Escudo de Alumínio - Ponte em Inox - Ligações Perigosas - by Panucci

Autor Mensagem
Rafael B Carvalho
Veterano
# mai/05
· votar


LeandroPanucci
muito bacana mesmo cara!
e os p'ups, quais sao?

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


Fisioterapeuta

4 fios

Passei nada... só quando eu for pra zona norte eu aproveito e passo lá.

Rafael B Carvalho

Os pickups?

O humbucker é um Di Marzio Steve's Special e os 2 singles são artesanais. Os 3 são cerâmicos, mas o single do braço (o branco) é um misto de cerâmico com alnico (2 bobinas, mas soam como singles)... timbre tesão com um delay e um overdrive a altura. O do meio é um single apimentado. Ele me fez usar pra solos até o cap do meio, coisa que eu não fazia antes (a gente nunca dá muita atenção pro cap do meio). Eu recomendo ele nesta aplicação (dependendo da combinação). Sozinho ele muito bom e em série com o da ponte (chave na 2a posição) ele injeta um veneno inspirador em grooves ou riffs.

Tô querendo montar uma tele só com estes singles.

Fisioterapeuta
Veterano
# mai/05
· votar


LeandroPanucci
gostei da ligacao em serie e em paralelo como que vc fez que chave vc usou a diferenca esta apenas na defasagem dos caps? seria melhor usar um pushpull no caso de so o caso do cap da ponte for 4fio?

vc sabe mais ou menos esta custando um achapa de aluminio de 3mm? estou procurando fazer um escudo de madeira , penso em fazer de mdf ja ate vi a madeira, porem estou mais interessado no de aluminio pois minha guitarra e preta



se puder responder obrigado

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


Fisioterapeuta

Na verdade eu não estou defasando o humbucker, como é comum nas ligações por aí. Eu só liguei em série e em paralelo mesmo... mas também é uma excelente opção.

O alumínio é vendido por quilo e é muito difícil encontrar uma chapa nas dimensões do seu escudo. Você pode encontrar pedaços de chapas de 3mm x 1000 x 1000 e neste caso terá sobras de material... chutando alto você pagará uns R$ 50,00 numa chapa dessas... não acho que MDF fique legal não... uma madeira de lei pode ser mais interessante (com papel alumínio colado em baixo)

Fisioterapeuta
Veterano
# mai/05
· votar


LeandroPanucci
vou pensar no caso, que chave que vc usou na ligacao?

fernando__lins
Veterano
# mai/05
· votar


LeandroPanucci
Tua tagima eh custom de fabrica?

vacaum
Veterano
# mai/05
· votar


quanto q custa essas molas q segura a afinação?

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


Não sei porque nunca precisei comprar, mas com R$ 10,00 acho que você leva as 3 (ou mais)

edhunterbr
Veterano
# mai/05
· votar


Então Panucci, minha pergunta foi em relaão ao treco no headstock! Achei mto loco akilo, haha! Muda alguma coisa? As cordas ficam mais baixas? Naum solta dali nos bends? deixa a corda mais macia? Altera algo no timbre?

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


edhunterbr

Aquilo é pra substituir o "abaixa-cordas" original. Neste modelo estampado a corda entra em atrito com o material e pode formar um ponto de "pega", desestabilizando a afinação (principalmente usando alavanca).

O que eu fiz é uma cópia do que já tem nomercado, so que do meu jeito. Repare que eu usei a bolinha da corda, que já está no formato que eu preciso.

Essa roldana permite que a corda deslize quando a alavanca for acionada, minimizando o atrito, garantindo a afinação.

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


As cordas ficam mais baixas?

Sim, mas ficam mais baixa após o nut, no headstock, pra mizinha não escapar do nut e fixar melhor na tarracha.

Naum solta dali nos bends?

De jeito nenhum... firme!

edhunterbr
Veterano
# mai/05
· votar


Você acha que isso pode mudar algo em relação a uma ponte strato?
Porque quando eu desço a alavanca eu escuto uns estralinhos por ali no headstock! Minha guitarra eh uma tagima 635.

spainEL
Veterano
# mai/05
· votar


LeandroPanucci

http://www.paulomano.com/panucci/0521_195436-2.JPG

Eiiiita eu vo contar pra sua mamãe!!!! =]

fernando__lins
Veterano
# mai/05
· votar


spainEL
HUEHUEHUEHUEHUEHUE olha o panucci puxando fumo!!!! hehehe

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


Sem novidade!

edhunterbr
Veterano
# mai/05
· votar


Você acha que isso pode mudar algo em relação a uma ponte strato?
Porque quando eu desço a alavanca eu escuto uns estralinhos por ali no headstock! Minha guitarra eh uma tagima 635.

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


edhunterbr

Se estrala é porque a corda entra em atrito com alguma peça do headstock. Ela prende e depois escapa fazendo o barulho... e a afinação, vai bem?

Fisioterapeuta
Veterano
# jul/05 · Editado por: Fisioterapeuta
· votar


LeandroPanucci

Estou em fase de acabamento do meu escudo de inox que eu estou fazendo, ele foi feito a partir de uma peca de inox de 2mm com os mesmos principios de fabricacao do seu escudo em aluminio, a duvida é por quanto eu posso vender esse escudo? eu estava pensando em colocar ele por 100 reais levando em concideracao que o inox nao e nada barato e que isso leva uma mao de obra fudida e muito tempo para poder chegar em um resultado satisfatorio.
Vc acha que esta caro?
Provavelmente hoje eu termino ai eu posto fotos dele aqui.

Haaa teria como vc me passar o esquema de abaixador de corda que vc fez/ pelas fotos nao consegui entender direito como foi que vc fez

Valeuuuu

Fisioterapeuta
Veterano
# jul/05
· votar


up up up

LeandroP
Moderador
# jul/05
· votar


Fisioterapeuta

É um bom preço (pra quem compra)

Além do material ser caro, a mão de obra também tem de ser valorizada. Vai matar uma peça dessas, como que tu se vira?!

Tá ótimo o preço.



O abaixa-cordas eu fiz com um cubo de latão (medidas brutas: 10mm x 10mm x 6mm).

Limei ele até chegar na forma que está na foto. Ainda falta dar um polimento nessas peças.

Fiz um furo pra fixar na paleta e outro furo transversal pra colocar o eixo.

Pra fazer o eixo eu usei um pino extrator de molde plástico (sucata). É um material muito resistente e já estava pronto, só esperando pra servir de eixo pras roldanas, que são as bolinhas da corda.

Pras bolinhas não saírem do eixo, eu aqueci (com a bolinha já no lugar) com um massarico e rebati com um martelo.

Uma lixadinha aqui e outra ali e está pronto... quer dizer, ainda falta uma polida.

Quero comprar uma serra-de-fita

LeandroP
Moderador
# jul/05
· votar


fernando__lins

Tua tagima eh custom de fabrica?

Desculpa velho, não tinha lido sua pergunta.

Não, ela não é custom de fábrica.

Ela é um modelo T635 em cedro (uma peça).

Gostei da contrução dela e resolvi customizá-la, só que pra mim... não um modelo Ardanuy, Hebert Viana, etc... nada contra, acho até que são muito boas, mas eu queria uma "minha"... a minha cara, o meu som.

Daí essas coisas todas... o que eu posso comprar pra ela eu compro, o que eu souber fazer nela eu faço... é uma guitarra que vale muito a pena customizar.


Fisioterapeuta

O ruím do push-pull é que tu tem que ser bom de solda. O potenciômetro é muito sensível a temperatura e pode travar o push-pull... um saco.

Optei por chavinhas por serem mais práticas... é só picar uma dedada nela e já era.

Cobra Caolha
Veterano
# jul/05
· votar


LeandroPanucci
Oi velho eu intendo apenas o basico sobre parte eletrica...como funciona esse esquema de ligaçao em série e em paralelo???funciona basicamente como um defasador??

LeandroP
Moderador
# jul/05
· votar


Cobra Caolha

Oi velho eu intendo apenas o basico sobre parte eletrica


Então tu já sabe mais do que eu.

Eu não sei tecnicamente como funciona, mas cada combinação que eu faço, me aparece um tibre diferente (e musical, o que é melhor)

As Fenders de comemoração dos 50 anos vem com esse sistema (série e paralelo)

Fisioterapeuta
Veterano
# jul/05
· votar


LeandroPanucci
eae o q vc achou do meu?

Alex D P Marques
Veterano
# jul/05
· votar


Panucci quanto vc acha que vai gastar pra anodizar? Quais as " cores " que sse pode anodizar?

LeandroP
Moderador
# jul/05
· votar


Fisioterapeuta

Em inox fica bom pra caramba... o chato é cortar esse material. Mas depois de pronto deve ficar muito bonito.

Alex D P Marques

Ainda não tenho idéia. Eu já vi (não escudos, mas outras coisas em alumínio) anodizado em dourado, preto, verde, azul, um monte de cores.

Mas não sei muito bem se compensa, pois parece que a palheta risca... daí pra quê anodizar? Mas também não tenho certeza. Assim que puder afirmar alguma coisa eu posto aqui.

Alex D P Marques
Veterano
# jul/05
· votar


LeandroPanucci

E vc tem ideia o que fazer sem gastar muito pro escudo ficcar brilhando sem nenhum arranhao ( como se fosse cromado )? é caro pra cromar?

Fisioterapeuta
Veterano
# jul/05
· votar


Alex D P Marques
se cromar ele vai arranhar e com o tempo descascar o negocio e fazer de inox que ja brilha e e so tomar um pouco de cuidado que nao risca

LeandroP
Moderador
# jul/05
· votar


Alex D P Marques

Você pode dar um banho de "cromo-duro".

É um cromo resistente e é o que os fabricantes deveriam usar em suas pontes e outras peças.

Pra dar um banho de cromo no escudo eu acredito que você irá gastar no máximo uns 50 reais.

Você está pensando em fazer com qual material? Aço? Se for aço eu acredito que vai ficar muito pesado.

Faça de latão, de uma boa polida e mande cromar. Deve ficar bonito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escudo de Alumínio - Ponte em Inox - Ligações Perigosas - by Panucci