duvida sobre intervalos!

Autor Mensagem
prescot_san
Veterano
# jul/05
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Pede teu dinheiro de volta cara heheheh

prescot_san
Veterano
# jul/05
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To zuando, mas na minha opinião é uma segunda...

Sincero
Veterano
# jul/05
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prescot_san

Bem cara pelo menos eu aprendi assim heheheh

Paulo Feresin
Veterano
# jul/05
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é uma terça.... num tem como ser uma segunda!!!!!!!!!!!!!!!

prescot_san
Veterano
# jul/05
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Claro que tem, 1 tom = segunda

Dimebag Darell
Veterano
# jul/05
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o mestre maniac me explicou como funciona esse trem ...

eh aquelas propagandas q passa no meiu da novela e nos pogramas de televisaum ... (cuticao)

eu acho ki eu naum sei como funciona intervalos msm (digo no termo musical)

Paulo Feresin
Veterano
# jul/05
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prescot_san
sim... mas no caso é uma terça!
[]s

prescot_san
Veterano
# jul/05
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Não é não

heathcliff
Veterano
# jul/05
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Merda. Se não existissem as porras dos sustenidos e bemois não teria mais esses problemas

não dava pras notas serem:

A B C D E F G H I J K L

ia ser mto mais facil...

LeandroP
Moderador
# jul/05
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heathcliff

Pode ser. As notas são suas e você chama do jeito que você quiser.

heathcliff
Veterano
# jul/05
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LeandroPanucci

Se fosse tão simples assim...então como dialogar com outros músicos?

Cara, dá uma lida aí pelo tópico, ele ta precisando de uma esclarecida e você bem que podia ajudar agente.

Abraço

LeandroP
Moderador
# jul/05
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heathcliff

Vou dormir agora porque tenho que trabalhar cedo amanhã (dá até coceira escrever trabalho hehehe)... é um trampo temporário, por isso estou um pouco ausente.


Se fosse tão simples assim...então como dialogar com outros músicos?

Aí é que mora o segredo. Na sua cabeça você chama do jeito que quiser, mas com outros músicos é melhor respeitar o nome das notas, senão ninguém entende... e isso é mundial, sem fronteiras.

Alex Pires
Veterano
# jul/05
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Sincero
Em nenhum momento eu disse que não existia 3a aumentada ou 6a diminuta. Eu disse que a maneira correta é a que abre mais brechas para coisas estranhas como essas citadas acima.

Eu dou aula de guitarra e sei como é dificil e chato ensinar intervalos da maneira correta. O que eu geralmente faço é ensinar da maneira convencional, com todos os aumentados, justos e diminutos...Depois eu falo pro aluno que ele deve sempre escolher aquilo que ele acha mais facil.

Por exemplo citando o intervalo que tanto gerou discordia aqui no site.

A# => C = 3a diminuta.

Basta você usar a enarmonia de uma maneira inteligente...

Bb=> C = 2a maior.

As duas classificações estão certas, agora qual delas você prefere utilizar no seu dia a dia?

=)

heathcliff
Veterano
# jul/05
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o que é enarmonia?

prescot_san
Veterano
# jul/05
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enarmonicos = sons iguais com nomes diferentes

heathcliff
Veterano
# jul/05
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prescot_san

esse eu entendi, mas enarmonia seria o que? o estudo desses sons com nomes diferentes?

Alex Pires
Veterano
# jul/05
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heathcliff
Enarmonia é apenas isso... O que eu quis dizer no post anterior é que como tanto A# quanto Bb possuem o mesmo som.

Agora naquele caso eu usei uma possibilidade de enarmonia para facilitar minha vida. Que é o que geralmente o pessoal faz.

Por exemplo:
C# => E# = 3a maior

Como a nota E# é uma nota muito pouco utilizada eu mudaria a tonica para Db. Ambas são a mesma nota mais facilita na visualização

Db => F = 3a maior

É mais ou menos isso...

heathcliff
Veterano
# jul/05
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Alex Pires

C# pra E# é 3ª maior, mas...

Se fosse C# => F aí seria uma quarta diminuta certo?

eu estaria aplicando a enarmonia nesse meu raciocínio?

LeandroP
Moderador
# jul/05
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heathcliff

Se fosse C# => F aí seria uma quarta diminuta certo?

Certo!

Paulo Feresin
Veterano
# jul/05
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nossa, rendeu heim?

hehe

heathcliff
Veterano
# jul/05
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duzentézimo post desse tópico!

=P

Paulo Feresin
Veterano
# jul/05
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heathcliff
e o panucci ainda não respondeu huahaau

Paulo Feresin
Veterano
# jul/05
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aproveitando o topico:
uma triade diminuta é qnd a 1º terça é menor e a segunda tbm certo?
mas como é qnd ela é meio diminuta???

Vinicius PF
Veterano
# jul/05
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o dia q eu souber isso posso morrer feliz haha

Vinicius PF
Veterano
# jul/05
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PS: nao sei nada de teoria

LeandroP
Moderador
# jul/05
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mas qual é a dúvida sobre intervalo?

heathcliff
Veterano
# jul/05
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Paulo Feresin

Que eu saiba pra ser diminuta tem que ter sétima, então não existe tríade diminuta, existe uma tétrade, e a sua formação é essa:

T 3m 5- 7-

Já a tríade meio-diminuta tem essa formação:

T 3m 5-


LeandroPanucci

1) Qual seria a classificação desse intervalo: A# => C?

* Não se pode chamá-lo de Segunda Maior, visto que de A para C sempre será uma terça, portanto é uma terça diminuta, certo?
* Porêm se o intervalo for de B => C aí sim seria segunda maior, certo?
* Eu usei a tal da enarmonia no meu raciocínio caso a pergunta acima for positiva?

outra.

Temos a escala de Ab MENOR, montando ela eu encontro as seguintes notas:

Ab A# B Db D# E F#

* O correto seria ordenar as notas de forma que elas ficassem na ordem de A B C D E F G certo?
* Então ficaria assim:
Ab Bb Cb Db Eb Fb Gb
certo?
* Caso as duas respostas acima sejam positivas, podemos concluir que as notas Cb e Eb EXISTEM certo? e consequentemente B# e E# certo? essas notas já citadas e essas putarias tipo dobrados bemóis e dobrados sustenidos existem unicamente pela nescessidade de ordenar as notas como eu expliquei acima certo? existe outro motivo?

a última:

O modo lídio, tem uma quarta aumentada certo?

Seria errado nomear essa quarta aumentada uma quinta diminuta certo? porque assim ia ficar um "buraco" na formação da escala, duas quintas e nenhuma quarta.

Para dar nome aos graus da escala, é nescessário que se tenha uma tônica, uma segunda, uma terça e por aí vai certo? sem repetir nem faltar, na ordem? por exemplo, uma escala com uma terça menor e uma terça maior ao mesmo tempo, o correto seria nomear a terça maior de quarta diminuta, certo?

pqp, foi mal essa porrada de pergunta, mas acho que as dúvidas (pelo menos as minhas são essas) hehehe

vlw ae panucci

LeandroP
Moderador
# jul/05
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heathcliff

Pelo o que eu entendo de enarmonia o seu pensamento está certo em relação ao A# e C, mas acho que isso não se aplica.

As duas respostas estão corretas, eu penso a mesma coisa.

E sobre o modo lídio também penso da mesma forma.

Acho que você pode seguir essa linha de racicínio que dá certo.

Eu não posso afirmar nada porque não tenho formação acadêmica e cheguei a essas conclusões pensando, do mesmo modo que você fez.

É por aí.

heathcliff
Veterano
# jul/05
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LeandroPanucci

=]

eu aprendi isso tudo aí aqui no fórum hehe podiam ter mais tópicos assim...

mas aqui, o lance dos dobrados bemois e dobrados sustenidos, eles existem justamente pela nescessidade de "ordenar" as notas ou existe um outro motivo?

LeandroP
Moderador
# jul/05
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heathcliff

Num acorde diminuto, onde a sétima é diminuta, o dobrado bemol entra também.

C diminuto:

C - Eb - Gb - Bbb

Veja que o Bbb é sétima diminuta (tem gente que pensa que é Big Brother Brasil hehehe)

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