técnica.

asda
Veterano
# dez/05
· votar


mas falou muito, o autodidata tem muito valor na música, e em arte deve ser assim, soma liberdade de expressão, originalidade, sentimento e técnica.
Agora eu vou me sentir.... :p

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


CaimDark

Nao nao,esse topico nao foi pra contar vantagem de nada nao,foi apenas para monstrar pra galera um pouco do que vi!!! se vc entende sempre pelo lado ruim é outra historia...abraços a todos!

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


ilzo fuzaro

Falo tudo,mas explicar da melhor forma as minhas palavras no depoimento que fiz nao vai ser facil,entao tai tentei passar uma mensagem,quem absorveu blz quem achou ''arrogante'' da minha parte tb ta tudo certo!!!

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


YES

Cara entendo seu ponto de vista,todo estilo musical tem sua rica parcela na musica,mas se vc pesa a musica erudita,da forma em que os estudantes se dedicam horas e horas,coisas detalhadissimas,e vc comparar um cara que diz que entende musica,vc ve que o erudito sempre vai sair em vantagem cara,realmente é chato,é chato,mas tem que amar!!!!

andrehirata
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael neto
ae velho... achei mtu loco o que tu flo.. fico meio confuso... poderia passar por arrogante para alguns... mais eu senti que tu escreveu isso com paixao pela musica.... a mesma paixao com que eu escreveria sobre blues ou jazz... e que outros escreveriam sobre samba etc... violao erudito é sem duvida um dos caminhos mais importantes no mundo violonistico... e infelizmente é extremamente elitizado.... devido à sua complexidade... mas para admirá-lo nao eh preciso muito estudo... apenas um pouco de apuraçao dos ouvidos...

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


andrehirata

Ufa!! 1 me entendeu!

asda
Veterano
# dez/05
· votar


Vcs falam muito dificil..

YES
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael

Você acha que um músico de uma outra área, sem ser a erudita, não se dedica também? Gosto a parte, você acha que o Edu Ardanuy não se dedica pra ca... para fazer aqueles arpejos na guitarra? Você acha que o Dino 7 cordas não passava dias a fio ouvindo e tirando choros e criando novas baixarias?? É o que eu falei Neto, toda a arte explorada em sua plenitude necessita das mesmas horas de dedicação e estudo, mas não necessariamente nos mesmos pontos em que o violão erudito, que trabalha muito a execução da peça e o timbre.

Não sei se é lenda, mas há uma frase atribuída a Segovia que fala:
"O músico que diz que estuda 10 horas por dia, ou é burro ou mentiroso"
Acho que é mais uma piada, é evidente que quem quer se aperfeiçoar precisa estudar até mais de 10 horas em alguns momentos. Mas existe um exagero por parte dos músicos eruditos em enaltecer suas "muitas horas de estudo", e o gênio Segóvia deu logo um peteleco em todos eles...

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


''Não sei se é lenda, mas há uma frase atribuída a Segovia que fala:
"O músico que diz que estuda 10 horas por dia, ou é burro ou mentiroso''

Com certeza é uma lenda!!!

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


só que o pensamento dos erudito,é o que muita gente nao tem,se é aprender e trabalhar com isso entao vamos fazer direito!!!

YES
Veterano
# dez/05
· votar


esse é o pensamento de todos Rafael...

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


YES

Entao muita gente nao atinge esse objetivo meu caro yes!!!

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/05
· votar


O que mais vejo nos supostos eruditos (SEM GENERALIZAR) é que manjam um monte de teoria e até da técnica do instrumento. Mas, na hora de criar algo ou improvisar, não sai nada! Aí, só resta passar a vida tocando obras de outros. Particularmente, não gosto disso. Enfim...

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


BlaCk LaBeL

Amigo black,me diz uma coisa,pra que criar se esta ja tudo escrito na partitura?respondendo outra frase sua,vc acha que segovia,duo abreu,carlos barbosa lima e muito mais,eram feras porque?porque sempre se dedicaram a interpretaçao,se o cara se dedica para ambos,no minimo o cara precisa de 48 horas por dia pra isso...Entao nao tem fundamento isso que vc disse..abraços!!!

CaimDark
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael neto
YES
Dessa vez, por incrível que pareça, concordo com tudo que o YES disse. Deve ser o fim do mundo, uhauhauhauah!
Mas falando sério, a música clássica é um ramo belo e complexo da música, mas o tal tiozinho que arrebenta nas baixarias que o YES citou tem tanto valor quanto qualquer erudito. E não são apenas músicos eruditos que se dedicam horas a fio a sua atividade. É o caso de todos aqueles que querem conseguir o máximo possível de sua atividade, seja o estudante que estuda horas a fio, o poeta que passa o dia inteiro refinando e corrigindo sua poesia ou o músico popular que passa horas a fio estudando, praticando, compondo e criando. A tal frase do Segóvia, independente de ser verdadeira ou não, tem uma lição importante para ser aprendida, tanto por alguns músicos eruditos como or outros que tem o mesmo hábito de alto-exaltação.
concluindo, como bem disse o YES, aproveite bastante a música clássica, mas cuidado para não bitolar.
Abraços!

YES
Veterano
# dez/05
· votar


Amigo black,me diz uma coisa,pra que criar se esta ja tudo escrito na partitura?

Putz, se Bach pensasse assim o piano dele ia só servir pra colocar planta em cima...

YES
Veterano
# dez/05
· votar


Ops... piano não, cravo...

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


YES

É mas bach era um multi instrumento....vc nao ve isso mais!!

CaimDark
Veterano
# dez/05
· votar


Amigo black,me diz uma coisa,pra que criar se esta ja tudo escrito na partitura?

Putz! Agora que vi essa afirmação... horrorosa! Cara, sinceramente, é isso que você está aprendendo na música clássica? Deve ter alguma coisa muito errada, pois tenho certeza que nenhum músico erudito de respeito, a começar pelo balbino, compartilharia dessa visão. Neto, cuidado. Se você pensar assim seu estudo da música erudita vai acabar por lhe tornar um músico limitado, e não o contrário. Mas mesmo assim vou me dar ao trabalho de responder sua pergunta: porque simplesmente não existiria partitura, ou melhor, não existiria sequer música, se ninguém criasse nada...

Putz, se Bach pensasse assim o piano dele ia só servir pra colocar planta em cima...
Acho que ele não teria sequer um piano. Aquele trambolho ocupa muito espaço pra ser usado apenas pra cultivar plantas. Bach, inteligente como era, com certeza iria aproveitar o espaço melhor e cultivar suas plantas em um pequeno jardim...
Abraços!

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


CaimDark

POr isso mesmo,porque se criaram foram compositores bons compositores,nao lembrados como bons interpretadores!!
É que as visoes sao diferentes querido caimdark...desculpe mas é a real!

albertoellobo
Veterano
# dez/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


Rafael neto
Parabéns pelo tópico. Vc tocou no âmago da questão - da valorização de uma coisa que pouca gente conhece (inclusive eu) e sai por aí falando que não presta. Realmente deu até inveja de vc, queria estar lá tb, hehehehe... Concordando com o que vc disse, o horizonte que a música classica apresenta é quase infinito. Pena que ainda não seja a minha praia, pois, eu mal sei tocar umas 15 músicas da Legião, e alguns rockinhos e ainda estou engatinhando na bossa e no samba.... nem partitura sei ler ainda. Mas quem sabe um dia eu seja um "musico de verdade"....

Claudio Natureza
mas falou muito, o autodidata tem muito valor na música, e em arte deve ser assim, soma liberdade de expressão, originalidade, sentimento e técnica.
Gostei dessa definição... uma vez fui assistir uma apresnetação no Teatro Municipal, e pude ver as lágrimas cairem do caa que tocava violão... a emoção é indescritivel!

andrehirata
MUito bem colocado sua observação tb... paixão pelo que faz é tudo. É o salário do empenho de quem se dedica.


CaimDark, YES, ... e Para Todos
Sempre curti ouvir clássicos, mesmo não entendendo nem "porque chove" nesse assunto. Mas que o clássico/erudito é elitizado demais isso é verdade. Talvez seja até uma forma de proteção contra o desvirtuamento provocado pela mídia quando um gênero cai no gosto popular, ou seja, vira moda... uma forma de manter o puritanismo do estilo. Admiro os músicos clássicos que passam a vida trancados num mosteiro lendo partituras, mas eu não sei se teria saco pra isso. Enfim, é preciso amar o clássico mais que simplesmente "gostar de ouvir", pra se decidir por esse caminho.

jABUGApACATO
Veterano
# dez/05
· votar


ô mania de restringir a criatividade musical aos humanos viventes pré-seculo XX... tem muita gente criativa nesse século, mas ninguém vive em castelos e é sustentados pelos reis e igreja pra viver tocando e compondo... outra mania é resumir diversos estilos de música de diversas épocas e com caracterícas diversas no termo "musica clássica" e dizer "isso sim que era música, hoje é todo mundo burro...", parece aqueles velhos que dizem "no meu tempo tudo era melhor...", nostalgia...

fi_dum_ratu
Veterano
# dez/05
· votar


ilzo fuzaro
Os músicos eruditos são chatos ou não depende do caso
Isso é verdade... Mas vc foi o único que encontrei até hoje que é firmezão! O resto são um bando de chato sim, será que pra tocar pra caraio precisa ser chato?

Claudio Natureza
violão erudito é legal.
mas eu prefiro a livre interpretação, a arte sem fórmulas, espontânea, popular, mais louca.

Concordo!

albertoellobo
Admiro os músicos clássicos que passam a vida trancados num mosteiro lendo partituras, mas eu não sei se teria saco pra isso. Enfim, é preciso amar o clássico mais que simplesmente "gostar de ouvir", pra se decidir por esse caminho.
É verdade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é saber musica realmente?Voce acha que vc sabe mesmo?