Golden Les Paul eh boa?

Autor Mensagem
Danilovsks
Membro Novato
# set/17 · Editado por: Danilovsks
· votar


SkyHawk
Eu acredito em você...
Como eu disse ali em cima, não tenho preconceito nenhum com instrumentos brasileiros, desde que sejam bem montados.
A sua é muito bem montada.. Na verdade, acho que as GSH 570 possuem os captadores Wilkinson sim, elas são mais bem montadas.
Eu me confundi, os vídeos que vi que diziam que os capadores poderiam não ser Wilkinson, falavam apenas dos modelos GLD160 Les Paul.
Mas as GSH 570 parecem ser muito mais bem feitas que as Les Paul....
Com relação a ter o braço colado, isso influencia na questão do sustain... Mas isso também vai depender da madeira.
Mas é claro que, tendo a mesma madeira, os colados tem um sustain bem melhor.
Me desculpem pela confusão...

Danilovsks
Membro Novato
# set/17
· votar


JJJ

Eu realmente não sei se é verdade... Já vi alguns Luthiers dizendo que não são originais, no modelo Les Paul.
Mas, assim como tem gente elogiando guitarra ruim por ser Endorser, também pode ter o inverso.
Um cara que sempre fala isso e repete, é o Gilney Parson... Sempre que perguntado, ele crava que não são Wilkinson.
Mas vai saber, né?
Kkkkkkkkk

SkyHawk
Membro
# set/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Danilovsks
Só um detalhe, tenho a impressão que essas Goldens não são brasileiras e sim "Chinesas" ou Asiáticas de algum lugar. Acho que saem daquelas fábricas que produzem sob encomenda para qualquer um e colocam a marca que o cliente quiser.

Danilovsks
Membro Novato
# set/17
· votar


SkyHawk

Sim, essas novas, depois de 2000, são fabricadas na China...

thiago stteffen
Veterano
# set/17
· votar


Eu nao sabia que a eagle é a antiga golden. Procede mesmo a informação?

Lelo Mig
Membro
# set/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


thiago stteffen

"Eu nao sabia que a eagle é a antiga golden. Procede mesmo a informação?"

Procede...

Eu não sei direito qual foi o esquema, se foi compra, direitos de distribuição, união de empresas, mudança de nome... mas a "linha" Golden e, também a Hofma, são listadas e disponibilizadas no site da Eagle.

http://www.eagle.com.br/g_listaprod_cordas.asp?txtidarea=54

thiago stteffen
Veterano
# set/17
· votar


Lelo Mig

Eu nem imaginava.

Já toquei nessa les paul "nova" da golden. Apesar de achar meio feia pelas fotos, pessoalmente me impressionou, mto melhor do que as fotos que eu tinha visto. Só os captadores que não gostei com esse H preto deles. O som é razoável pelo que custa, mas nao curti o braço. Não sei se é a madeira do braço, ou se é a peça que eu testei. Achei que as cordas nao deslizavam, o braço segurava um pouco a corda ao dar um bend por exemplo. Mas não é horrível e mto longe de ser um instrumento "intocável". Achei honesto, pena que esses dias eu vi uma custando 1400 reais em uma loja em osasco. Mto caro pelo que entrega e aí já era negocio pegar uma condor por exemplo. abrs.

Neto_SP
Membro Novato
# set/17
· votar


Essas guitarras chinesas que levam a marca Golden são um produto de segunda linha, não se pode compará-las em pé de igualdade aos produtos de ponta.

Pelo que constatei no corpo de basswood de uma GLD Series de 2009, houve o emprego de partes cuja madeira estava em condições questionáveis, fora que no exemplar em questão há algumas falhas cosméticas de fábrica.

As ferragens são de qualidade razoável, sendo que as tarraxas são um pouco instáveis.

Acredito que o emprego dos Vikinsons sejam originais. No caso, deve ser algum produto China de baixo custo, mas não uma falsificação.

Danilovsks
Membro Novato
# set/17
· votar


thiago stteffen

Na verdade a Golden foi processada pela Ibanez, por copiar seus modelos de guitarras, no começo dos anos 2000... Aí a Golden mudou o nome pra Eagle enquanto rolava o processo. Assim que o processo foi finalizado, a marca voltou a ser Golden.

Danilovsks
Membro Novato
# set/17 · Editado por: Danilovsks
· votar


Neto_SP

Basswood é uma madeira bem complicada... Existe muito instrumento bom que usa Basswood.
O perigo é justamente no tratamento da madeira. O processo de secagem dever ser seguido à risca. Caso contrário, a qualidade da madeira realmente deixa a desejar.
E como faz pra sabermos se o processo foi bem feito ou não? Ainda mais vindo da China....

thiago stteffen
Veterano
# set/17
· votar


Na verdade a Golden foi processada pela Ibanez, por copiar seus modelos de guitarras, no começo dos anos 2000... Aí a Golden mudou o nome pra Eagle enquanto rolava o processo. Assim que o processo foi finalizado, a marca voltou a ser Golden.

Hm... entendi! E por isso que as les pauls deles tem o formato diferente do projeto original da lespaul? Tipo aquele headstock incomum? Caso sim, pq isso nao afeta a condor, a vintage e etc, que fazem copias 90% identicas? É que eu nao sei mesmo.

Hoje em dia eu nao sei se compraria ou nao uma golden. Só compraria fazendo um teste in loco, devido a qualidade que já variou tanto.

Danilovsks
Membro Novato
# set/17
· votar


thiago stteffen

É isso mesmo... Pode ver que maioria das guitarras mudam só o headstock.
Com relação às Golden novas, tem o problema da Basswood que citei. Tem que dar sorte de pegar uma bem feita.
As antigas s]ao de boa... Madeira muito boa.

Beto Guitar Player
Veterano
# set/17
· votar


Muita gente mete o pau na Golden sem conhecer. Eu comprei a minha primeira guitarra uma Golden Les Paul.
Não vou mentir e dizer que é uma guitarra de primeira linha, quando eu comprei, há 13 anos atrás eu não entendia nada (hoje eu entendo quase nada) toquei ela por quase dez anos.
Ainda tenho ela, está totalmente funcional, nunca, NUNCA deu problema.
Hoje uso uma Epiphone SG e não acho que tem uma qualidade tão superior.
Como já responderam à exaustão, se for pra tocar nos butecos da vida, ela vai dar conta do recado, se quiser ser um músico profissional (aliás, essa profissão é extremamente rara hoje em dia), então talvez precise de uma guitarra de melhor qualidade. As linhas da Epiphone são boas e as Gibsons são as melhores, mas saiba que enquanto uma golden está na faixa dos 600 reais, uma Gibson está na faixa dos 7 mil.

thiago stteffen
Veterano
# set/17
· votar


A real é que pelo menos os guitarristas, tem um apego EXCESSIVO com instrumentos.

Quero dizer que, lógico que se vc tem sei lá, 1000 reais pra gastar, você vai querer fazer o melhor uso possível daquela grana e não comprar porcaria, mas no fim das contas, a diferença que marca x ou marca y irá fazer no som final, é pouca ou quase nada.

No youtube tem dezenas de videos, comparando stratos de baixo custo com fenders, vintages com gibsons, e por aí vai.

Esse é um defeito que eu tbm tenho, e to tentando melhorar. Ao invés de ficar pensando mto no equip que eu tenho, estou tentando praticar minhas escalas, arpeggios e etc, que isso sim dá uma puta diferença.

Claro que uma tonante starlight é praticamente um instrumento intocável, mas arrisco dizer que pra tirar um som maneiro, qualquer shelter, eagle, condor, washburn, tagima serve.

Eu desisti de ter um equipamento fodão. Vou querer o que? Uma gibson gold top com um jcm 800 pra eu tocar no volume 1 ou 2? Que na pratica é o que todos nos fazemos?

Beto Guitar Player

Como eu disse, testei uma golden em uma loja em osasco a um tempo atrás, o que eu nao gostei foi mais visual e um pouco do conforto. Mas se eu tivesse começando a tocar e meus pais me dessem uma guitarra dessas, nuossa, eu caia de costas hahaha

Então resumindo o que eu disse, uma coisa é dar a melhor destinação pra sua grana e não jogar dinheiro fora, outra é ficar achando que um par de EMGs ou um amp valvulado vai te transformar num virtuose.

Abrs.

6Strings
Membro Novato
# set/17
· votar


Saudades da minha golden GLD, vendi baratinho quando troquei de lespa há uns anos....

Arrependido, estava tunadinha, tinha um puta som....

SkyHawk
Membro
# set/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


6Strings
Por isso não me desfaço da minha GSH 570 por nada desse mundo. Guitarra muito bacana e com um puta timbre.

Beto Guitar Player
Veterano
# set/17 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar


thiago stteffen

Concordo contigo e apenas complemento o que você disse. O músico não se faz pelo instrumento que toca, tanto é que no youtube está cheio de cara fudido, muito fudido mesmo tocando com cordas de nylon amarradas em pedaços de madeira.
Se eu fosse um bom guitarrista e vivesse de música, eu certamente iria querer instrumentos bons, mas esse não é meu caso e acredito que não é o caso de 90% de todos aqui.
Infelizmente o mercado de instrumentos musicais no Brasil é exageradamente caro. Lembro de ver bandinhas em butecos onde o guitarrista tinha duas Gibsons, caixas valvuladas da Marshall, setup de pedais da boss e um monte de coisa que juntando tudo poderia facilmente ser trocado por um carro... Ele nunca na vida terá retorno monetário na música que possa ressarcir o que gastou.

Migs Kriston
Membro Novato
# abr/20
· votar


Olá pessoal.

Peguei uma Golden Les Paul antiga ontem. Sinceramente foi a Les Paul mais legal que eu já tive em termos de som e tocabilidade. E olha que já tive a Vintage V100 e a Tanglewood TSB 58. O sustain é muito bom.

O corpo é em Cedro, braço em Marfim e escala em Jacarandá. Levando em consideração que eu paguei 400 conto nessa guitarra eu acho que fiz um puta negócio. Quem achar uma dessas a bom estado pode pegar de olho fechado.



Migs Kriston
Membro Novato
# abr/20
· votar


Eu diria que o timbre dela se assemelha muito ao das Ibanez Les Paul antigas que também tinham braço parafusado...

Migs Kriston
Membro Novato
# abr/20
· votar


Atualizando:

Corpo: Mogno
Braço: Maple
Escala: Rosewood.

Confirmei com luthier.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Golden Les Paul eh boa?