Autor |
Mensagem |
Jimmy_Page Veterano |
# dez/04
ae galera,
to com uma duvida..
se eu vou improvisar numa musica em LA... eu improviso a progressao toda in A.. ou eu vou mudando de escala de acordo com o acorde ?
vlew!
[]'s
|
Bruno_Guitarplayer Veterano |
# dez/04
· votar
Não, vc deve continuar em la (pelo menos é isso q eu sei)
|
Melodic Man Veterano |
# dez/04
· votar
existem as relativas, mas num entendo teoria (puro feeling) hehehe
|
Drinho Veterano |
# dez/04
· votar
creio que da pra vc fazer as duas coisas.... se a musica eh em A .... vc usando a escala de A, ou usando a escala de cada acorde em seu devido momento acho que da certo.. cabe aos seus ouvidos selecionar oke fika melhor
|
The Blue Special Guitar Veterano |
# dez/04
· votar
Você pode usar os modos gregros dos acores, as tríades, tétrades e as escalas do tom relativo de lá (F#m)
|
Vlad_ Veterano |
# dez/04
· votar
Vc tem q analisar tb se os acordes q vc vai colocar está dentro de que campo harmonico, se por exemplo vc colocar um A, D, Bm, todos os 3 acordes estão no campo harmonico de A, entao pode improvisar tranquilo na escala de A ou na relativa dela, F#m.
|
Hocus Pocus Veterano |
# dez/04
· votar
mais claramente: você pode fazer o que quiser contando que soe bem pra você afinal a música é sua. mas quanto à sua dúvida pode fazer os dois.
|
Jimmy_Page Veterano |
# dez/04
· votar
qual o mais correto?
que jeito os guitarristas usam?
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# dez/04
· votar
Cara... a maneira de mais básica de fazer isso é usar improvisação tonal. Nesse caso, você solaria em A natural, pentas de A, etc. Pegar a relativa vai dar na mesma, pois são as mesmas notas. Mas, você pode usar as "derivadas" da relativa: menor harmônica, pentas menores, menor melódica...
Também pode usar improvisação modal que, no caso, é mais focada nos acordes. Por exemplo, uma progresão assim: A Bm F#m D. Sobre A você pode usar os modos maiores de A (Jônio, Lídio, Mixolídio), sobre Bm você pode usar modos menores de B (Dórico, Frígio, Eólio), etc...
Uma coisa interessante... se a progressão estiver em Powerchords, a abertura é muito maior. Isso porque, como sabemos, os powerchords não são maiores ou menores. Então, pode-se usar sobre eles as duas tonalidades.
|
Wicked_Ghost Veterano |
# dez/04
· votar
Jimmy_Page
Brother por coincidência eu tava estudando sobre o campo harmônico de Lá maior ontem...
Eu não sei muito sobre teoria mas acompanha meu raciocínio...
- Se a música ta no tom "Lá maior" significa que ela é composta pelos seguintes sons: "A B C# D E F# G#"
- Se você for montar uma base em Lá maior todos os acordes devem ter essas notas, por exemplo: você não poderá fazer um Si maior, pois o Si maior é composto por: B D# F# e no campo harmônico de Lá maior não tem D#.
Não sei se estou certo mas meu raciocínio tem uma certa lógica.
|
Curly Veterano |
# dez/04 · Editado por: Curly
· votar
Vou dar o exemplo em C pq fica mais fácil:
O campo harmônico de C é formado por 7 acordes:
em tétrades (= acordes de 4 notas): (I) Cmaj7, (II) Dm7, (III) Em7, (IV) Fmaj7, (V) G7, (VI) Am7, (VII) Bm7b5.
O I, IV são maiores, o V é um acorde chamado "dominante" (maior com 7a menor), o II, III e VI menores e o VII é meio diminuto.
1) improvisar usando uma escala p/toda a progressão: Todos esses acordes contém apenas notas da escala de C maior logo vc pode usar essa escala maior (C D E F G A B) direto em cima de todos eles (ver se a progressão está em C- quase sempre o último acorde será o V (G7) ex: C-Am-F-G7).
2) improvisar c/os modos:
Trocando a nota inicial da escala de C vc obtém os modos gregos:
C D E F G A B - I - modo jônio (escala maior)
D E F G A B C - II - modo dórico
E F G A B C D - III - modo frígio
F G A B C D E - IV - modo lídio
G A B C D E F - V - modo mixolídio
A B C D E F G - VI - modo eólio (escala menor p/Am - lá menor)
B C D E F G A - VII - modo lócrio
Os modos I e IV vc sua sobre acordes maiores (C, CMaj7, CMaj9, etc)
O modos II, III e VI vc usa sobre acordes menores (Am, Am7, Am9, etc)
O modo V vc usa sobre um acorde dominante (G7)
O modo VII vc usa sobre um acorde meio diminuto (Bm5b)
lembrar q tem q transpor a 1a nota do modo p/ a tônica do acorde em questão
|
ProLPS Veterano |
# dez/04
· votar
Eu entendi a dúvida do Jimmy...
Imaginem uma sequência musical simples composta pelos acordes C, D, F e G#13. Nenhhum dos acordes dessa sequência se enquadra nos que constam no campo harmônico de C; assim sendo, ao improvisar sobre esta progressão, devo considerar cada acorde um tom completamente diferente e sem nenhuma relação com o tom C inicial?
|
DistorçaoMan Veterano |
# dez/04
· votar
BlaCk LaBeL
Kra eu sei q powerchord maior usa a tonica,a terça ea quinta e menor???????????????
|
Marco_Uber_Alles Veterano |
# dez/04
· votar
Se por exemplo a música tá em C, e a base pra improvisar é C, Dm, Em, o meu improviso vai ter que passar sempre por jônio, dórico e frígio respectivamente? Excluíndo os outros modos?
|
Curly Veterano |
# dez/04
· votar
DistorçaoMan
BlaCk LaBeL
Power Chord ñ tem 3a é só tônica e 5a logo ñ é maior nem menor. a razão p/essa omissão é q a 3a é uma nota q ñ soa bem c/som saturado/distorcido, além disso fica + fácil p/guitarrista montar esse acordes. No entanto, quando toca c/banda o baixo vai dar a 3a então p/improvisar vai ter q analisar p/ver qual é a harmonia se maior ou menor.
|
Curly Veterano |
# dez/04
· votar
ProLPS
a harmonia q vc propos apesar de estranha tem a ver sim c/o CH de C, apenas c/uma alteração no 2o grau (Dm -> D) e o G#13 pode ser interpretado como uma preparação p/o G7 (V grau de C)
Marco_Uber_Alles
vc pode usar as outras possibilidades conforme a tabela q eu postei antes. Se vai soar melhor ou pior é outra estória...
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# dez/04
· votar
Calma aí, pessoas... agora bagunçou tudo!!! Hehehehe!!! Vamos por partes...
DistorçaoMan
"Kra eu sei q powerchord maior usa a tonica,a terça ea quinta e menor???????????????"
É como o Curly falou, o power chord formado apenas por tônica e quinta, e você também pode incluir a oitava. Por não possuir terça, ele não é caracterizado como maior ou menor.
Curly
"No entanto, quando toca c/banda o baixo vai dar a 3a então p/improvisar vai ter q analisar p/ver qual é a harmonia se maior ou menor."
Isso é um caso muito específico, pois nem sempre vai rolar do baixo dar a terça. Tratando-se de rock/metal, isso vai ser ainda mais raro.
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# dez/04
· votar
Agora, complementando as informações que o Curly escreveu sobre modos...
"Trocando a nota inicial da escala de C vc obtém os modos gregos:
C D E F G A B - I - modo jônio (escala maior)
D E F G A B C - II - modo dórico
E F G A B C D - III - modo frígio
F G A B C D E - IV - modo lídio
G A B C D E F - V - modo mixolídio
A B C D E F G - VI - modo eólio (escala menor p/Am - lá menor)
B C D E F G A - VII - modo lócrio
Os modos I e IV vc sua sobre acordes maiores (C, CMaj7, CMaj9, etc)
O modos II, III e VI vc usa sobre acordes menores (Am, Am7, Am9, etc)
O modo V vc usa sobre um acorde dominante (G7)
O modo VII vc usa sobre um acorde meio diminuto (Bm5b)
lembrar q tem q transpor a 1a nota do modo p/ a tônica do acorde em questão"
Se usar apenas dessa forma, a coisa não vai mudar, pois todos esses modos são derivados da escala de C e, portanto, tem EXATAMENTE as mesmas notas da escala de C. Isso seria o mesmo que improvisar tonalmente usando a escala de C.
É preciso observar que os modos derivados da escala de C são diferentes dos modos de C. Observem:
MODOS DERIVADOS DA ESCALA DE C:
C D E F G A B - I - C jônio (escala de C)
D E F G A B C - II - D dórico
E F G A B C D - III - E frígio
F G A B C D E - IV - F lídio
G A B C D E F - V - G mixolídio
A B C D E F G - VI - A eólio (escala menor de Am)
B C D E F G A - VII - B lócrio
MODOS DE C:
C D E F G A B - I - C jônio
C D Eb F G A Bb - II - C dórico
C D E F# G# A B - III - C frígio
C D E F# G A B - IV - C lídio
C D E F G A Bb - V - C mixolídio
C D Eb F Gb Ab Bb - VI - C eólio
C Db Eb F Gb Ab Bb - VII - C lócrio
Bem diferentes as notas, não? Então, essa é a idéia... numa progressão no tom de C, com seguintes acordes: F G Am Dm Em C.
Sobre F, você utiliza modos maiores de F e não os modos maiores derivados de C.
Sobre Am, utiliza-se os modos menores de A e não os modos menores derivados da escala de C.
[]´s
|
Curly Veterano |
# dez/04
· votar
BlaCk LaBeL
é isso mesmo ! foi o q eu quis dizer com "lembrar q tem q transpor a 1a nota do modo p/ a tônica do acorde em questão"
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# dez/04
· votar
Curly
Beleza, chapa! :)
Só achei legal dar essa complementada, pois essa é uma confusão em que a galera cai muito. Eu mesmo me derrubava nisso! Hehehehe!
[]´s
|
Jimmy_Page Veterano |
# dez/04
· votar
Curly
qual dos dois jeitos é mais usado, tonal ou modal?
os guitarristas usam qual dos dois..?
|
Curly Veterano |
# dez/04 · Editado por: Curly
· votar
Jimmy_Page
eu uso os 2 mais um monte de outras coisas (arpejos, tríades, cromatismos, outras escalas como menor harmonica,etc). qdo toco rock ñ penso muito as coisas saem naturalmente mas qdo é jazz aí eu penso sempre modalmente analisando antes a harmonia e vendo o q pode ser feito
|
Jimmy_Page Veterano |
# dez/04
· votar
Curly
e blues? vc pensa ou sai naturalmente? o q vc usa?
|
Homem Cueca Veterano
|
# dez/04
· votar
Jimmy_Page
Se voce pensar tocando blues, não é blues.
|
Jimmy_Page Veterano |
# dez/04
· votar
Homem Cueca
o q vc quis dizer com isso?
q eh pra tocar puro feeling? hehhe
so mna criatividade?
|
Curly Veterano |
# dez/04
· votar
Jimmy_Page
eu toco o blues mais jazzistico. o blues é meio q uma "aberração" harmônica pq aparecem acordes dominantes nos graus I, IV e V (ao invés de só no V como se deveria esperar). isso abre um leque imenso de possibilidades de improviso. Normalente uso as escalas blues maior e menor misturadas, o modo mixolídio e muito cromatismo. existe um site com um curso gratuito excelente com arquivos de áudio sobre este tipo de blues (alguns chamam de jump blues ou uptown blues):
http://www.swingblues.com/swing.htm
|
bocadecachaca Veterano |
# dez/04
· votar
Hey Jimmy_page que tal vc colocar no tópico uma explicação novamente sobre campos harmônicos mas do início bem explicadinho, por que tá ainda tudo muito confuso, por favor cara!
|
Oliver Damasceno Veterano |
# dez/10
· votar
eu faço o seguinte:
quando o tom da música é menor: pentatônica
quando é maior: diatônica.
eu sei, eu sei... coisa de preguiçoso, mas da pra dar uma enrolada...
e eu nem sou guitarrista ¬ ¬
hsahsuahsuhaushau
|
Oliver Damasceno Veterano |
# dez/10
· votar
Improvisar com os modos é difíciu pra carai...
Qual é a vantagem??? acho que essa é a pergunta certa.
|
Curly Veterano |
# dez/10 · Editado por: Curly
· votar
hehe, olhando minhas resposta de 6 anos atrás... bem capaz que hoje eu ia me dar a esse trabalhão ! =$
Oliver Damasceno
Qual é a vantagem???
essa aqui:
|