Golden Les Paul eh boa?

Autor Mensagem
Giuseppe Miglionico
Veterano
# abr/12 · Editado por: Giuseppe Miglionico
· votar


Bom vou relatar algo sobre o que aconteceu hoje comigo...

Estava em uma loja de guitarra e a muito tempo estava interessado na SX strato, pedi para testá-la, som bem legal de strato curti demais, mas já tenho uma stratinho e estava querendo pegar uma Les Paul até que comecei a testar os modelos de preços baixos.
Peguei a Strinberg para testar, nada me surpreendeu na guitarra, tarrachas não eram legais, captadores também não era seu forte, seu acabamento era mediano, passei logo para a Shelter, peguei uma branca, já que estou interessado nessa cor, gostei da Shelter tinha um som até legal tarrachas medianas, as vezes a afinação não segurava mas nada que uma regulada não melhore ela, até que o vendedor disse que tinha uma golden perguntei se tinha branca, porém não tinha, então ele trouxe a laranja, de longe olhei ela e logo torci o nariz (velho cor laranja deve ser ridícula), mas aí peguei ela e vi que era muito bonita, acabamento impecável, ela é bem pesada e seu corpo é bem mais robusto que as outras marcas que testei, sendo bem superior que a Shelter e Strinberg, mas queria ver o som dela, pluguei ela numa caixinha pequena de uma marca que nem conhecia.
Primeiro teste, afinar e ver se as tarrachas seguram e segurou tranquilo a afinação, as cordas estavam bem baixas, trastes impecáveis!!
Segundo teste foi do som, o clean dela é muito bom, pena que não pude testar com overdrive, porém só o clean dela foi bem mais bonito que as outras que testei, som encorpado, outra coisa....

Agora a minha dúvida é, queria uma Les Paul só pra ter como uma 2° guitarra já que sou strateiro, alguém aqui do fórum sabe sobre a construção dela? Estava pensando em comprar uma Les Paul e colocar uma ponte Bigsby, algum luthier recomenda isso?

Abraços!

Giuseppe Miglionico
Veterano
# abr/12
· votar


up!
o que vcs acham?

Junior AJNB
Veterano
# abr/12
· votar


Giuseppe Miglionico

Dizem que essas novas Goldens sao muito melhores do que as antigas, eu inclusive testei uma Les Paul Golden dessa linha nova e me surpreendi, gostei bastante

Se tu testou e gostou mais que as outras, vá nela sem duvidas

Giuseppe Miglionico
Veterano
# abr/12
· votar


Junior AJNB
É to quase pegando essa guitarra, meu medo é a construçao dela, porque o resto que eu pude analisar eu gostei muito!
Abraço!

Rick Nelson
Veterano
# jun/12
· votar


vai na fé pq vale mt a pena

Giuseppe Miglionico
Veterano
# jun/12
· votar


Rick Nelson
vc sabe alguma coisa sobre ela? o que achou, estou pra pegar ela depois que pegar meu Vox AC15

Abraço!

Rick Nelson
Veterano
# jun/12
· votar


Boa noite amigo
Eu tenho ela a 6 meses já e cara ela é mt boa é otima voce pode aplicar tudo que é variedade nela ela faz e faz bonito.
ela tem um sustain unico som dela aveludado mt bonito potente timbre OTIMO uma das coisa que me orgulho mt dela é o timbre .
cara nao é de arrepender voce precisa testar pq oqe eu falo aqui nao é propaganda é verdade e vc vai perceber
vale mt a pena

Abração!! fico no aguardo

Rick Nelson
Veterano
# jun/12
· votar


qualque coisa cara qualque coisa sobre ela
dominique.decoco@yahoo.com

Rick Nelson
Veterano
# jun/12
· votar


a construção dela o madeiramento dela é mt bom tmb ajuda no sustain pelo contato dela o som vai embooooora XD

Giuseppe Miglionico
Veterano
# jun/12
· votar


Rick Nelson
Obrigado amigo pela ajuda, eu tive a oportunidade de testar e gostei bastante dela, o que me chamou bastante a atenção foram as tarraxas, seguraram muito bem.

Depois desses comentários ela entrou nos meus planos depois do valvulado que vou pegar, estou dando prioridade ao ampli, já que o ampli que eu tenho aqui não me satisfaz (meteoro atomic drive).

Abraço!

mperetto
Veterano
# jun/12
· votar


Giuseppe Miglionico

qual valvulado vc tem em mente?
eu estou pesquisando valvulados pequenos, to BEM indeciso...

Giuseppe Miglionico
Veterano
# jun/12
· votar


mperetto
Bugera V22 e Blues JR, porém estou indo mais pro lado do Bugera V22.

mperetto
Veterano
# jun/12
· votar


Giuseppe Miglionico

saquei..
mas cuidado, bastante gente tem problema com bugera, dizem que os componentes são de baixa qualidade.
eu to pensando em pegar um fenderzinho vibro champ xd. mesmo sendo um 'mix digital/valvulado', ele soa próximo dos fenders clássicos.
mas voce deve estar procurando um alltube sem coisas digitais ne...
dá uma olhada nos amps do acedo tambem, parecem ser bem legais.
abç

Giuseppe Miglionico
Veterano
# jun/12
· votar


mperetto
Hum... entendi, por enquanto só pesquisa mesmo, pretendo comprar a partir de Agosto, gosto de pesquisar bastante antes de comprar algo,

Sobre os amps Acedo já dei uma olhada são muito bons mesmo!

Outro amp que estava interessado é o Vox AC30VR, são hibridos, porém tem aquele som Vox que sempre procurei!

Abraço!
e valeu pelas dicas!

Rick Nelson
Veterano
# jun/12
· votar


da uma olhada no mgv30 da meteoro da uma testada nele proprietarios dizem que ele nunca dexo na mão vo testar ele tmb

Giuseppe Miglionico
Veterano
# jun/12 · Editado por: Giuseppe Miglionico
· votar


Rick Nelson
Eu tenho um trauma de meteoro, porém vou deixar esse preconceito de lado, vou dar uma testada sim, quem sabe não me surpreenda igual a Golden?

Abraço!

mperetto
Veterano
# jun/12
· votar


Rick Nelson
Giuseppe Miglionico

então, mesmo os amps da meteoro dando problema com várias pessoas, a empresa é nacional né.. garantia/manutenção/reposição de peças, tudo tende a ficar mais facil quando o fabricante é nacional.
mesmo assim,eu tenho 2 meteoros, e se pudesse escolher novamente, não compraria

Rick Nelson
Veterano
# jun/12
· votar


eu só ouvi falar que o mgv 30 nunca dexio o cara na mão vale a pena conferir quem não deixa na mão mas meu companheiro é o onner aqui e o marshall onde eu toco

Giuseppe Miglionico
Veterano
# ago/12
· votar


Bom, depois de um bom tempo de pesquisa comprei a guitarra, e fiquei bem satisfeito, ela é bem pesada, ela é branca com ferragens douradas, bem acabada, inclusive o Headstock me chamou bastante atenção.

O som também é muito bom curti bastante, bem encorpado, com bastante clareza nas notas, curti bastante e recomendo para a galera.

Pretendo até colocar uma ponte Bigsby nela mais um pouco pra frente!!

Abraços

Migs_LesPaul
Veterano
# ago/12
· votar


Cara, essas linhas da Golden nova são muito boas. Toquei uma vez faz muito tempo numa Golden Les Paul que parece semi acustica com captação wilkinson. Timbre aveludado, macio. Diria que essa linha da golden é uma mistura de Les Paul com ES-335. Timbraço, tanto pra rock quanto pra blues e jazz. Outra da Golden que curti é a SG da nova linha Golden. Achei muito boa mesmo! Som ardido, estridente, do jeito que uma SG deve ser! Recomendo vocês a experimentarem. Abraço!

aleecaldeira
Veterano
# nov/13
· votar


Po, eu fiquei espantado com os primeiros comentários...
Acabei de chegar de uma loja. Fui em duas e voltei pra casa apaixonado por uma Golden Les Paul que toquei...Fui pesquisar agora pra ver o que as pessoas estavam falando dela e me assustei. Achei o som muito bom, muito bem construída, muito gostosa de tocar... Toquei em outras, digamos, "de marca", bem mais caras e que não achei tão boas assim...

aleecaldeira
Veterano
# nov/13 · Editado por: aleecaldeira
· votar


Aliás, coisas relativas a gosto pessoal acho que deveria ser proibido de se comentar sem a pessoa dizer que tocou no instrumento. Agora, que é uma boa guitarra, ninguém pode negar. Pode ter gente que não gosta, mas que é uma boa guitarra é. Tanto que toquei em boas guitarras, mas que não ficaram ruins por eu não gostar do timbre ou de alguma coisa...

SkyHawk
Membro
# nov/13
· votar


Eu tenho uma GSH 570 é uma Golden semi-sólida (tem bloco central) com ferragens e captadores wilkinson, ótima guitarra !!!! Tem um review bem completo que fiz sobre ela aqui no FCC.

Rick Nelson
Veterano
# nov/13
· votar


então né cara
to com ela até hj aki cara mó kg ta ligado kk
mas que bom que vcs gostaram dela cara, foi uma das melhores les paul que já toquei o sustain dela segura demaaaaais as potencia dela acentua mt bem na chave seletora, timbre claro bem definido
resumino pra quem ainda tem suas duvidas.. testar e avaliar..
pra quem gosta de tocar e entender oque ta fazendo sem embolera..vai na fé irmão kk
e cara nao é guitarra pra começar
a hardware dela guenta desde um paf gibson até os originais 57' etc..
pra quem gosta de tunar guita como mexer nas tarraxa ou nos pickup o corpo dela em basswood e toque maple combina mt e ajuda demais pra ter aquele gain presença mesmo
a ggs series ficou animal...

Danilovsks
Membro Novato
# set/17 · Editado por: Danilovsks
· votar


Resgatando esse fórum aqui...
Hoje tenho muito mais conhecimento de guitarras do que tinha ontem, a evolução e a busca por conhecimento são essenciais.
Uma guitarra possui muitos componentes que podem fazer a guitarra ser "boa" ou "ruim". Emadeiramento, ferragens, elétrica, captadores, tarraxas... As variáveis são infinitas.
Dito isso, vamos falar sobre as guitarras Golden...
Nas décadas de 1980 e 1990, a Golden produziu guitarras com shape de Les Paul muito boas. Claro que, uma Les Paul da Gibson possui corpo e braço em mogno e escalas em rosewood, ela é colada e possuem, em sua grande maioria, os melhores hardwares possíveis (mais pre frente explico porque nem tudo são flores nas Gibson).
Acontece que, até a Golden ser processada pela Ibanez e ter que mudar seu nome pra Eagle, ela produzia guitarras com um amadeiramento e acabamento excelentes.
Lá no começo, na década de 1980, a Golden não se atentava muito com acabamento, mas a partir de meados de 1980, subiu o padrão de qualidade de seus produtos.
Então essas guitarras com shape LP produzidas até o processo, possuíam corpo em cedro (que é a madeira que mais se assemelha ao mogno), braço em maple ou marfim e escalas em jacarandá. Mas possuíam um hardware de médio pra ruim.
Hoje em dia, em 2017, pra comprar ou mandar fazer uma guitarra com esse amadeiramento, não sai por menos de R$2.000,00 (se duvidam, procure qualquer Luthier que faça um bom serviço e pergunte).
Ou seja, uma Golden, principalmente da década de 1990 (que hoje pode ser achada por uns R$450,00 em ótimo estado), é uma ótima opção pra fazer uma customização... Mas se você quer ter a sonoridade de um LP, não compre. Esqueça tudo o que eu disse.
Dito isso, vamos falar sobre a sonoridade.
O corpo de cedro das LP da Golden, produzem um timbre mais rico em médios e graves, assim como o mogno. Mas seu braço em maple/marfim, produz um som entre médios e agudos. Seu braço parafusado também muda esse timbre, mas, por incrível que pareça, com pouca perda de sustain. Toda essa mistura de madeiras com propriedades diferentes, resultam num som mais dinâmico nesses modelos. Me arrisco a dizer que, são tão dinâmicos como uma Strato, mas com mais graves.
Mas repito, se quer a sonoridade de uma verdadeira Les Paul, não considere esses modelos.
Já toquei em LP's de muitas marcas... Das mais baratas, como Dolphin, Strinberg e as novas Golden (essas sim são verdadeiras bombas), até algumas mais premium como Epiphone (que só é boa nas séries mais caras, algumas das mais baratas chegam a ter tampo de MDF) e ESP. Infelizmente nunca consegui tocar numa Gibson. Uma que me surpreendeu muito positivamente, foi a LP da Michael... Um som lindo e muito bem acabda.
Realmente o corpo e braço em mogno e o braço colado, dá aquele timbre único das LP's de verdade.
Essas guitarras fabricadas em basswood, possuem um timbre muito seco, estalado.
Digo isso tudo pra chegar a um veredito, mas isso é uma verdade pra mim, de acordo com minhas experiências... Essas Golden dos anos 1990 são muito boas se você procura uma guitarra versátil e com uma boa madeira, pra poder fazer customização.
Eu tinha uma Strato da Squier customizada. Guitarra muito boa e fazia praticamente tudo. Mas quando eu precisava de um pouco mais de grave, ficava na mão.
Resolvi comprar uma Golden LP de 1997 e customizar, só pra ver no que dava e comprovar tudo que eu já tinha estudado sobre madeiras e hardwares. Coloquei os Humbucker da Malagoli, troquei os potenciômetros, coloquei ferragens Gotoh e selei a guitarra. Pra minha alegria, o som ficou perfeito e pude ter toda aquela versatilidade da Squier, somada aos graves.
Acabei vendendo a Squier, pois a Golden compre bem tudo o que preciso. Ou seja, hardware se troca, madeira boa não... Além de ser muito caro.
Ah, aquela parte de que a na Gibson nem tudo são flores... Os potenciômetros CTS, que são usados pela Gibson, Fender e pelas maiores marcas, possuem uma tolerância de entrega de potência muito elevada. Potenciômetros de 250k, podem ter de 130k a 310k. Ou seja, nem sempre o mais caro é o melhor.
Segue o link do cara que fez os testes...
http://blogdoluthier.blogspot.com.br/2011/03/patrulha-do-potenciometro .html
Bom, o texto foi bem grande, mas quis esclarecer algumas coisas e tentar diminuir esse preconceito com alguns instrumentos brasileiros.

Danilovsks
Membro Novato
# set/17 · Editado por: Danilovsks
· votar


Eu tenho uma GSH 570 é uma Golden semi-sólida (tem bloco central) com ferragens e captadores wilkinson, ótima guitarra !!!! Tem um review bem completo que fiz sobre ela aqui no FCC.

SkyHawk
Então, sinto lhe informar, mas esse captadores dessas Golden mais novas, podem não ser Wilkinson.... Existem alguns Luthiers que afirmam que são xing-ling com a capinha de metal da Wilkinson.
Mas não tenho certeza, nunca abri um pra ver.

JJJ
Veterano
# set/17 · Editado por: JJJ
· votar


Danilovsks
esse captadores dessas Golden mais novas, podem não ser Wilkinson.... Existem alguns Luthiers que afirmam que são xing-ling com a capinha de metal da Wilkinson.

Quê isso, rapaz?... essa acusação é séria...

Danilovsks
Membro Novato
# set/17 · Editado por: Danilovsks
· votar


JJJ

Quê isso, rapaz?... essa acusação é séria... de onde tiraste isso???


No Youtube bem vários vídeos de Luthiers afirmando isso... Na verdade eu também não posso afirmar isso.
Já até mudei o que disse pra não parecer que é certeza minha.
Foi vacilo meu afirmar desse jeito...

JJJ
Veterano
# set/17 · Editado por: JJJ
· votar


Danilovsks

Editei também o meu post, pra amenizar a situação... kkkkkkkkk

Mas eu não creio que seja verdade... Uma Chibson que coloca captadores "Epiphone", é quase certeza de ser fake, afinal, nelas tudo é fake. Mas a Golden não é uma fábrica pirata... Enfim...

SkyHawk
Membro
# set/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Danilovsks
Tenho a GSH 570 até hoje, repito o que disse em 2013, ótimo instrumento.
A guitarra está impecável, ferragens douradas desbotam rápido, contudo as da Golden continuam perfeitas. Tarraxas seguram afinação, trastes ainda muito bons, binder perfeito, ponte, acabamento, potenciômetros, chave, enfim estado de nova.

Troquei os caps wilkinson por um set de P90 em formato de humbucker da GFS pois tenho outros instrumentos com humbuckers e queria muito um set de P90. A Golden com P90 ficou sensacional !!!

Guardei os caps originais pois são de muito boa qualidade, garanto que são Wilkinson sim. Cheguei a cogitar montar uma Tele com humbucker no braço só para usar um deles.

Quanto as Goldens em si, as novas de braço colado são anos luz melhores que as antigas de braço aparafusado. Essas marcas mudam muito de padrão, contudo, a série da minha GSH é de primeira qualidade. Não saberia dizer se ainda continuam assim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Golden Les Paul eh boa?