Pra quem tem o curso de ouvido absoluto do David Burge

Autor Mensagem
luiz augusto
Veterano
# set/05
· votar


vira

prescot_san
Veterano
# set/05
· votar


Autumn Wishes
Não fale merda cara, existem os dois cursos, pra ouvido relativo e outro (esse) pra ouvido absoluto, só não faço, pq meu inglês ainda tá fraco...

prescot_san
Veterano
# set/05
· votar


Pow galera, baixem o bagulho lá

spy2k
Veterano
# set/05
· votar


Aussie Bloke

eu gravei uma nota no violão e deixo ela no repeat no winamp.
pra mim a diferença entre absoluto e relativo é como vc reconhece a nota.

existem notas que eu tenho certeza absoluta que são, não é necessário comparar de jeito nenhum, agora já tem outras que...

acho que com muita paciência e estudo se consegue adquirir um ouvido (talvez quase absoluto) muito bom.

as vezes eu bato na madeira por exemplo e fico pensando no ruído.
sem comparação alguma, se eu não sei a nota eu nem tento saber qual é.

não se deve chutar você tem que ter certeza (absoluto).

estou tentando baixar o método pelo emule mas acho que não vai começar nunca...

MAX II
Veterano
# set/05
· votar


Véio, é muito esforço pra nada. Vc soh precisa ter ouvido, saber que um lá é lá, que um sol é sol é tarefa de afinador eletrônico.

spy2k
Veterano
# set/05
· votar


MAX II

Po cara eu não penso assim.
Afinador eletrônico? isso aí tu só vai usar num show muito barulhento e olhe lá.

acho que todo mundo deveria ter OA. Isso tudo é tão engraçado, como que nós músicos que utilizamos o ouvido, a única coisa que importa na música, não sabemos diferenciar uma nota da outra?

prescot_san
Veterano
# set/05
· votar


MAX II
Véio, é muito esforço pra nada. Vc soh precisa ter ouvido, saber que um lá é lá, que um sol é sol é tarefa de afinador eletrônico.

Deixa de ser retardado cara, tu não entende nada, para de tocar guitarra, deixa o Guitar Pro tocar por vc.

Autumn Wishes
Veterano
# set/05
· votar


prescot_san
vai pesquisar sobre isso antes de querer argumentar

Michael Vlcek
Veterano
# set/05
· votar


caros, tipo, eu tenho ouvido absoluto, e na minha vida de estudo em conservatório (violão clássico) sempre escutei meus professores dizendo q isso é um dom de nascença e q eu devia agradecer por tê-lo, pq nao se aprende.

nao sei o q esse curso faz, mas acredito no seguinte: é possivel, se vc tiver um minimo de talento pra coisa, desenvolver um ouvido relativo. o absoluto, nao acredito, pq nao conheço nenhum exemplo prático q tenha funcionado.

tenho um amigo q ficava tão impressionado com essa coisa de eu reconhecer qq nota a qq hora, q resolveu aprender tb.
tipo, ele ficava todo dia "treinando" com uns textos q catou da net, e com o tempo percebi q ele melhorou muito na produção de backing vocals on-the-fly.

mas o mais curioso foi q ele começou a perceber as notas pelos intervalos.
exemplo: imaginem a sequeincia de G, Em, C, D.

ele nao sabia q era em G, mas se ele pegasse o violao, ele faria C, Am, F, G, q é a mesma coisa, mas em C.

depois descobri q ele passou entao a transpor tudo pra uma escala imaginária em C. Daí ele conseguia tirar qq musica tb, mas nao no tom certo.

Tipo, tou falando tudo isso, mas o q quero dizer é q o ouvido absoluto é, sim, uma vantagem em uma porrada de coisas, mas nao quer mesmo dizer q vc é fodão ou nao.
tipo, eu posso me dar ao luxo de chegar no ensaio de uma banda e tocar de primeira, só escutando o primeiro compasso - reproduzo na hora no segundo. tem gente q fica bolada, mas isso só é uma facilidade. de nada adianta saber isso se eu tocar mal!
eheh

entoa, pra resumir: eu nao acreditaria nesse curso, mas é sempre bom estudar MUSICA. faça aula de teoria musical, é sempre bom.

abraço

Autumn Wishes
Veterano
# set/05
· votar


Michael Vlcek
o problema é que o ouvido absoluto desafina com o tempo :T

Michael Vlcek
Veterano
# set/05 · Editado por: Michael Vlcek
· votar


bom
eu nao sei disso nao.
mas espero q, se for verdade, leve muito tempo pra isso me acontecer.
;-)

aliás, tem mais uma coisa curiosa
por causa desse negócio de saber as notas e tal, eu nunca presto atençao nas letras das musicas.
é até engraçado, pq eu escuto uma musica no rádio e já sei como é, entao se pedem pra tocar eu nem preciso pensar, mas eu nao sei o q cantar!!

eu praticamente nao sei letra alguma, a nao ser das musicas q realmente gosto, e isso é ruim....
ehhehe

MAX II
Veterano
# set/05
· votar


prescot_san

energúmeno, presta atenção no assunto e deixa de falar besteira

Michael Vlcek

Conheci um sujeito que tb tinha ouvido absoluto, era de família de ótimos músicos, mas ele mesmo era preguiçoso, nem chegou a aprender teoria musical, tocava piano de ouvido. Tirava qualquer música no piano e tinha esse mesmo problema de só prestar atenção nas notas, n sabia letra nem o nome da música, a galera tinha que cantarolar um trecho pra ele saber qual era a musica.
Eh isso aí.

prescot_san
Veterano
# set/05
· votar


MAX II
Cara, se tu não quer tentar aprender, azar o teu, eu pelo menos vou tentar.

prescot_san
Veterano
# set/05
· votar


E ninguém baixou o livro que eu subi, nunca mais upo algo, mal agradecidos

MAX II
Veterano
# set/05
· votar


prescot_san

Fica na sua que eu fico na minha. O tempo é seu, se quiser tentar, tente.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/05 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Voces vao gostar de ler isso(link abaixo)... eh interessante. Fala sobre o Lá de hoje que está padronizado na frequencia de 440 HZ, mas em outras épocas não havia padrao exato. Imagine um cara com ouvido absoluto em Lá 480 Hz (Bach) eheheh que q ele iria achar das musicas hj ehehe td desafinado? Um violinista q tocou com pavarotti por ex me contou que num ensaio da orquestra (ele pede para todos afinarem com o Lá em 438 Hz), mandou todo mundo parar de tocar e mandou o cara do oboé se n me engano, pode ser outro instrumento, reafinar o instrumento dele para Lá 438(a orquestra afina com ele). So que o cara tinha ouvido absoluto tbm e afinava em 440... ahah imagina o desespero dele tendo q tocar "um poco desafinado" ehehehe.

http://en.wikipedia.org/wiki/Pitch_(music)#Historical_pitch_standards

Suicidal_Joe
Veterano
# set/05
· votar


prescot_san
Porra!! Valeu velho pelo material....pena que meu ingles tb tah fraco....

MAX II
Veterano
# set/05
· votar


Voces vao gostar de ler isso(link abaixo)... eh interessante. Fala sobre o Lá de hoje que está padronizado na frequencia de 440 HZ, mas em outras épocas não havia padrao exato. Imagine um cara com ouvido absoluto em Lá 480 Hz (Bach) eheheh que q ele iria achar das musicas hj ehehe td desafinado? Um violinista q tocou com pavarotti por ex me contou que num ensaio da orquestra (ele pede para todos afinarem com o Lá em 438 Hz), mandou todo mundo parar de tocar e mandou o cara do oboé se n me engano, pode ser outro instrumento, reafinar o instrumento dele para Lá 438(a orquestra afina com ele). So que o cara tinha ouvido absoluto tbm e afinava em 440... ahah imagina o desespero dele tendo q tocar "um poco desafinado" ehehehe

Os orientais usam uma escala tonal meio diferente da nossa em sua canções antigas e típicas, a música parece estranha pra gente. Um professor me disse que eles usam tons que estão entre um tom e outro dos "nossos", imagine um kra de OA numa terra dessas...

Autumn Wishes
Veterano
# set/05
· votar


prescot_san
estou baixando o arquivo pra dar uma olhada

Michael Vlcek
Veterano
# set/05
· votar


putz, isso deve ser foda mesmo..
438 é aquela coisa, QUASE 440
fica sempre a sensação de q vc quer "subir" um pouquinho

mas sério, pelo menos pra mim, se todos estiverem juntos em 438, nao tem problema.
o foda é gente em um e gente em outro.
a menor desafinação já incomoda.

muito bom esse texto do wikipedia, valeu ae, cara

Aussie bloke
Veterano
# set/05
· votar


MAX II
paia neh brother.. eu nao tenho nada de OA, mas toco a pouco tempo..

Aussie bloke
Veterano
# set/05
· votar


prescot_san
valeu pelo handbook la! Acabei de baixar ele, vou dar uma olhada agora...

spy2k
Veterano
# set/05
· votar


sei lá se isso é de nascença mas teve um cara aqui, acho que era o "fernando tecladista" que desenvolveu o OA depois de quatro anos de música, "sem querer querendo".

comigo acontece muito raramente saber a nota das coisas e agora?
eu acredito que dá pra desenvolver sim.

Jack Malmsteen
Veterano
# set/05
· votar


Vcs nunca leram a história de David Lucas Burge?

Ele não nasceu com o ouvido absoluto, ai ele desenvolveu um curso pra ter e olha ele agora.

Dá pra ter ouvido absoluto sim, pô.

prescot_san
Veterano
# set/05
· votar


Com certeza dá pra aprender, óbvio que depois de uma idade vc tem um pouco mais de dificuldade, assim como qualquer outra coisa, mas isso não quer dizer que não vá aprender.

Michael Vlcek
Veterano
# set/05
· votar


acho q tem uma coisa aí.

o cara simplesmente tinha ouvido absoluto desde criança, mas por falta de conhecimento (e um pouco de prática tb), nao sabia exercer esse domínio.

veja meu caso: eu comecei a tocar violao com sete anos. Até entao, eu nao sabia q tinha ouvido ou nao.

mas depois de minha segunda aula, peguei um disco do Elvis e tirei todas as musicas, passando tudo pro tom de A (só sabia fazer A, D e E, eheh)

tipo, ng me ensinou isso, foi instintivo. O professor se assombrou na terceira aula.

isso nao se aprende, cara. Eu acredito q se vc TEM o ouvido, é questao de conhecimento vc ***descobri-lo*** e usufruir dele. Deve ser esse o caso.

falow

Jack Malmsteen
Veterano
# set/05
· votar


Cara, talvez não dê pra ter um ouvido absoluto, como se diz, mas dá pra chegar muito, mas muito perto. Talvez dê até pra confundir.
Hoje, minha empregada tava limpando o teclado e esbarrou na tecla e o teclado estava ligado. Eu descobri rapidamente que a nota era D. Não sei como.
Minha prof de piano sabe cantar todos as notas perfeitamente e sem contar, que quando eu erro uma nota e ela diz: "É ré!". E ela não teve esse dom.
Outro exemplo é o0 Steve Vai. Ele diz q não tem esse talento, mas claramente ele já confundiu muitos inciantes com o seu ouvido.
O David Burge não nasceu com esse dom, mas o desenvolveu.

prescot_san
Veterano
# set/05
· votar


Michael Vlcek
Então cara, vc não sabia que tinha, mas quando descobriu que tinha foi rapidão pra pegar as coisas, esse David Lucas Burge desenvolveu o ouvido absoluto sem ter nascido com isso, como disse o colega aí em cima, ele teve que aprender a ouvir as notas direito, não foi igual o seu caso. Então, se ele conseguiu, com certeza qualquer um pode conseguir tbm

Quem nasceu com isso tem bastante sorte, mas quem não tem, o jeito é correr atrás e não ficar se lamentando: "ah! que merda, nunca vou ter esse negócio", isso pra mim é preguiça de aprender, são os que definitivamente nunca vão desenvolver o ouvido.

Michael Vlcek
Veterano
# set/05
· votar


eu tava vendo hj uma comunidade no orkut sobre o assunto, e as opiniões se dividem.
tem os q juram q dá pra aprender, e os q acham q não dá, q as pessoas q acham q aprenderam na verdade não compreendem realmente o q é o absoluto.

eu prefiro ficar alheio pq nao tenho embasamento científico pra dizer se dá ou nao dá, mas reitero q acho esquisito, pq sempre escutei meus professores dizerem q é dom de nascença e q nao se aprende.

mas nao duvido q o cara do curso tenha melhorado horrores e adquirido uma percepção muito boa. A questao q fica é "será q a percepção q ele adquiriu é idêntica, por exemplo, à de uma pessoa q tem isso desde pequeno e q nasceu com isso?"

Se essa pergunta for respondida com um afirmativo, então está provado q ao menos no caso de "músicos", é possivel aprender.

agora, qq um, nao dá mesmo, cara. Pega um desafinadão aí, tem um monte de gente assim, eles nunca vão aprender. é a total falta de aptidão pra coisa, assim como tem gente q só consegue desenhar bonecos com pauzinhos (meu caso!! eheh)

falow

nobre
Veterano
# set/05
· votar


Quanto a quem tava tentando pegar, qual é o arquivo exato no emule? Eu tava vendo que tem os Relative pitch em 5 cds, e o Perfect Pitch era uma arquivo só, de 471mb. Tou baixando ele, link é ed2k://|file|David.Lucas.Burge.-.Perfect.Pitch.Ear.Training.with.Handb ook.zip|494112841|359F3674BA068EA6C4EE996EB47EB108|/ e foi rápido conseguir baixar, não tive problemas com fontes não. Tou pegando aqui, junto com o handbook que vem no mesmo arquivo. O foda é ter tempo de ouvir ele todo e treinar junto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pra quem tem o curso de ouvido absoluto do David Burge