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Mensagem |
Penta_Blues Moderador |
# mai/05
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Boa noite!!!
BlaCk LaBeL
Olha, a escala influencia sim. Como o Bertola disse o timbre do ébano é agudo e como exemplo basta procurar algum violino com escala clara...
Não tem né?
Valeu!!!!
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BloodyBass Veterano |
# mai/05
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Black Label
Vc leu o tópico que ue deixei indicado no post anterior?
Se não leu, leia.
A madeira da escala é a que mais influencia pois é por ela que o som vai correr primeiro e portanto é nela que o som vai ter seu timbre primariamente definido. 30% do timbre vem da escala. Não disse que as outras não influenciam, influenciam sim, e somadas aos captadores e ferragens com certeza influenciam mais do que só a madeira da escala (seriam os outros 70%).
Leia o link q eu deixei q está explicado lá.
FLW
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maadc Veterano |
# mai/05
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Eu nem lembro o que estava escrito na mensagem que foi editada pelo moderador...
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d3niz3 Veterano |
# abr/12
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Eu gosto de fazer minhas escalas com jacarandá indiano ou com jacarandá da Bahia, e acho que tem um pouco de influência no som, porém a influência maior é na madeira usada para o corpo, e a largura da lateral é um dos requisitos que vai fazer o som ficar mais grave ou agudo!
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PEMAMETAL Veterano |
# abr/12
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BloodyBass BlaCk LaBeL
Já ouvi isso também do luthier que eu levo minha guitarra, o Celso Freire. A gente tava conversando e ele me disse que o que mais influencia o timbre e caracteristicas gerais de uma guitarra são captadores e o processo construtivo (principalmente com relação ao tamanho da escala, tipo de ponte, espessura do braço), depois viriam as madeiras nesta ordem: escala, braço e corpo.
Lembro dele ter falado que o que da sustain em Les Paul é o humbucker e o comprimento da escala, mas quem leva a fama é o mogno.
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ALF is back Veterano
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# abr/12
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PEMAMETAL Celso Freire é daqui de Campinas, certo? quase fiz guitarra com ele já...mas acabei desistindo e comprando uma pronta =P é bom mesmo o trampo dele? cobra caro? essa questão do sustain da les paul é mesmo muito interessante...a escala é um pouco menor e te obriga a usar calibres maiores de corda...isso aumenta significativamente o sustain...ponte tune o matic thru body também aumenta bastante o sustain...mas tende a realçar um pouco os agudos
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Calime Veterano |
# abr/12
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ALF is back
Kra, se for o Celsão da Dreamer, vc tá falando de um dos melhores luthier(sei la como é o plural disso, rs...) do país (ao lado do Zaganin e o Ivan da Misc Maker) em se tratando de guitarra. O valor é acima da média sim, mas o kra tem nome e qualidade.
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ALF is back Veterano
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# abr/12
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Calime sim é dele mesmo...nao conheço muito sobre luthiers q fazem guitarra..apenas os q regulam =P bom saber cara...cotei uns preços com ele...mas ia demorar um pouco pra fazer a guita...(sei q vale a pena esperar) ai resolvi dexa queto essa ideia e partir pros testes nas lojas! rs
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renatocaster Moderador
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# abr/12
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A grande diferença que eu tenho sentido na escala de ébano na minha Peruzzo N4 é com relação à pegada. Achei bem "confortável", digamos assim, para tocar coisas rápidas, pois ela sem uma superfície um pouco mais "lisa" que o rosewood, por exemplo.
Como eu gosto de usar as cordas bem baixas, ao tocar eu tenho um contato direto com a escala maior do que se as cordas fossem mais altas ou se fosse escalopado. Agora, em termos de timbre, eu não tenho ouvido para discernir se a diferença é significante. O que acontece é que a minha outra guitarra é com escala em rosewood, mas no entanto é uma Gibson LP, que possui características totalmente diferentes da N4.
Abs
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MMI Veterano
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# abr/12
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renatocaster
Tem diferença de som sim. O ébano tem o som mais grave e "fechado" que o rosewood, por exemplo. É o outro pólo da escala em maple, que é mais brilhante e aguda. Essa é uma das grandes diferenças do som de uma Gibson Std para um Custom - estou falando das básicas, tradicionais.
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renatocaster Moderador
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# abr/12 · Editado por: renatocaster
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MMI
Essa é uma das grandes diferenças do som de uma Gibson Std para um Custom - estou falando das básicas, tradicionais.
Sim, entendi. Nesse caso é uma comparação mais justa, pois se tratam de dois modelos similares, de construção e características bem parecidas. Talvez nessas circunstâncias eu até consegueria diferenciar os timbres do ébano x rosewood mais claramente.
O lance é que no meu caso eu tenho uma guitarra com escala em rosewood e outra com escala em ébano, mas de construções totalmente distintas. Eu consigo perceber que há diferença no timbre entre elas, mas só consigo associar essa diferença a outros fatores (madeiras, tipo de construção, captadores, etc.).
Abs
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Kride Veterano |
# abr/12
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MMI Mas o pessoal não disse que o ébano dá um som agudo?
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Abixibarraba Veterano |
# abr/12 · Editado por: Abixibarraba
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http://www.youtube.com/watch?v=pQffNqkx-mM
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