Improviso!

Autor Mensagem
Jimmy_Page
Veterano
# dez/04


ae galera,
to com uma duvida..

se eu vou improvisar numa musica em LA... eu improviso a progressao toda in A.. ou eu vou mudando de escala de acordo com o acorde ?

vlew!

[]'s

Bruno_Guitarplayer
Veterano
# dez/04
· votar


Não, vc deve continuar em la (pelo menos é isso q eu sei)

Melodic Man
Veterano
# dez/04
· votar


existem as relativas, mas num entendo teoria (puro feeling) hehehe

Drinho
Veterano
# dez/04
· votar


creio que da pra vc fazer as duas coisas.... se a musica eh em A .... vc usando a escala de A, ou usando a escala de cada acorde em seu devido momento acho que da certo.. cabe aos seus ouvidos selecionar oke fika melhor

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Você pode usar os modos gregros dos acores, as tríades, tétrades e as escalas do tom relativo de lá (F#m)

Vlad_
Veterano
# dez/04
· votar


Vc tem q analisar tb se os acordes q vc vai colocar está dentro de que campo harmonico, se por exemplo vc colocar um A, D, Bm, todos os 3 acordes estão no campo harmonico de A, entao pode improvisar tranquilo na escala de A ou na relativa dela, F#m.

Hocus Pocus
Veterano
# dez/04
· votar


mais claramente: você pode fazer o que quiser contando que soe bem pra você afinal a música é sua. mas quanto à sua dúvida pode fazer os dois.

Jimmy_Page
Veterano
# dez/04
· votar


qual o mais correto?
que jeito os guitarristas usam?

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


Cara... a maneira de mais básica de fazer isso é usar improvisação tonal. Nesse caso, você solaria em A natural, pentas de A, etc. Pegar a relativa vai dar na mesma, pois são as mesmas notas. Mas, você pode usar as "derivadas" da relativa: menor harmônica, pentas menores, menor melódica...

Também pode usar improvisação modal que, no caso, é mais focada nos acordes. Por exemplo, uma progresão assim: A Bm F#m D. Sobre A você pode usar os modos maiores de A (Jônio, Lídio, Mixolídio), sobre Bm você pode usar modos menores de B (Dórico, Frígio, Eólio), etc...

Uma coisa interessante... se a progressão estiver em Powerchords, a abertura é muito maior. Isso porque, como sabemos, os powerchords não são maiores ou menores. Então, pode-se usar sobre eles as duas tonalidades.

Wicked_Ghost
Veterano
# dez/04
· votar


Jimmy_Page
Brother por coincidência eu tava estudando sobre o campo harmônico de Lá maior ontem...
Eu não sei muito sobre teoria mas acompanha meu raciocínio...
- Se a música ta no tom "Lá maior" significa que ela é composta pelos seguintes sons: "A B C# D E F# G#"
- Se você for montar uma base em Lá maior todos os acordes devem ter essas notas, por exemplo: você não poderá fazer um Si maior, pois o Si maior é composto por: B D# F# e no campo harmônico de Lá maior não tem D#.
Não sei se estou certo mas meu raciocínio tem uma certa lógica.

Curly
Veterano
# dez/04 · Editado por: Curly
· votar


Vou dar o exemplo em C pq fica mais fácil:

O campo harmônico de C é formado por 7 acordes:

em tétrades (= acordes de 4 notas): (I) Cmaj7, (II) Dm7, (III) Em7, (IV) Fmaj7, (V) G7, (VI) Am7, (VII) Bm7b5.

O I, IV são maiores, o V é um acorde chamado "dominante" (maior com 7a menor), o II, III e VI menores e o VII é meio diminuto.

1) improvisar usando uma escala p/toda a progressão: Todos esses acordes contém apenas notas da escala de C maior logo vc pode usar essa escala maior (C D E F G A B) direto em cima de todos eles (ver se a progressão está em C- quase sempre o último acorde será o V (G7) ex: C-Am-F-G7).

2) improvisar c/os modos:
Trocando a nota inicial da escala de C vc obtém os modos gregos:

C D E F G A B - I - modo jônio (escala maior)
D E F G A B C - II - modo dórico
E F G A B C D - III - modo frígio
F G A B C D E - IV - modo lídio
G A B C D E F - V - modo mixolídio
A B C D E F G - VI - modo eólio (escala menor p/Am - lá menor)
B C D E F G A - VII - modo lócrio

Os modos I e IV vc sua sobre acordes maiores (C, CMaj7, CMaj9, etc)
O modos II, III e VI vc usa sobre acordes menores (Am, Am7, Am9, etc)
O modo V vc usa sobre um acorde dominante (G7)
O modo VII vc usa sobre um acorde meio diminuto (Bm5b)

lembrar q tem q transpor a 1a nota do modo p/ a tônica do acorde em questão

ProLPS
Veterano
# dez/04
· votar


Eu entendi a dúvida do Jimmy...
Imaginem uma sequência musical simples composta pelos acordes C, D, F e G#13. Nenhhum dos acordes dessa sequência se enquadra nos que constam no campo harmônico de C; assim sendo, ao improvisar sobre esta progressão, devo considerar cada acorde um tom completamente diferente e sem nenhuma relação com o tom C inicial?

DistorçaoMan
Veterano
# dez/04
· votar


BlaCk LaBeL
Kra eu sei q powerchord maior usa a tonica,a terça ea quinta e menor???????????????

Marco_Uber_Alles
Veterano
# dez/04
· votar


Se por exemplo a música tá em C, e a base pra improvisar é C, Dm, Em, o meu improviso vai ter que passar sempre por jônio, dórico e frígio respectivamente? Excluíndo os outros modos?

Curly
Veterano
# dez/04
· votar


DistorçaoMan
BlaCk LaBeL
Power Chord ñ tem 3a é só tônica e 5a logo ñ é maior nem menor. a razão p/essa omissão é q a 3a é uma nota q ñ soa bem c/som saturado/distorcido, além disso fica + fácil p/guitarrista montar esse acordes. No entanto, quando toca c/banda o baixo vai dar a 3a então p/improvisar vai ter q analisar p/ver qual é a harmonia se maior ou menor.

Curly
Veterano
# dez/04
· votar


ProLPS

a harmonia q vc propos apesar de estranha tem a ver sim c/o CH de C, apenas c/uma alteração no 2o grau (Dm -> D) e o G#13 pode ser interpretado como uma preparação p/o G7 (V grau de C)

Marco_Uber_Alles
vc pode usar as outras possibilidades conforme a tabela q eu postei antes. Se vai soar melhor ou pior é outra estória...

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


Calma aí, pessoas... agora bagunçou tudo!!! Hehehehe!!! Vamos por partes...

DistorçaoMan
"Kra eu sei q powerchord maior usa a tonica,a terça ea quinta e menor???????????????"
É como o Curly falou, o power chord formado apenas por tônica e quinta, e você também pode incluir a oitava. Por não possuir terça, ele não é caracterizado como maior ou menor.


Curly
"No entanto, quando toca c/banda o baixo vai dar a 3a então p/improvisar vai ter q analisar p/ver qual é a harmonia se maior ou menor."
Isso é um caso muito específico, pois nem sempre vai rolar do baixo dar a terça. Tratando-se de rock/metal, isso vai ser ainda mais raro.

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


Agora, complementando as informações que o Curly escreveu sobre modos...

"Trocando a nota inicial da escala de C vc obtém os modos gregos:

C D E F G A B - I - modo jônio (escala maior)
D E F G A B C - II - modo dórico
E F G A B C D - III - modo frígio
F G A B C D E - IV - modo lídio
G A B C D E F - V - modo mixolídio
A B C D E F G - VI - modo eólio (escala menor p/Am - lá menor)
B C D E F G A - VII - modo lócrio

Os modos I e IV vc sua sobre acordes maiores (C, CMaj7, CMaj9, etc)
O modos II, III e VI vc usa sobre acordes menores (Am, Am7, Am9, etc)
O modo V vc usa sobre um acorde dominante (G7)
O modo VII vc usa sobre um acorde meio diminuto (Bm5b)

lembrar q tem q transpor a 1a nota do modo p/ a tônica do acorde em questão"


Se usar apenas dessa forma, a coisa não vai mudar, pois todos esses modos são derivados da escala de C e, portanto, tem EXATAMENTE as mesmas notas da escala de C. Isso seria o mesmo que improvisar tonalmente usando a escala de C.

É preciso observar que os modos derivados da escala de C são diferentes dos modos de C. Observem:

MODOS DERIVADOS DA ESCALA DE C:

C D E F G A B - I - C jônio (escala de C)
D E F G A B C - II - D dórico
E F G A B C D - III - E frígio
F G A B C D E - IV - F lídio
G A B C D E F - V - G mixolídio
A B C D E F G - VI - A eólio (escala menor de Am)
B C D E F G A - VII - B lócrio


MODOS DE C:

C D E F G A B - I - C jônio
C D Eb F G A Bb - II - C dórico
C D E F# G# A B - III - C frígio
C D E F# G A B - IV - C lídio
C D E F G A Bb - V - C mixolídio
C D Eb F Gb Ab Bb - VI - C eólio
C Db Eb F Gb Ab Bb - VII - C lócrio

Bem diferentes as notas, não? Então, essa é a idéia... numa progressão no tom de C, com seguintes acordes: F G Am Dm Em C.

Sobre F, você utiliza modos maiores de F e não os modos maiores derivados de C.

Sobre Am, utiliza-se os modos menores de A e não os modos menores derivados da escala de C.

[]´s

Curly
Veterano
# dez/04
· votar


BlaCk LaBeL

é isso mesmo ! foi o q eu quis dizer com "lembrar q tem q transpor a 1a nota do modo p/ a tônica do acorde em questão"

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/04
· votar


Curly
Beleza, chapa! :)
Só achei legal dar essa complementada, pois essa é uma confusão em que a galera cai muito. Eu mesmo me derrubava nisso! Hehehehe!

[]´s

Jimmy_Page
Veterano
# dez/04
· votar


Curly

qual dos dois jeitos é mais usado, tonal ou modal?
os guitarristas usam qual dos dois..?

Curly
Veterano
# dez/04 · Editado por: Curly
· votar


Jimmy_Page

eu uso os 2 mais um monte de outras coisas (arpejos, tríades, cromatismos, outras escalas como menor harmonica,etc). qdo toco rock ñ penso muito as coisas saem naturalmente mas qdo é jazz aí eu penso sempre modalmente analisando antes a harmonia e vendo o q pode ser feito

Jimmy_Page
Veterano
# dez/04
· votar


Curly

e blues? vc pensa ou sai naturalmente? o q vc usa?

Homem Cueca
Veterano
# dez/04
· votar


Jimmy_Page
Se voce pensar tocando blues, não é blues.

Jimmy_Page
Veterano
# dez/04
· votar


Homem Cueca

o q vc quis dizer com isso?
q eh pra tocar puro feeling? hehhe
so mna criatividade?

Curly
Veterano
# dez/04
· votar


Jimmy_Page

eu toco o blues mais jazzistico. o blues é meio q uma "aberração" harmônica pq aparecem acordes dominantes nos graus I, IV e V (ao invés de só no V como se deveria esperar). isso abre um leque imenso de possibilidades de improviso. Normalente uso as escalas blues maior e menor misturadas, o modo mixolídio e muito cromatismo. existe um site com um curso gratuito excelente com arquivos de áudio sobre este tipo de blues (alguns chamam de jump blues ou uptown blues):
http://www.swingblues.com/swing.htm

bocadecachaca
Veterano
# dez/04
· votar


Hey Jimmy_page que tal vc colocar no tópico uma explicação novamente sobre campos harmônicos mas do início bem explicadinho, por que tá ainda tudo muito confuso, por favor cara!

Oliver Damasceno
Veterano
# dez/10
· votar


eu faço o seguinte:

quando o tom da música é menor: pentatônica

quando é maior: diatônica.

eu sei, eu sei...
coisa de preguiçoso, mas da pra dar uma enrolada...

e eu nem sou guitarrista ¬ ¬

hsahsuahsuhaushau

Oliver Damasceno
Veterano
# dez/10
· votar


Improvisar com os modos é difíciu pra carai...

Qual é a vantagem??? acho que essa é a pergunta certa.

Curly
Veterano
# dez/10 · Editado por: Curly
· votar


hehe, olhando minhas resposta de 6 anos atrás... bem capaz que hoje eu ia me dar a esse trabalhão ! =$

Oliver Damasceno

Qual é a vantagem???

essa aqui:



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Improviso!