ébano eh uma boa pra escala?

Autor Mensagem
shockerr
Veterano
# abr/05


eh isso ae.
vi uma foto da gibson studio ontém e percebi que a escala eh de ébano
e fiquei mais espantado ainda que a minha giannini tbm a escala eh de ebano.

pra terminar; ou pra começar:

ébano eh uma boa pra escala?

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


É, sim. Dá um visual muito bacana. E é caro! Hehehe!

Rifferman
Veterano
# abr/05 · Editado por: Rifferman
· votar


qual é o modelo da sua giannini???

silvio_rp
Veterano
# abr/05
· votar


shockerr
EH uma madeira que ao contrario do maple, da uma caracteristica fechada pro som, mais grave.

shockerr
Veterano
# abr/05
· votar


Rifferman
eh uma mastersonic mais não eh akela q ta no site

uma q vem com o humbucker na ponte

shockerr
Veterano
# abr/05
· votar


corrigindo falei merda

eh uma mastersonic mas naum eh akela que ta no site
[/b]eh[b] uma q vem com um humbucker na ponte

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


silvio_rp
Há controvérsias! :)
Já vi em muito lugares dizendo que o ébano puxa para o agudo. Particularmente, acho que é mera questão de visual.

shockerr
Certeza que é ébano. Não é madeira "ebanizada"?

shockerr
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL
cara eu acho estranho a giannini fabrica guitar com escalas de ebano
mais 2 pessoas q trabalhamcom madeira ja me dissera que eh ébano

shockerr
Veterano
# abr/05
· votar


e tipo até os trastes no mesmo eskema da minha gibson http://www.elderly.com/new_instruments/items/LPST-AW.htm

eu vi pela aquela figura fretboard

shockerr
Veterano
# abr/05
· votar


e pra completar as marcações no braço logicamente não eh no mesmo estilo mas eh o mesmo material

Penta_Blues
Moderador
# abr/05
· votar


Boa noite!!!!
Digamos que seja o filé mingnon das escalas...
Mas cuidado! Tem muita madeira escurecida pra parecer ébano que pra ser original deve ser aquele africano.
Valeu!!!

Beatlemaniac
Veterano
# abr/05
· votar


bertola !!!!!!!!!!! cada vc pra nos responder mais essa ?????

Penta_Blues
Moderador
# abr/05 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Enquanto o Mauricio não vem...
O Ébano é uma madeira africana muito escura, densa e, por isso, de indicação perfeita para a escala. É tida por muitos como a melhor madeira para escalas, sendo a escolha da escala de praticamente todos os instrumentos de alto padrão.
Valeu!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


Srs.
O Ébano é uma madeira rara e de difícil aquisição. Ao contrário do que se pensa ela não "produz um som" mais "encorpado" pois, como sua densidade é muito alta e suas fibras muito compactadas ela tem a tendência a ser mais "aguda" que o jacarandá-da-Bahia (embora com bom "edge" de graves); ademais, devido a essas mesmas características ela é de difícil manipulação e ruim de colagem, que deve usar colas mais eficientes e mais tempo de prensagem. Seu preço também é alto e portanto quase que proibitivo. Muitas madeiras podem substituir o ébano (até com vantagens), e por isso falsificações são constantes.
Abç

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


Como diria o personagem daquele desenho: "Eu lhe disse, eu lhe disse, eu lhe disse!!!". Hehehehehe! :)

O que me consta é que o ébano chega a soar mais brilhante que o maple, tanto que muitos banjos usam ébano na escala.

maadc
Veterano
# abr/05
· votar


Bertola:

Que madeira escura pode substituir o ébano?

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


Pau ferro

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


Consta que Pau-ferro chega a dar um timbre ainda mais brilhante. Embora eu não ache qua madeira da escala influencie de maneira perceptível. Hehehehe!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


O Pau-ferro substitui bem o ébano sim, mas seu timbre não é tão brilhante, tanto que as Fenders SRV signature vem com escala nessa excelente madeira brasileira.
BlaCk LaBeL
Influencia sim cara, teste uma strato com escala clara e outra escura em um valvulado (sem nada), sem alterar a equalização e o volume...
Abç

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
"Influencia sim cara, teste uma strato com escala clara e outra escura em um valvulado (sem nada), sem alterar a equalização e o volume..."

Ainda não tive oportunidade de testar uma escala clara e uma escura na MESMA guitarra para comprovar essas diferenças nas melhores condições possíveis. Talvez você, sendo luthier, já tenho feito isso. :)

Mas, de qualquer maneira, na prática (com distorção e efeitos) acho que isso só seria notável com aparelhos de medição...

Krist Novoselic
Veterano
# abr/05
· votar


minha Tagima tem escala clara...maple eu acho, mais não sei se muda muito o som ... deve ter pequena mudança..

Krist Novoselic
Veterano
# abr/05
· votar


mais eu queria um braço com escala em jacarandá nela...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL
Já fiz sim, inclusive só trocando o braço, no mesmo corpo e mesmo hardware. Não precisa de aparelhos não, com um bom amp valvulado vc percebe a diferença de cara. Lógico que ela é sutil, mas é evidente.
Abç

John Johns
Veterano
# abr/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quais sao madeiras equivalentes ao ébano?

BloodyBass
Veterano
# abr/05
· votar


Ébano é uma madeira digamos....única.
Pode-se substituir ela por outras...mas suas características são peculiares.

Como já disseram...pau-ferro substitui ela sem tanto brilho. E pau-marfim também pode ter o mesmo efeito, já que é outra madeira que produz um timbre agudo.

E sobre o que disseram sobre madeira da escala ser menos influente no som do instrumento. Cuidado com esse conceito. Ele está errado. A madeira da escala é a que MAIS influencia no som final do instrumento.

Veja esse tópico para maiores explicaçoes:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/85114/

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


BloodyBass
Mmm... não faz muito sentido a madeira da escala ter mais influência que a do corpo. Além da óbvia diferença de quantidade, no corpo é onde estão a ponte e os captadores...

maadc
Veterano
# abr/05 · Editado por: Moderador
· votar


*** editado ***

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


John Johns
Up

Iago
Veterano
# mai/05
· votar


BloodyBass

acho que é mais uma combinação entre os dois

shockerr
Veterano
# mai/05
· votar


pq akela msg do maadc foi editada?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ébano eh uma boa pra escala?