Existe violão desafinado ??????

Autor Mensagem
zgutoz
Veterano
# ago/05 · Editado por: zgutoz


Coloco aqui uma questaum interessante...qual o conceito(definição) de afinação ?? Eu posso colocar meu violão com as cordas em tons aleatórios(supostamente desafinado ) e conseguir tocar com maestria uma música comumente tocada em afinação padrão E B G D A E...

Essa dúvida surgiu quando eu afinei a corda E em D para tocar Soad e um camarada tocou o violaum e disse que tava desafinado(no caso, fora da afinação padrão)...será a afinação "certa' ou "errada" algo puramente relativo ?? Ou ainda mais...existe violaum desafinado ??

Rifferman
Veterano
# ago/05
· votar


se tava em D, tava em outra afinação, deferente de estar desafinado...............existem vários tipos de afinação cara, mas a padrão é uma das mais simples e populares de tocar

Atoyot
Veterano
# ago/05
· votar


"Desafinado" é um conceito errado. Para os ocidentais, afinado é a nota estar na altura de um dos 12 tons da escala cromatica. Mas para os orientais (e na musica atonal) nao ha apenas 12 notas nas escalas.

Quanto a afinaçoes de violao, nao tem afinaçao errada ou certa. O jimmy page gostava de inventar afinaçoes doidas. Tocar a corda E em D é uma pratica normal, e até usada em algumas musicas de violao classico.

zgutoz
Veterano
# ago/05
· votar


Valeu irmão ! !!! !! !!

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


O Termo afinado se refere que todas as cordas estao afinadas ou "esticadas" dizendo a grosso modo estabelecendo relações entre si! Se vc afina um violao em outro padrao ele tb estara afinado contanto que tenha uma relação de intervalos com as outras cordas!
Se nao existe essa relação entao o violao esta desafinado!

é isso!

abraços

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Se você tiver afinado a corda E em D e tiver equiparado as outras, seu camarada apenas estranhou a diferença da afinação padrão. Mas se você tiver afinado a corda E em D e afinado as outras de acordo com a afinação universal, aí tava desafinado mesmo.

O que você chama de "colocar" seu violão com cordos em tons aleatórios? Se refere a afinar em outros padrões, como em D, para usar seu exemplo? Ou se refere a escolher no dado quantas vezes girar as tarraxas de cada corda??

Se existe violão desafinado... bom, troquei as cordas do meu violão agora há pouco, e ele insiste em me lembrar que existe. E com uma frequencia irritante...

zgutoz
Veterano
# ago/05
· votar


Valeu por todos os coments pessoal !!!!

CaimDark ...Me referia ao dizer aleatóriamente,com afinar em tons sem racionalização nenhuma...to afim de afinar isso assim e cabou!... e independentemente dessa suposta "afinação errada" eu conseguir tocar na boa Jesus Joy of a Men's Desiring do bach por exemplo...entaum o que seria desafinado ?? Seria simplesmente um conceito idiota ...se independentemente dele existir as músicas podem rolar na boa, com harmonia firmeza mesmo sem isso...

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


O Termo afinado se refere que todas as cordas estao afinadas ou "esticadas" dizendo a grosso modo estabelecendo relações entre si! Se vc afina um violao em outro padrao ele tb estara afinado contanto que tenha uma relação de intervalos com as outras cordas!
Se nao existe essa relação entao o violao esta desafinado!


Pronto, eu me referia exatamente a isso!

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


Eu ja toquei musicas que a afinação padrao para executá-las era

D - G - D - F# - B e E e nao estava errada era o necessário a se fazer para poder executar a peça, peças de alaude principalmente dvem ser afinadas com a corda G em F# para que as digitações fiquem mais faceis! E tb nao está desafinado! Volto a repetir so estara desafinado se nao ouver qualquer relação de intervalos de uma corda pra outra!

Abraços

zgutoz
Veterano
# ago/05
· votar


Entaum CaimDark ,afinado ou não afinado são conceitos simplesmentes técnicos e independentes da prática certo ?? A afinação,variações,tipos e etc e tals seriam apenas padrões acadêmicos "pré-cozidos" ... Partindo desses principios supracitados entaum acho que seria indiferente tocar em um violão afinado ou desafinado né ?? Seria uma questão de costume...tocar Rebirth do Angra com a E em D bastaria subir o dedo de tom em cada nota tocada nessa corda e tocar sem problemas e complicações não é ?? (além de esticar o dedo (=^_^=) rsrs)

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


zgutoz
tocar Rebirth do Angra
Se for pra tocar merda é melhor nem ter violao entao!

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Se for pra tocar merda é melhor nem ter violao entao!

Rssssssssss...

zgutoz
Veterano
# ago/05
· votar


Esse tópico não visa a crítica à músicos de Metal Melódico...más sim a análise de alguns conceitos ! Foi apenas um exemplo..caso queira caro GOSTOSAUM CATADOR BALBINO JUNIOR eu coloco uma banda da sua prefêrencia no exemplo é só falar !! Village Peolple serve ??

zgutoz
Veterano
# ago/05
· votar


(=^_^=)

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


zgutoz
ahahahhahahahahhahahah
Um tipico adolescente alienado repleto de conhecimentos cedidos pela MTV que se julga o catador! heheheheh! COmo pode ter tanta gente ignorante nesse mundo! hahahahahha!

Vc nao sabe sem o que é afinar um violao e ainda quer criticar os outros!? hahahahhahahah! QUe tal vc estudar um pouquinho ao inves de ficar perdendo tempo em me atacar sem nem me conhecer, sem conhecer a minha formaçao e sem entender principalmente o que é musica que julgo ser o fator mais importante para alguem que busque um forum de musica! E se quer discutir idiotices como Angra ou a puta que pariu se junte a outros adolescentes ignorantes no forum de guitarra pq aqui a gente ta tentando levar um pouco de musica decente pra galera ok!

abraços!

zgutoz
Veterano
# ago/05
· votar


Hello darkness my old..friend(...)

(...)sound...of silence...

zgutoz
Veterano
# ago/05
· votar


Más o assunto dessa porra nem era Angra merda !! Se sabe a porra da resposta da minha pergunta ou tá vazando pela tangente ???

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


zgutoz
Ah proposito disponibilizei a partitura do mozart qual vc queria , resta saber se vc sabe ler realmente! Tira ela grava depois posta ai pra gente ouvir! que tal!?

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


zgutoz
Ja postei a resposta para sua duvida inicial, talvez se vc soubesse ler direito vc ja teria obtido a resposta!

abraços

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Balbino Junior

Ô balbino, alivia um pouco. Mesmo que o tópico não tenha nada a ver, tu também não perde a chance de sentar o pau em tudo que não seja clássico...

zgutoz
Veterano
# ago/05
· votar


Brother....eu num tenho nada contra vc ! E num quero tb provar que sei nada....aliás ...não sei ler partitura.. ! Só achei que é inutil discutir se uma banda é boa ou não... só queria saber nesse tópico o que perguntei ! Caso algo que disse o ofendeu me desculpe !

Atoyot
Veterano
# ago/05
· votar


Balbino Junior

Com todo respeito, acho que você não *me parece* lá diferente de um adolescente alienado. Quero dizer, você primeiro diz que Angra é "merda" e que discutir a banda é "idiotice". Você não apresentou nenhum fato nem sua opiniao a respeito de suas musicas.

"sem entender principalmente o que é musica"
O que é exatamente a musica? Toda a musica, nao importa se for um Cpm-22 ou um Yehudi Menuhim tocando Stephane Grappeli com Django Reinhardt é válida, de toda musica pode se tirar proveito cultural.

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
É vc esta certo eu acabei me empolgando! hehehe!

zgutoz
Nem esquenta cara! Estamos amiguinho de novo!? heheheheh!
To zuando cada um ouve o que quer! eu so falei pra atacar mesmo!

Atoyot
Depende do ponto de vista na opiniao do mundo em geral, Uma sinfonia de Beethoven é milhoes de vezes mais cultural do que um cpm 22! hehehe

Abraços a todos! e retomemos a questao da afinação!

zgutoz
Veterano
# ago/05
· votar


....

zgutoz
Veterano
# ago/05 · Editado por: zgutoz
· votar


Entaum firmez! É nois !!
Repitindo a questaum nº2 ou 3 (num lembru):

Entaum ,afinado ou não afinado são conceitos simplesmentes técnicos e independentes da prática certo ?? A afinação,variações,tipos e etc e tals seriam apenas padrões acadêmicos "pré-cozidos" ... Partindo desses principios supracitados entaum acho que seria indiferente tocar em um violão afinado ou desafinado né ?? Seria uma questão de costume...tocar Rebirth do Angra(ou qualquer outra) com a E em D bastaria subir o dedo de tom em cada nota tocada nessa corda e tocar sem problemas e complicações não é ?? (além de esticar o dedo (=^_^=) rsrs)

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


zgutoz
Mais ou menos por ai cara!
Por exemplo, se a musica foi composta ou pensada em tal padrao (vamos denominar assim) se vc mudar o padrao vc pode tocar encontrando as notas que seriam tocadas e mudando a digitação da musica, mas nesses casos nao seria aconselhado!

Ao contrario de obras para alaude que se formos tocar com a afinação padrao do violao teriamos mais dificuldade por isso mudamos a afinação da corda sol pra fa# e em alguns casos a corda Mi pra D! A intenção é sempre facilitar a execução, se é pra complicar entao nao ha necessidade de se mudar a afinação inicial!

abraços

zgutoz
Veterano
# ago/05
· votar


Valeu irmão !! Um abraço !!! ! ! !! !!!!!

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Por que essa discussão toda?

Desafinado, não tem nada haver com as notas das cordas e sim com o tom relativo ao que se toca.

Se em uma música em DÓ o cantor canta uma nota ou sequencia de notas fora da tonalidade proposta, ele está desafinado - nada haver com afinação.

Valeu, sou o Prático, estou usando outro nick porque esqueci a senha dessa bagaça e estou ouvindo no momento esta grande banda de rock. fui!

Violão_naVêia
Veterano
# ago/05
· votar


Existe violão desafinado ?????????????

Yes
vc deve ser rickinho ou nunca pegou num tonante hehe...

eu já toquei num Jeannini de uns 400 R$ que da quinta casa as notas em pestanas eram orriveis

Violão_naVêia
Veterano
# ago/05
· votar


Affffff, desculpa ai Yes hehe ..........agora q vim ler a pergunta

quanto a akilo>>>>>>>>>>>>

A PERGUNTA

...será a afinação "certa' ou "errada" algo puramente relativo ?? Ou ainda mais...existe violaum desafinado ??

A RESPOSTA

existe a afinação padrão , que se toca em notas naturais do jeito que o violão foi progetado C D E ,mas vc pode afroxar uma ou duas cordas , só que vai ter q mudar as posições dos dedos e esquecer notas em pestana é só isso...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Existe violão desafinado ??????