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Mensagem |
heathcliff Veterano |
# jul/05
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Paulo Feresin
to com uma ligeira impressão que vc não entendeu o que eu expliquei mais em cima...
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Paulo Feresin Veterano |
# jul/05
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heathcliff
pelo q eu entendi, na meia diminuta, a 7ª é maior.. ou menor? haha
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Fabio Camilo de Souza Veterano |
# jul/05
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heathcliff
Paulo Feresin
Naum digo q naum existe, digo q na partitura, sem modulaçoes, ou emprestimos modais, vc naum encontra esse intervalo dessa maneira, e sim, em forma de Bb - C. a escala q tem isso, eh Fa maior, note.
F - G - A - Bb - C - D - E - F assim eu encontro.
F - G - A - A# - C - D - E - F assim creio q teoricamente esta errado, pq tem 2 As.
sua relativa menor:
D - E - F - G - A - Bb - C - D
Harmonica
D - E - F - G - A - Bb - C# - D
Melodica
D - E - F - G - A - B - C# - D
Note, q nenhuma nota se repete, esse eh o certo. Por isso q as vezes se axa E#, ou B#, em partituras, quando a algum emprestimo modal, eh um bagunho complicado.
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Fabio Camilo de Souza Veterano |
# jul/05
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Porem, existem cliches, como a Blue note, e a Harmeolio, q tem a nota harmonica ea 7a natural tb, mas nunca vi disso em analizes, pra mim eh segunda. ouve troca de escala.
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heathcliff Veterano |
# jul/05
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Paulo Feresin
menor cara
7 = sétima menor
7M = sétima maior
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Paulo Feresin Veterano |
# jul/05
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heathcliff
blz!
valeu!!!!!!!!!
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rpolvora Veterano |
# jul/05
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Bom, entre lá e do é uma terça, a escala de lá ó o seguinte:
la, si, do#, re, mi, fa#, sol#
O intervalo entre la e do é uma terça menor, pq tiramos o sustenido que existia em do e voltou meio tom, no caso de la# e do seria uma terça maior, pq acrescentamos um sustenido no la e tiramos o sustenido no do, ou seja, é a mesma coisa do intervalo entre la e do#, que está dentro da escala.
Se estiver confuso me falem.
Valeu
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AngeloMarsili Membro Novato |
# dez/16
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Tomando como base o estudo de intervalos nas partituras, classificando os intervalos com base nos espaços e linhas, qual é a nomenclatura de um intervalo de quinta com 5 semitons e um intervalo de quinta com 9 semitons?
Tive essa dúvida no caso de acidentar a nota mais alta para um sustenido e a mais baixa para um bemol ao mesmo tempo (9 semitons), ou a nota mais baixa para sustenido e a mais alta para bemol (5 semitons).
Um exemplo desse caso seria um intervalo Gb - D# (9 semitons) ou G# - Db (5 semitons). No livro que estudo, o autor chegar a representar esses intervalos como de quinta, mas na tabela não existe classificação de quinta para 5 ou 9 semitons.
Sanaria uma grande dúvida minha quem pudesse responder. Abraços.
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LeandroP Moderador |
# dez/16
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AngeloMarsili
Não faz sentido usar # em uma nota e o b em oura, e vice-e-versa. Pra isso você pode fazer uso da enarmonia, que é um nome diferente pro mesmo som. E por isso essa confusão com o intervalo de quinta.
Só temos 3 tipos de quinta: a quinta justa, a quinta aumentada e a quinta diminuta. Não dá pra chamar de quinta mais que aumentada ou quinta mais que diminuta. Em vez disso, use a enarmonia e escolha outra nota pra representar o intervalo e facilitar a escrita/leitura.
O intervalo proposto Gb - D# pode ser Gb - Eb ou pode ser F# - D#
Temos aqui um intervalo de 6a maior.
O outro intervalo proposto G# - Db pode ser G# - C# ou Ab - Db.
Temos aqui um intervalo de 4a justa.
Entenda que a pauta aceita tudo o que você escreve, mas não é por isso que temos que complicar a escrita. Não há necessidade de utilizar dois acidentes opostos. Respeitar a armadura de clave torna a escrita e a análise muito mais fácil.
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