A gibson faz jus a lenda?

Autor Mensagem
aratohendrix
Veterano
# abr/05
· votar

foi dada pelo jeffbeck

Tiruk
Veterano
# abr/05
· votar

um cara aki da minha rua compro 1 por 6.600 em grana na loja...

guardo 3 anos a grana e compro (eh veio jah)

nem sei o modelo q eh pq soh vi ela de longe, mas eh uma com todo o hardware dourado e madeira sem pintura

markolino
Veterano
# abr/05
· votar

a gibson eo seguinte

a guitarra toca o q tu manda ela faz o q tu quise
ja uma fender tu tem q toca pra ela toca
me entende?
A gibson faz jus a lenda?
Sim.

roniel goldfeller
Veterano
# abr/05
· votar

aratohendrix
valeu cara

paulgilbert
Veterano
# abr/05
· votar

hendrix usava captadores basicos da fender

aratohendrix
Veterano
# abr/05
· votar

roniel goldfeller
de nada, qualquer coisa estamos ai

Beatlemaniac
Veterano
# abr/05
· votar

como dizem os vendedores das lojas de guitarras
fender eh fender, mas gibson, essa sim eh gibson

Igor Martins
Veterano
# abr/05
· votar

Fender tem um som fantástico, é confortável e custa metade de uma Gibson
Isso é questão de gosto, sou mais Gibson.
As fenders forma feitas para ser mais baratas, mas ainda sendo boas. Conseguiram, mas graças ao dólar e popularidade, aqui não é bem assim...

Qto ao Tony Iommi, foi apenas uma parte do primeiro album do Sabbath gravado com um Strato, só q ela teve problemas elétricos, e o resto foi com uma SG com p-90

paulgilbert
O Hendrix modificava as guitarras dele, até esses tempos morreu o cara, não lembro o nome, se eu achar eu escrevo. Eram os originais, mas tinha algumas coisas q ele tinha mudado, não lembro o q :(

Hitcher
Veterano
# abr/05
· votar

Digao
Só não é mais floreado que uma Jem Floral, hehe
as les paul do page eram todas alteradas, uma tinha 4 push pulls e a otra alem dos 4 push pulls tinha 2 chaves pra mexer na ligaçao dos captadores
o braço das 2 foram lixados pra ficarem super finos, os trastes eram menores e o captadores foram trocados
tony iommi usava um sg meio customizada tb
certísssimo, oak. Se fosse da loja para o palco, que diferença as Signatures desses caras teriam das guitarras normais?
Agora, o Page e o Iommi são indiscutíveis na história do rock e do metal, de uma maneira geral. Porém, que me desculpem os milhares de fãs, o Slash nunca fez história nenhuma.
Eu até gosto dos timbres do cara e tal mas, incluir no mesmo time de lendas da guitarra já é um pocuo de exagero.

Drinho
Veterano
# abr/05
· votar

Slash nunca fez história nenhuma.

por que nao ?

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar

Resumo...

Uma Gibson é uma boa guitarra? Sim
É correto que seja mais cara que a Fender? Sim
Faz jus à lenda? Sim. Tanto quanto a Fender, faz parte da história do rock.
De fato vale o que cobram por ela? Não

Eric Clapton
Veterano
# abr/05
· votar

Afinal...Sempre que vejo algum show do Led Zeppelin, Jimmy Page sempre está com uma Gibson Les Paul ou uma Gibson SG doubleneck...Certo!
Mas eu vi em uma entrevista em que ele disse que preferia usar uma Fender Telecaster em gravações de estúdio (e acreditem ou não, dentro do banheiro!!!!)... Não dá pra entender!!

Marco_Uber_Alles
Veterano
# abr/05
· votar

Pô peraí...

Tem que perguntar se a Tonante faz juz a lenda, isso sim.

oak
Veterano
# abr/05
· votar

certísssimo, oak. Se fosse da loja para o palco, que diferença as Signatures desses caras teriam das guitarras normais?

well, a guitarra do page se nao me engano tem 21 opçoes diferentes de ligaçao dos captadores, ou seja, 21 timbres diferentes, e mesmo em ligaçao normal, os captadores nao sao os normais da gibson standard (se nao me engano o captador da ponte tem saida mais baixa que a do braço, meio atipico)
o braço mais fino, trastes baixos e cordas 0.09 em açao baixissima dao inveja a qualquer shreder hehe

da uma diferença consideravel pra uma gibson les paul standard normal

oak
Veterano
# abr/05
· votar

a do iommi eu nao conheço muito, mas se nao me engano ela tambem tem trastes bem baixos e cordas 0.08
e a marcaçao eh em cruzes de madreperola, que da uma graaaaaaande diferença no som (to brincando, hehe)

markolino
Veterano
# abr/05
· votar

jimmi page comandava

Beatlemaniac
Veterano
# abr/05
· votar

vale lembrar q
1- O preço para nos brasileiros eh q eh absurdo. Pra um americano o preço de uma gibson eh completamente acessivel
2- A Gibson nnaum esta vendendo simplesmente um instrumento, esta vendendo uma marca tb, marca essa q faz parte da historia do rock e possuir uma gibson eh simbolo de status
na minha opiniao, por mais absurdo q o preço dela seja para nos a gibson eh sim uma guitarra q vale esse preço, o peso dessa marca eh mto grande no meio musical e ela nem deveria custar barato mesmo

Senhor Malmsteen
Veterano
# abr/05
· votar

Eu tenho uma Gibson, custom, ano 1972 (nao é reedição). Pode ser considerada vintage. Segundo o mercado, é uma das melhores Gibsons.

Sinceramente, já toquei em guitarras muito melhores. Eu particularmente prefiro minha ESP.

Marco_Uber_Alles
Veterano
# abr/05
· votar

a do iommi eu nao conheço muito, mas se nao me engano ela tambem tem trastes bem baixos e cordas 0.08

0.08? he he he

oak
Veterano
# abr/05
· votar

Marco_Uber_Alles

?

paulgilbert
Veterano
# abr/05
· votar

Murillo Wendel
reverb

Igor Martins
Veterano
# abr/05
· votar

Marco_Uber_Alles
É, o cara tinha problemas físicos né, dai azar.

Para afinações baixa (1 tom e meio) usava 0.10

Lucas Sgreccia
Veterano
# abr/05
· votar

A Gibson é feita de forma mais artesanal, isso encarece bem, captadores duplos são mais caros para serem produzidos, são pequenos detalhes também que encarecem a guitarra, como marcações do braço maiores, corpo e braço frisado, é utilizado uma quantidade maior de madeira no corpo (mais grossa, não que tenha mais timbre que Fender, masi sustenta mais), braçco colado tbém encarece mais a guitarra, acabamento, é geralmente colado uma folha fina de flamed maple para dar uma acabemento melhor ao instrumento, headstock pintado, logo em abalone (não tenho certeza se é abalone).... São vários detalhes que encareçem o instrumento, mas não que seja melhor e nem pior que Fender, é relativo, uma qustão de gosto musical.

fabio_gravata
Veterano
# abr/05
· votar

Igor Martins
É, o cara tinha problemas físicos né, dai azar.

Para afinações baixa (1 tom e meio) usava 0.10

ele ainda não morreu

Marco_Uber_Alles
Veterano
# abr/05
· votar

Igor Martins

orra, sempre me disseram que ele usa 0.12 ou 0.13 ehuehuehu

Speed_of_light
Veterano
# abr/05
· votar

markolino

a guitarra toca o q tu manda ela faz o q tu quise

Não será o contrário não... A Strato foi imortalizada por Hendrix, Beck, Clapton, Blackmore, Uli John Roth, Rory Galagher, malmsteen e outros milhares - todos guitarristas inovadores, com personalidades musicais diferentes uma das outras. Já com a Gibson Les Paul, vc tem um ótimo timbre, mas o timbre fica muito similar - Slash, Page, Joe Perry - o timbre fica muito parecido independente de quem está tocando. Já com a Strato é mais fácil de se acostumar, ter seu próprio estilo, sua personalidade musical, seu timbre, é mais fácil fazer uma Strato cantar.

yllusion
Veterano
# set/11
· votar

Na minha opiniao, tanto as Les Paul's quanto as Stratocasters sao caras por causa do nome, mas a Gibson abusa um pouco mais.

Eu sempre ouco dizer que as guitarras da Gibson têm melhor acabamento que os da Fender. Em termos de decoracao, a Gibson está acima.

Acho que em termos de refinamento a Gibson também está um degrau acima da Fender. A forma como a guitarra é construída tira mais proveito da madeira e o som é mais rico, oucam por exemplo a sustentacao do som (sustain). Eu toco uma simples Squier Affinity (Strat) e um amigo meu tem uma Epiphone Les Paul (ambas as marcas sao subsidiárias da Fender e da Gibson, respectivamente) e ambos os modelos estao na faixa dos 200-400 €. O som da Les Paul é muito melhor. Basta um acorde para sentir a diferenca. Ok, estamos comparando pickup single-coil com humbucker, mas a diferenca é enorme.

Mas ok, esses sao modelos baratos. Quando entramos nas linhas profissional e premium as coisas mudam. E um ponto importante no caso da Fender é o som. As stratocasters e as telecasters têm um som único e inconfundível que é o que a maioria dos guitarristas gostam, como é o meu caso. Sabendo configurar bem a guitarra, o instrumento fica perfeito.

Acho que os modelos standard de ambas as marcas, principalmente no caso da Fender, pecam por serem caros e sofrerem de problemas básicos como estabilidade de intonacao. Acho inaceitável pagar 1300 € por uma Stratocaster e ter que trocar pecas, como fazem muitos guitarristas. Guitarras perfeitas dessas marcas, provavelmente só os modelos ainda mais caros customizados (modelos Custom Shop).

A PRS (Paul Reed Smith) é uma marca ainda mais conceituada pela qualidade. Os modelos sao exorbitantemente caros, mas pelo que vejo e ouco dizer, a qualidade chega aos mínimos detalhes. Também só ouco elogios de outra marca cara, a Suhr.

renatocaster
Moderador
# set/11
· votar

Celio Nun

Veterano # Enviado: 5/abr/05 15:34

Pohân...Direto do túnel do tempo esse tópico...

yllusion
Veterano
# set/11
· votar

Essencialmente, acho que a reputacao da Gibson e da Fender é mais por questoes históricas, e nao pela qualidade, e pelo fato de a Les Paul e a Stratocaster definirem dois caráteres muito distintos no mundo das guitarras elétricas. Foram ambas pioneiras, sao ambas grandes ícones. Outras marcas conceituadas que surgiram depois buscaram inspiracao na strat e na LP, como a Ibanez e a PRS. A reputacao nao é tanto pela qualidade, mas pelo caráter (sonoro e visual) dos 4 principais modelos: Les Paul e SG (Gibson) e Stratocaster e Telecaster (Fender).

yllusion
Veterano
# set/11
· votar

Tópico antigo, mas a questao levantada é tao contemporânea hoje quanto foi há 20 anos atrás.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a A gibson faz jus a lenda?