Entenda os MODOS GREGOS

Autor Mensagem
The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04


Pessoal,

Estou criando este tópico para demonstrar esses esqueminhas que criei a cerca dos modos gregos.
Não sei se já postaram isso aqui, mas facilita bastante no aprendizado.
Vamos lá:

Os modos gregos são variações da escala natural (maior) e são aplicados sobre seus respectivos acordes, visando criar tensões diferentes dentro do contexto da música.
Por exemplo:
Uma música em Dó (C); na qual haja um acorde Dm.
No momento de execução do acorde, você pode jogar uma escala de Ré sobre o mesmo. No entanto, tal escala não será a natural (Ré, Mi, Fá#, Sol, Lá, Sí, Dó#) pois existem duas notas que não se encaixam em Dó (Fa# e Dó#). Assim sendo, será necessário modificar tal escala, tornando-a compatível com o tom de C.
Logo, você terá que baixar meio tom no 3º e n 7º grau da escala.
Essa é a finalidade dos modos gregos.
Você deverá procurar um modo que seja capaz de enquadrar tal escala dentro de C.

Os 7 modos básicos utilizados são:

JÔNIO ou IÔNICO (Escala Natural ou Escala Maior)
DÓRICO - (Modo Menor)
FRÍGIO - (Modo Menor)
LÍDIO - (Modo Maior)
MIXOLÍDIO - (Modo Maior)
EÓLIO (ou EÓLICO) - Modo Menor
LÓCRIO - (Modo Menor)

Do mesmo modo com que o campo harmônico segue a lógica de:

TÔNICA - MENOR - MENOR - MAIOR - MAIOR - MENOR - MENOR

Os modos também seguem esta ordem de aplicabilidade:

JÔNIO - DÓRICO - FRÍGIO - LÍDIO - MIXOLÍDIO - EÓLIO - LÓCRIO

Portanto, no tom de DÓ, temos:

C -> Jônio
Dm -> Dórico
Em -> Frígio
F -> Lídio
G -> Mixolídio
Am -> Eólio
Bm - Lócrio

Vejam abaixo as "Leis de formação de cada um desses modos:

JÔNIO
Escala Natural

T (+1T) 2ª (+1T) 3ª (+1/2 t)4º (+1T) 5ª (+1T) 6ª (+1T) 7ª (+1/2T)
C D E F G A B C
D E F# G A B C# D
E F# G# A B C# D# E
F G A Bb C D E F
G A B C D E F# G
A B C# D E F# G# A
B C# D# E F# G# A# B

Bom, essa é a escala maior, que origina todas as formações gregas.

Agora vamos à primeira formação:
DÓRICA - Modo menor - 3º e 7º Graus Bemol

T (+1T) 2ª (+1/2T) 3º (+1T) 4º (+1T) 5º (+1T) 6º (+1/2) 7º (+1T) 8º
C D Eb F G A Bb C
D E F G A B C D
E F# G A B C# D E
F G Ab Bb C D Eb F
G A Bb C D E F G
A B C D E F# G A
B C# D E F# G# A B

Reparam que o D se encaixa no tom de C ?
O E se enquadra em D?

Vamos continuar...

Agora ao modo
FRÍGIO - Menor Menor - 2º, 3º, 6º e 7º graus Bemol

T (+1/2T) 2º (+1T) 3º (+1T) 4º (+1T) 5º (+1/2T) 6º (+1T) 7º (+1T) 8ª
C Db Eb F G Ab Bb C
D Eb F G A Bb C D
E F G A B C D E
F Gb Ab Bb C Db Eb F
G Ab Bb C D Eb F G
A Bb C D E F G A
B C D E F# G A B

Reparam que o E ficou dentro de C?

Agora o modo
LÍDIO - Modo Maior - 4º Grau #

T (+1T) 2º (+1T) 3º (+1T) 4º (+1/2T) 5º (+1T) 6º (+1T) 7º (1/2T) 8ª
C D E F# G A B C
D E F# G# A B C# D
E F# G# A# B C# D# E
F G A B C D E F
G A B C# D E F# G
A B C# D# E F# G# A
B C# D# E# F# G# A# B

Viram que o F ficou dentro de C ?

MIXOLÍDIO - Modo Maior - 7ª Bemol

T (+1T) 2º (+1T) 3º (+1/2T) 4º (+1T) 5º (+1T) 6º (+1T) 7º (1/2T) 8ª
C D E F G A Bb C
D E F# G A B C D
E F# G# A B C# D E
F G A Bb C D Eb F
G A B C D E F G
A B C# D E F# G A
B C# D# E F# G# A B

Agora foi o G que caiu em C !

EÓLIO - Tom Menor - 3º, 6º e 7º graus Bemol - A escala do tom relativo

T (+1t) 2º (+1/2t) 3º (+1t) 4º (+1t) 5º (+1/2T) 6º (+1T) 7º (+1T) 8º
C D Eb F G Ab Bb C
D E F G A Bb C D
E F# G A B C D E
F G Ab Bb C Db Eb F
G A Bb C D Eb F G
A B C D E F G A
B C# D E F# G A B

Opa. Agora foi o Lá que se encaixou em C.

Agora vamos ao último, o Lócrio.

LÓCRIO - Modo Menor - 2º, 3º, 5º, 6º e 7º graus Bemol

T (+1/2T) 2º (+1T) 3º (+1T) 4º (+1/2T) 5º (+1T) 6º (+1T) 7º (+1T) 8º
C Db Eb F Gb Ab Bb C
D Eb F G Ab Bb C D
E F G A Bb C D E
F Gb Ab Bb Cb Db Eb F
G Ab Bb C Db Eb F G
A Bb C D Eb F G A
B C D E F G A B

Pronto... AGora o sim ja´está em C.

Acima, vocês puderam ver as alterações que cada modo provoca dentro de cada tom.

Abaixo, uma tabelinha que demonstra cada tom e as aplicações dos modos:

JÔNIO|DÓRICO|FRÍGIO|LÍDIO|MIXOLÍDIO|EÓLIO|LÓCRIO
C D E F G A B
D E F# G A B C#
E F# G# A B C# D#
F G A Bb C D E
G A B C D E F#
A B C# D E F# G#
B C# D# E F# G# A#

Os modos gregos também se aplicam ao campo harmônico.
Já reparam músicas em C que tem um acorde de Bb?
Bb é a sétima bemol de C, logo, foi usado um mixolídio.

Bom, é isso aí, qualquer erro que encontrarem nas coisas acima me avisem que mudarei.
Qualquer dúvida perguntem...se eu souber, responderei.

Valeu!

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
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Putz, saiu desalinhado :'(

HaKaN
Veterano
# dez/04
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legal,parabéns! deu pra entender bem,muito bem explicado! pode até ter uma exclamação né!

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
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Por favor, algum moderador alinhe aí!

perpetual burn
Veterano
# dez/04
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legal

Livin in Sin
Veterano
# dez/04
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da pra entender de boa, eu tinha lido isso numa revista sobre modos e escalas, legal

jandim_luz
Veterano
# jun/07
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da uma ajuda ae mano! tava lendo outros topicos e vi la! C mixolidio C dorico C locrio etc.

cara minha duvida e o seguinte
o C mixolidio na esta na escala de C nao ne? entao nao pode ser usado numa melodia

22222 oirartnoc oa
Veterano
# jun/07
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jandim_luz

Claro que pode. Quando vc faz C mixolídio vc entra na tonalidade de Fá. Eh uma modulação ou empréstimo modal, daí soh dah pra saber com os próximos acordes da melodia. Vc pode fazer qlqr coisa, desde que lhe soe bom.

Penta_Blues
Moderador
# jun/07
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Bom dia!!!

jandim_luz
o C mixolidio na esta na escala de C nao ne?
Não, não está. Gostaria de chamar atenção para a parte do post em que o nosso camarada 22222 oirartnoc oa fala justamente isso:
Quando vc faz C mixolídio vc entra na tonalidade de Fá.
Valeu!!!

jandim_luz
Veterano
# jun/07
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ta valeu

WeS Guitar Hero
Veterano
# jun/07
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The Blue Special Guitar
Sou leigo em modos gregos, e fiquei com uma dúvida.
Quando você fez modo por modo para ver qual encaixava em C, significa que você começou com o desenho do Lócrio (o caso que deu certo) em C e continuou os outros desenhos seguintes??

Outra pergunta,
quando se usa acordes já existentes na escala do tom da música, há algum caso que é necessário mudar o tom da escala? ou mudar de maior para menor ou o contrário?

Valeu

belinox
Veterano
# jun/07 · Editado por: belinox
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Não concordo com certas colocações suas...
Até onde eu sei os modos gregos não são variações da escala maior.. E sim a escala maior surgiu apartir de um modo grego...

Vc falou tb que diferentes modos criam diferentes tensões... Discordo disso tb.. Como musicas modais são atonais não existe tensão... Existe sim diferentes sonoridades... Me corrijam se eu estiver errado...

Minow
Veterano
# jun/07 · Editado por: Minow
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belinox
Você está equivocado.

Até onde eu sei os modos gregos não são variações da escala maior.. E sim a escala maior surgiu apartir de um modo grego...

São inversões da diatônica, o que ele falou está corretíssimo.

Como musicas modais são atonais não existe tensão...

Não confunda, música atonal é serial, e não modal.
O que acontece nos modos gregos é que você pega emprestado um campo harmônico diferente, e isso gera as tensões que ele falou.
Ex: Am dórico -> escala de G.

Guitar Bodom
Veterano
# jun/07
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entendi tudo...

belinox
Veterano
# jun/07 · Editado por: belinox
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Minow
Então pq os modos gregos existem desde a antiguidade e a escala maior como conhecida hj só apareceu após a idade média???
Acho que está havendo uma confusão... A musica modal existe antes da musica tonal existir... E uma musical modal é sim atonal...

Penta_Blues
Moderador
# jun/07
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Boa noite!!!

WeS Guitar Hero
Quando você fez modo por modo para ver qual encaixava em C,
Cara, não se "experimenta" Modo por Modo pra saber qual fica melhor. Existe um método para se estudar qual Modo fica mais interessante num determinado Acorde e isto se encontra bem explicado em alguns tópicos aqui do Fórum sobre aplicação dos Modos.

belinox
Então pq os modos gregos existem desde a antiguidade e a escala maior como conhecida hj só apareceu após a idade média???
Realmente vc está fazendo confusão, meu camarada...
Os Modos Gregos que existiam na Antiguidade não são os mesmos que existem hoje. A Escala Maior como é conhecida hoje surgiu na Idade Média (e não após a Idade Média) juntamente com todos os Modos Gregos como são conhecidos hoje.

A musica modal existe antes da musica tonal existir... E uma musical modal é sim atonal...
Novamente acho que vc está confundindo as coisas. A idéia de tonalidade que existia no sistema modal foi expandida a partir do Séc XVII justamente para se incluir o sistema tonal à música cada vez mais complexa por conta do surgimento da polifonia. Num sistema modal existe sempre uma nota principal à qual todas as outras notas estão relacionadas. Esta relação, baseada na sequência de tons e semitons que as separa, estabelece a modalidade destas notas, já a nota principal estabelece a tonalidade do Modo. Ou seja, numa música baseada no sistema modal existe uma nota que indicará a sua tonalidade e, portanto, não pode ser considerada como atonal...

Valeu!!!

belinox
Veterano
# jun/07 · Editado por: belinox
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Penta_Blues
Então me explica a diferença do modo grego da antiguidade do modo grego de hj...
Realmente eu falei besteira ali em cima... Confundi algumas coisas...

marcos santana
Veterano
# jun/07
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Penta_Blues
Existe um método para se estudar qual Modo fica mais interessante num determinado Acorde

oi penta blues blz? se nao for muito encomodo, explica +ou- como funciona esse metodo?
valeu

vguitar
Veterano
# jun/07
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bom tbm!

_FrEd_
Veterano
# jun/07
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Uma música em Dó (C); na qual haja um acorde Dm.
No momento de execução do acorde, você pode jogar uma escala de Ré sobre o mesmo. No entanto, tal escala não será a natural (Ré, Mi, Fá#, Sol, Lá, Sí, Dó#) pois existem duas notas que não se encaixam em Dó (Fa# e Dó#). Assim sendo, será necessário modificar tal escala, tornando-a compatível com o tom de C.
Logo, você terá que baixar meio tom no 3º e n 7º grau da escala.
Essa é a finalidade dos modos gregos.


Kr, eu penso assim... Se a musika esta em Dó, ela ta em Dó e soh.. n eh um modo pra cada acorde... Por exemplo, esta progressão: C Am(add9) F

Ae tu n aplica um modo pra cada acorde, isso ae eh um C jônio e pronto...

Segundo que tu disse que o Dm, vc usa o o Dórico no caso, pra ser compativel com a escala de C... mas ae n vai mudar nd kr, vc vai continuar tokando em C, o interessante eh botar um Frígio ou Eólio pra dar um contraste...

Penta_Blues
Moderador
# jun/07
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Boa tarde!!!

belinox
Então me explica a diferença do modo grego da antiguidade do modo grego de hj...
Vamos tentar...
As primeiras Escalas formuladas vêm da Grécia Antiga e eram normalmente nomeadas com os nomes de seus povos mais importantes (Dórios, Frígios, Lídios e Mixolídios). Todas elas continham oito notas e eram escritas na forma descendente. A Dórica descendia a partir de E, a Frígia de D, a Lídia de C e a Mixolídia de B.
Por alguma razão desconhecida ou não documentada, músicos da Idade Média introduziram mudanças nestas Escalas.
A primeira delas foi a inversão das Escalas, fazendo com que as novas Escalas fossem lidas no sentido ascendente.
A segunda foi a alteração das notas nas quais as Escalas partiam.
A Terceira foi a substituição do termo "Escala" pelo termo "Modo".
Assim, a "Escala Dórica" tornou-se "Modo Dórico" subindo de D até D; a "Escala Frígia" para "Modo Frígio" subindo de E até E; a "Escala Lídia" para "Modo Lídio" subindo de F até F. A antiga Escala Lídia que originalmente descendia de C, e que passou a ascender a partir desta mesma nota passou a se chamar "Modo Jônico"; A Escala Mixolídia que descendia a partir de B passou a ascender a partir de B e recebeu o nome de "Modo Lócrio". O nome Mixolídio passou a denominar o Modo que ascendia a partir de G e, finalmente, a Escala que partia de A foi chamada de "Modo Eólio".
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# jun/07
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Boa tarde!!!

marcos santana
oi penta blues blz? se nao for muito encomodo, explica +ou- como funciona esse metodo?
Fala aí, meu camarada! Incômodo nenhum cara...

Vamos lá: o raciocínio é sempre o mesmo:
1. Identificar o Campo Harmônico em que está enquadrado o Acorde. O Tom da Harmonia;
2. Analisar individualmente o acorde sobre o qual vc pretende solar;
3. Identificar o intervalo entre as notas que o formam.
4. Analisar que Modos deste Campo Harmônico possuem estes mesmos intervalos.

Ou seja, siga este passo-a-passo:
1. Que Campos Harmônicos (tonalidade) possuem o Acorde escolhido?
2. Em que Grau se encontra o Acorde escolhido nas tonalidades que vc achou?
3. Que Modos correspondem aos Graus acima?
4. Então, quando a base estiver tocando um acorde escolhido, vc poderá optar por um desses Modos, de acordo com a intenção desejada

Valeu!!!

marcos santana
Veterano
# jun/07
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Penta_Blues
e verdade, olhando assim da para entender

agora, so para entrar na pratica, suponhamos uma base que fique so em E menor, ai qual seria o campo, grau e quais modos se encaixariam para o solo?
muito obrigado!!!

Penta_Blues
Moderador
# jun/07
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Boa noite!!!

marcos santana
agora, so para entrar na pratica, suponhamos uma base que fique so em E menor, ai qual seria o campo, grau e quais modos se encaixariam para o solo?
Faltou um exemplo mesmo...rs
Vamos lá. O exemplo aqui estará com o acorde que vc pediu e segue a numeração do passo-a-passo, ok?
Vc pode usar todos os Modos que tenham Em na sua respectiva Tonalidade:
1 - Em que CH Maior encontraremos o acorde Em?
R - Nos CH de C, G e D.
2 - Em que Graus, dentro dos CH acima, aparece o acorde Em?
R - III, VI e II.
3 - Que Modos correspondem a estes Graus?
R - Frígio, Eólio e Dórico
4 - Então, quando a Base estiver tocando o acorde Em, vc pode tocar qualquer um destes Modos. Experimente tocar todos eles em cima DO MESMO ACORDE e tente sentir a diferença no clima de cada um deles...
Esta diferença de clima é o que chamo de intenção, ou seja, se vc tocar o Modo Frígio dará uma intenção Frígia ao solo, e assim por diante
Valeu!!!

Guitar_L
Veterano
# jun/07
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The Blue Special Guitar
Boa explicação TBSG, ficou legal.
Abraços

marcos santana
Veterano
# jun/07
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Penta_Blues
nossa cara agora "iluminou" as ideias aqui!!!
ficou claro a maneira de perceber como encontrar os modos ideais para a construçao do solo, no caso em E menor

entao para improvisar em cima de Em posso usar os chapes de C G e D ne? e ir colocando os modos correspondentes aos graus, no caso os que vc citou.
a contagem que vc fez foi tudo baseado no campo harmonico correto? D = Em no ll grau, e isso?

agora penta, sugando um pouco seu conhecimento, quais os arpejos que se encaixariam em uma improvisaçao de Em? inclusive os diminutos e qual regra para encontra - los

muito obrigado e desculpa a amolaçao...

Penta_Blues
Moderador
# jun/07
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Boa tarde!!!

marcos santana
entao para improvisar em cima de Em posso usar os chapes de C G e D ne?
Quase isso...
Não coloque como princípio a idéia de "shapes". Eles nada significam por si só. No exemplo que vc pediu, em cima do acorde vc poderá experimentar E Frígio que está na tonalidade de C, E Eólio na tonalidade de G e E Dórico na tonalidade de D.

a contagem que vc fez foi tudo baseado no campo harmonico correto?
Sempre!

D = Em no ll grau, e isso?
Quase isso, de novo...
D não é igual a Em no II Grau.
O Campo Harmônico de D possui o acorde Em no II Grau. Como o II Grau da tonalidade de D é um E Dórico, e este Modo possui as notas E G B que formam o Acorde de Em, este Modo pode ser usado para improviso em cima do acorde em questão.

quais os arpejos que se encaixariam em uma improvisaçao de Em? inclusive os diminutos e qual regra para encontra - los
Cara, vou resumir bem o que eu penso sobre isso: a regra é usar a sua imaginação e inspiração e o que se encaixa bem numa improvisação é aquilo que soará bem aos seus ouvidos e resulte naquilo que vc pretender expressar através do som de sua guitarra...

Valeu!!!

raHH
Veterano
# jun/07
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Qual a maneira mais fácil de saber o tom de uma música e de uma escala / solo?

Bob Marques
Veterano
# set/08 · Editado por: Bob Marques
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Modos Gregos

São modos Gerados pela Escala Maior Natural. Por isso devemos ter em mente dois assuntos para entendermos Modos Gregos:

1° Escala Maior Natural

Sabemos que os intervalos de uima escala maior é formado por

T T ST T T T ST

Por exemplo a escala de Dó e de Sol

Assim temos obedecendo os intevalos as escalas:


Dó Ré Mi Fa Sol La Si Dó
T T ST T T T ST Escala Maior em Dó


Sol La Si Dó Ré Mi Fa# Sol Escala Maior em Sol
T T ST T T T ST


Agora vamos pensar nos modos:

2° Seqüência dos modos:

Devemos saber que a seqüência dos modos são:


Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio


Agora vamos colocar os intervalos embaixo dos modos, pois cada modo representa um grau: o jônico o primeiro grau, o dórico o segundo, o frigio o terceiro e assim por diante...


Assim fica:

Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio Jônico
T T ST T T T ST

Agora vamos a uma simulação:

Que Escala Maior eu uso no Mi Frigio?

Resposta:


MI
Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio Jônico
T T ST T T T ST

Quem é o dórico? Ré
Quem é o Jônico (Escala Maior)? Dó

DÓ RÉ MI
Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio Jônico
T T ST T T T ST

Assim no mi frigio eu uso a escala maior de Dò começando pelo MI. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!


Outra questão:

Que Escala Maior eu uso no Dó Mixolídio?

Resposta:


Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio Jônico
T T ST T T T ST

Quem é Lídio? Si bemol

Sib Dó
Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio Jônico
T T ST T T T ST

Quem é Frígio? La

Lá Sib Dó
Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio Jônico
T T ST T T T ST

Quem é Dórico? Sol

Sol Lá Sib Dó
Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio Jônico
T T ST T T T ST


Quem é Jônico? Fa


Fa Sol Lá Sib Dó
Jônico Dórico Frigio Lídio Mixolidio Eólio Lócrio Jônico
T T ST T T T ST


Assim no Dó mixolidio eu uso a Escala Maior de Fa começando pelo Dò. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!



SABENDO QUAL ESCALA MAIOR USAR, EU POSSO PENSAR TB NA ESCALA RELATIVA MENOR EM TODOS OS CASOS

r2s2
Veterano
# set/08
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Bob Marques

Bom. Mas preferi a explicação do mano TBSG

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