Ajuda Gibson LP escala Ebano ou Rosewood?

    Autor Mensagem
    Carlos Bucar
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Carlos Bucar


    fala pessoal blz?
    Ja procurei em muitos foruns e não encontrei nada especifico
    Surgiu uma oportunidade para eu comprar minha LP gibson trazida dos EUA e tenho 2 opções
    ambas tem o corpo solido(sem camaras, sem alivio de peso), braço estilo 50 em uma unica peça.
    as diferenças
    1ª caps 490 e 498 e escala em rosewood
    2ª caps Burstbucker 1 e 2 e escala em ebano

    não importo muito com a captação pois essa posso trocar minha preoculpação é quanto a escala.
    o que vcs sujerem e pq qual os pros e contras de cada uma?

    Obs.: quero um instrumento mais marcante com um som presença.
    gosto de metallica, zakk, foo figther, led zeppling, green day e outros, nacional curto CBJ, barão, matanza e aliados.

    Jim Marshall
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Carlos Bucar


    Eu ficaria com a escala em Ébano, por achar muito mais bonita a escala totalmente escura.

    Abraço,
    See ya!

    fabioche
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    eu pegaria com escala em ébano...
    é usada 99,9999% das vezes em instrumentos de alto padrão...
    dá uma impressão de ser mais macia na hora de tocar, e o visual é lindo...

    sinceramente qto ao timbre, eu percebo diferença entre jacarandá e maple na escala... agora entre ébano e jcarandá, eu não percebo uma diferença muito clara...

    o lance na minha opinião, é q o ébano vai valorizar mais seu instrumento, e vai dar um visual arrasador...

    Bog
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Carlos Bucar

    Aqui entramos em uma mini-polêmica. Muitos vão dizer que a diferença sonora de uma escala de ébano para uma de rosewood é enorme, que o som fica muito mais brilhante, etc. Eu já toquei com LP com escala de ébano (uma Gibson Studio e uma Fujigen), e pelo menos para mim, a diferença foi bem sutil. Nem teria notado se não soubesse que ela estava lá, isso que eu estava comparando diretamente, porque estava comprando uma guitarra. Acho que até a palheta dá uma diferença muito mais evidente para mim (nem preciso falar então do amp ou dos caps...). Isso sonoramente. Agora, eu gostei mais da textura do ébano, muito mais lisinha. MAS no fim, acabei comprando com escala em rosewood mesmo, porque o braço da guitarra era mais confortável.

    ambas tem o corpo solido(sem camaras, sem alivio de peso)

    Que mal lhe pergunte, que modelos são esses? Posso estar enganado, mas que me lembre, todos os modelos nomais atualmente vêm com câmaras ou alívio de peso, até a Traditional. Madeira inteira MESMO, só no meio das Cu$tom Shop.

    Binohendrix
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Carlos Bucar
    Surgil
    Velho, essa não dá pra deixar passar...

    megadeth2612
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Muitas pessoas que reclamam do rosewood nem sequer fazem a manutenção da escala direito... O oléo de limão passa longe!!! Aí realmente a escala fica travando à beça, além de ficar feia, toda russa e esbranquiçada.

    Na minha eu passo oléo de limão de 6 em 6 meses. Fica show de bola, nada a reclamar, tanto na ação quanto visualmente.

    Carlos Bucar
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Carlos Bucar
    · votar


    Bog
    Que mal lhe pergunte, que modelos são esses? Posso estar enganado, mas que me lembre, todos os modelos nomais atualmente vêm com câmaras ou alívio de peso, até a Traditional. Madeira inteira MESMO, só no meio das Cu$tom Shop.
    Ola Bog,
    Essas duas guitarras são do inicio dos anos 2000. são 2 standards sendo a com escala em ebano uma edição limitada que vem tb com os cap burstbucker 1 e 2 ou pro não tive muitas informações ano 2004
    ja a standard normal que tem escala de rosewood vem com os caps 490R e 498T ano 2001
    são essas minhas opções. ajudem ai por favor
    se alguem que entende bastante poder dar sua opnião tb seria bom.
    agora por favor só não digao para escolher guitarra A ou B pq é bonita...

    sidguitar1
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Carlos Bucar acho q oq muda mais nas guitarras do zakk e o braço de maple,como vi q vc colocou q é uma de suas referencias entao acho q isso seria um diferencial, mas a trasteira como foifalado talves nao de tanta diferença, tenho uma kelly feita aqui no parana de mogno com trasteira de ebano,e uma n1 com trasteira de rosewood, o rosewood me parece dar um som mais aberto,mas medio,mas as guitarras q tenho sao totalmente diferentes em termos de construçao,madeiras e caps uma da outra,o certo era vc testar as duas uma do lado da outra,toca com um lp,despluga e toca com a outra,talvez vc chegasse a uma conclusao, o melhor por aqui eu acho,é vc usar o topico fixo com os luthiers q sao quem mais entende disso,abraço

    mateusrrm
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Carlos Bucar
    A diferença é bem sutil msm como o amigo Bog falou, bom o ébano é uma madeira mt mais cara e só é usada em instrumentos caros, e o rosewood é mais comum só que com a escala de rosewwo vc pode fazer a manutenção com o oléo de limão, e daí ela fica uma beleza para tocar e não há quem reclame. Dessas ai eu pegava a de ébano por gosto msm, acho mais bonita.

    Tsgk
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    , led zeppling
    WTF ???

    sem querer ser chato, mas eu tive que comentar isto.

    sinceramente, não sei te dizer a grande diferença. tenho uma guitarra com rosewood e não tenho nada a reclamar (é só hidratar a madeira em tempos, eu faço a cada regulagem). acho que por ser a escala em ebano, uma maneira mais nobre, seria mais interessante pegar. não acho que tenha uma grande diferença sonora. é mais visual mesmo. eu pegaria a de ebano com certeza!

    Vinícius Iron
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Vinícius Iron
    · votar


    Carlos Bucar

    O mais importante, quando falamos de madeira, é que ela seja de uma peça bem selecionada. Quanto à comparação Rosewood x Ébano, o que eu posso te dizer é que o Rosewood possui um pouco mais de médios que o Ébano, dando uma sonoridade levemente mais encorpada. O Ébano, por sua vez, possui mais agudos, o que caracteriza uma sonoridade um pouco mais brilhante, que as pessoas falam. Como o Bog falou, não existe TANTA diferença assim nas duas... mas, se optar por Rosewood, que seja uma bem selecionada, de aparência bem escura, porque Rosewood têm muitos bem opacos.

    Na minha opinião, para esse estilo mais Rock pesado, eu ficaria com o Rosewood.

    Abs

    Carlos Bucar
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Tsgk
    Putz vacilo cara to estudando d+ dae o G vem sempre depois do IN (ing)
    Sobre suco de limao de 6 em 6 meses. faço sempre revisoes nos meus instrumentos costumo usar oleo de peroba nunca tive nada a reclamar sobre o superficie da escala se eh lisa d+ ou aspera d+.
    agora s´´o pra piorar minha situaçao apareceu uma LP plus... haha o grande dilema eh ebano ou rosewood eis a questao...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda Gibson LP escala Ebano ou Rosewood?