Dúvida: Como é tocar violão 12 cordas?

Autor Mensagem
lukas
Veterano
# jul/03 · Editado por: Moderador


Pessoal gostaria de saber se alguém aqui conhece ou toca viola de 12 cordas?
O que muda pro violão, Afinação, Desenho das Notas, Batidas??
Se algué puder me tirar essa duvida eu agradeço valeu galera!!!!!!

Toddynho
Veterano
# jul/03 · Editado por: Toddynho
· votar


A afinação é a mesma, só que em oitavas EE AA DD GG BB ee, logo o desenho das notas também é o mesmo. Pra tocar q deve ser diferente...

Metal bass
Veterano
# jul/03
· votar


Eu tenho um violão de 12 cordas...é como o Toddynho falou, mas na prática, quando vc for tocar o instrumento é um poko diferente só, pq com um dedo vc tem que pressionar duas cordas e naum só uma como no violão normal. E para dedilhar no violão de 12 é mais difícil, pois tem mais cordas e as cordas são mais juntas.
espero ter ajudado!!!

lblack
Veterano
# jul/03
· votar


lukas
Pô eu também sempre tive essa duvida...como que o cara consegue tocar?????

nobre
Veterano
# jul/03
· votar


deve ser mto massa pra acordes :)

aki, fora do assunto, tudo bem q fica mais organizado, mas é um saco todos os tópicos iguais, os moderadores tão editando tudo!

Fernando
Veterano
# jul/03
· votar


Como o nobre falou, é muito massa pra acordes! Dá um brilho lindo no som hehehe. Já toquei em um Yamaha, que som!!!

MaverycK
Veterano
# jul/03
· votar


deve ser muito bom com a guita de 12...ou uma double neck de 18 ... que orgasmo que deve ser tocar numa dessas

Maloid
Veterano
# jul/03
· votar


violaum 12 cordas eh um tzaum mesmo.. recomendo q escutem brian may .. ele apavora num 12 cordas

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# mar/05
· votar


Tipo, os solos em 12 cordas, eles ficam mais dificeis que em 6 ?? em relacao a limpeza, velocidade ? a nota soa como um só ou como 2 vozes ?

michael angelo
Veterano
# mar/05
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell



provavelmente sim no violao de 12 e mais dificil de dar um bend por exemplo , a velocidade tb prejudica pois as cordas sao mais proximas uma das outras.

a noa soa como uma oitava tipo ela soa oitavada.

na musica stair way to heaven do led tem uma parte que tem um sonzao de vioao de 12 cordas, na musica i want it all do queen a introducao e feita em um de doze cordas

eyck
Veterano
# abr/10
· votar


Ressussitando.

As notas em violao de 12 cordas sao digitadas iguais no de seis ? a diferença e que apenas aperta 2 de vez é isso ?

EX:

tipo o C vai fica assim..
|======|
|=1====|
|======|
|=2====|
|=3====|
|======|

jimmy vandrake
Veterano
# abr/10
· votar


Dá para fazer solos em 12, mas é uma tocada bem diferente. Bends não combinam com este instrumento e estilo. os solos ficam mais para arranjos do que exatamente solos.
A maior dificuldade com 12 cordas é ter um bom instrumento, bem regulado e macio de tocar. Normalmente são dificeis de afinar e bastante pesados, acabam exigindo força e por final exigem em muito a digitação para obter uma sonoridade bonita.
Por fim, se você possue um 12 cordas, ache um bom luthier para uma regulagem perfeita, recomendo o uso de cordas 0.9.
Quanto ao som é maravilhoso, logo no primeiro acorde vc tem a sensação de estar com um " chorus perfeito " ligado.
Para baladas e com acordes cheios fica maravilhoso, se bem tocado não precisa ninguém para fazer uma sonzeira completa. Enche os ouvidos de qualquer um.

LeandroP
Moderador
# abr/10
· votar


É de encher os ouvidos.

[inspirado na postagem do jimmy vandrake]

eyck
Veterano
# abr/10
· votar


jimmy vandrake

Ressussitando.

As notas em violao de 12 cordas sao digitadas iguais no de seis ? a diferença e que apenas aperta 2 de vez é isso ?

EX:

tipo o C vai fica assim..
|======|
|=1====|
|======|
|=2====|
|=3====|
|======|


?????????????????????????????? é asim ???

dnreis
Veterano
# abr/10
· votar


eyck
éééé

eyck
Veterano
# abr/10
· votar


dnreis


Brigaduuuuuuuuuu

rsrs
serio agora brigadao galera.

jimmy vandrake
Veterano
# abr/10
· votar


eyck
Exatamente não muda nada, é a mesma coisa.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# abr/10
· votar


E é assim que se toca num violao de 12 cordas:



Vagabond
Veterano
# abr/10
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

keep rocking |,,|

eyck
Veterano
# abr/10 · Editado por: eyck
· votar


Desculpem pelo meu mau gosto, mas gostei do video nao, prefiro um trein mais "Brasileiro" mais com a cara de nossa musica.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# abr/10
· votar


eyck

Desculpem pelo meu mau gosto

dessa vez passa. Mas que fique claro que já matei por menos

*hauhauh brincadeira*

gualtersouza
Veterano
# abr/10 · Editado por: gualtersouza
· votar


jimmy vandrake

Dá para fazer solos em 12, mas é uma tocada bem diferente. Bends não combinam com este instrumento e estilo. os solos ficam mais para arranjos do que exatamente solos...
Estou completamente de acordo com o que o Jimmy disse. Tenho uma craviola há muuuuuito tempo. Quando ainda era utilizável, tinha essas características: som brilhante, excelente para harmonias com palheta, dificílima de solar pois era mais pesada que um instrumento comum, limitada nas técnicas aplicáveis e ainda mais para um aprendiz. Quando bem tocada, enche a harmonia com a delicadeza de um cravo, daí o porque do nome. DEVE ser ajustada por luthier para facilitar a execução, do contrário torna-se um equipamento de musculação para o guitarrista.
Na minha opinião, exige muito de um iniciante. Seria um instrumento para quem já tem mais tempo de música... e pegada boa.
Abç

dragon
Veterano
# abr/10
· votar


eu nunca toquei em um mas acho que o violão de 12 cordas é mais limitado que o de 6

gualtersouza
Veterano
# abr/10
· votar


dragon

Concordo contigo. O violão de 6 é mais acessível e permite uso de mais técnicas que o de 12. A sonoridade não se compara.
Abç

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


jimmy vandrake: se você possue um 12 cordas, ache um bom luthier para uma regulagem perfeita, recomendo o uso de cordas 0.009 (errata)

O foda é achar este encordamento. A solzinho de um encordamento 0.010 tem diâmetro 0.008, imagine num encordamento 0.009...

eyck

Quem manja muito de 12 cordas são os caras do Duofel - não sei se é um deles ou os dois que humilham com um 12 cordas

jimmy vandrake
Veterano
# abr/10
· votar


erico.ascencao

Pois é. A solzinha dos 12 cordas sempre arrebentam, pode reparar.
Nosso vocalista tem também um 12 cordas que foi regulado pelo Di'Castellis, e esta usando encordoamento 0.9. Para falar a verdade foi o único 12 até hoje que toquei com a maciez de um 6 cordas. Perfeito, parece uma guitarra.

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


jimmy vandrake: A solzinha dos 12 cordas sempre arrebentam, pode reparar.

Puta merda, pior que é verdade. Dá vontade de afiná-la em uníssono com a sol. Mas é justamente a solzinho, quando afinada no jeito que deve ser afinada, que dá aquele tempero "violeiro" pro violão de 12 cordas.

JoaoRuiz77
Veterano
# mar/11
· votar


Enche os ouvidos de qualquer um.
Enche nao, transborda.
o som de um 12 cordas é lindo, to economizando p/ compra um

MMJr
Veterano
# mar/11
· votar


JoaoRuiz77

Observe as datas dos topicos antes de responder....

Enquanto isso...




Valeu...

guizimm
Veterano
# mar/11
· votar


deve se de enche a paciencia afina esse violao

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida: Como é tocar violão 12 cordas?