Dá pra ter pegada forte com corda 009?

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Eu não sou guitarrista, sou baixista e luthier.
A minha experiência como membro de banda à décadas sempre "me diz" que uma guitarra com um encordoamento 0.10 ou 0.11 soa melhor que uma com 0.9. Não sei até que ponto se pode generalizar isso...
Aliás, um dos guitarristas da minha banda usa encordoamentos híbridos (0.95), e, algumas vezes acho o som dele com a Strato, agudo demais (no "limpo").
O engraçado é que o cara é enorme, maior que eu (tenho 1,8 m de altura) e reclama que 0.10 deixa a guitarra dura! Claro que eu não deixo de brincar com ele... KKKKkkkkkk.....
Abç

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# nov/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu também fui (talvez ainda seja?) baixista por muito tempo. Engraçado que pro baixo sempre preferi encordoamentos mais grossos, de 045 pra cima...

Mas no caso da minha Lespa é sério: o som com 011 ficou "gordo" demais pro meu gosto, especialmente no clean. Mas pode ser que eu é que goste de guitarra mais aguda mesmo...

Abç

SkyHawk
Membro
# nov/16
· votar


Uso 0.11, 0.10 e 0.09 em guitarras diferentes para tocar estilos diferentes. Para o som que curto de verdade só funciona com palheta de 2mm e corda 0.11.

DoisUm
Membro Novato
# nov/16
· votar


Até dá pra tocar com certa pedreiragem em cordas 0.09 mas o ideal é que seja numa guitarra com a escala longa pra ter uma tensão/rigidez maior.

Uma das coisas mais chatas que tem em tocar com cordas frouxas é o famoso ''efeito tuléum'' (Copyrights by De Ros), aquele som desafinado que sai quando se bate nas cordas com muita força.

Outra alternativa, ainda com cordas 0.09, seria subir a altura dos saddles.
Isso aumentaria o comprimento de corda entre o nut e a ponte, simulando uma escala mais longa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dá pra ter pegada forte com corda 009?