Bertola, ponte Flutuante mas não floyd

Autor Mensagem
ki_suco
Veterano
# abr/05


Tem como fazer só o rebaixamento da madeira atrás da ponte pra deixar ela flutuante, mas sem trocar a ponte??? Se não tiver como, quais são as consequências de se fazer isso?

ki_suco
Veterano
# abr/05
· votar


respondam ae por favor :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


Você quer fazer algo que não vai dar resultado, vai danificar o instrumento, vai ferrar o timbre e com um objetivo questionável...
Mais alguma pergunta?
Abç

ki_suco
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
=O

ki_suco
Veterano
# abr/05
· votar


recuperado do susto, vale a pena eu compra uma uma guitarra + ou - (ex shelter strato) e pôr nela uma floyd Gotoh?? E o locking nut, fica muito aparente a adaptação???
vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


ki_suco
Olha, se eu estou entendendo o que vc quer, vc pretende possuir uma guitarra com microafinação, não é?
Bom, para começo de conversa eu não gosto da maioría das guitarras do mercado com esses dispositivos, pois eles são muito específicos, para um tipo de música específico e para uso com técnicas específicas. Ademais, esses dispositivos são de uso e manutenção complicada e, se (por exemplo) uma corda arrebentar no meio de um show ou ensaio, vc fica sem guitarra, pois a sua afinação é complicada.
Quando se usa um desses dispositivos SEM O BACK-BOX, a maior parte de seus problemas desaparecem, pois muito da instabilidade, dificuldade de afinação e regulagem e etc são geradas pelo back-box e pela "flutuação" da ponte apoiada exclusivamente sobre os pivôs. Não é à toa que a Fender só fabrica guitarras com esses dispositivos sem o maldito back-box (repare nas guitarras usadas pelos guitarristas do Iron Maiden, por exemplo).
Assim, recomendo o uso desses dispositivos apenas para quem tem estrutura profissional de apoio ou quem tem experiência suficiente para mexer nesses dispositivos, além ,é claro de possuir duas (ou mais ) guitarras.
Abç

Igor Martins
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Floyd roses sem back-box, permitem variação para cima?
A perca de sustain tb. permanece, ou apenas é menor?

Eu tenho uma t-635, e gosto de alavancar (para baixo), e gosto da forma como estabiliza a afinação o floyd-rose.

Estou pensando em colocar um nela, mas sem abrir o backbox, pois creio q a instalação de uma, sairia mais barato q substituir tarrachas e comprar uma ponte wilkinson.

ki_suco
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o q eu gostaria realmente é uma ponte com alavanca que eu possa "subir" a nota tb, não só descê-la. micro-afinação nem acho tão necessário. espero nao estar o incomodando. vlw denovo

Dogs2
Veterano
# abr/05
· votar


Dá pra você fazer isso sim
O próprio Eddie Van Halen fez isso quando ainda não existia Floyd Rose (ele inventou o sistema flutuante, mas o Floyd Rose patenteou)

Mauricio Luiz Bertola
Você sempre vem com o mesmo papo
huahuahua

Polêmico
Veterano
# abr/05
· votar


Se eu fosse o Bertola,começaria a cobrar as informaçoes,tá loko,todo dia.

Dogs2
Veterano
# abr/05
· votar


Polêmico
Todo o dia vem ele e diz:


eu não gosto da maioría das guitarras do mercado com esses dispositivos, pois eles são muito específicos, para um tipo de música específico e para uso com técnicas específicas. Ademais, esses dispositivos são de uso e manutenção complicada e, se (por exemplo) uma corda arrebentar no meio de um show ou ensaio, vc fica sem guitarra, pois a sua afinação é complicada.

Todo Santo dia...

Polêmico
Veterano
# abr/05
· votar


Dogs2
Grande maioria dos Luthiers não gosta mesmo....Num sei pq,é bom pra eles,se num tivessem guitarras ruins,eles não teriam emprego.....hehehe

Polêmico
Veterano
# abr/05
· votar


Senhor_Urubu_Rei
O chato da Floyd Rose é apenas trocar as cordas,regulagem eu nem conto,já q é o Luthier q faz mesmo.

fernando__lins
Veterano
# abr/05
· votar


Dogs2
O bertola estudou pra isso kra, sem contar que ele tah ajudando muito o pessoal do forum.

ki_suco
Veterano
# abr/05
· votar


se eu fosse ele eu gostava, pois eh 20 30 conto a mais pra regular :)

ki_suco
Veterano
# abr/05
· votar


Dogs2
como q faz isso???? se ficar bom, subir uns 2 tons na alavanca normal eh pra já q eu troco de guitarra

Dogs2
Veterano
# abr/05
· votar


fernando__lins
O bertola estudou pra isso kra, sem contar que ele tah ajudando muito o pessoal do forum.

Tô ligado, mas esse papo já é manjado hehehe

Polêmico
Grande maioria dos Luthiers não gosta mesmo....Num sei pq,é bom pra eles,se num tivessem guitarras ruins,eles não teriam emprego.....hehehe

É huahuahua

fernando__lins
Veterano
# abr/05
· votar


Dogs2
O papo jah eh manjado pq ele tem uma opinião formada sobre esse assunto, não eh maria vai com as outras :D

Dogs2
Veterano
# abr/05
· votar


ki_suco
como q faz isso???? se ficar bom, subir uns 2 tons na alavanca normal eh pra já q eu troco de guitarra

Sei lá como que se faz
Tem um papo de que ele colocou uma moeda de 50 cents embaixo da ponte, e afrouxou uns pregos...
Se eu fosse você eu não tentava, hehehe
Preferiria comprar uma guitarra que já viesse com Floyd, esse papo do Bertola é só uma recomendação, porque floyd dá muitos problemas e são muitos restritos, aí você tem que saber se virar ou então levar regularmente ao luchifer (luthier).

Eu concordo com o Bertola, é até óbvio isso que ele falou, só que se você gosta do floyd, nada te impede de ter um, correto?
A não ser tempo ($e é que vo$$ê me entende $$$)

Dogs2
Veterano
# abr/05
· votar


fernando__lins
O papo jah eh manjado pq ele tem uma opinião formada sobre esse assunto, não eh maria vai com as outras :D

Tá, relaxa
Parece até que eu te xinguei
Que coisa...

fernando__lins
Veterano
# abr/05
· votar


Senhor_Urubu_Rei
Cada um tem a sua opiniao, tu leu o titulo do topico??? se ele tah perguntando pro bertola eh pro bertola responder o que ele axa. Ou naum??

fernando__lins
Veterano
# abr/05
· votar


Dogs2
To relaxado hehehehe

ki_suco
Veterano
# abr/05
· votar


Dogs2
a bosta eh q eu to com essa GSA 220 (q tem floyd)
mas a captação dela não fecha com o q eu quero, entao eu queria compra uma mais barata (mas não por isso ruim) e colocar uns caps fodas nela. Atualmente nao tenho como comprar um captador pra minha GSA. Dependendo eu compro um Stellfner, mas a tal da cópia do JB q eu quero ninguem serviu de "cobaia" ainda pra comprar. Eu pergunto tudo isso porque guitarra de menos de 800, 700 reais com floyd tá foda de achar, pelo menos uma boa. Eu vi uma Shelter com floyd no site da habro, mas pra vender tá difícil de achar

fernando__lins
nao é necessariamente pro só bertola responder, mas ultimamente ele é o que vem ajudado mais as pessoas com informações corretas e úteis. Não digo que não há outros, mas ele é o principal.

ki_suco
Veterano
# abr/05 · Editado por: ki_suco
· votar


up?

editado: pra disfarçar o up, aqui o site da shelter q eu mencionei
http://www.habro.com.br/prod/det.asp?m=21&g=1&i=1&p=543

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


ki_suco
Cara, "variação para cima" como vc diz não é algo recomendável pois força o mecanismo da ponte e o braço em uma posição para o qual o tensor não está atuando. Corre-se então o risco de empeno e danos ao braço a médio prazo.

Alguns meninos aí em cima não entenderam qual é a concepção de um instrumento com dispositivo de microafinação, pois só vivem "pagando pau" para outros, assim, falam mal do que não sabem ou estudaram para entender, e apenas pensam em copiar os guitarristas que eles endeusam acríticamente (como sói acontece com os adolescentes inconsequentes mesmo); tem um inclusive, que copia o apelido de um time daqui do RJ que é tão infantil que não merece resposta, dada sua notória falta de educação e disposição para arrumar confusão neste útil fórum (infelizmente prejudicado por moleques como ele); e outro, que tem um apelido canino, que é até mais "bem treinado", mas ainda não aprendeu a ler corretamente e portanto carece de capacidade interpretativa; tenho fé que eles melhorarão com o tempo.
Agora alguns esclarecimentos: Não sou contrário aos dispositivos de microafinação, aliás graças aos seus problemas eu ganho dinheiro. Sou é contrário ao seu uso indiscriminado e que guitarristas sem experiência ou amadores os usem, e isso por uma simples questão de custo-benefício - eles estão gastando dinheiro à toa. Se os meninos que me criticaram acima soubessem ler veriam que sou inclusive à favor de tais dispositivos, desde que, quem os use saiba o que está fazendo, os custos que arcarão e os riscos que estão assumindo. Acontece que esse fórum é frequentado, em sua maioría por garotos que pouco ou nada sabem de música ou de qualquer outra coisa, e estão aqui para aprender. Portanto, meu papel aqui é desmitificar certos conceitos apressados e acríticos e alertá-los para que não gastem grana em coisa desnecessária.
A maior parte de meus colegas concorda que os dispositivos de microafinação são uma "faca de dois gumes", e que trazem mais problemas e custos que benefícios, principalmente para quem não tem estrutura para isso. Mas também, assim como eu, acham que esses dispositivos constituem-se em um avanço técnico, mas que deve ser explorado por quem pode fazê-lo corretamente.
Dispositivos de microafinação com o back-box são, por natureza instáveis (já que "flutuam" sobre dois pivôs, sem contato direto com o corpo do instrumento), isso os torna difíceis de estabilizar, afinar e entonar com precisão, ademais a sustentação cai dado o pouco contato com a madeira do corpo. O sistema de molas é muito exigido, aumentando o desgaste das mesma e necessitando de trocas constantes. As cordas, submetidas a maior esforço físico de contração e expansão perdem durabilidade e timbre rapidamente. O dispositivo em sí possui muitas peças, o que aumenta a possibilidade de defeito e desgaste e o custo de manutenção (regra da engenharia mecânica: quanto mais coisas, mais coisas irão dar defeito). A isto soma-se que 95% desses dispositivos à venda no mercado e/ou que vem na grande maioría das guitarras desse mesmo mercado é confeccionada com materiais de 2ª categoria (alumínio injetado, antimônio, etc), feitos portanto para dar defeito o mais rápido possível. Resultado: mais gastos...
Bom, por enquanto é só.
Leiam com atenção esse tópico antes de falarem coisas insensatas.
Abç

Drinho
Veterano
# abr/05
· votar


quem nao sabe usar uma floyd rose pra mim nao merece tocar guitarra.

era só o que me faltava

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


P.S.:Dogs2, vc sempre foi um cara sensato, e portanto eu o respeito, por favor leia todo o tópico e pense antes de responder, ok!
Abç

silvio_rp
Veterano
# abr/05
· votar


ki_suco
Nao eh só pro Bertola responder mas eh só pra responder a pergunta e nao ficar falando merda que nao tem nada a ver, certo?

ki_suco
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
boa bertola, disse tudo :)

fernando__lins
Veterano
# abr/05
· votar


ki_suco
Sim eu sei, eu radicalizei hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bertola, ponte Flutuante mas não floyd