Autor |
Mensagem |
Juninho da Guitarra Veterano |
# jun/11
· votar
Então sempre quando eu for querer saber o modo grego que vou usar é, só olhar os acordes que são usados e o tom, e depois fazer a inversao de 5 tons?
|
# jun/11
· votar
e quando observar todos os acordes, o campo harmonico servira para alguma coisa, para descobrirmos o modo grego para improvisar?
|
LeandroP Moderador |
# jun/11 · Editado por: LeandroP
· votar
Juninho da Guitarra
Então sempre quando eu for querer saber o modo grego que vou usar é, só olhar os acordes que são usados
Sim.
e depois fazer a inversao de 5 tons?
Ai é que está... Não é uma inversão de 5 tons. No caso do modo mixolídio é uma inversão da 5a, que não tem e nunca terá 5 tons. São duas coisas completamente diferentes.
Eu recomendo que, antes de estudar os modos gregos e harmonização, que você estude mais os intervalos. Do contrário, você vai ficar empacado e não vai entender a essência do assunto.
Comer o fruto antes do tempo só dá dor de barriga. Vá com calma e não deixe lacunas vazias, pois isso faz muita falta pra interpretação dos modos e de uma harmonia.
|
LeandroP Moderador |
# jun/11
· votar
Juninho da Guitarra
Só por curiosidade:
1. Você tocou as frases que eu postei na página anterior?
2. Se tocou, percebeu a sonoridade característica do modo mixolídio?
|
# jul/11
· votar
Ae pessoal, preciso de uma ajuda. Estou lendo um texto aqui sobre os modos gregos, e está falando:
CAMPO HARMONICO DE A FRIGIO Am - Bb - C - Dm - Em5b - F - Gm Nesse campo harmonico os acordes que contem a nota caracteristica ( II menor) são Bb Em5b Gm Cadencias | Am - Bb | |Am - Gm | | Am - Bb/A - Gm | | Am - Gm/A |
Eu não entendi porque ele o "Gm" e o "Dm" também já que são menores e é uma caracteristica do Frigio
|
# jul/11
· votar
Ai quando fui analisar os acordes e vi: Gm - Bb- D Bb - D- F Em5b - G - G
deve ser por isso neh que usaram essa cadencia? por causa do Em5b?
|
# jul/11
· votar
e como faço para achar a cadencia de A frigio?
|
Richard Guitar Veterano |
# jul/11 · Editado por: Richard Guitar
· votar
Juninho da Guitarra
a nota mais forte caracteristica é a segunda bemol, nesse caso Bb
pegue a escala de F maior
nesse caso o A é o III grau
quando vc tiver um Am e um Bb (Um acorde menor e um acorde maior separado por um semitom), vc estará no III° e no IV° de uma escala maior, nesse caso F maior.
quando vc tiver um Am e um Gm (dois acordes menores separados por um tom) estará no III° e no II°. F maior.
quando estiver um Am e um Dm (dois acordes menores separados por uma 4ª justa) estará no III° e no IV°. F maior também.
se for Am e Em75b (um menor e um semi diminuto separados por 5ª justa) estará no III° e no VII°. Fá maior.
são situações que só ocorreram se vc estiver encarando o Lá como um acorde frígio III°. (F maior I°)
perceba que se vc mudar o Dm para D nesse ultimo exemplo
já não é mais Lá frígio, nem F maior.
já se torna um G maior e vc já encara o Lá como um dórico. pois um acorde menor e um acorde maior separado por uma 4ª justa só ocorre com o dórico, devido a sua 6 maior, que vai ser a terça maior do acorde maior, nesse caso Ré maior.
espero que possa absorver alguma coisa
Abraço.
|
# jul/11
· votar
CAMPO HARMONICO DE A MIXO A - Bm - C#m5b - D - Em - F#m - G
esse campo harmonico aqui está errado neh, se tiver deve ser porq o C#m5b está no 3° grau e era pra ser no G
|
LeandroP Moderador |
# jul/11
· votar
Juninho da Guitarra
Tá certo!
A - Bm - C#m5b - D - Em - F#m - G
O Lá mixolídio tem origem no Vº grau da escala maior, certo?!
D - Em - F#m - G - A - Bm - C#m5b - D
Só precisei copiar, colar e reordenar.
O VIIº grau do mixolídio é um lídio (um modo antes do mixolídio). Portanto, se tem um A mixolídio tem também um G lídio um passo antes. Se observar melhor verá uma mera inversão do campo harmônico maior.
O modo do acorde C#m5b é um substituto bem legal pro A mixolídio. Seria como se o seu A7 fosse na primeira inversão (com a 3a no baixo) --> A7/C#
|
# jul/11
· votar
Nossa Senhora, esse assunto de modo grego é complicado mesmo hein. Eu sempre entendo o começo, mais depois que você fala queo VII° do mixolidio é lidio eu nao entendo, então quer dizer que o VII° grau do lidio é frigio?
|
Richard Guitar Veterano |
# jul/11
· votar
é só praticar bastante que com o tempo fica mais fácil
treina os acordes e não as escalas, que é mais fácil para assimilar
|
guitarg3 Veterano |
# jul/11
· votar
dando um upp pra ler dps.. parece ser bom o texto!
|
LeandroP Moderador |
# jul/11
· votar
então quer dizer que o VII° grau do lidio é frigio?
Isso mesmo. Não é complicado. Na verdade é muito simples, mas parece que se não for complicado, não tem graça.
A verdade é essa: se depois de um modo jônio você tem o modo dórico, antes de um dórico obviamente tem o modo jônico... Simples assim.
É só uma questão de ponto de vista.
E o mais legal disso é que você acabou chegando a essa conclusão sozinho, só não tinha a certeza ;)
|
dddr.rock Veterano |
# ago/11
· votar
caralho meu com essa explicação finalmente percebi a maldita sonoridade desses modos, antes fixava o pensamento to tocando a escala de C maior so q começando por D ai saia sempre com a mesma sonoridade, ai agora to D maior depois D dorian ai sim percebi a diferença sonora muito show pode num ser o mais completo mais é o mais resumido e de mais simples intendimento. valeww
|
fujicaro Veterano |
# ago/11
· votar
LeandroP
Já venho lendo o que você tem escrito durante quase 1 ano e tenho aprendido bastante. Mas eu empaco na hora de criar um improvierso com toda essa teoria. Porque até agora tudo que eu vi foram explicações sobre o esqueleto, mas não muito como improvisar em cima deles. Será que poderia dar uma dica. ou se você já colocou isso em algum lugar, me mostra pois eu não achei. Abraços
|
Kallau Veterano |
# abr/15
· votar
Oi, desculpa ressuscitar o tópico, mas como está listado nos tópicos essenciais, vou perguntar aqui:
Estou iniciando os estudos nos modos gregos, e estou com uma dúvida que acredito ser básica. Fiz uma busca rápida e não encontrei a resposta que preciso.
Pego uma backing track onde indica Mi Frígio. Isso quer dizer que a progressão de acordes da backing track está em Mi Frígio, ou seja, os acordes que podem estar presentes na composição são E, F, G, A, B, C e D, certo? Sendo assim, eu devo durante a backing track inteira improvisar sobre os shapes de Mi Frígio, ou quando a base mudar para F, por exemplo, eu devo utilizar os shapes de F Frígio?
Se não me fiz entender, vou tentar ser mais direto: Quando eu tenho uma base em E Frígio, eu devo usar sempre a escala de E Frígio durante a música toda ou mudar os shapes da escala sempre que a base mudar (por exemplo C Frígio quando a base estiver em C)?
Valeu!
|
MateusKiedis Veterano |
# jan/20
· votar
Boa tarde, estou tentando tirar uma música que tem uma progressão de notas que nunca vi, alguém poderia me dar uma luz? descobri essas notas já na escala usada.
C - C# - E - G - A# - C# - E - G - G#
Obrigado!
|