Teoria dos Modos (Introdução)

Autor Mensagem
jfguittar
Veterano
# jul/06
· votar


Esse negocio é o bicho, gostei mermo

Diego Volpato Finato
Veterano
# jul/06 · Editado por: Diego Volpato Finato
· votar



Penta_Blues

Bom parece que entendi, deu uma olhada e reparei uma coisa,

Olha so isso:Aqui ta todas as escalas possiveis a partir de C:
graus

J D F L M E L J
o o r i i o o o
n r i d x l c n
i i g e o i r i
o c i o . o i o
o o . o

1 2 3 4 5 6 7 8


C D E F G A B C 1
G A B C D E F# G 2
D E F# G A B C# D 3 E
A B C# D E F# G# A 4 S
E F# G# A B C# D# E 5 C
B C# D# E F# G# A# B 6 A
Gb Ab Bb B Db Eb F Gb 7 L
Db Eb F Gb Ab Bb C Db 8 A
Ab Bb C Db Eb F G Ab 9 S
Eb F G Ab Bb C D Eb 10
Bb C D Eb F G A Bb 11
F G A Bb C D E F 12
C D E F G A B C 13

Substitui os graus, respectivamente por 1,2,3...
agora repare bem q se vc quizer Mixolideo de C,por exemplo

Procuro por Mixolideo (em cima),linha 12,escala de F...
Variando vai ficar, C D E F G A Bb C , o que variam sao os interva-los,
naum ha criaçao de escala nenhuma,é as proprias escalas feita a partir de C,so com uma variaçao diferente...
Bom procurei encontra essa forma p/ por numa tabela,
quando comecei a ver q naum era dificil de entender...bom obrigado a todos!
Mas ainda vou me aprofundar no assunto,essa parte ja entendi...hehehe
Bom se caso tiver alguma coisa errada me comunique meu e-mail é
D1360offrk@hotmail.com
flw


Diego Volpato Finato
Veterano
# jul/06
· votar


bah fico td torto...
bom quem quizer passo a tabelinha por e-mail...flw

Diego Volpato Finato
Veterano
# jul/06
· votar


hehe agora arrumei

Daniel Britto
Veterano
# jul/06
· votar


Me tirem uma duvida...
Tipo, se eu decorei a escala de dó maior, por exemplo. Se eu quiser solar em ré dórico é só começar a escala na segunda nota? Aí não precisaria decorar milhares de desenhos diferentes, nem raciocionar quanto aos intervalos, o que eu acredito que seria o ideal, mas ainda é mto pra minha cabeça, hehe. Isso de usar o mesmo desenho funcionaria?

blond_master
Veterano
# jul/06
· votar


Tenh uma duvida. Eu pego uma escala de D dórico ela eh feita pra solar no campo harmonico de C maior ou de D maior?

Penta_Blues
Moderador
# jul/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!
Como diria "Jack, o Estripador" vamos por partes...rs

Diego Volpato Finato
A tabelinha que vc fez mostra a Escala Maior nas doze tonalidades. A 13ª linha não existe, pois é uma repetição da primeira. Agora, esquece tudo o foi colocado acima desta tabelinha, apesar de à primeira vista dar certo...
O Mixolídio no tom de C (ou mixolidio de C como vc disse) é G Mixolídio e possui as seguintes notas: G A B C D E F.
Este mixolídio que vc encontrou na tabela é C Mixolídio no tom de F, portanto, não está na Escala de C, mas sim na escala de F.
Raciocinando desta maneira vc encontrará o C em diferentes graus, de diferentes escalas mas não serão Jonio de C, Dório de C, Frígio de C. Seu caminho tá todo invertido...rs

Daniel Britto
Basicamente sim, desde que vc se atenha às notas e não ao shape. Começando a escala maior de C pela segunda nota, ou seja II Grau, vc estará fazendo D Dório, mas seu emprego vai depender do acorde que vc está usando como base pra solar. O ideal é realmente não decorar milhares de desenhos diferentes até porque o mesmo desenho poder pertencer a mais de um modo dependendo da tonalidade que vc está tocando, mas é importante sim que vc saiba o intervalo que caracteriza determinado modo ou escala, ou seja, a nota chave.

blond_master
Depende da intenção que vc quer dar ao seu solo. No exemplo que vc deu, que acorde do CH de C vc vai usar? Se o acorde utilizado for Dm7 (acorde que pertence ao CH de C) vc poderá usar o D Dório no CH de C ou o D Frígio no CH de Bb ou ainda o D Eólio no CH de F, pois todos estes modos possuem as notas que compõe o acorde Dm7 (DFAC)

Valeu!!!

Diego Volpato Finato
Veterano
# jul/06
· votar


Penta_Blues

'De fato errei mesmo, era na escala em relação a escala de C,seria G mixolideo, e o C mixolideo seria da escala de F...
Ta mas nao entendi uma coisa,isso:
de diferentes escalas mas não serão Jonio de C, Dório de C, Frígio de C. Seu caminho tá todo invertido
pq taria todo invertido?
é que eu me basiei pelo seguinte:

Modo --> Configuração --> Exemplo com a tônica em E
Jônio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M --> E, F#, G#, A, B, C#, D#
Dórico --> T, 2, 3m, 4, 5, 6, 7 --> E, F#, G, A, B, C#, D
Frígio --> T, 2m, 3m, 4, 5, 6m, 7 --> E, F, G, A, B, C, D
Lídio --> T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M --> E, F#, G#, A#, B, C#, D#
Mixolídio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7 --> E, F#, G#, A, B, C#, D
Eólio --> T, 2, 3m, 4, 5, 6m, 7 --> E, F#, G, A, B, C, D
Lócrio --> T, 2m, 3m, 4, b5, 6m, 7 --> E, F, G, A, Bb, C, D
e se reparar cai certo na tabela...em diferentes escalas...so organiza-las....mas naum ta certo mesmo?
seria assim por exemplo?
lideo de C é F
Dórico de G é A etc etc...seria assim?

Penta_Blues
Moderador
# jul/06
· votar


Bom dia!!!

Diego Volpato Finato
Como é que vai, meu camarada?
Bem digamos que o seu raciocínio seja uma forma de interpretar os modos que, por acaso, dá certo. O único problema é que vc acaba falando sozinho pois o modo padronizado de interpretação é outro.
Por que eu disse que tava invertido? Porque é só multiplicar seu modo de pensar por -1...rs
Quando vc diz lideo de C é F o correto é nominar este modo como F Lídio no Tom de C. Por que? Porque F Lídio é diferente de F, assim como A Dório é diferente de A, razão pela qual "Dórico de G" não é A, percebeu?
Quanto à tabela, perceba que quando vc coloca o nome dos modos na vertical, dá a entender que as notas na vertical pertencem ao modo indicado, o que não é correto.
E finalmente analizando seu exemplo, vc perceberá aquilo que eu te falei sobre raciocínio invertido. Vamos lá:
Tônica em E ou tom de E.
E Jônio é está no tom de E porque, por coincidência, E Jônio é o mesmo que E Maior.
E Dório é o II Grau mas no tom de D. No tom de E é F# Dório
E Frígio é o III Grau mas no tom de C. No tom de E é G# Frígio
E Lídio é o IV Grau mas no tom de B. No tom de E é A
E Mixolídio é o V Grau mas no tom de A. No tom de E é B
E Eólio é o VI Grau mas no tom de G. No tom de E é C#
E Lócrio é o VII Grau mas no tom de F. No tom de E é D#.
Conclusão: Vc misturou todos os modos começados por E mas não relacionou a tonalidade de E, mas sim várias tonalidades. Para relacionar a tonalidade de E vc colocará sequancias começadas por várias notas.
Viu como é diferente? Tente inverter seu raciocínio.
Valeu!!!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/06
· votar


Penta_Blues

Velho, o assunto aqui tá muito avançado para que eu comente algo. Bom, para solos eu utilizo apenas as pentas básicas com alguns cromatismos e os (7) modos gregos em paralelo, que nada mais nada menos são as pentas com + 1 nota por corda = 3 notas por corda.

Eu geralmente me guio pelas pentas para saber se farei um solo de Em ou E... sobre isso eu intercalo durante o solo, pentas + modos gregos. Claro, aí cada um usa a criatividade para criar frases legais pois não adianta sair fritando sem sentido.

O legal é ter uma "conversa" dentro do solo... o que é feito bastante no jazz como um "pergunta e responde".

Já brinquei de fazer uns solos de jazz... como fiz? Usei as pentas com bastante cromatismos e novamente intercalei com os modos gregos mas com uma diferença - pouquíssimos vibratos, pois peguei algumas dicas com nosso amigo Deji aqui do FCC... e o solo seria como se tocasse piano na guitarra, mas isso não é regra, os vibratos podem existir.

Preciso aprender mais algumas variações de escalas... tô muito preso na mesmice.

UFA! Gastei todo meu inglês... hehehehehehehe... me corrijam se falei muita bobagem.

Penta_Blues
Moderador
# jul/06
· votar


Boa noite!!!

Nick_Oliveri_Guitar
me corrijam se falei muita bobagem.
Quem sou eu pra corrigir alguém, meu camarada...
Acho que quando se trata de música nada fica errado tudo se encaixa, só que satisfatória ou insatisfatoriamente. E realmente se vc for analisar harmonia de Jazz, vc acaba ficando maluco com o que os caras fazem.
Valeu!!!

slashmaniaco
Veterano
# ago/06
· votar


Lord_Mackenzie

A 1º n percebi bm, mas agora je percebi...mas as escalas tem k se saber decor, ou ha alguma regra para saber kuando leva os sustenidos?

slashmaniaco
Veterano
# ago/06
· votar


Lord_Mackenzie

Eu a 1º n percebi bm, mas agora ja percebi...mas as escalas tem d se saber decor ou ha alguma regra para saber kuando leva sustenidos?

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Boa noite!!!

slashmaniaco
Existe uma regra interessante para se identificar as escalas maiores de acordo com o número de bemóis ou sustenidos.
Com relação às outras escalas, acho que a regra é identificar os intervalos que caracterizam determinada escala.
Valeu!!!

PS: Lord_Mackenzie, desculpe "atravessar" a resposta.

LeandroP
Moderador
# ago/06
· votar


Penta_Blues

Esta regra é o "Círculo das 4as e 5as":
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/64422/

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Bom dia!!!

LeandroPanucci
Valeu pela dica, meu camarada!
Uma vez eu li uma regrinha que usa um frase em inglês bem legal (Fat Charlie Get`s Drunk Afeter Every Beer).
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Boa noite!!!
Como não dá mais pra editar vou corrigir por aqui...
After, porque Afeter tá "brabo"...rsrsrs
Valeu!!!

Guengolla
Veterano
# dez/06
· votar


opa dae pessoa...entendi mto sobre modos gregos com esse topico e os outros dois da sequencia..parabens mesmo pela iniciativa...mas uma coisa ficou confusa na minha cabeça..usei a busca e nao consegui esclarecer uma coisa...por exemplo eu to no campo harmonico de c maior e quero fazer um solo e dar um toque meio country por exemplo então eu usaria o modo dórico....mas usaria o C dorico ou o D dorico? isso ficou confuso porque geralmente a gente se guia pelo nome da nota raiz da escala...no caso a partir da escala de C vc encontra o D dórico e nao o C dorico...como aplicar isso?

no caso suponhamos que o acorde da base eh um simples C mesmo...e eu to fazendo meu solo em G...eu quero por dorian ae,..usaria C dorian , D dorian, G dorian ou A dorian? e pq ? huauhhuauha perceberam a tremenda confusão na minha cabeça uhauhauh desculpa mas sou iniciante em teoria obrigado!

abraços

busterchair
Veterano
# dez/06
· votar


cara fico "meio confusa" a sua dúvida.

pelo q entendi.. vc esta tocando o acorde C, e está na tonalidade de C e quer da um ar "country"?

Guengolla
Veterano
# dez/06
· votar


putz eu sei q fico confusa mesmo...eh q eh dificl explicar...mas basicamente eu quero usar o modo dório em cima da tonalidade C...mas nao entendi pelo topico c uso o C dorio ou o D dorio ja q ele aqui deriva da escala de C...basicamente eh isso se puder me ajudar agradeço!

sgrillo
Veterano
# dez/06
· votar


Guengolla
Se vc usar C dorico, vc estará no campo de Bb, mas se vc quer aplicar a intensão dorica usando o campo de C, vc tem q aplicar o D dorico, pois o C é jonio no campo de C...

Richard Guitar
Veterano
# dez/06
· votar


Guengolla
Cara, se vc quer dá uma intenção dórica, vc tem que fazer isso em cima da harmonia, vc quer fazer o C dórico, então seu C terá quer ser menor (dórico), não vai funcionar muito se seu C for maior....já se vc fazer o D dórico então seu C pode ser maior já quer será o primeiro grau e o segundo grau será um D menor, ou seja o Dórico...

mas os modos tb são os Acordes da harmonia, não é pegar uma harmonia já pronta e ficar intencionando tudo adoidade que não vai ficar legal...

Villts
Veterano
# jan/10 · Editado por: Villts
· votar


EDIT perae

Villts
Veterano
# jan/10
· votar


Falando na língua mais suja, só pra ver se eu entendi:




Tocar a escala de um tom menor da tônica é o Dórico?
2 tons = frígio
2,5 lidio
3,5 mixolidio
4,5 eolio (tá certo? haha)
5,5 lócrio




Se eu pego por exemplo uma base em Mi e toco a escala de Si eu to usando E lídio?

É isso? Eu entendi? :D:D:D:D:D:D

Minow
Veterano
# jan/10
· votar


Villts
Não.
Pega meu msn que eu te explico.

Villts
Veterano
# jan/10 · Editado por: Villts
· votar


Minow

Juninho da Guitarra
Veterano
# jun/11
· votar


como sempre apagam meu tópico, vou fazer uma pergunta por aqui mesmo!

Ex: Dó Mixolidio

certo, como que eu vou improvisar em cima desse do mixo.?
tem algum macete?
e por exemplo, se uma musica tivesse os acordes Em-F-G, qual modo grego eu poderia improvisar, solar em cima desses acorde? eu teria que ver o campo harmonico?
obrigado awe

will789
Veterano
# jun/11
· votar


Em-F-G,
o tom ae é C Jônio, ou A Eolio, ou B lócrio, ou E frigio, F lidio e por ae vai.... num entendi sua duvida, mas vc pode tbm solar por acordes e de acordo com as cadencias de cada, usar um determinado modo, mas os q vc colocou num tem intervalos caracteristicos pra eu exemplificar melhor. explica direito o q vc quer.

zugo
Veterano
# jun/11
· votar


Nosaaa! Material Bacana! UP!

Abç!

LeandroP
Moderador
# jun/11 · Editado por: LeandroP
· votar


Juninho da Guitarra


certo, como que eu vou improvisar em cima desse do mixo.?

Vamos pensar um pouco. O modo mixolídio é o Vº grau de uma escala diatônica maior. Sendo o Dó o Vº, quem é o primeiro? Conte pra trás:


I II III IV V
F - G - A - Bb - C


Então o modo mixolídio em Dó é uma inversão da escala de Fá maior. A escala de Fá maior partindo da nota Dó.

Essa é a questão. Você não tem mais que pensar em escala de Fá maior porque ela não é o foco. Não é do C7 que estamos falando?!

Cada modo tem um acorde característico. No caso do mixolídio o "acordes maior com sétima menor", ou acorde X7 (X = qualquer nota como tônica - T, 3, 5 e 7).

Na formação do C7 temos as notas C, E, G e Bb.

O acorde C7 possui um trítono entre duas notas pilares da sua formação: o E e o Bb (entre a terça maior e a sétima menor).
O trítono é um intervalo de 3 tons que possui uma sonoridade muito tensa em relação aos demais intervalos. Outra característica do trítono é que mesmo invertendo ele continua sendo um trítono.

Uma forma de suavizar esta tensão na minha opinião é adicionando o intervalo de 9a maior (nota Ré) ao acorde C7, sendo um C7(9) ou um intervalo de 13a maior (nota Lá), sendo um C7 (13).

C7(9) = C, E, G, Bb e D
C7(13) = C, E, G, Bb e A

Um outro acorde gerado pelo modo mixolídio: O C7sus4. A formação deste acorde tem a 3a omitida, ou melhor, a nota E foi suspensa pela 4a, nota F.

C7sus4 = C, F, G, Bb.

Falamos um pouco dos acordes gerados pelo modo mixolídio. Os acordes dão pistas muito boas das notas que "são boas" pra repousar e das notas que devemos evitar.

Usando o trítono:


e-------3-6-5-3-6~~-----
B-----5---------5~~----- /
G---5------------------- /__ tenso!
D----------------------- /
A----------------------- /
E-----------------------
C7


Usando tensões disponíveis: 9a e 13a:

e---3/5-3-------------
B---3/5-3---3/5-3~~--- slide "de leve na neve" °.°
G-----------3/5-3~~---
D---------------------
A---------------------
E---------------------


Arpejo "bonitinho" e fácil sobre os acordes C7sus4 e F7M:

e-------3-5-3-----5--------3-5-3----1--
B------3------3---5-------3------3--1--
G-----3-----------5------3----------2-- S2
D----3------------3-----3-----------3--
A---3------------------3---------------
E--------------------------------------
deixe soar.......................... °.°


Pense nos acordes. Sempre dão boas pistas. Afinal, é sobre eles que você acaba tendo que improvisar ou bolar uma frase, um lick, um tema...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teoria dos Modos (Introdução)