Teoria dos Modos (Introdução)

Autor Mensagem
Lord_Mackenzie
Veterano
# abr/05


Importante: Lembrando que o texto não é de minha autoria, mas creio que vá ajudar bastante gente por aqui.

Teoria não faz mal a ninguém. Vamos a ela:

A teoria dos modos torna-se simples uma vez compreendida. Mesmo assim, este simples conceito tem originado confusões, mais do que qualquer outro princípio musical existente.

Para a maioria dos músicos, os termos escala e modo são permutáveis. Apesar de esta afirmação ser quase verdadeira, compreender a diferença entre escala e modo torna-se essencial.

Uma escala pode ser definida como uma série de notas, organizadas pela ordem de tonalidade entre uma raiz e uma oitava. Teoricamente, qualquer combinação entre uma raiz e oitava pode ser considerada uma escala. Porém, no aspecto prático, existe um número finito de combinações que ganharam o seu lugar na música ocidental. A música oriental é mais aberta no que toca a estas combinações.

Um modo pode ser pensado como sendo uma maneira de manipular as notas de modo a gerar uma grande variedade de sons. O objetivo deste post são os modos da escala maior.

Tocar com modos

Pensem nisto como se tratasse de regras de etiqueta. Aquelas que existem mas que ninguém se dá ao trabalho de cumprir.

Vamos analisar a escala maior de Dó.

C D E F G A B C

Esta escala maior é composta pelos intervalos 1-2-3-4-5-6-7-8 (t-t-m-t-t-t-m)

Se desviarmos a raiz para Ré, mas mantivermos os mesmos intervalos o nosso ouvido vai ouvir a mesma coisa só que com uma tonalidade diferente.

Então, se desviarmos a raiz para outra nota que não Dó, mas mantivermos a estrutura dos intervalos, só alteramos a tonalidade: é por isso que a escala maior é tão facilmente reconhecível. E se mudarmos a estrutura dos intervalos? É aqui que entram os Modos.


Os modos nos permitem produzir estruturas de intervalos que são únicas e, por isso, distintas da escala maior no som que produzem.

Os modos são obtidos a partir da construção de escalas que começam e terminam numa nota diferente da raiz da escala em questão. O quê? Já vai saber:

Bem, vamos pegar outra vez na escala de Dó.

C D E F G A B C

E agora vou construir uma outra escala e tomar D como tônica.

D E F G A B C D

Ficamos assim. A escala já não será de Dó mas sim de Ré porque o nosso ouvido adapta esta nova resolução em Ré. Pense nesta escala como uma escala com tônica em Ré e não como 'escala esquisita obtida a partir dum truque que um cara maluco fez à escala maior de Dó'. Ok fixe. Talvez tenhas de tocar algumas vezes antes do seu ouvido se habituar à idéia de que RÉ é a tônica desta escala.

Se compararmos esta nova escala com a escala maior de Ré:

D E F# G A B C# D

São bastante diferentes na sua estrutura. A nova escala contém o Fá natural (3ª nota) e o Dó natural (7ª nota). Impressionante que só com estas alterações o som altera tão drasticamente. Esta nova escala é chamada de 'D Dorian Mode' porque a raiz é D. Os nomes destas cenas em português são bué cómicos.

Ré é a nota raiz e Dorian é a classificação atribuída a este novo som. Sim? Modo significa então que pegamos numa nota sem ser a raiz de uma escala modelo e fazemos uma nova escala iniciando e acabando nessa mesma nota.

AGORA: TEM QUE INTERPRETAR ESTA NOVA ESCALA DORIAN COMO SENDO UMA ESCALA QUE TEM A VER APENAS COM RÉ. ESQUECE O DÓ. Assim aprende-se de uma forma muito mais rápida.

A estrutura porque se regem os intervalos neste modo é o mais importante:

1-2-b3-4-5-6-b7-8

É precisamente isso que dita as características de uma escala. Compreendes?

CHEGA DE TEORIA!!!

Ok, ok. Pega a guitarra e toca a escala maior de Ré no 10º traste. Agora desce meio-tom o 3º intevalo e o 5º-

Escala maior de Ré

D Dorian Mode

Percebeu isto? Blz

Neste ponto deve recordar duas coisas:

- D Dorian tem exatamente as mesmas notas que a escala maior de Dó. A única diferença é que a raiz é Ré.

- D Dorian e a escala maior de Ré têm diferentes estruturas de intervalo (1-2-b3-4-5-6-b7-8), por conseguinte têm um som totalmente diferente.

E Phrygian Mode (Modo Frígio)

Se fizermos a mesma cena que fizemos atrás, mas com a terceira nota da escala maior de Dó, obtemos isto:

E F G A B C D E

E Phrygian é o modo que se segue.

ESCALA MAIOR DE MI
E F# G# A B C# D# E

Comparado com a escala maior de Mi, E Phrygian tem esta estrutura de intervalo:

1 b2 b3 4 5 b6 b7

Entendido?

Qualquer nova escala tem que ser comparada com a escala maior começando e terminando com a mesma nota por que começa a nova escala (raiz) de modo a compreender a nova estrutura de escala.

Pega a guitarra e, na décima segunda casa, experimenta isto


Os modos restantes são extrapolados da mesma maneira:


F Lydian mode - 1 2 3 #4 5 6 7 8


G Mixolydian mode - 1 2 3 4 5 6 b7 8


A Aeolian mode - 1 2 b3 4 5 b6 b7 8


B Locrian mode - 1 b2 b3 4 b5 b6 b7 8

E esta foi uma introdução à Teoria dos Modos!

Beijundas

:***************

MTI_Player
Veterano
# abr/05
· votar


Muito legal...texto bem elucidativo. Agora sim, ficou claro o que são esses diferentes modos...valew ae!

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


Pegou na veia a explicação. Muito boa!!!

The Splinters
Veterano
# abr/05
· votar


Mandou bem! D quem eh o texto? A explicação ficou clara, perfeita! Brigadaum =D

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


O texto é de um portuga. :)

Lord_Mackenzie
Veterano
# abr/05
· votar


vlw, vou postar uma cont o/

BlaCk LaBeL

issae :)

Ngm
Veterano
# abr/05
· votar


Melhor explicação que eu já vi sobre modos. Pra falar a verdade, acho que foi a única boa!

lmazev
Veterano
# abr/05
· votar


Tô de cara!

_Du_Du_
Veterano
# abr/05
· votar


Melhor explicação que eu já vi sobre modos. Pra falar a verdade, acho que foi a única boa! (2)

Putz kra.. Vlw isso me deixou claro ateh.. Vlww

Toki
Veterano
# abr/05
· votar


Muito boa explicação da origem e construção dos modos. Só faltou dizer as características sonoras de cada um, tipo:

Jônico (maior): alegre, imponente, majestoso
Dórico: weepy, música country
Frígio: dark, heavy metal
Lídio: suave
Mixolídio: triste, blues, rock
Eólio (menor natural): uso geral
Lócrio: exótico, oriental

OBS: Características retiradas de uma apostila, mas acho q se encaixa e faz sentido.

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


"Melhor explicação que eu já vi sobre modos. Pra falar a verdade, acho que foi a única boa!"

Aí discordo. Já rolaram muitos tópicos sobre modos e alguns bem bons.

Lord_Mackenzie
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL

Tem razão, eu publiquei esse pq achei bastante claro, e ainda há bastante pessoas que tem dúvidas em modos

Marisco
Veterano
# abr/05 · Editado por: Marisco
· votar


Muito bom o texto. Mas também vou deixar a minha contribuição. O texto abaixo eu escrevi no ano passado pro site Brasil Guitarra. Acho que pode ajudar a melhorar ainda mais a compreensão sobre os modos gregos:

Os modos gregos nada mais são que escalas derivadas da escala maior. A principal diferença está na configuração dos intervalos com relação à tônica: Na escala maior temos a fórmula: T, 2ª maior, 3ª maior, 4ª justa, 5ª justa, 6ª maior e 7ª maior (simplificando a notação: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M). Se pegarmos o modo dórico, por exemplo, teríamos a seguinte configuração: T, 2, 3m, 4, 5, 6, 7m. Podemos notar que a 3ª e a 7ª foram diminuídas em um semi-tom. Essa alteração causa uma diferença bastante significante em relação à sonoridade da escala. Abaixo estão listados os modos derivados da escala maior (ou menor natural) e suas respectivas configurações:

Modo --> Configuração --> Com a tônica em E

Jônio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M ---> E, F#, G#, A, B, C#, D#
Dórico --> T, 2, 3m, 4, 5, 6, 7 --> E, F#, G, A, B, C#, D
Frígio --> T, 2m, 3m, 4, 5, 6m, 7 --> E, F, G, A, B, C, D
Lídio --> T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M --> E, F#, G#, A#, B, C#, D#
Mixolídio --> T, 2, 3, 4, 5, 6, 7 --> E, F#, G#, A, B, C#, D
Eólio --> T, 2, 3m, 4, 5, 6m, 7 --> E, F#, G, A, B, C, D
Lócrio --> T, 2m, 3m, 4, b5, 6m, 7 --> E, F, G, A, Bb, C, D

OBS: Em negrito estão os intervalos característicos de cada modo.

Bom, a teoria parece bastante interessante, mas a pergunta que todo mundo deve estar se fazendo é: como é que eu uso isso?

Essa pergunta será respondida nesta e nas próximas colunas. Hoje começaremos abordando o modo jônio, e nas próximas colunas falaremos sobre os aspectos de cada um dos outros modos.

O Modo Jônio

Este modo é o primeiro modo do campo harmônico maior. Note que sua fórmula é igual a da escala maior. O modo Jônio tem uma sonoridade alegre, e é bastante usado na música popular.

Tabela de Soluções (supondo tônica = E):

Acordes mais usados --> I, I7M, Isus4, I9 e I13 --> E, E7M, Esus4, E9 e E13.

Harmonia característica ---> | I | V/I | IV/I | --> | E | B/E | A/E |

Tríades --> I, IV, V e III --> E, A, B e G#m

Tétrades --> I7M, IIIm7, Vsus4 e VIm7 --> E7M, G#m7, Bsus4 e C#m7

Pentatônicas --> I, IV e V --> E(C#m), A(F#m) e B(G#m)

LeandroP
Moderador
# abr/05 · Editado por: Moderador
· votar


Esta visão de modos gregos que o Lord_Mackenzie postou é muito simples e ampla.

Observe que ali ele fez questão de mostrar que os modos gregos são no final uma escala só.

Mas então onde cada modo mostra seu efeito?

A gente já sabe que uma escala maior é: T, T, st, T, T, T, st

Então é muito importante observar onde estão os semitons (st), que produz obviamente uma sonoridade diferente de um tom.

Se você mover o primeiro T para o último lugar, a sua escala ficaria assim: T, st, T, T, T, st, T..... como fazer isso? Movendo a nota que corresponda ao primeiro T para o final:

Escala de Dó maior (sem a 8a): C, D, E, F, G, A, B

Movendo a primeira nota para o final (sem a 8a): D, E, F, G, A, B, C

Observe que com as mesmas notas você acaba conseguindo uma escala de Ré menor, pois a distância de tons entre a 1a e a 3a é de 1 tom e meio.

É muito importante que se tenha um boa compreenção sobre tons e semitons (intervalos).

Ngm
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL
"Melhor explicação que eu já vi sobre modos. Pra falar a verdade, acho que foi a única boa!"

Aí discordo. Já rolaram muitos tópicos sobre modos e alguns bem bons.

Foi só o que eu achei. De repente eu posso nem ter visto esses outros tópicos bons ai...

angra_4ever
Veterano
# set/05
· votar


copiei o texto e xei mt massa msm me deu uma reforçada legal a respeito dos modos q realmente eh um assunto q dxa mta gnt d cabelo em pe, jah tinha algum conhecimento mas revisar eh sempre bom :)

renatocaster
Moderador
# set/05
· votar


copiei o texto e axei mt massa msm me deu uma reforçada legal a respeito dos modos q realmente eh um assunto q dxa mta gnt d cabelo em pe, jah tinha algum conhecimento mas revisar eh sempre bom :)

(2)

Dr Stein
Veterano
# set/05
· votar


copiei o texto e axei mt massa msm me deu uma reforçada legal a respeito dos modos q realmente eh um assunto q dxa mta gnt d cabelo em pe, jah tinha algum conhecimento mas revisar eh sempre bom :)

(3)

jNp
Veterano
# set/05
· votar


otima explicação ..
n vou dizer q as outras naum foram boas, já tivemos varias explicações mt detalhadas e amplas aki. mas essa realmente ficou "simples" pra galera entender. =)
eu ainda me batia um poko, tem poko tempo q entendi .. mesmo assim, sempre bom =)
vlw
obs.: uma explicação de campo harmonico seria bom .. tipow essa aí, sem muitas complicações. ;D
[]'s

heathcliff
Veterano
# set/05
· votar


Quando eu entrei no fórum eu explicava o que são modos o tempo todo, agora pararam de perguntar =X

O que eu queria era que alguem fizesse um tópico falando sobre progressões. na teoria mas principalmente na prática.

Alain Kuhin
Veterano
# set/05
· votar


Duvida de um NOOB! Eu :(
Se eu aplicar nestes modos a escala Pentatonica? funciona? OU penta tonica e uma coisa e modos e outra coisa?

U1000D
Veterano
# set/05
· votar


heathcliff
tambem queria informações sobre campo harmonico.. um pouco mais na prática..

Alain Kuhin
são coisas diferentes.. mas pode misturar sim.. desde q vc respeite a nota raíz

Alain Kuhin
Veterano
# set/05 · Editado por: Alain Kuhin
· votar


Mais uma de noob entao (Obrigado a U1000D)
Neste caso posso solar em qualquer modo tendo a escala de C (Do) Como exemplo.
A outra guitarra base independente do modo onde eu vou solar ela pode ficar em C(Do)
Neste caso a nota da guitarra base se altera junto a o modo?
Pq vi que no modo Frigio 3 grau E(mi) a guitarra tem entao ficar em Em (mi menor)?

Obrigado!

aratohendrix
Veterano
# fev/06
· votar


realmente essa foi a melhor explicação, finalmente eu entendi, mas queria uma ajuda ae do pessoal com relação ao improviso.

Dizem sempre q improvisação esta relacionada a modos gregos, mas eu ainda não estou sabendo usar, aprendi agora na verdade, mas queria saber o seguinte...

nos "improvisos" eu uso a pontatonica e um pouco da escala natural, pq decorei os shapes e tenho uma noção, e o resto vira em feeling rsss

mas pra usar os modos, eu vou ter q bolar na hora do solo as distancias, os semitons q transformam a escala em um modo?

modos funcionam mais pra composição ou realmente são usados pra improviso?

aratohendrix
Veterano
# fev/06
· votar


up

aratohendrix
Veterano
# fev/06
· votar


rock n roll

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


aratohendrix

Uma vez que você conhece as notas características dos modos e a origem deste modo, fica mais fácil.

Vamos pensar no modo lídio por exemplo. Primeiramente a gente sabe que ele é um modo maior (tem T, 9ª maior, 3ª maior, 5ª justa, 6ª maior, 7ª maior), mas o que difere de uma escala maior autêntica (maior natural - modo jônio) é o intervalo de 4ª aumentada. Uma vez que você saiba os desenhos de uma escala maior, na hora de tocar lídio, você aumenta em um semitom a 4ª e você já está lidiando (??? hehe).

Então, o legal é separar os modos em grupos de maiores dos menores, e perceber as diferenças das escalas nesses grupos.

Grupo com terças maiores: jônio, lídio e mixolídio.
Grupo com terças menores: eólio, dórico, frígio e lócrio.

Fica fácil.

aratohendrix
Veterano
# fev/06
· votar


LeandroPanucci
acho q saquei sim, eu vou tentar lidiar um pouco rsss, vou ver se experimento os outros modos tbm

valeu, parabens pelo premio

Diego Volpato Finato
Veterano
# jul/06
· votar


bom, da pra criar as escalas por ex. a partir de C, cria D E F e assim por diante, Esse modos sao variacoes na mesma escala maior,um ex Dorico de C
axo q ficaria assim:
D E F G A B C D
mesmo tando errado...la vai minhas perguntas...
pode-se criar acordes em cima do modos?
tipo triades e tetrades?
todas usam o modelo dos acordes maiores?
como ficaria nas outros,jonio,dorico,frigio,lideo,etc?
bom por enqto é isso....

Penta_Blues
Moderador
# jul/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Diego Volpato Finato
Vou tentar responder com o pouco que sei, ok? Acho importante vc procurar se aprofundar no assunto, além das pouquíssimas informações que poderei te passar...
pode-se criar acordes em cima do modos?
Sim pode, mas eles serão exatamente os mesmos acordes que existem no campo harmônico que vc está montando, pois, qualquer modo utilizado conterá somente as notas da tonalidade que vc escolheu, uma vez que eles só existem a partir do momento em que vc dá a "intenção" a eles.
todas usam o modelo dos acordes maiores?
O que vc quer dizer com "modelo"?
como ficaria nas outros,jonio,dorico,frigio,lideo,etc?
Exatamente do mesmo jeito, uma vez que o modo que vc escolher só terá o nome que tem caso sejam respeitados os intervalos entre os graus.
Espero ter ajudado. E não ter dito nenhuma besteira...rs
Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teoria dos Modos (Introdução)