Transporte da guitarra no avião

Autor Mensagem
gucrispim
Veterano
# jun/12
· votar


MMI
Segundo o site da ANAC - Para vôos nacionais: Nas aeronaves com mais de 31 assentos, cada passageiro (adulto ou criança) tem direito a 23 Kg de bagagem (franquia de bagagem). Pode-se despachar mais de um
volume, desde que o peso total não exceda esse limite.

Fonte: http://www2.anac.gov.br/dicasanac/pdf/novo/anac_panfleto_bagagem.pdf

keyjenn
Veterano
# jun/12
· votar


MMI
bem, eu já viajei várias vezes pela tam e ia com mochilas e malas. Nunca paguei excesso de bagagem. E da última vez, eu estava com uma mochila, uma mala média e meu violão. Levei o violão na cabine, como bagagem de mão e meu irmão levou minha mochila como a bagagem de mão dele. Acho que o lance dos 23kg é pra quem leva aquelas malas enormes, não no meu caso que era uma média e uma mochila. De qualquer jeito, eu vou levar uma mala e a minha guitarra. Se eles pedirem pra despachar, não vou poder fazer nada. Mas também não vou pagar como excesso não pois já viajei com esses e muitos outros itens e não paguei. Acho muito digno deixar o músico levar o seu instrumento, pois eles não sabem o tamanho da importância de tal para nós. Mas eu não sou famosa, então se eles quebrarem, no mínimo eu posso colocar na justiça e o processo vai rolar durante anos. É assim no Brasil, certo?

gucrispim
se a atendente barrar o Touquinho, aí ela será demitida, por tamanha ignorância KKKKK

keyjenn
Veterano
# jun/12
· votar


gucrispim
vou levar uma mala de uns 6kg e se mandarem minha guitarra como bagagem despachada, acrescenta os 7kg dela. Ainda não á 23kg. Então não devo me preocupar com o excesso de bagagem e sim se não vão me deixar levar na cabine.

Uma vez eu vi um cara e suas 2 filhas tipo, morrendo carregando malas, fazendo as filhas crianças carregarem, tudo pra não pagar o excesso de bagagem. Aí é sacanagem, se tiver gente assim no avião que eu pegar não terá espaço pra guitarra mesmo. Levar nos pés nem pensar né? Uma vez a mulher que estava do meu lado, tinha levado travesseiro pra dormir e a aeromoça mandou sentar em cima ou colocar atrás das costas.

Maxaug
Veterano
# jun/12
· votar


Trouxe uma no começo do ano. Não comprei case.

Comprei a guitarra e um gigbag. No aeroporto, levei pra cima do avião e pedi pra uma aeromoça pra guardar em um dos armários que eles têm lá. Expliquei que mesmo com case se fosse no compartimento de cargas ia dar merda e tal, liberaram de boa. Recomendo fazer isso.

keyjenn
Veterano
# jun/12
· votar


Maxaug
você pediu pra aeromoça guardar nos armários da cabine? Foi na TAM?

Blueman
Membro
# set/14
· votar


Pessoal,
dando uma atualizada neste tópico.
Recentemente tive a oportunidade de viajar aos Estados Unidos de costa a costa com a minha guitarra. A guitarra estava com seu soft bag. Como nos Estados Unidos não tem essa de "jeitinho" resolvi me informar antes de entrar no avião. Me deram a dica de comprar o "boarding upgrade" que simplesmente me dá o direito de embarcar no grupo 1 e foi super barato. O meu receio eram os aviões pequenos que não tem armário para casacos, neste caso coloquei a guitarra na parte de cima ocupando o espaço de duas malas carryon. Depois que o pessoal começa a lotar o avião, naturalmente o pessoal se dá conta que naquele espaço cabem apenas mochilas e respeitam o fato que a guitarra foi embarcada primeiro. Nos aviões maiores (caso do trecho internacional até o Brasil) se prontificaram a colocar a guitarra no armário de casacos sem nenhum problema.
Em nenhum momento me questionaram o fato de despachar a guitarra e creio que seja pelo fato de eu ter embarcado primeiro.
No raio x dos diversos pontos de security também não tive problema algum.

Jager_Br
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: Jager_Br
· votar


Pessoal, revivendo o tópico.

Viajo agora em junho pros EUA e to pensando em trazer uma Squier Classic Vibe, 399 doletas.

Esse valor entra tranquilo né? Preciso declarar algo?

Preciso de uma case pra transportar no avião ou softbag já resolve? Ainda é tranquilo embarcar na American Airlines como bagagem de mão? Ouvi dizer sobre uma página da FAA onde é descrito como obrigatório o transporte de instrumentos como bagagem de mão, alguém sabe onde encontro isso?

Aguardo a ajuda de vocês!

marcelosz
Membro Novato
# mar/16
· votar


Jager_Br
Eu já trouxe uma PRS num hard case retangular despachado (Copa Airlines), e uma Epiphone num hard case formato Les Paul como bagagem de mão (American Airlines). Nesse último caso a aeromoça até colocou num compartimento delas lá na frente da cabine (até brincou comigo se eu ia fazer um show no avião... kkk).

Hoje eu vejo que é tranquilo trazer como bagagem de mão sim... pode até ser num gig bag.

399 doletas você está tranquilo, está abaixo de 500. Quando eu trouxe a PRS, que custou cerca de $800, paguei imposto sobre a diferença, ou seja $300 dolares. Mas paguei feliz pois uma guitarra dessa aqui é caríssima (além de praticamente impossível achar).

Izzy Dragon
Veterano
# mar/16
· votar


Já viajei com minha Schecter em soft bag como bagagem de mão pelos EUA, br e zoropa.

Simplesmente não pedi permissão, entrei no avião carregando a guitarra e deu. Minha única dica seria tentar ir pra fila de embarque o mais cedo possível pra ter uma chance melhor de achar um espaço bom no guarda volumes sem que venha alguém jogando mochila pesada em cima.

Hitman
Veterano
# mar/16
· votar


Compre seu assento na parte mais traseira do aviao possivel, assim voce sera um dos primeiros a embarcar.

Aerolinhas nos EUA sao obrigados a te deixarem a levar a guitarra dentro do aviao.

Eu nao gosto de bag mas isso facilitaria caso voce fosse pegar um voo domestico.

Eu mesmo ja carreguei guitarras (LP num hardcase) dentro de aviao aqui no Brasil mas acredito que nao eh a regra.

lamas92
Membro Novato
# out/18
· votar


Como relato recente, comprei uma guitarra fora do Brasil há pouco e me deparei com o problema de "como trazê-la inteira"...
Comprei uma bag tipo mochila e foi tranquilo. Nos voos curtos, não me encheram o saco. Vim com ela literalmente comigo, entre as pernas, até porque não cabia no compartimento superior. (Não sei se não viram ou não se incomodaram...)
Nos voos mais longos, me pediram para deixar no armário durante a partida e chegada, mas deixei lá direto. Fui pessoalmente e fiquei receoso de escorregar e bater com o head stock (LP), mas não aconteceu.
A aeromoça estava nos explicando que eles não gostam, porque já teve gente que reclamou de danos e a tripulação toda acabou pagando...
Ao final, a alfândega. E o cagaço??
Lógico, fui parado! Até porque realmente, com uma guitarra nas costas não tem como disfarçar. Passei no raio-x e... me mandaram embora. (estavam atrás de laptops, mais especificamente MacBook).
Tranquilo.
Meu conselho é: traga como bagagem de mão (apenas um volume, no caso uma mala pequena, e um item pessoal, a guitarra - encheram o meu saco porque eu estava com uma bolsa na cintura, tipo esportiva com meus documentos, que caracterizaria mais um item) e peça para colocarem no armário.

Edson_Silva_01
Membro Novato
# nov/18
· votar


Eu já trouxe violão desta forma. mas agora o pessoal ficou mais rígido. semana que vem farei mais um bate e volta (1 semana), pretendo trazer uma strato, mas desta vez vou tirar o braço e trazer dentro da mala. chegando aqui monto novamente. acho mais tranquilo.

lamas92
Membro Novato
# nov/18 · Editado por: lamas92
· votar


desta vez vou tirar o braço e trazer dentro da mala. chegando aqui monto novamente. acho mais tranquilo

Não precisa... Na verdade, pode até ser pior, porque as malas eles jogam de qualquer jeito, colocam peso em cima, o treco vem num ambiente exposto a uma baixíssima temperatura e vc vai ter que regular tudo de volta quando chegar...

Como bagagem de mão ela está mais ao alcance dos seus olhos. Só recomendo uma capa que tenha espuma, para proteger mesmo. Naquelas fininhas eu não confiaria...

Aliás, passei a perceber que a quantidade de gente que leva instrumentos em voos não é pouca não...

Depois fala pra gente como foi.

Gabezorx
Membro Novato
# nov/18
· votar


lamas92
Tu não chegou nem a declarar a guitarra quando chegou no Br? Não teve que pagar nenhum imposto ou o valor foi dentro da cota?

lamas92
Membro Novato
# nov/18
· votar


Gabezorx
Não declarei nada...
As experiências anteriores declarando foram ruins. O pessoal fica puto com o trabalho que dá.
Eles querem é o muambeiro profissional e laptops, mais especificamente MacBooks.

Mas se estiverem de má vontade ou fazendo pressão por aumento, fudeu.

Dessa vez eu tinha realmente chutado o balde... Vim com PS4, jogos aos montes, caixas JBL, fone BOSE, um monte de souvenirs grandes (nada caro, mas eram lembranças pra casa e presentes pras crianças e pros pais) ainda embalados nas caixas... e a guitarra.
Eu comprei a capa mais vagabunda que tinha (não era case) e coloquei a guitarra dentro.

O cara da loja até perguntou se eu queria uma nota menor, mas como passou pouco, não esquentei.. Depois é que olhei a quantidade de itens e vi que passava em muito a cota...

Pra fechar o cagaço, uma amiga pediu pra trazer uma máquina de foto. Disse que sim, sem estresse.
Daí chegou 4 quilos de coisas (flash, tripé, lentes, etc) em mais U$1500 de equipamentos. Achei mesmo que ia dar merda...

E realmente a guitarra chamou a atenção. Ainda entrei no meio de um grupo grande, mas o cara sacou a mim e a minha esposa pra revista.

Passou tudo no raio-x e me liberaram. Tipo, "viu, passei alguém".
Nem quiseram saber de marca, nada.

Imagina uma custom shop ou uma Gibson comprada lá e o preço aqui... a diferença.
Imaginei que vindo por Miami ia dar problema, mas não foi o que aconteceu, graças à Deus!

Pé de chinelo
Veterano
# set/19
· votar


Boa noite pessoal, alguém sabe informar como estão as regras atuais para transporte de violão / guitarra em aviões? Faz muito tempo que não levo e ouvi que as regras mudaram recentemente e que iria ter limite pras bagagens de mão. (Voo doméstico).

Ainda dá pra levar tranquilo como bagagem de mão?

Se levar como bagagem de mão dá pra levar uma mochila junto?

Valeu

Edson_Silva_01
Membro Novato
# set/19
· votar


Está sinistro. Como agora cobram para despachar os passageiros levam o que podem dentro da cabine.bmuitas vezes na porta do avião ordem para despachar sem custo porque literalmente não cabe mais nada .se os comissários forem camaradas eles colocam junto com os casacos, mas pode estar cheio ou os comissários criarem caso. Semana passada comprei uma SX em Florianópolis, como era para fazer upgrade, desmontei o braço e trouxe dentro da mala. Para não arriscar...

Pé de chinelo
Veterano
# set/19
· votar


Edson_Silva_01

O problema é que violão não dá pra desmontar o braço né, e ter que soltar o braço toda vez que for levar uma guitarra é complicado, uma guitarra nova ok pq vai ter q trocar cordas, regular etc

fontes_rio
Veterano
# set/19 · Editado por: fontes_rio
· votar


As guitarras TOP da Ibanez vem com um case excelente: mobilidade zero. Com um case assim acho que não haveria problema para a guitarra....já o case.

Pé de chinelo
Veterano
# set/19
· votar


fontes_rio

Eu ainda prefiro levar numa bag boa comigo na cabine, o trabalho daqueles caras que carregam as bagagens no pátio dos aeroportos é muito porco, não tem cuidado nenhum com nada

T-Rodman
Veterano
# set/19
· votar


coincidentemente apareceu um video na feed do youtube sobre o que falar e fazer quando se viaja com instrumento


Pé de chinelo
Veterano
# set/19
· votar


T-Rodman

Interessante mas isso tudo já é de meu conhecimento pq já viajei várias vezes com instrumentos, o que eu estou em dúvida é sobre as novas regras que entraram em vigor recentemente no Brasil, pq teoricamente pelo novo limite estabelecido, guitarra e violões ultrapassam as medidas máximas e teriam que ser despachados.

T-Rodman
Veterano
# set/19
· votar


sim, no BR tem essa que as cias aéreas brasileiras 'inventaram' equiparando-as com as ultra low cost lá fora (só esqueceram que uma passagem aérea da ryanair custa 20EUR lá, e vc paga quase que isso pra mais pra despachar a mala).
Mas o importante aí foi o que ele citou - tem de consultar antes, abertamente com a cia aerea. Pode ser que seja o caso de fazer o despache dentro da area de embarque, onde a pessoa que pega seu bag te devolve na saida, e esses itens não são levados ao porão como as malas despachadas, e sim deixadas em uma área de bagagem que os próprios comissários acessam (tem isso no video também). E mesmo nesse caso, declaradamente, ele já descartou AA e United porque eles não tem esse serviço e tem um histórico péssimo para tratamento de instrumentos musicais (aquele video do cara que a United quebrou o violão dele, lembra? rs)
https://www.youtube.com/watch?v=LvAN7wE_D5U

amplexos

T.

Pé de chinelo
Veterano
# set/19 · Editado por: Pé de chinelo
· votar


T-Rodman

Sim, lembro perfeitamente do "United Breaks Guitars" rs

Acho que o lance é usar uma bag boa e reforçada e consultar antes a companhia aérea que for viajar.

Isso que vc falou é verdade mesmo, no Brasil as companhias aéreas cobram preços absurdos e oferecem serviço ultra low cost.

master_splinter
Membro Novato
# set/19
· votar


trabalho em aeroporto. (nao é grande de capital, é no interior) recentemente tenho visto gente com violao e guitarra nas costas embarcando e desembarcando normalmente nos voos da azul e da gol.

Pé de chinelo
Veterano
# set/19
· votar


master_splinter

Obrigado pela informação amigo!

fontes_rio
Veterano
# set/19
· votar


Para ir com Bag tem que ter certeza que vai poder levar o instrumento consigo.
O melhor mesmo é entrar em contato com a companhia aérea e torcer para que não te passem informação errada....porque isso acontece.
Bag em compartimento de carga é suicídio.

Pé de chinelo
Veterano
# set/19
· votar


fontes_rio

Verdade, e sempre tem o risco de vc entrar em contato com a companhia e te informarem uma coisa daí chega lá na hora de embarcar os caras falam outra, enfim não tem como ter certeza

Bag em compartimento de carga é suicídio.

Sem chance, se for assim melhor perder o voo do q o instrumento

JJJ
Veterano
# set/19
· votar


Pé de chinelo

E aí, camarada? Quanto tempo!

Seguinte: as empresas aéreas estão cada vez mais complicadas no que diz respeito à bagagem... Eu sempre tive receio de trazer guitarra de fora. Trouxe uma única vez, deu certo, mas eu fiquei com medo a viagem toda (porque ela ficou dentro da cabine, mas não comigo...).

Se for de braço parafusado, eu acho melhor separar e colocar em mala mesmo (e torcer pra não extraviar... rs).

Pé de chinelo
Veterano
# set/19
· votar


JJJ

Fala mano, blz?

Pois é, eu já levei várias vezes em voos domésticos, já trouxe dos USA tb uma vez, sempre foi comigo na cabine sem problema...mas ultimamente depois dessas novas regras e limites tenho ouvido várias histórias de pessoas que tiveram problema pra embarcar.

Acho que é meio loteria, vai depender da companhia, se o voo está cheio, do bom humor dos funcionários etc

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Transporte da guitarra no avião