Como saber se devo apertar ou afrouxar as cordas, quando o violão está muito desafinado?

    Autor Mensagem
    douglas2202
    Membro Novato
    # nov/16


    Pessoal,

    Comprei um afinador e sei como usá-lo, e estou tentando afinar meu violão Giannini na afinação padrão, que é:
    1 = E
    2 = B
    3 = G
    4 = D
    5 = A
    6 = E

    O problema que só a sexta corda do meu violão está certa, as outras estão tão desafinadas que estão com outras notas, e não sei se devo afrouxar ou apertar as cordas. As cordas estão assim:
    1 = C#
    2 = A
    3 = F#
    4 = C#
    5 = G#
    6 = E

    Vocês podem me ajudar a saber quais cordas devo apertar e quais devo afrouxar? Se alguém conseguisse me explicar o porque, para eu entender, também agradeceria muito.

    Desde já agradeço

    Amago
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: Amago
    · votar


    Você tem que ver se acorda estive meio frouxa, aperte ate a nota que deseja aparecer, se estiver apertada de mais, afrouxe ate chegar na nota que deseja
    Se estiver assim igual você mostrou você tem que apertar o C# ate o E, já na próxima você tem que aperta-la ate o A chegar no B, no F# você vai ter apertar ate chegar no G, próxima C# aperte ate chegar no D, próxima aperte o G# chegar no A
    exemplo
    Espero ter ajudado.


    1 = C# 1 = E
    2 = A 2 =B
    3 = F# 3 = G
    4 = C# 4 = D
    5 = G# 5 = A
    6 = E 6 = E

    Ningen
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    douglas2202

    Não consigo afirmar se é pra afrouxar ou apertar pois não dá pra saber em que oitavas as cordas estão... Não só a nota é importante.

    Depois de um tempo você vai lembrar de cabeça os sons das cordas soltas mas, até lá, recomendo você usar esse vídeo como ponto de partida.



    Dica: sempre que for afinar dê uns bends ou puxões na corda de modo que ela se acomode. Puxe e afine, puxe e afine, até que ela se mantenha afinada mesmo depois do bend ou puxão.

    w3s1eyB
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Vamos tentar ajudar,
    Sabe as notas dó ré mi fa sol la e si?
    estas são as notas naturais, notas básicas (aquelas que temos contato muitas vezes até sem conhecer nada de música)
    entre elas existem as notas denominadas acidentes, estas notas são os # (sustenidos) e b (bemóis), que estão entre as notas naturais anteriormente citadas.
    # - meio tom a frente da nota base ( ou uma casa no violão)
    b - meio tom atrás da nota base (ou uma casa no violão)

    A escala em ordem crescente fica
    dó dó# ré ré# mi fa fa# sol sol# la la# si
    entre mi e fa não possui sustenido nem bemol
    entre si e dó não possui sustenido nem bemol
    forma assim a escala cromática (12 notas)

    Agora tendo este conhecimento o que acontece é o seguinte, suas cordas de baixo para cima (da mais fina para a mais grossa) tem que estar soando as seguintes notas respectivamente MI SI SOL RÉ LÁ MI
    o que acontece se a sua primeira nota estiver em DÓ# ? deve-se afrouxar ou apertar? apertar! analisando a escala cromática, teremos que apertar até esta nota chegar no E

    mas isto não é regra... o que acontece é que se a corda estiver muito apertada vai estar alcançando outra oitava , oitava na qual não é a afinação padrão, podendo assim quebrar a corda.
    Aconselho que você faça o seguinte, afrouxe bastante a corda até ficar realmente frouxa.
    após isto vai afinando e olhando a nota que consta no afinador, provavelmente você passará por uma oitava e alcançará a nota desejada na segunda oitava. pela tensão que a corda vai exercer você saberá se está na oitava certa.

    OITAVA - Quando se tem uma nota como base por exemplo um C, e se percorre toda a escala até alcançar a mesma nota C mais aguda ou mais grave. Intervalo entre a uma nota e ela mesma acima ou abaixo (agudo ou grave)

    espero ter ajudado, perdoe qualquer erro de gramática... digitei bem rápido pq ta na hora de ir embora do trabalho já kkk
    Que Deus te abençoe!

    GPONTESFM
    Membro
    # nov/16
    · votar


    douglas2202

    O seu afinador deve estar em modo cromático. Veja se no visor, não tem uma letra C no canto. Coloque ele em modo violão / guitarra. Deve aparecer a letra G. Então, em vez de mostrar as notas, o afinador irá mostrar o número da corda e indicará se ela está folgada ou muito tensionada.

    douglas2202
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    w3s1eyB

    Muito obrigado pela resposta detalhada que você deu, consegui entender um pouco e me ajudou muito. Já consegui afinar o meu violão, no caso, todas as cordas precisavam ser apertadas até chegar nas notas corretas.

    Agradeço a todas as outras respostas também, pessoal.

    w3s1eyB
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    douglas2202
    Disponha!
    precisando mande as dúvidas aí, sempre tem alguém disposto a ajudar!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber se devo apertar ou afrouxar as cordas, quando o violão está muito desafinado?