Improviso!

Autor Mensagem
Oliver Damasceno
Veterano
# dez/10
· votar


Bom andei lendo algumas coisas aqui, pelo visto as vantagens são:

- Em estilos com muitos acordes como a Bossa e o Jazz, alguns acordes pedem uma escala específica pela sua complexibilidade de formação;

... e também soar mais encaixada na música, cada frase.. (conclusão minha)

mas po...

se for pra escolhar, prefiro o improviso tonal que deixa mais livre o felling... ; )

ogner
Veterano
# dez/10
· votar


Oliver Damasceno

mas po...


eu sei, eu sei...
coisa de preguiçoso, mas da pra dar uma enrolada...

e eu nem sou guitarrista ¬ ¬


Vc ta falando umas besteiras ae cara, continua lendo e estudando que suas opinioes vao mudando, certamente, ou pelo menos suas "verdades verdadeiras" vao se tornar mais flexíveis!!

fabioche
Veterano
# dez/10
· votar


minha opinião: transite entre o improviso tonal e o modal.
Vai te dar mais possibilidades sonoras. Se vc ficar somente tonal, muito provavel q seu som saia sempre a mesma coisa.

O lance do improviso modal é vc sacar os intervalos... a sonoridade de improvisar uma harmona usando uma penta de Am ou o Dó Jônio (escala maior), ou usar um Mi frígio muda a intenção do seu som.

Exige trabalho sacar o improviso modal, mas não vire as costas pra isso, pois te dará um leque gigante de opções e sonoridades. Vc absorvendo isso, as notas características de cara modo, vc toca com o mesmo feeling, porém, com uma riqueza bem maior.

ogner
Veterano
# dez/10
· votar


fabioche

Isso, vc foi bem mais paciente que eu!!! +1

Oliver Damasceno
Veterano
# jan/11
· votar


"Vai te dar mais possibilidades sonoras. Se vc ficar somente tonal, muito provavel q seu som saia sempre a mesma coisa."

Podes crer, meus improvisos uma hora ou outra sempre ficam parecidos, mesmas frases e tal...

"Vc ta falando umas besteiras ae cara, continua lendo e estudando que suas opinioes vao mudando, certamente, ou pelo menos suas "verdades verdadeiras" vao se tornar mais flexíveis!!"

Num é verdade verdadeira não cara, eu leio o que o pessoal posta aqui e tento entender e aplicar, tenho aprendido muito... Inclusive ontem tava estudando intervalo e formação de acordes, mas po, me acho muito leigo ainda pra entrar em determinados assuntos, por isso vou me virando com o que eu tenho...

vlw, galerinha...

po, queria ter um trofeuzinho desse, mó moral :(
rs

Prof_Guita
Veterano
# jan/11
· votar


Dá uma olhada nos dois videos desse tópico que vai te ajudar

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/249290/

Vlw

sidguitar1
Veterano
# jan/11
· votar


os dois,vc escolhe,o importante é o som,mudar em cada acorde depende do grau de estudo q vc tem,vai so notom no começo de depois vai deixando o negocio mais sofisticado,abraço

PWN3DROCK
Veterano
# jan/11 · Editado por: PWN3DROCK
· votar


fabioche

"Vai te dar mais possibilidades sonoras. Se vc ficar somente tonal, muito provavel q seu som saia sempre a mesma coisa."

Olance do improviso modal é vc sacar os intervalos... a sonoridade de improvisar uma harmona usando uma penta de Am ou o Dó Jônio (escala maior), ou usar um Mi frígio muda a intenção do seu som.

acontece comigo, muito obrigado, você deu uma nova direção aos meus estudos.

dr.rd
Veterano
# jul/12 · Editado por: dr.rd
· votar


Estou com uma dúvida,
Por ex: Tom de C com a sequencia como foi mencionada :
F G Am Dm Em C

Pensando em tonal, Em qualquer um dos acordes eu posso improvisar nos modos de Dò e cabe a minha escolha e intençao. Ou seja, em F G Am Dm Em e C posso usar tanto C Jonio, D Dorico, E Frigio, F Lidio, G Mixolidio, A Eolio e B Locrio.

Pensando modalmente, para cada acorde eu só posso usar seus respectivos modos maiores ou menores.
Ex: F só posso usar F Jonio, F lidio ou F mixolidio.
Ex2: Em só posso usar E Dorico, E frigio, E Elio ou E locrio(esse tem que tomar cuidado pois tem 5bemol e o Em tem 5justa)?

Seria isso?
ALem disso quais mais possibilidades tem? pentatonicas ? mais quais?
Se puderem dar um exemplo de alguma pentatonica ou outro tipo em cima de alguem acorde dessa sequencia para ficar claro.
Espero ter sido claro
VALEU GALERA,
obrigado a todos desde já,
grandeabraço


Edit: Esqueci de postar uma dúvida, improvisando em modos, voce utiliza outras notas fora da escola do tom, isso nao sairia do tom porque é como se o tom voce o acorde que está soando nakele momento correto? voce esquecendo da tonalidade central entao né?
Por isso deixa de ser improviso tonal e sim improvisto modal?

dr.rd
Veterano
# jul/12
· votar


alguma alma ajude-me.
Obrigado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Improviso!