Ponte Stratocaster em Inox

    Autor Mensagem
    konzen
    Veterano
    # set/12


    Olá, Galera!

    Estou planejando a confecção de algumas pontes de Strato em Inox (fixa e trêmolo). Alguém aí tem interesse?

    LeandroP
    Moderador
    # set/12
    · votar


    konzen

    Interesse em quê? Comprar?!

    Regras do Fórum Cifra Club

    _ 3. É proibido!

    _ 3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum;

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    konzen
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Olá, me expressei mal,

    Não é interesse em venda, desculpe não ter escrito em melhor forma. Não vou ganhar um único centavo com as pontes. A ideia é baratear o custo de fabricação fazendo mais que uma peça. Se alguém quiser entrar numa possível lista as pontes sairiam a preço de custo. Apenas estou ofertando uma oportunidade de obter uma ponte de aço inoxidável.

    Não sei se isso também se encaixaria como restrição às regras do fórum. Se cair em uma delas, retiro o tópico se possível, se não for possível que eu retire, peço à moderação que faça-o por mim.

    The Red Special
    Veterano
    # set/12
    · votar


    LeandroP
    Pannuci, eu acho que isso poderia ser enquadrado, mais como uma pesquisa de mercado, para saber se os guitarristas tem interesse por isso.

    konzen
    Ta mas, qual a vantagem REAL de uma ponte em Inox? Durabilidade? Segura afinação melhor? No mínimo teria que ver um vídeo e ter constatações reais das vantagens. E outra, como assim, juntar o dinheiro de uma galera pra mandar encomendar? Suspeito isso, pois essas coisas nunca costumam dar certo.

    brunowebguitar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    The Red Special
    Uma ponte em inox, em tese, seria imune a ferrugem, mas quanto a durabilidade e resistência maior do material não sei de nada.
    konzen
    Você pretende fazer a ponte completa em inox, incluindo os saddles, ou só a base???

    konzen
    Veterano
    # set/12
    · votar


    The Red Special

    Bom, teria que ser uma coisa a sério. Não vejo problemas em enviar a ponte antes de me enviarem o valor, desde que a pessoa converse comigo e tire as dúvidas. Envio sem problemas... O que pensei inicialmente era diminuir o meu custo de fabricação das minhas pontes de uso pessoal e ajudar alguém que por ventura queira uma também.

    Sobre a ponte em Inox, a vantagem seria naturalmente a durabilidade. Há algumas pessoas que possuem algumas enzimas no suor que atacam as partes metálicas com mais força que outras pessoas. Isso pode ser fruto até da alimentação da pessoa. Aqui em Manaus, por exemplo, a Honda passa uma lista de alimentos que os trabalhadores do setor de pintura não devem consumir, a fim de não causar falhas na pintura.

    Estou fazendo os projetos da ponte em CAD. Assim que possível estarei fazendo uma fixa para mostrar os resultados. Futuramente quem sabe eu não possa montar uma pequena fábrica de pontes? O Mercado nacional precisa de alguns produtos de qualidade suficiente a se comparar com os grandes fabricantes, e eliminar as taxas de importação absurdas que pagamos.

    Olhe um exemplo simples do que se pode fazer com a nacionalização de produtos. Se você tiver uma guitarra Strato qualquer em casa saberá que os parafusos de regulagem de altura dos saddles (carrinhos) são os que enferrujam mais facilmente. Aqui, numa Squier que tenho substituí com êxito todos estes parafusos por parafusos de inox de especificação comercial: Parafuso Allen M3 x 10mm sem cabeça... (faça um teste, tente comprar um numa loja de parafusos). Aqui em Manaus cada parafuso destes me custa 49 centavos. Experimente comprar um jogo destes de Inox pela internet (preço do produto + frete).

    Espero ter esclarecido melhor.

    Abraço!

    LeandroP
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Ta mas, qual a vantagem REAL de uma ponte em Inox? Durabilidade? Segura afinação melhor?

    Posso lhe dizer porque eu fiz a ponte (tremolo) da minha guitarra em inox. A base da ponte, os carrinhos e os parafusos (tipo alen) são em inox. O bloco da ponte eu fiz em latão.

    O aspecto "mecânico" é o mesmo das pontes convencionais. Os carrinhos por serem em aço inoxidável maciço são mais resistentes do que os que são feitos em zamac ou qualquer outra liga barata.

    Vantagem: Nunca Enferruja!

    konzen
    Veterano
    # set/12
    · votar


    brunowebguitar

    Oi, Bruno!

    A idéia é produzir os saddles, e até as molas em Inox. Aqui em Manaus temos grande facilidade de conseguir algumas coisas devido ao polo industrial instalado aqui. As únicas partes que acho inviável fazer em inox para uma ponte é o bloco das pontes trêmolo , sairia muito caro para a utilidade. Os blocos que temos no mercado são de alumínio, e aqui é possível fazer molde e enviar para empresa de fundição, mas isso depende de quantidade. Ainda não encontrei os parafusos comerciais de inox de fixação da ponte na madeira, mas esses são os menos problemáticos dos parafusos, pelo menos é o que tenho observado.

    Eu sou praticamente tecnólogo em mecatrônica (falta só apresentar a monografia), logo, conheço muitos dos processos que são necessários para a produção das pontes e também algumas formas de baratear a produção.

    Resumindo, para uma ponte trêmolo teríamos em Inox: Parafusos de ajuste de altura, molas dos saddles, molas traseiras, chapa de retensão das molas traseiras, saddles, parafusos de ajuste de afinação (ajuste de harmônicos) e a base da ponte, é claro. As partes que não seriam de inox seriam os parafusos de fixar a ponte na guitarra, os parafusos de fixar o bloco na base da ponte e o próprio bloco e os parafusos de prender a chapa de retensão das molas traseiras. Note que assim que eu conseguir os parafusos em inox, todos serão em Inox.

    Qualquer dúvida é só perguntar.

    Plank
    Veterano
    # set/12
    · votar


    konzen

    Achei interessante a ideia. só não entendi uma coisa: é você que vai fazer a ponte ou você vai mandar fazer em alguma empresa ?

    qual é o custo previsto para cada ponte?

    konzen
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Plank

    Algumas partes da ponte terei que fazer em alguma empresa, para alcançar uma boa qualidade e maior acuracidade dimensional para todas as pontes. Exemplo: A base da ponte terá os furos marcados à laser e seu contorno cortado à laser. Os furos da base farei em casa na furadeira de bancada, já que terei as posições marcadas à laser com ótima precisão. Os saddles também serão cortados à laser, porém as roscas dos saddles eu mesmo farei, tenho as ferramentas. Em geral será assim, o que precisar de maior qualidade e eu não puder fornecer, mandarei fazer em alguma empresa, caso contrário, farei eu mesmo.

    Olha, o custo esperado por ponte será entre 80 e 150 reais, ainda não recebi orçamento de corte à laser e outros, estou juntando cada pecinha e serviço externo pra formar um orçamento geral. Creio que não passará desse valor, podemos ter até uma surpresa no fim, mas só poderei ter um custo aproximado quando terminar a primeira. Outra coisa a se notar, uma ponte tem um preço para cada determinado serviço, 20 pontes têm um preço em geral menor...

    Não vou cobrar pelos pequenos serviços que eu farei, é aquela velha história: quem enche um copo, enche dois. Não farei quantidade de pontes que justifique cobrar por serviços pequenos assim.

    Se alguém quiser só os saddles, aproveito o pedido de corte pra fazer de uma vez...

    brunowebguitar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    konzen
    Achei muito interessante sua ideia. Sem dúvidas uma ponte em inox é muito melhor que uma em zamac ou qualquer outro material que é utilizado normalmente. As coisas devem ser muito mais fáceis ai no polo né, vai tentar fazer uma ponte dessas aqui em São Paulo, vai gastar uns 200 pra cima, sem dúvidas....

    konzen
    Veterano
    # set/12
    · votar


    brunowebguitar

    O preço de fabricação de uma ponte varia muito dependendo da situação.

    Exemplo: Se você não conhece nada sobre o processo de fabricação, o cara pode te cobrar 20 reais apenas pela dobra da chapa da base da ponte. Se você conhece o processo, sabe realmente quanto ele custa e pode se impor contra preços altos. A mesma coisa acontece quando você sabe regular um instrumento tão bem quanto um luthier e ele lhe cobra 200 mangos por uma regulagem. É óbvio que você não vai aceitar e vai falar os motivos por que não aceita esse valor, e provavelmente ele lhe fará um preço mais camarada... Outro exemplo: Se você for comprar madeira pra fazer um corpo de guitarra e pedir quanto custa uma peça de madeira que você achou bonita, o madeireiro irá jogar um valor aleatório para aquela peça, mas se você fosse calcular a quantidade de madeira em metros cúbicos, poderia estar pagando a metade do preço.

    Quando você sabe o que está fazendo, pode procurar meios de obter um serviço de qualidade sem ter que pagar um absurdo por isso. No caso das pontes, a maior parte do serviço que será feito em empresas tem o meu controle de preço, e já até pesquisei as empresas com menor preço, portanto, ainda dá pra tentar fazer uma das empresas cobrir o preço...

    Eu acredito até que eu consiga as pontes a preço acessível mesmo, e quando tiver os resultados de preço, posto aqui pra todos...

    LeandroP
    Moderador
    # set/12
    · votar


    A furação da base da ponte para a fixação da mesma no bloco deve ser feita em conjunto.

    konzen

    O assunto foi levado à administração do fórum, e eles julgarão se o tópico deverá existir ou não, beleza?!

    konzen
    Veterano
    # set/12
    · votar


    LeandroP

    Ok Leandro!

    Se não puder manter o tópico, sem problemas, a intenção não foi de fazer vendas, e sim diminuir o custo de fazer meia dúzia de pontes...

    =)

    brunowebguitar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    konzen
    Quando você entende os caras não podem te enganar, isso é fato. O problema daqui é que as empresas superfaturam tudo, mesmo você conhecendo ou não. O único meio de se fazer algo com preço justo é sendo amigo de quem faz, ou você mesmo comprando os metais e fazendo.
    Mas boa sorte na sua empreitada, quem sabe daqui a algum tempo você não está com uma fábrica ai, fornecendo pontes para o Brasil todo!!
    Abraço!!

    guizimm
    Veterano
    # set/12
    · votar


    se for de graça pode me botar na lista ae

    123nove
    Veterano
    # set/12
    · votar


    perai, vc quer fabricar pontes, do zero, em inox, e distribuir de graça???

    LeandroP
    Moderador
    # set/12
    · votar


    123nove

    Não! Ele quer dividir os custos de fabricação.

    123nove
    Veterano
    # set/12
    · votar


    LeandroP
    Ah sim..

    Poxa, iniciativa bacana. Se quiser fazer um protótipo, pra eu colocar em algumas guitarras, e testarmos, e passar a fabricar em Curitiba tbm, estou aki!

    konzen
    Veterano
    # set/12
    · votar


    123nove

    Inicialmente vou fazer um protótipo de ponte fixa para uma guitarra que estou fazendo e está parada... Depois disso tenho algumas guitarras que desejo fazer e vou precisar de pontes trêmolo, por isso quero tentar reduzir os custos...

    A partir do modelo de ponte fixa vocês poderiam ter uma idéia de como ficará a ponte trêmolo e poderiam pedir uma, ajudaria no custo geral. Lembrando que nessas pontes não vou ganhar um centavo, só quero reduzir os custos.

    LeandroP

    Tentei ver o link da sua ponte de inox mas não consegui. Tem como mandar uma foto?

    123nove
    Veterano
    # set/12
    · votar


    konzen
    E o que precisa pra iniciar o projeto?

    konzen
    Veterano
    # set/12
    · votar


    123nove

    Olha, preciso ainda decidir qual o material em específico. Por enquanto a escolha é o Inox 304, porque o 316 é bem mais caro...

    Há ainda algumas coisas a considerar, mas em breve devo estar com os saddles já prontos...

    =)

    123nove
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Alguma coisa pronta ja?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ponte Stratocaster em Inox