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| Juninho da Guitarra Veterano
 | # jun/11 · votar
 
 Então sempre quando eu for querer saber o modo grego que vou usar é, só olhar os acordes que são usados e o tom, e depois fazer a inversao de 5 tons?
 
 
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| Juninho da Guitarra Veterano
 | # jun/11 · votar
 
 e quando observar todos os acordes, o campo harmonico servira para alguma coisa, para descobrirmos o modo grego para improvisar?
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jun/11 · Editado por: LeandroP · votar
 
 Juninho da Guitarra
 
 Então sempre quando eu for querer saber o modo grego que vou usar é, só olhar os acordes que são usados
 
 Sim.
 
 e depois fazer a inversao de 5 tons?
 
 Ai é que está... Não é uma inversão de 5 tons. No caso do modo mixolídio é uma inversão da 5a, que não tem e nunca terá 5 tons. São duas coisas completamente diferentes.
 
 Eu recomendo que, antes de estudar os modos gregos e harmonização, que você estude mais os intervalos. Do contrário, você vai ficar empacado e não vai entender a essência do assunto.
 
 Comer o fruto antes do tempo só dá dor de barriga. Vá com calma e não deixe lacunas vazias, pois isso faz muita falta pra interpretação dos modos e de uma harmonia.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jun/11 · votar
 
 Juninho da Guitarra
 
 Só por curiosidade:
 
 1. Você tocou as frases que eu postei na página anterior?
 
 2. Se tocou, percebeu a sonoridade característica do modo mixolídio?
 
 
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| Juninho da Guitarra Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 Ae pessoal, preciso de uma ajuda.
 Estou lendo um texto aqui sobre os modos gregos, e está falando:
 
 CAMPO HARMONICO DE A FRIGIO
 Am - Bb - C - Dm - Em5b - F - Gm
 Nesse campo harmonico os acordes que contem a nota caracteristica ( II menor) são Bb Em5b Gm
 Cadencias
 | Am - Bb | |Am - Gm | | Am - Bb/A - Gm | | Am - Gm/A |
 
 Eu não entendi porque ele o "Gm" e o "Dm" também já que são menores e é uma caracteristica do Frigio
 
 
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| Juninho da Guitarra Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 Ai quando fui analisar os acordes e vi:
 Gm - Bb- D
 Bb - D- F
 Em5b - G - G
 
 deve ser por isso neh que usaram essa cadencia? por causa do Em5b?
 
 
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| Juninho da Guitarra Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 e como faço para achar a cadencia de A frigio?
 
 
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| Richard Guitar Veterano
 | # jul/11 · Editado por: Richard Guitar · votar
 
 Juninho da Guitarra
 
 
 a nota mais forte caracteristica é a segunda bemol, nesse caso Bb
 
 pegue a escala de F maior
 
 nesse caso o A é o III grau
 
 quando vc tiver um Am e um Bb (Um acorde menor e um acorde maior separado por um semitom), vc estará no III° e no IV° de uma escala maior, nesse caso F maior.
 
 quando vc tiver um Am e um Gm (dois acordes menores separados por um tom) estará no III° e no II°. F maior.
 
 quando estiver um Am e um Dm (dois acordes menores separados por uma 4ª justa) estará no III° e no IV°. F maior também.
 
 se for Am e Em75b (um menor e um semi diminuto separados por 5ª justa) estará no III° e no VII°. Fá maior.
 
 são situações que só ocorreram se vc estiver encarando o Lá como um acorde frígio III°. (F maior I°)
 
 perceba que se vc mudar o Dm para D nesse ultimo exemplo
 
 já não é mais Lá frígio, nem F maior.
 
 já se torna um G maior e vc já encara o Lá como um dórico. pois um acorde menor e um acorde maior separado por uma 4ª justa só ocorre com o dórico, devido a sua 6 maior, que vai ser a terça maior do acorde maior, nesse caso Ré maior.
 
 
 espero que possa absorver alguma coisa
 
 Abraço.
 
 
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| Juninho da Guitarra Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 CAMPO HARMONICO DE A MIXO
 A - Bm - C#m5b - D - Em - F#m - G
 
 esse campo harmonico aqui está errado neh, se tiver deve ser porq o C#m5b está no 3° grau e era pra ser no G
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jul/11 · votar
 
 Juninho da Guitarra
 
 Tá certo!
 
 A - Bm - C#m5b - D - Em - F#m - G
 
 O Lá mixolídio tem origem no Vº grau da escala maior, certo?!
 
 D - Em - F#m - G - A - Bm - C#m5b - D
 
 Só precisei copiar, colar e reordenar.
 
 O VIIº grau do mixolídio é um lídio (um modo antes do mixolídio). Portanto, se tem um A mixolídio tem também um G lídio um passo antes. Se observar melhor verá uma mera inversão do campo harmônico maior.
 
 O modo do acorde C#m5b é um substituto bem legal pro A mixolídio. Seria como se o seu A7 fosse na primeira inversão (com a 3a no baixo) --> A7/C#
 
 
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| Juninho da Guitarra Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 Nossa Senhora, esse assunto de modo grego é complicado mesmo hein.
 Eu sempre entendo o começo, mais depois que você fala queo VII° do mixolidio é lidio eu nao entendo, então quer dizer que o VII° grau do lidio é frigio?
 
 
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| Richard Guitar Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 é só praticar bastante que com o tempo fica mais fácil
 
 treina os acordes e não as escalas, que é mais fácil para assimilar
 
 
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| guitarg3 Veterano
 | # jul/11 · votar
 
 dando um upp pra ler dps.. parece ser bom o texto!
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jul/11 · votar
 
 então quer dizer que o VII° grau do lidio é frigio?
 
 Isso mesmo. Não é complicado. Na verdade é muito simples, mas parece que se não for complicado, não tem graça.
 
 A verdade é essa: se depois de um modo jônio você tem o modo dórico, antes de um dórico obviamente tem o modo jônico... Simples assim.
 
 É só uma questão de ponto de vista.
 
 E o mais legal disso é que você acabou chegando a essa conclusão sozinho, só não tinha a certeza ;)
 
 
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| dddr.rock Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 caralho meu com essa explicação finalmente percebi a maldita sonoridade desses modos, antes fixava o pensamento to tocando a escala de C maior so q começando por D ai saia sempre com a mesma sonoridade, ai agora to D maior depois D dorian ai sim percebi a diferença sonora muito show pode num ser o mais completo mais é o mais resumido e de mais simples intendimento. valeww
 
 
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| fujicaro Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 LeandroP
 
 Já venho lendo o que você tem escrito durante quase 1 ano e tenho aprendido bastante. Mas eu empaco na hora de criar um improvierso com toda essa teoria. Porque até agora tudo que eu vi foram explicações sobre o esqueleto, mas não muito como improvisar em cima deles.
 Será que poderia dar uma dica. ou se você já colocou isso em algum lugar, me mostra pois eu não achei.
 Abraços
 
 
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| Kallau Veterano
 | # abr/15 · votar
 
 Oi, desculpa ressuscitar o tópico, mas como está listado nos tópicos essenciais, vou perguntar aqui:
 
 Estou iniciando os estudos nos modos gregos, e estou com uma dúvida que acredito ser básica. Fiz uma busca rápida e não encontrei a resposta que preciso.
 
 Pego uma backing track onde indica Mi Frígio. Isso quer dizer que a progressão de acordes da backing track está em Mi Frígio, ou seja, os acordes que podem estar presentes na composição são E, F, G, A, B, C e D, certo?
 Sendo assim, eu devo durante a backing track inteira improvisar sobre os shapes de Mi Frígio, ou quando a base mudar para F, por exemplo, eu devo utilizar os shapes de F Frígio?
 
 Se não me fiz entender, vou tentar ser mais direto:
 Quando eu tenho uma base em E Frígio, eu devo usar sempre a escala de E Frígio durante a música toda ou mudar os shapes da escala sempre que a base mudar (por exemplo C Frígio quando a base estiver em C)?
 
 Valeu!
 
 
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| MateusKiedis Veterano
 | # jan/20 · votar
 
 Boa tarde, estou tentando tirar uma música que tem uma progressão de notas que nunca vi, alguém poderia me dar uma luz? descobri essas notas já na escala usada.
 
 C - C# - E - G - A# - C# - E - G - G#
 
 Obrigado!
 
 
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