ANOS 80 SIM, E DAÍ?

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# ago/05


Pow, andei lendo umas criticas aos anos 80 em alguns post, às quais eu não concordo. Sou da Geração 80, sim, e me orgulho disso. Comecei curtir som através da Legião Urbana, depois outras bandas e artistas 80's. E não vejo o menor problena nisso. A década de oitenta teve à sua disposição o melhor "maistrean" da industria fonográfica, que reunia as ifluências de décadas anteriores à um estilo próprio, singular. Portanto, não acho que a geração anos 80 seja tão alienada como dizem. O que vcs acham?

Ansantasia
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Além do q, broder, q foi a era livre dessa merda de grunge.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Hehehe, cara, mexi mesmo com seus brios heim?!?!?!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Alberto,

Não se incomode tanto com as críticas. Eu não sou o dono da verdade, só dei minha opinião.

Cuidado com o moderador, ele pode fechar esse tópico.

bulldog
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
Eu acho legal. E digo mais: Eu acho que os anos 80 foram os últimos tempos onde as bandas não precisavam pagar jabá pra tocar. Se os Paralamas, Legião e outros apareceram e se firmaram foi por mérito, persistência e sorte de ser a época certa para a consolidação do rock nacional. Ou seja, havia liberdade de escolha. Claro que havia muito lixo também. Mas isso existe desde sempre.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Eu acho legal. E digo mais: Eu acho que os anos 80 foram os últimos tempos onde as bandas não precisavam pagar jabá pra tocar

Bulldog, foi nos anos 80 que o jabá tomou conta cara! Vivemos o reflexo hoje da indústria musical criada nos anos 80.

bulldog
Veterano
# ago/05
· votar


que reunia as ifluências de décadas anteriores à um estilo próprio, singular
Sim, havia diversidade!
Fazendo analogia:
Havia Paralamas com influência de Police e outras coisas
havia Legião com influência de Smiths, Joy Division
Havia Barão Vermelho com influência de Blues, Stones
Havia RPM com influência do rock Europeu, Ultravox.

Hoje em dia é tudo nivelado pra ser a mesma bosta.

bulldog
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Não com relação a bandas como Barão ou Paralamas etc... pesquise as origens dessas bandas e verá.

bulldog
Veterano
# ago/05
· votar


É tudo fruto do circo voador, da radio fluminense, do Rock in Rio I.
Jabá existe, é claro e deve existir desdo os tempos da Jovem Guarda. Aquilo sim era armado.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Não com relação a bandas como Barão ou Paralamas etc... pesquise as origens dessas bandas e verá.

Você conhece alguma banda de rock progressivo dos anos 80? Não? Pois é, elas existiam e não conseguiam mostrar seu trabalho. E sabe porque? Porque o Punk Rock dominou o cenário no final dos anos 70 e início dos anos 80, bandas como Legião, Paralamas, Ira etc, atendiam a uma demanda do mercado!

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Bulldog, foi nos anos 80 que o jabá tomou conta cara! Vivemos o reflexo hoje da indústria musical criada nos anos 80.

não creio nisso não, eu vivi aquela época e o jabá era mínimo, pois bandas como Legião, Pralamas, etc, ficaram conhecidas primeiro através de shows, e com divulgação na maldita, a radio Fluminense FM, depois sim se espalharam pelo Brasil, mas muitas bandas nunca tiveram apoio da mídia, e não havia MTV naquele tempo não.

nunca vi bandas como Legião na Globo, e muitas bandas eu conheci no Chacrinha!!!

Ah sim, o rock progressivo contnuou existindo na década de 80, só que a tal onda new wave, que foi encabeçada pelo The Police e pelo A Ha, dividia as atenções com o Hard Rock, o punk rock e o Heavy Metal.

mas surgiram bandas como Supertramp e Marillion, que fizeram muito sucesso.

um abç.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Prático

Paralamas oriundo do punk rock? de onde vc tirou isso?

Paralamas começou como uma banda de Ska.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


PS: Mas reconheço que o rock nacional nos anos 80 ainda era melhor do que o temos hoje! Mas enfatizo que o declínio teve início a partir do modelo de mercado criado nos anos 80.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


bulldog
Sim, havia diversidade!

E essa oferta de influências e estilos era a riqueza cultural mais apreciável dos anos 80...

Você conhece alguma banda de rock progressivo dos anos 80?

Vamos lá: Quaterna Requém, Violeta de Outono, Bacamarte, Acidente, Sagrado Coraçao da Terra...

O Jabá existia. Mas era mais pro seguinteo Popular, como José Augusto, Rosana, Katia, Paquitas, Elymar Santos...

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


mas surgiram bandas como Supertramp e Marillion, que fizeram muito sucesso.

Pô, Supertramp é anos 70!!! A crise criativa e quebra da banda é que foi nos anos 80.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Prático

tem certeza?

albertoellobo
vc conhece o Sangue da Cidade?

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Cláudio Natureza
Paralamas oriundo do punk rock? de onde vc tirou isso?


O Ska foi inventado por eles? ou era um dos estilos que faziam sucesso na época???


Vamos lá: Quaterna Requém, Violeta de Outono, Bacamarte, Acidente, Sagrado Coraçao da Terra...

Então essas bandas eram horríveis, pois não tinham nehum espaço de divulgação. Gosto do Violeta de Outono, para mim a melhor banda nacional dos anos 80.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


vc conhece o Sangue da Cidade?
Claro! Eu ainda tava começando a curtir rock quando a Fluminense FM largou uma demo dos caras no ar, e também do Seda Pura! Muito bem lembrado!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Sobre o Supertramp

O Supertramp gravou a grande maioria de seus sucessos na década de 70. Ouço os caras desde os 12 anos, foi o primeiro disco que comprei na minha vida, tenho mais do que certeza.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Prático

o ska era oriundo da Jamaica, e o The Police usava esse ritmo, que foi o escolhido pelo Paralamas, que também era influenciado pelo The Police.

e quanto ás bandas de prog nacionais, a Sagrado Coração da Terra era a banda que acompanhava o Marcus Vianna, que faz música pra novela da Globo.


albertoellobo

não tem nada dos caras ai não? vc é do Rio mesmo?

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Prático é que eu só conheci eles na década de 80...

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Sobre o Ska, Punk Rock e bandas nacionais

Todos então concordam que as bandas nacionais de rock que faziam sucesso no Brasil na década de 80 seguiam uma linha que também fazia sucesso nos EUA alguns anos antes? E que outras bandas como o Violeta de Outono, que fugiam um pouco do cenário "instituído" não tinham quase nenhuma divulgação?

Vocês já pararam para contar quantas "paródias" o Capital Inicial já fez? Seja de músicas do David Bowie dentre outras?

O épocazinha sem identidade...

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Prático

se vc parar pra analisar, vc vai encontrar clonagens, com certeza, mas era divertido pa caraio, e era melhor que agora, é só comparar.

progressivo brasileiro naquela época eu identificava mais no Wagner Tiso, Toninho Horta e Beto Guedes que no rock Brasil.

e tinha Azimuth, banda instrumental muito doida também.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Prático

O Ska foi inventado por eles? ou era um dos estilos que faziam sucesso na época???
O Ska é um gênero nativo das ilhas caribenhas, entoados pelos negros nos campos de trabalho e em rituais espírita da religião rastafari, etc. Mas ou menos como o Blues dos campos de plantação de algodão americano e as ladainhas do sertão brasileiro. Música sofrida, lamento. O batimento mais forte no contratempo vem de uns penduricalhos feitos de conchas e sementes que ficavam amarrados no pé esquerdo. Como no direito não tinha, quando eles batiam o pé esquerdo no chão, o baque soava mais forte. Isso é ska. Na década de 60, um karinha chamado Robert Nesta Marley, músico exeprimental e récem convertido ao Rastafari, desacelerou o andamento dos versos rimados, adcionou elementos políticos e mensagens de paz e bem-estar nas letras e estava criado o Reggae Roots (ou raiz). Na segunda metado dos anos 70, com o Reggae se espalhando pelo mundo, alguns músicos e produtores experimentais observaram que o contratempo do reggae coincindia com a batida do Rockabilly e da surf music dos anos 60, era só inverter a pegada mais aguda da bateria. Estava criado o Ska moderno, que nos anos 80, 90 e até hoje costumamos ouvir em bandas tipo Raimundos Charlie Brown, Offspring, Etc. Só que quem popularizou o Ska no Brasil foi o Paralamas do Sucesso...

Então essas bandas eram horríveis, pois não tinham nehum espaço de divulgação
Pow, "prático", dizer isso é a mesma coisa que dizer que Villa-Lobos, Nina Simone, Ella Fitzgerald, Som Nosso de Cada Dia, Moto Perpétuo, Casa das Máquinas, Made In Brazil, Toninho Horta, Wagner Tiso, Leo Gandelman, etc não prestam, pois nunca foram populares ou tiveram divulgação... e que e que PO Box, Rougue, e é o Tchan são os melhores do mundo, já que as gravadoras investem bilhões na divulgação deles... Tu tens uma capacidade incrível de complicar as coisas...

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo

sem contar que era impossível fazer roquenrol sem dar uma copiadinha básica nos gringos, que foram os criadores da parada.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Bom Claudio,

Agora já estamos entrando no 'underground'. Estamos falando de músicos que não faziam sucesso e que não eram 'espelho' da juventude da época. E todos os que você citou, não começaram carreira nos anos 80, as influências de todos os citados são anteriores, bem anteriores a 80.

"... Os anos 70 terminaram muito bem para o Azymuth. Em 78, Bertrami, Alex e Mamão acompanharam Flora Purim em uma turnê americana que foi de costa a costa. ..."

Flora Purim é uma cantora brasileira que mora a décadas nos Estados Unidos.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


mais sobre o Azimuth

" ... Apesar de sempre bem posicionados nas paradas internacionais de jazz, esses discos só saíam no Brasil por iniciativa dos músicos. "Quase decidimos morar nos Estados Unidos", conta Mamão. "

Pois é meus amigos, nos anos 80 era muito mais difícil fazer música brasileira instrumental e gravá-la no Brasil.

Claudio Natureza
Veterano
# ago/05
· votar


Prático

vc tem razão nesse ponto, muitos que eu citei começaram na década de setenta, mas vc não pode negar que a década de oitenta foi a única em que o rock dominou as paradas de sucesso.

e não acho de maneira nenhuma que aquela geração era alienada e sem identidade, pois as músicas tinham alto grau de contestação, apesar de serem inspiradas em música gringa.

enfim, faltou qualidade instrumental, mas sobrou rebeldia, grandes shows, figuras polêmicas, enfim, boa parcela do que forma o bom e velho roquenrol.

enuqnato hoje em dia, putz, cópias de Iron Maden e bandas de hardcore ou emocore, realmente não dá pra comparar, pois apesar de hoje haver caras mais virtuoses, FALTA IDENTIDADE...

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Não podemos esquecer da Marisa Monte, que surgiu nos anos 80, entre outros nomes "não rock an roll"

Claudio Natureza
Sou do Rio. mas naun temnho naun. Se souber alguma coisa. me diga: albertoellobo@yahoo.com.br Qlqr coisa te aviso!


Prático
Ah sim! já ia me esquecendo. A Bossa Nova, que tu defende em outros tópicos do forum (e que eu particularmente tb curto muito) é um chamada de jazz fusion (uma fusão de jazz e samba)...

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Cláudio Natureza

e não acho de maneira nenhuma que aquela geração era alienada e sem identidade, pois as músicas tinham alto grau de contestação, apesar de serem inspiradas em música gringa.

Cláudio, fazer música de protesto depois do término da ditadura, ou na época "enfraquecida" da mesma é fácil. Difícil era fazer o que fez Chico Buarque, Caetano e outros, que desafiaram os piores anos do regime. Pelo que me consta, o único roqueiro realmente perseguido pela ditadura foi o Raul! o bom e velho Raul!


Alberto

A Bossa Nova não é Jazz nem Samba. Ela possui influências do Jazz sim, mas se você analisar tecnicamente as melodias e as harmonias, vai perceber que muitas melodias da Bossa nova têm mais haver com o nosso choro (ex. chega de saudade), e que as harmonias têm uma natureza até mais complexa do que as utilizadas em geral no Jazz.


Vocês estão pegando várias opiniões minhas e generalizando. Eu apenas até agora duas coisas:

1 - Legião é pobre "artisticamente" !
2 - Nos anos 80 se aprofundou a alienação do jovem em relação a sua própria cultura! Pois as bandeiras deixaram de ser Chico Buarque, Milton e Caetano e passaram a ser Legião, Paralamas etc. Que para mim estão associados puramente com música de fora do país.

Não disse em nenhum momento que tudo o que é de fora do Brasil é ruim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ANOS 80 SIM, E DAÍ?