O que é saber musica realmente?Voce acha que vc sabe mesmo?

Autor Mensagem
Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


albertoellobo

Divinas palavras alberto parabens!!

ilzo fuzaro
Veterano
# dez/05
· votar


Sempre que falarmos de música erudita o resultado sera este! É fenomenal! Uns dizem que é elitismo, outros que é coisa do passado, outros ainda que há generos que competem em complexidade com a escola erudita...
Sabem por que a música erudita fica restrita á uma minoria de músicos e apreciadores? Porque as massas sempre foram colocados á margem das melhores coisas! Apenas isso. Quantas pessoas conhecemos que sabem desfrutar oque há de melhor ( alta culinária, paisagismo, literatura, etc...)? E quantos conhecemos que comem salada de batata, ouvem pocoto eguinha e ainda acham que sabem viver? Pois é,
com os sentidos brutalizados fica impossivel distinguir o bom do ruim.
Fazer o que...

Pseudonimum
Veterano
# dez/05
· votar


Acontece que a maioria das pessoas nao tah nem ai se a musica eh bem feita, se ela eh bem trabalhada. A maioria, nao. A maioria soh curte ouvir um som, e relaxar, se divertir, dancar, e tal. A musica classica nao da pra ser dancada (que dah, dah sim... mas soh se for uma danca medieval =P). Eh uma musica mais pra quem entende mesmo...

jABUGApACATO
Veterano
# dez/05
· votar


Quantas pessoas conhecemos que sabem desfrutar oque há de melhor ( alta culinária, paisagismo, literatura, etc...)?

os viados...

jABUGApACATO
Veterano
# dez/05 · Editado por: jABUGApACATO
· votar


foi mal a zoeira... é que isso pode ser o que há de melhor pra você, mas cada um sabe do que gosta, e quando li o que você escrever fiquei me perguntando "será que só os viadinhos pseudo-cultos sabem aproveitar a vida realmente?"... acho que não...

Si gordão
Veterano
# dez/05
· votar


Caros amigos, fico muito feliz com este tópico. Quantos pontos de vistas maravilhosos, quantas idéias bem colocadas. Assim deve ser um fórum de discussão! Estão de parabéns!

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


jABUGApACATO
os viados...
POde ser... os viados de repente têm bom gosto. Tirando o lance de ficaremn dando o fiofó...

jABUGApACATO
"será que só os viadinhos pseudo-cultos sabem aproveitar a vida realmente
E será que os viadinhos "pseudo-espertos" também sabem aproveitar a vida? Sei não....

Si gordão
Caros amigos, fico muito feliz com este tópico. Quantos pontos de vistas maravilhosos, quantas idéias bem colocadas. Assim deve ser um fórum de discussão! Estão de parabéns!
Outro carinha massa, que tem percepção e inteligência para distinguir as coisas. Parabéns, Si Gordão!

albertoellobo
Veterano
# dez/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


jABUGApACATO
ô mania de restringir a criatividade musical aos humanos viventes pré-seculo XX... tem muita gente criativa nesse século, mas ninguém vive em castelos e é sustentados pelos reis e igreja pra viver tocando e compondo... outra mania é resumir diversos estilos de música de diversas épocas e com caracterícas diversas no termo "musica clássica" e dizer "isso sim que era música, hoje é todo mundo burro...", parece aqueles velhos que dizem "no meu tempo tudo era melhor...", nostalgia...
Cara, vc gastou diversas linhas do forum e não conseguiu dizer nada: nem alhos nem bugalhos.

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


jABUGApACATO

Francamente!!!

YES
Veterano
# dez/05
· votar


Como diz Egberto Gismonte:
- TUDO É MÚSICA!!!

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael neto
"Amigo black,me diz uma coisa,pra que criar se esta ja tudo escrito na partitura?"

Mano, essa foi uma afirmação extremamente infeliz. :(

CaimDark
Veterano
# dez/05
· votar


Mano, essa foi uma afirmação extremamente infeliz. :( (2)

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


YES
- TUDO É MÚSICA!!!
Sim, só que algumas são meros "ruídos".

ilzo fuzaro
Veterano
# dez/05
· votar


jABUGApACATO
Rapaz, se os viados sabem aproveitar a vida ou não é um problema deles. Acho que voce não deve se preocupar com isso. Ou estou enganado?
Mas, se gostar de boa música, boa comida, arte e requinte for coisa de viado, o que sobrou para os machos?
Reveja os seus conceitos!

albertoellobo
Veterano
# dez/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


Rapaz, se os viados sabem aproveitar a vida ou não é um problema deles. Acho que voce não deve se preocupar com isso. Ou estou enganado?
Mas, se gostar de boa música, boa comida, arte e requinte for coisa de viado, o que sobrou para os machos?
Reveja os seus conceitos! (2)


ilzo fuzaro
O que esperar de um cara com um nick esquisito desses? jABUGApACATO, pode? Não parece coisa de.... deixa pra lá!
uhauahuahauaaahu! KKKKKKKK! RSRSRRSRSRSRS

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


CaimDark
BlaCk LaBeL


Nao achei,no meu modo de ver nao achei !!

ilzo fuzaro
Veterano
# dez/05
· votar


albertoellobo
Aparece cada um né,amiguinho?

albertoellobo
Veterano
# dez/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


"Amigo black,me diz uma coisa,pra que criar se esta ja tudo escrito na partitura?"

Putz! Acabei nem prestando muita atenção À esta frase....


Rafael neto

Meu amigo e irmão Rafael Netão;

Cara, eu admiro à bessa seu empenho em aprender música clássica, lutando contra tudo e contra todos por isso, às vezes até contra você mesmo, contra o desânimo devido à dureza e dedicação quase que exclusiva que representa o envolvimento com esse tipo de aprendizado. A vida nos ensina muitas coisas no dia-a-dia que nem sequer percebemos, mas eu procuro estar atento ao máximo pra estar sempre aprendendo coisas novas e, nas circurstâncias de te observar, aprendi mais ainda o real sentido e valor pessoal que um sonho pode ter para cada pessoa, individualmente. É essa a força que mantém qualquer pessoa viva, não apenas vivendo.
Eu não tinha metade de sua garra quando tinha a sua idade, estava sempre à procura de uma fórmula pronta que me viesse à mão, apenas para que eu praticasse esse "script", - executasse como se faz com uma pauta musical, e esse talvez tenha sido o maior erro que cometi em minha vida - ou pelo menos a porta de entrada para quase todos os equívocos que colecionei.
Sou sabedor do seu talento, do seu ímpeto, de sua inquietude, de sua vontade auto-motivadora, que contagiou não só a mim, mas a diversos outros amigos e postantes desse Fórum (vide o Tito, o Ilzo, o Fio...). Com todas essas características, com todos esses pontos a seu favor, fiquei agora deveras muito preocupado que todas essas qualidades - raras de se encontrar hoje em dia - juntamente com os anos de estudo que vc tem e terá pela frente nessa trajetória da música erudita venha a ser desperdiçada por você aplicá-la apenas para ler as partituras prontas e interpretá-las. Eu entendi o que você quis dizer quando escreveu "Me diz uma coisa: pra que criar se está já tudo escrito na partitura?" , essa frase não está para mim no sentido literal, está muito mais profunda - e perigosa - do que o que ao pé da letra ela quer dizer. Eu traduzo-a como uma abdicação da sua parte em tentar superar o que já foi feito, o que já é pré-existente.
Amiigo, não se limite a ser somente um interpretador de obras feitas! Você tem tanto talento que eu apostaria em você como um futuro escritor de obras clássicas, ao invés de ser apenas um intérprete. Note que, para cada partitura que um gênio interpreta, outro gênio teve que criá-la.... então, meu grande amigo, porque não estar também no rol dos que compõem, ou seja DO LADO DOS QUE CRIAM?
Isso não é uma critica nem um conselho, é apenas uma observação que faço - como sempre fiz - e que me sinto à vontade para fazê-la, pois sou sabedor do seu grau de inteligência e bom-senso para entender o que lhe digo.
Um forte Abraço, meu amigo Netão!

Rafael neto
Veterano
# dez/05 · Editado por: Rafael neto
· votar


Caro e brilhante amigo alberto que tanto admiro....
Primeiramente,o que eu quis dizer com essa frase nao foi passar uma imagem de ''limite'' da minha parte,o problema que na musica classica ou vc compoe ou vc interpreta,como disse...e até o balbino jr reforça essa ideia...'' pra vc ser um ''bom'' violonista e um bom compositor no minimo vc precisaria de 48 horas da sua vida,entao amigo alberto o buraco é muito mais embaixo...Querer ser violonista e querer ser compositor nao é uma coisa tao simples, é uma escolha,ou vc segui o plano 1 ou 2 ...Claro na minha opiniao,vc pode descordar,achar o que for mas é minha opiniao!! Entao reafirmo o que disse,se eu quero apostar todas minhas fixas na interpretaçao eu reafirmo '' Pra que criar se ja está tudo escrito na partitura''!!!!

fi_dum_ratu
Veterano
# dez/05
· votar


ilzo fuzaro
Rapaz, se os viados sabem aproveitar a vida ou não é um problema deles. Acho que voce não deve se preocupar com isso. Ou estou enganado?
Mas, se gostar de boa música, boa comida, arte e requinte for coisa de viado, o que sobrou para os machos?
Reveja os seus conceitos!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. boa samurai!!!

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael neto
"pra vc ser um ''bom'' violonista e um bom compositor no minimo vc precisaria de 48 horas da sua vida"

Discordo. Não é preciso assim taaaaaaaanto tempo. Acho que é possível ser as duas coisas.


"se eu quero apostar todas minhas fixas na interpretaçao eu reafirmo '' Pra que criar se ja está tudo escrito na partitura''!!!!"

Agora sim. É que da maneira como vc tinha colocado essa idéia anteriormente, ficou parecendo que só interpretar é que é bom.

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


BlaCk LaBeL
''Discordo. Não é preciso assim taaaaaaaanto tempo. Acho que é possível ser as duas coisas. ''

Meu amigo que parametro vc tem de discordar essa minha afirmaçao?

ilzo fuzaro
Veterano
# dez/05
· votar


fi_dum_ratu
Obrigado, amiguinho! Mas, assim que eu voltar ao Brasil vou passar por S. Paulo e te apresentar alguns músicos eruditos. Duvido que você vá acha-los chatos!

ilzo fuzaro
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael neto
E quando eu digo pra voce e pro Balbino, voces não acreditam, não é?
Pois aí esta...

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael neto
Primeiramente,o que eu quis dizer com essa frase nao foi passar uma imagem de ''limite'' da minha parte
Opa! Ainda bem, Netão! Devido a variante de interpretação que permite a frase em questão, cheguei a pensar que vc estava lhe estabelencendo um "limite" - se é essa a palavra correta - mas tudo bem.

o problema que na musica classica ou vc compoe ou vc interpreta, como disse... (...) pra vc ser um ''bom'' violonista e um bom compositor no minimo vc precisaria de 48 horas da sua vida, entao amigo alberto o buraco é muito mais embaixo... Querer ser violonista e querer ser compositor nao é uma coisa tao simples, é uma escolha, ou vc segui o plano 1 ou 2 ...Claro na minha opiniao, vc pode descordar, achar o que for mas é minha opiniao!! Entao reafirmo o que disse, se eu quero apostar todas minhas fixas na interpretaçao eu reafirmo

Realmente, confesso que eu não conheço nada da didática do violão clássico/erudito - entendo mais de pessoas - e acredito que o buraco realmente seja "muito mais embaixo" do que eu possa supor. Nesse caso eu, ciente de sua decisão, continuarei apoiando-te sempre nessa trajetória que escolheste. E tenho certeza que vc conseguirá atingir seus objetivos. Mas lembre-se sempre: nunca lhe estabeleça limites, pois, o limite é o topo, e quando se chega ao topo, não há mais como crescer. Acho até que a gente tc sobre esse assunto - eu vc e a Liliam, pelo MSN, lembra? Continuo torcendo por vc, amigão. Um forte abraço e conte comigo.

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


É jamais,limite é uma palavra que ninguem gosta,limite é pra ''fraco''...rsrsrs

fi_dum_ratu
Veterano
# dez/05
· votar


ilzo fuzaro
E eu vou te apresentar uns músicos não - eruditos, mas num pode humilhar ninguém no violão hein! hehehehehehe

albertoellobo
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael neto
É jamais,limite é uma palavra que ninguem gosta,limite é pra ''fraco''...rsrsrs
Isso aí! Esse é o Netão que conheço!

aprendizdefromhell
Veterano
# dez/05
· votar


põe um blueseiro ou funkeiro pra tocar erudito, sai swingado, fica tosco.
põe um erudito pra tocar blues ou funk, sai quadrado e fica tosco.
tem erudito podre, samba bom, blues tosco, death metal fodaum, e tudo isso ao contrario tb...

ilzo fuzaro
Veterano
# dez/05
· votar


aprendizdefromhell
Desculpa amigo, mas há casos e casos! Sou de formação erudita, mas também toco música popular BRASILEIRA e até que não fica muito ruim, não! Vários músicos que hoje se dedicam á musica popular tiveram formação erudita justamente porque queriam ter um conhecimento musical mais amplo, que os possibilitasse a fazer trabalhos de alto nível.
Pois é...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é saber musica realmente?Voce acha que vc sabe mesmo?