Opnião: o que é melhor, uma guitarra boa ou uma pedaleira boa?

    Autor Mensagem
    guitarg3
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: guitarg3


    Bom estou criando esse tópico pois gostaria de saber a opinião da galera e até uma possível ajuda sobre uma decisão. A questão é a seguinte: o que vale mais a pena investir primeiro, em uma guitarra boa ou uma boa pedaleira?

    Vou citar meu caso. Possuo equipamentos digamos para um guitarrista iniciante, mas não são equipamentos ruins. Possuo uma shelter stratocaster.. com 2 singles e 1 humbucker nela.. original da guitarra.. não sei especificar o modelo exato.. pois faz uns 5.. 6 anos q possuo ela.. lembro na época de ter pago uns 600 reais dela.. e meu professor d guitarra ter indicado ela.. inclusive ele na época comprou uma pra ele tb.. é uma guitarra relativamente pesada.. acredito q a madeira dela não seja ruim (ruim que me refiro é compensado.. com ctz ela é mais pesada q compensado).. e o luthier q levei pra regula-la falou q eh uma guitarra 'legal"...

    Possuo também uma pedaleira.. uma zoom g2.. é uma pedaleira simples, porém tem distorçoes e efeitos até que legais.. nda a ver com as zoom antigas.. as 505...

    Explicando assim deu pra ver q tenho um equipamento modesto.. porém eu juntei uma grana agora.. algo em torno de uns 2300 reais.. e estou em dúvida no que eu gasto essa grana. Eu gosto de tocar coisas com distorção.. timbres pesados.. gosto de efeitos.. delay.. e td mais.. e penso que uma pedaleira top d linha seria uma boa pedida.. penso no pod hd 500... se comprasse ela.. vamos chutar que gastaria uns 2000 reais chutando alto...

    porem penso em comprar uma guitarra melhor tb.. quero uma les paul pois elas dão um timbre mais encorpado para se usar com distorção e talz.. ai gastaria a grana que tenho em uma LesPaul.. não sei um modelo exato.. ms axo q com essa grana o melhor q posso encontrar seria uma epiphone.. tem as da condor ms parece q o preço dela agora tá um absurdo..

    enfim.. eis a questão.. uma guitarra nova na faixa de uns 2000 reais.. ou uma pedaleira de ponta.. ?

    guitarg3
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    uma outra coisa que poderia fazer tb seria comprar a pedaleira e com a grana que sobrasse poderia comprar captadores melhores pra por na minha guita.. pelo menos trocar o humbucker por um melhor pois é o q mais uso.. axo q com 300 reais da pra comprar um captador bom e pagar o luthier pra trocar né?

    jacobino da silva
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    guitarg3
    qual o seu amplificador?

    Conde_guitar
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Já tem um amplificador legal???

    Muito do timbre tá no amp, falo por experiencia propria...

    emaniox
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    A sua guitarra ta boa? Ela desafina? A ação das cordas é ruim? Tem algo de errado nela?

    Eu escolheria a guitarra. Afinal, les paul com humbucker é bem diferente de uma stratocaster, e eu acho que é um ótimo aprendizado comparar as duas guitarras.

    Pedaleiras, por outro lado, embora melhores, acabam nao sendo tao diferentes. Tem mais distorções, mais modulações, delays, reverbs, etc, mas ainda sao distorções, modulações, etc. TAlvez um pedal de expressão seja algo novo. Alternativamente vc pode comprar uma interface para pc e/ou um bom pc e usar softwares de processamento. Eles sao bons.

    Vc tem amp? Voce nao pensa em comprar amplificador? Com este dinheiro da pra comprar um bom amplificador, usar a sua pedaleira para modulações ou complementar a distorção.

    Flw.

    maspn
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    guitarg3

    compra um amplificador valvulado, vai ter muita diferença...

    buddy guy
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    guitarg3

    Opnião: o que é melhor, uma guitarra boa ou uma pedaleira boa?


    (Veterano)..........até tú Brutus? Tempão de fórum,tú ja deveria saber,não?


    Como é que a galéra vai te dizer o que é melhor pra vc,tú é quem deve saber o que é melhor pra tí,ou não? Abração !!!!

    guitarg3
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    jacobino da silva
    possuo um Zepphir 60w.. ele possui 2 falantes de 8'.. é um bom amplificador.. não é muito conhecido.. ms ele tem os graves bem reforçados.. eu curto o som dele.. não penso em trocar o amplificador no momento.. so futuramente qndo ja tiver comprado a guita e a pedaleira.. ae penso em investir num ampli com falante de 10'

    maspn
    se eu tivesse grana.. haha.. ampli valvulado é mto caro um que preste.. não tenho essa grana não.. tenho 2 mil reais nao 10 mil

    quanto a pedaleira eu já decidi ser pedaleira pq gosto muito de efeitos e talz.. e a distorçao das pedaleiras atuais top d linha sao boas.. além da versatilidade.. e td isso por um preço q se fosse comprar em pedais analogicos nao me permitiria nem metade da versatilidade d timbres...

    guitarg3
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    buddy guy
    sei la cara.. eu penso q o fórum serve pra ajudar as pessoas.. e axei essa uma discussão interessante.. axo q muita gente deve ter essa duvida entre investir numa guita boa ou em pedais ou pedaleiras boas primeiro... queria só ouvir a opnião da galera aqui...

    guitarg3
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    emaniox
    sim.. tipo é o que descrevi no primeiro post cara a minha guita.. e eu cuido dela.. no começo do ano paguei uma regulagem completa pra ela.. regulagem das cordas.. afinaçao.. altura dos trastes.. e td mais q uma regulagem completa proporciona...

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    guitarg3

    Cara, sabe o que eu faria? Iria na maciota. Pra mim os overdrives da G2 não soam bem, então compraria um overdrive e, pra mim, o pau pra toda obra e barato é o Boss SD-1.

    Pronto. Aí veria o resultado, lembrando que timbrar o equipo é algo fundamental! Dá uma olhada nesse tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/246996/

    Pra mim, não tem esse papo de timbre ruim, mas diferente. Ruim é o amp que "falha", a guitarra que não afina, o pedal que tem chiado em excesso, pois no contexto de uma banda TUDO MUDA e o mais importante é saber tocar bem! Aí, meu caro, vc tira leite de pedra! :)

    Abs

    guitarg3
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Alternativamente vc pode comprar uma interface para pc e/ou um bom pc e usar softwares de processamento. Eles sao bons.

    eu ja possuo uma m-audio fast track pro =)

    guitarg3
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: guitarg3
    · votar


    MauricioBahia
    sakei.. vlw pela opnião.. ms ae no caso vc diria para eu ficar com a zoom g2 ms usar ela só para modulaçoes.. e a distorçao comprar um pedal separado?

    Vou ver o tópico!

    pq eu pensei em comprar uma pedaleira top.. tipo a nova da line6 pra ter distorçoes boas e modulaçoes legais td num equipamento só.. saka um equipamento pra vida td... fora a variedade d timbres q poderia ter.. um clean.. overdrive.. distorçao.. distorçao pesada.. varias coisas numa pedaleira só.. coisa q se quisesse ter com pedais teria que gastar muito mais...

    Stargazer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    guitarg3
    Você toca fora de casa, em shows, em ensaios?
    Caso não, eu investiria em um bom PC e usaria simuladores de efeitos como Guitar Rig e Amplitube.

    Se vc precisa de um equipamento para palco, vale mais apena em investir em um amplificador ou em uma pedaleira.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    guitarg3: ms ae no caso vc diria para eu ficar com a zoom g2 ms usar ela só para modulaçoes.. e a distorçao comprar um pedal separado?

    Pedal separado para overdrive e um distorção. Os high gain da G2 são bons pro meu gosto. Além do mais, a G2 serve como afinador.

    eu pensei em comprar uma pedaleira top.. tipo a nova da line6

    É um ótima pedida, mas será que é realmente necessário? É isso que eu avaliaria. :) De repente, com essa grana dá pra comprar um amp, que é CRUCIAL!

    Boa sorte!

    Stargazer: Caso não, eu investiria em um bom PC e usaria simuladores de efeitos como Guitar Rig e Amplitube.

    Concordo plenamente!

    guitarg3
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Stargazer
    toco.. tipo eu ja tenho interface e um bom pc.. a minha duvida é entre uma guita nova ou uma pedaleira nova já q nao tenho grana pra comprar as duas coisas... sugestoes d guitas e pedaleiras.. e captadores caso queira trocar o da minha guita atual.. é uma discussão meio geral sobre essas 3 coisas.. gostaria de saber a opnião de vcs..

    guitarg3
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: guitarg3
    · votar


    MauricioBahia
    entao ms ampli eu ja tenho um legal como ja falei num post acima.. estou satisfeito com ele.. a questão da pedaleira top d linha eu pensei pq eu teria boas distorçoes e bons efeitos nela.. e eh o q qero.. boas distorçoes e varios efeitos pois gosto d experimentar coisas novas.. ms a questão é que tb queria uma lesPaul.. ms nao tenho grana pras duas coisas infelismente.. entao por isso q criei o tópico para saber da galera o q é mais essencial primeiro..


    uma outra idéia que tive foi a questao d se comprasse a pedaleira com a grana q sobrasse eu poderia trocar os captadores da minha modesta guitarra.. ms fico na dúvida se 300 reais seria o suficiente...

    e a questao do tópico lá só de começar a ler ja concordo com vc.. eu uso tudo no 10 e o captador só o humbucker.. ms uso assim pq as outras configurações não me agradam.. talvez eu não saiba mexer direito ahsuehia ou talvez por ter uma pedaleira eu ja regulo tudo para tirar exatamente o som q eu qero.. ae o pote d tone fica meio sem utilidade...

    engtmir
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: engtmir
    · votar


    guitarg3
    Cara, quer saber o que é melhor pra ti, faça o seguinte, vá a uma loja, teste as pedaleiras que alcancem o seu cash, depois teste as guitarras que alcancem o seu cash, aquele que te agradar mais, tu vai lá e compra, te garanto satisfação total, não tem erro :)
    Apesar de eu concordar com a gurizada, se não tiver amp valvulado, eu te digo que vale a pena, teste alguns também ;)

    Abraços

    Anjus
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Se tu curte mesmo usar pedaleira, compre uma, configurando bem vc pode conseguir tirar um som legal com a guita, mas como ja falaram procure oque seja NECESSARIO!
    Se a sua guita tem uma madeira boa e vc curte ela, compra uns cap pra ela ou entao tente trocar ela mais oque sobrar por uma Condor Les Paul.

    Mas, como ja disseram muito no topico, eu iria comprar um bom ampli e uma dist analogica... nao curto distorçoes digitais, gosto de usar pedaleira no loop só pra efeitos.

    Stargazer
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Stargazer
    · votar


    guitarg3
    Na minha opinião, a troca de captadores só faz sentido quando vc tem um bom amplificador e uma boa guitarra.

    O que eu faria, se estivesse em seu lugar, é investir em um bom amplificador. Acho mais importante que investir em uma pedaleira no seu caso.
    A minha explicação para isso é que o amplificador afeta muito mais o seu timbre, e são raras as músicas em que você depende de efeitos como um delay extraordinário ou um chorus para fazer uma boa interpretação. E lembrando que no caso da distorção, é muito mais fácil conseguir uma boa utilizando o canal sujo de um amplificador bom que utilizando um pedal em um amplificador médio.

    Mas se vc está satisfeito com o amplificador e se sente confortável com a sua guitarra, o investimento em uma pedaleira pode te deixar mais satisfeito. Seu leque de timbres aumenta muito.

    Não sei qual amplificador te recomendar pois já há um tempo eu toco apenas em casa, então estou por fora das melhores indicações custo-benefício.
    Quanto à pedaleira, há varias boas no mercado no valor de R$ 2000.

    guitarg3
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: guitarg3
    · votar


    Stargazer
    entao.. ms é q no momento eu estou ate q satisfeito com meu ampli.. e tem a questão q a maioria dos shows q agente vai tocar o lugar ja tem o ampli.. agente so leva guita e pedais.. ae seria meio q um gasto desnecessário o ampli agora eu penso..

    sobre os captadores faz algum sentido.. qndo eu levei no luthier eu perguntei sobre a troca dos captadores ele falou q não compensava trocar não.. só se fosse pra colocar captadores fender por exemplo pra no futuro eu comprar uma guita melhor e usar esses captadores na guita melhor...

    ms tipo se eu colocar um captador melhor na minha guita modesta agora o timbre não irá melhorar consideravelmente? digo na questão de mais peso.. mais presença no som...

    Stargazer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    guitarg3
    Tentei editar alí em cima antes de vc responder. Comentei sobre a pedaleira lá.

    Stargazer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    guitarg3
    Melhora consideravelmente sim! Eu só acho que não deveria ser a prioridade. Mas a troca de captadores interfere consideravelmente no timbre, ainda mais se vc for optar por um captador com uma saída e uma equalização bem diferentes dos originais.

    guitarg3
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Stargazer
    então.. eu citei os captadores pq se eu comprar a pedaleira irei gastar uns 2000 no maximo eu axo.. e sobrará alguma grana.. algo em torno de 300 reais.. pensei q poderia usar esses 300 reais para trocar os captadores da guita.. pelo menos o humbucker q é o uso mais... foi uma ideia.. se alguém tiver outras..

    GarrafaSK8
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    guitarg3
    Cara com esse dinheiro dá pra vc comprar uma guita boa e uma boa pedaleira.
    Da pra vc comprar uma Condor Clp 2 e uma pedaleira Digitech RP500.
    Comprei uma pedaleira dessa recentemente e o som dela é formidavel. Inclusive fiz um review sobre ela aqui no forum.

    Abs !

    guitarg3
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    GarrafaSK8
    é uma boa sugestão tb...

    ms to pensando em pegar o pod hd 500 se chegar aqui no brasil esse ano ainda e trocar o captador da minha guita simples msmo.. ae qm sabe ano eu troco a guita..

    sobre captadores alguém pode me dar alguma sugestão de um humbucker bom pra tocar hardcore e derivados? gosto d distorçoes d bandas tipo blink 182.. sum 41.. essas coisas..

    Conde_guitar
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    guitarg3

    se eu tivesse grana.. haha.. ampli valvulado é mto caro um que preste.. não tenho essa grana não.. tenho 2 mil reais nao 10 mil


    Cara, existem amps valvulados de boutique como Acedo e talz, que são de excelente fama aqui no fórum, que creio que você consegue comprar com essa grana, afinal voce não deve precisar de um valvuladão de 100 watts.


    Com 2300 pau dá pra vc pegar uma Condor daquelas lespa nova, dá pra vc pegar uma boa Vintage, dá pra vc fazer aquele esquema de pegar uma Sx SST 52 ou 67 e tunar ela até o talo....essa última opção creio que sobra grana até pra vc pegar uma ME-70 da Boss..

    Um abç!

    De Ros
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    guitarg3

    Invista no ponto mais fraco do teu som.

    E daí eu te pergunto qual é o ponto mais fraco? Tua guitarra, tua pedaleira, teu amp ou o guitarrista?

    Nunca te ouvi tocar, mas pela minha experiência com aulas, geralmente o ponto mais fraco é o guitarrista...

    Mas se tu está louco para comprar algo, compra um drive legal e mãos à obra!

    DraKo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Concordo com o que o Conde-guitar disse, compra uma guitarra como as sx SSt e tuna ate n dar mais vai sobrear uma grana pra comprar uma pedaleira melhor ou compra uma CLP 2 e uma pedaleira da Boss

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opnião: o que é melhor, uma guitarra boa ou uma pedaleira boa?