| Autor | Mensagem | 
| The Blue Special Guitar Veterano
 | # dez/04 
 
 Pessoal,
 
 Estou criando este tópico para demonstrar esses esqueminhas que criei a cerca dos modos gregos.
 Não sei se já postaram isso aqui, mas facilita bastante no aprendizado.
 Vamos lá:
 
 Os modos gregos são variações da escala natural (maior) e são aplicados sobre seus respectivos acordes, visando criar tensões diferentes dentro do contexto da música.
 Por exemplo:
 Uma música em Dó (C); na qual haja um acorde Dm.
 No momento de execução do acorde, você pode jogar uma escala de Ré sobre o mesmo. No entanto, tal escala não será a natural (Ré, Mi, Fá#, Sol, Lá, Sí, Dó#) pois existem duas notas que não se encaixam em Dó (Fa# e Dó#). Assim sendo, será necessário modificar tal escala, tornando-a compatível com o tom de C.
 Logo, você terá que baixar meio tom no 3º e n 7º grau da escala.
 Essa é a finalidade dos modos gregos.
 Você deverá procurar um modo que seja capaz de enquadrar tal escala dentro de C.
 
 Os 7 modos básicos utilizados são:
 
 JÔNIO ou IÔNICO (Escala Natural ou Escala Maior)
 DÓRICO - (Modo Menor)
 FRÍGIO - (Modo Menor)
 LÍDIO - (Modo Maior)
 MIXOLÍDIO - (Modo Maior)
 EÓLIO (ou EÓLICO) - Modo Menor
 LÓCRIO - (Modo Menor)
 
 Do mesmo modo com que o campo harmônico segue a lógica de:
 
 TÔNICA - MENOR - MENOR - MAIOR - MAIOR - MENOR - MENOR
 
 Os modos também seguem esta ordem de aplicabilidade:
 
 JÔNIO - DÓRICO - FRÍGIO - LÍDIO - MIXOLÍDIO - EÓLIO - LÓCRIO
 
 Portanto, no tom de DÓ, temos:
 
 C -> Jônio
 Dm -> Dórico
 Em -> Frígio
 F -> Lídio
 G -> Mixolídio
 Am -> Eólio
 Bm - Lócrio
 
 Vejam abaixo as "Leis de formação de cada um desses modos:
 
 JÔNIO
 Escala Natural
 
 T (+1T) 2ª  (+1T) 3ª (+1/2 t)4º   (+1T)  5ª   (+1T) 6ª  (+1T)  7ª (+1/2T)
 C        D             E                F              G             A              B            C
 D        E             F#              G              A             B              C#         D
 E        F#           G#              A              B             C#            D#         E
 F        G             A                Bb            C             D               E           F
 G       A             B                 C             D             E               F#         G
 A       B             C#               D             E             F#             G#         A
 B       C#           D#               E             F#           G#            A#         B
 
 Bom, essa é a escala maior, que origina todas as formações gregas.
 
 Agora vamos à primeira formação:
 DÓRICA - Modo menor -  3º e 7º Graus Bemol
 
 T (+1T) 2ª (+1/2T) 3º (+1T) 4º (+1T) 5º (+1T)  6º (+1/2) 7º (+1T) 8º
 C         D              Eb           F            G            A             Bb         C
 D         E               F            G            A            B              C          D
 E         F#             G            A            B            C#           D          E
 F         G               Ab          Bb           C            D             Eb         F
 G        A               Bb          C            D             E             F           G
 A        B                C           D            E             F#           G           A
 B        C#              D           E            F#           G#           A          B
 
 Reparam que o D se encaixa no tom de C ?
 O E se enquadra em D?
 
 Vamos continuar...
 
 Agora ao modo
 FRÍGIO - Menor Menor - 2º, 3º, 6º e 7º graus Bemol
 
 T (+1/2T) 2º (+1T) 3º (+1T) 4º (+1T) 5º (+1/2T) 6º (+1T) 7º (+1T) 8ª
 C             Db         Eb          F             G             Ab          Bb          C
 D             Eb         F            G             A             Bb          C            D
 E             F           G            A             B             C            D            E
 F             Gb        Ab           Bb           C             Db          Eb           F
 G            Ab        Bb            C            D             Eb           F            G
 A            Bb         C             D            E              F            G            A
 B            C           D             E           F#             G            A            B
 
 Reparam que o E ficou dentro de C?
 
 Agora o modo
 LÍDIO - Modo Maior - 4º Grau #
 
 T (+1T) 2º (+1T) 3º (+1T) 4º (+1/2T) 5º (+1T) 6º (+1T) 7º (1/2T) 8ª
 C         D            E           F#             G            A            B            C
 D         E            F#         G#             A            B            C#          D
 E         F#          G#         A#             B            C#         D#           E
 F         G            A            B              C             D           E             F
 G        A            B            C#            D             E           F#           G
 A        B            C#          D#            E             F#         G#           A
 B        C#         D#           E#            F#           G#         A#          B
 
 Viram que o F ficou dentro de C ?
 
 MIXOLÍDIO - Modo Maior -  7ª Bemol
 
 T (+1T) 2º (+1T) 3º (+1/2T) 4º (+1T) 5º (+1T) 6º (+1T) 7º (1/2T) 8ª
 C          D           E               F            G           A            Bb          C
 D          E           F#             G            A           B            C            D
 E          F#        G#              A            B           C#          D            E
 F          G           A               Bb          C            D           Eb           F
 G         A            B               C           D            E            F             G
 A         B            C#             D           E            F#          G            A
 B         C#          D#            E            F#          G#         A             B
 
 Agora foi o G que caiu em C !
 
 EÓLIO - Tom Menor - 3º, 6º e 7º graus Bemol - A escala do tom relativo
 
 T (+1t) 2º (+1/2t) 3º (+1t) 4º (+1t) 5º (+1/2T) 6º (+1T) 7º (+1T) 8º
 C         D            Eb          F            G              Ab           Bb        C
 D         E            F           G             A              Bb            C         D
 E        F#           G            A            B               C             D         E
 F         G          Ab            Bb           C              Db           Eb         F
 G        A           Bb            C            D              Eb            F           G
 A        B            C             D            E               F             G          A
 B        C#          D             E            F#             G             A          B
 
 Opa. Agora foi o Lá que se encaixou em C.
 
 Agora vamos ao último, o Lócrio.
 
 LÓCRIO - Modo Menor - 2º, 3º, 5º, 6º e 7º graus Bemol
 
 T (+1/2T) 2º (+1T) 3º (+1T) 4º (+1/2T) 5º (+1T) 6º (+1T) 7º (+1T) 8º
 C            Db          Eb         F                Gb          Ab         Bb          C
 D            Eb          F           G                Ab          Bb          C           D
 E            F             G          A                Bb           C           D          E
 F            Gb          Ab         Bb              Cb           Db         Eb         F
 G           Ab           Bb         C               Db           Eb          F           G
 A           Bb            C          D               Eb            F            G         A
 B            C            D          E                 F             G            A         B
 
 Pronto... AGora o sim ja´está em C.
 
 Acima, vocês puderam ver as alterações que cada modo provoca dentro de cada tom.
 
 Abaixo, uma tabelinha que demonstra cada tom e as aplicações dos modos:
 
 JÔNIO|DÓRICO|FRÍGIO|LÍDIO|MIXOLÍDIO|EÓLIO|LÓCRIO
 C            D           E         F             G            A         B
 D            E           F#        G            A            B         C#
 E           F#           G#       A            B           C#        D#
 F            G           A          Bb          C           D          E
 G           A            B          C            D          E           F#
 A           B            C#        D           E           F#         G#
 B           C#         D#        E            F#         G#         A#
 
 Os modos gregos também se aplicam ao campo harmônico.
 Já reparam músicas em C que tem um acorde de Bb?
 Bb é a sétima bemol de C, logo, foi usado um mixolídio.
 
 Bom, é isso aí, qualquer erro que encontrarem nas coisas acima me avisem que mudarei.
 Qualquer dúvida perguntem...se eu souber, responderei.
 
 Valeu!
 
 
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| The Blue Special Guitar Veterano
 | # dez/04 · votar
 
 Putz, saiu desalinhado :'(
 
 
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| HaKaN Veterano
 | # dez/04 · votar
 
 legal,parabéns! deu pra entender bem,muito bem explicado! pode até ter uma exclamação né!
 
 
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| The Blue Special Guitar Veterano
 | # dez/04 · votar
 
 Por favor, algum moderador alinhe aí!
 
 
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| perpetual burn Veterano
 | # dez/04 · votar
 
 legal
 
 
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| Livin in Sin Veterano
 | # dez/04 · votar
 
 da pra entender de boa, eu tinha lido isso numa revista sobre modos e escalas, legal
 
 
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| jandim_luz Veterano
 | # jun/07 · votar
 
 da uma ajuda ae mano! tava lendo outros topicos e vi la! C mixolidio C dorico C locrio etc.
 
 cara minha duvida e o seguinte
 o C mixolidio na esta na escala de C nao ne? entao nao pode ser usado numa melodia
 
 
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| 22222 oirartnoc oa Veterano
 | # jun/07 · votar
 
 jandim_luz
 
 Claro que pode. Quando vc faz C mixolídio vc entra na tonalidade de Fá. Eh uma modulação ou empréstimo modal, daí soh dah pra saber com os próximos acordes da melodia. Vc pode fazer qlqr coisa, desde que lhe soe bom.
 
 
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| Penta_Blues Moderador
 | # jun/07 · votar
 
 Bom dia!!!
 
 jandim_luz
 o C mixolidio na esta na escala de C nao ne?
 Não, não está. Gostaria de chamar atenção para a parte do post em que o nosso camarada 22222 oirartnoc oa fala justamente isso:
 Quando vc faz C mixolídio vc entra na tonalidade de Fá.
 Valeu!!!
 
 
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| jandim_luz Veterano
 | # jun/07 · votar
 
 ta valeu
 
 
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| WeS Guitar Hero Veterano
 | # jun/07 · votar
 
 The Blue Special Guitar
 Sou leigo em modos gregos, e fiquei com uma dúvida.
 Quando você fez modo por modo para ver qual encaixava em C, significa que você começou com o desenho do Lócrio (o caso que deu certo) em C e continuou os outros desenhos seguintes??
 
 Outra pergunta,
 quando se usa acordes já existentes na escala do tom da música, há algum caso que é necessário mudar o tom da escala? ou mudar de maior para menor ou o contrário?
 
 Valeu
 
 
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| belinox Veterano
 | # jun/07 · Editado por: belinox · votar
 
 Não concordo com certas colocações suas...
 Até onde eu sei os modos gregos não são variações da escala maior.. E sim a escala maior surgiu apartir de um modo grego...
 
 Vc falou tb que diferentes modos criam diferentes tensões... Discordo disso tb.. Como musicas modais são atonais não existe tensão... Existe sim diferentes sonoridades... Me corrijam se eu estiver errado...
 
 
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| Minow Veterano
 | # jun/07 · Editado por: Minow · votar
 
 belinox
 Você está equivocado.
 
 Até onde eu sei os modos gregos não são variações da escala maior.. E sim a escala maior surgiu apartir de um modo grego...
 
 São inversões da diatônica, o que ele falou está corretíssimo.
 
 Como musicas modais são atonais não existe tensão...
 
 Não confunda, música atonal é serial, e não modal.
 O que acontece nos modos gregos é que você pega emprestado um campo harmônico diferente, e isso gera as tensões que ele falou.
 Ex: Am dórico -> escala de G.
 
 
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| Guitar Bodom Veterano
 | # jun/07 · votar
 
 entendi tudo...
 
 
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| belinox Veterano
 | # jun/07 · Editado por: belinox · votar
 
 Minow
 Então pq os modos gregos existem desde a antiguidade e a escala maior como conhecida hj só apareceu após a idade média???
 Acho que está havendo uma confusão... A musica modal existe antes da musica tonal existir... E uma musical modal é sim atonal...
 
 
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| Penta_Blues Moderador
 | # jun/07 · votar
 
 Boa noite!!!
 
 WeS Guitar Hero
 Quando você fez modo por modo para ver qual encaixava em C,
 Cara, não se "experimenta" Modo por Modo pra saber qual fica melhor. Existe um método para se estudar qual Modo fica mais interessante num determinado Acorde e isto se encontra bem explicado em alguns tópicos aqui do Fórum sobre aplicação dos Modos.
 
 belinox
 Então pq os modos gregos existem desde a antiguidade e a escala maior como conhecida hj só apareceu após a idade média???
 Realmente vc está fazendo confusão, meu camarada...
 Os Modos Gregos que existiam na Antiguidade não são os mesmos que existem hoje. A Escala Maior como é conhecida hoje surgiu na Idade Média (e não após a Idade Média) juntamente com todos os Modos Gregos como são conhecidos hoje.
 
 A musica modal existe antes da musica tonal existir... E uma musical modal é sim atonal...
 Novamente acho que vc está confundindo as coisas. A idéia de tonalidade que existia no sistema modal foi expandida a partir do Séc XVII justamente para se incluir o sistema tonal à música cada vez mais complexa por conta do surgimento da polifonia. Num sistema modal existe sempre uma nota principal à qual todas as outras notas estão relacionadas. Esta relação, baseada na sequência de tons e semitons que as separa, estabelece a modalidade destas notas, já a nota principal estabelece a tonalidade do Modo. Ou seja, numa música baseada no sistema modal existe uma nota que indicará a sua tonalidade e, portanto, não pode ser considerada como atonal...
 
 Valeu!!!
 
 
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| belinox Veterano
 | # jun/07 · Editado por: belinox · votar
 
 Penta_Blues
 Então me explica a diferença do modo grego da antiguidade do modo grego de hj...
 Realmente eu falei besteira ali em cima... Confundi algumas coisas...
 
 
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| marcos santana Veterano
 | # jun/07 · votar
 
 Penta_Blues
 Existe um método para se estudar qual Modo fica mais interessante num determinado Acorde
 
 oi penta blues blz? se nao for muito encomodo, explica +ou- como funciona esse metodo?
 valeu
 
 
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| vguitar Veterano
 | # jun/07 · votar
 
 bom tbm!
 
 
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| _FrEd_ Veterano
 | # jun/07 · votar
 
 Uma música em Dó (C); na qual haja um acorde Dm.
 No momento de execução do acorde, você pode jogar uma escala de Ré sobre o mesmo. No entanto, tal escala não será a natural (Ré, Mi, Fá#, Sol, Lá, Sí, Dó#) pois existem duas notas que não se encaixam em Dó (Fa# e Dó#). Assim sendo, será necessário modificar tal escala, tornando-a compatível com o tom de C.
 Logo, você terá que baixar meio tom no 3º e n 7º grau da escala.
 Essa é a finalidade dos modos gregos.
 
 Kr, eu penso assim... Se a musika esta em Dó, ela ta em Dó e soh.. n eh um modo pra cada acorde... Por exemplo, esta progressão: C Am(add9) F
 
 Ae tu n aplica um modo pra cada acorde, isso ae eh um C jônio e pronto...
 
 Segundo que tu disse que o Dm, vc usa o o Dórico no caso, pra ser compativel com a escala de C... mas ae n vai mudar nd kr, vc vai continuar tokando em C, o interessante eh botar um Frígio ou Eólio pra dar um contraste...
 
 
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| Penta_Blues Moderador
 | # jun/07 · votar
 
 Boa tarde!!!
 
 belinox
 Então me explica a diferença do modo grego da antiguidade do modo grego de hj...
 Vamos tentar...
 As primeiras Escalas formuladas vêm da Grécia Antiga e eram normalmente nomeadas com os nomes de seus povos mais importantes (Dórios, Frígios, Lídios e Mixolídios). Todas elas continham oito notas e eram escritas na forma descendente. A Dórica descendia a partir de E, a Frígia de D, a Lídia de C e a Mixolídia de B.
 Por alguma razão desconhecida ou não documentada, músicos da Idade Média introduziram mudanças nestas Escalas.
 A primeira delas foi a inversão das Escalas, fazendo com que as novas Escalas fossem lidas no sentido ascendente.
 A segunda foi a alteração das notas nas quais as Escalas partiam.
 A Terceira foi a substituição do termo "Escala" pelo termo "Modo".
 Assim, a "Escala Dórica" tornou-se "Modo Dórico" subindo de D até D; a "Escala Frígia" para "Modo Frígio" subindo de E até E; a "Escala Lídia" para "Modo Lídio" subindo de F até F. A antiga Escala Lídia que originalmente descendia de C, e que passou a ascender a partir desta mesma nota passou a se chamar "Modo Jônico"; A Escala Mixolídia que descendia a partir de B passou a ascender a partir de B e recebeu o nome de "Modo Lócrio". O nome Mixolídio passou a denominar o Modo que ascendia a partir de G e, finalmente, a Escala que partia de A foi chamada de "Modo Eólio".
 Valeu!!!
 
 
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| Penta_Blues Moderador
 | # jun/07 · votar
 
 Boa tarde!!!
 
 marcos santana
 oi penta blues blz? se nao for muito encomodo, explica +ou- como funciona esse metodo?
 Fala aí, meu camarada! Incômodo nenhum cara...
 
 Vamos lá: o raciocínio é sempre o mesmo:
 1. Identificar o Campo Harmônico em que está enquadrado o Acorde. O Tom da Harmonia;
 2. Analisar individualmente o acorde sobre o qual vc pretende solar;
 3. Identificar o intervalo entre as notas que o formam.
 4. Analisar que Modos deste Campo Harmônico possuem estes mesmos intervalos.
 
 Ou seja, siga este passo-a-passo:
 1. Que Campos Harmônicos (tonalidade) possuem o Acorde escolhido?
 2. Em que Grau se encontra o Acorde escolhido nas tonalidades que vc achou?
 3. Que Modos correspondem aos Graus acima?
 4. Então, quando a base estiver tocando um acorde escolhido, vc poderá optar por um desses Modos, de acordo com a intenção desejada
 
 Valeu!!!
 
 
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| marcos santana Veterano
 | # jun/07 · votar
 
 Penta_Blues
 e verdade, olhando assim da para entender
 
 agora, so para entrar na pratica, suponhamos uma base que fique so em E menor, ai qual seria o campo, grau e quais modos se encaixariam para o solo?
 muito obrigado!!!
 
 
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| Penta_Blues Moderador
 | # jun/07 · votar
 
 Boa noite!!!
 
 marcos santana
 agora, so para entrar na pratica, suponhamos uma base que fique so em E menor, ai qual seria o campo, grau e quais modos se encaixariam para o solo?
 Faltou um exemplo mesmo...rs
 Vamos lá. O exemplo aqui estará com o acorde que vc pediu e segue a numeração do passo-a-passo, ok?
 Vc pode usar todos os Modos que tenham Em na sua respectiva Tonalidade:
 1 - Em que CH Maior encontraremos o acorde Em?
 R - Nos CH de C, G e D.
 2 - Em que Graus, dentro dos CH acima, aparece o acorde Em?
 R - III, VI e II.
 3 - Que Modos correspondem a estes Graus?
 R - Frígio, Eólio e Dórico
 4 - Então, quando a Base estiver tocando o acorde Em, vc pode tocar qualquer um destes Modos. Experimente tocar todos eles em cima DO MESMO ACORDE e tente sentir a diferença no clima de cada um deles...
 Esta diferença de clima é o que chamo de intenção, ou seja, se vc tocar o Modo Frígio dará uma intenção Frígia ao solo, e assim por diante
 Valeu!!!
 
 
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| Guitar_L Veterano
 | # jun/07 · votar
 
 The Blue Special Guitar
 Boa explicação TBSG, ficou legal.
 Abraços
 
 
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| marcos santana Veterano
 | # jun/07 · votar
 
 Penta_Blues
 nossa cara agora "iluminou" as ideias aqui!!!
 ficou claro a maneira de perceber como encontrar os modos ideais para a construçao do solo, no caso em E menor
 
 entao para improvisar em cima de Em posso usar os chapes de C G e D ne? e ir colocando os modos correspondentes aos graus, no caso os que vc citou.
 a contagem que vc fez foi tudo baseado no campo harmonico correto? D = Em no ll grau, e isso?
 
 agora penta, sugando um pouco seu conhecimento, quais os arpejos que se encaixariam em uma improvisaçao de Em? inclusive os diminutos e qual regra para encontra - los
 
 muito obrigado e desculpa a amolaçao...
 
 
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| Penta_Blues Moderador
 | # jun/07 · votar
 
 Boa tarde!!!
 
 marcos santana
 entao para improvisar em cima de Em posso usar os chapes de C G e D ne?
 Quase isso...
 Não coloque como princípio a idéia de "shapes". Eles nada significam por si só. No exemplo que vc pediu, em cima do acorde vc poderá experimentar E Frígio que está na tonalidade de C, E Eólio na tonalidade de G e E Dórico na tonalidade de D.
 
 a contagem que vc fez foi tudo baseado no campo harmonico correto?
 Sempre!
 
 D = Em no ll grau, e isso?
 Quase isso, de novo...
 D não é igual a Em no II Grau.
 O Campo Harmônico de D possui o acorde Em no II Grau. Como o II Grau da tonalidade de D é um E Dórico, e este Modo possui as notas E G B que formam o Acorde de Em, este Modo pode ser usado para improviso em cima do acorde em questão.
 
 quais os arpejos que se encaixariam em uma improvisaçao de Em? inclusive os diminutos e qual regra para encontra - los
 Cara, vou resumir bem o que eu penso sobre isso: a regra é usar a sua imaginação e inspiração e o que se encaixa bem numa improvisação é aquilo que soará bem aos seus ouvidos e resulte naquilo que vc pretender expressar através do som de sua guitarra...
 
 Valeu!!!
 
 
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| raHH Veterano
 | # jun/07 · votar
 
 Qual a maneira mais fácil de saber o tom de uma música e de uma escala / solo?
 
 
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| Bob Marques Veterano
 | # set/08 · Editado por: Bob Marques · votar
 
 Modos Gregos
 
 São modos Gerados pela Escala Maior Natural. Por isso devemos ter em mente dois assuntos para entendermos Modos Gregos:
 
 1° Escala Maior Natural
 
 Sabemos que os intervalos de uima escala maior é formado por
 
 T     T     ST     T     T    T     ST
 
 Por exemplo a escala de Dó e de Sol
 
 Assim temos obedecendo os intevalos as escalas:
 
 
 Dó     Ré    Mi      Fa    Sol    La     Si      Dó
 T       T      ST      T      T       T     ST                    Escala Maior em Dó
 
 
 Sol    La     Si      Dó     Ré    Mi      Fa#    Sol             Escala Maior em Sol
 T       T     ST      T      T       T        ST
 
 
 Agora vamos pensar nos modos:
 
 2° Seqüência dos modos:
 
 Devemos saber que a seqüência dos modos são:
 
 
 Jônico     Dórico     Frigio     Lídio     Mixolidio     Eólio     Lócrio
 
 
 Agora vamos colocar os intervalos embaixo dos modos, pois cada modo representa um grau: o jônico o primeiro grau, o dórico o segundo, o frigio o terceiro e assim por diante...
 
 
 Assim fica:
 
 Jônico     Dórico     Frigio     Lídio     Mixolidio     Eólio     Lócrio        Jônico
 T               T           ST          T                   T          T                ST
 
 Agora vamos a uma simulação:
 
 Que Escala Maior eu uso no Mi Frigio?
 
 Resposta:
 
 
 MI
 Jônico     Dórico     Frigio     Lídio     Mixolidio     Eólio     Lócrio        Jônico
 T               T           ST          T                   T          T                ST
 
 Quem é o dórico?  Ré
 Quem é o Jônico (Escala Maior)? Dó
 
 DÓ        RÉ            MI
 Jônico     Dórico     Frigio     Lídio     Mixolidio     Eólio     Lócrio        Jônico
 T               T           ST          T                   T          T                ST
 
 Assim no mi frigio eu uso a escala maior de Dò  começando pelo MI. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!
 
 
 Outra questão:
 
 Que Escala Maior eu uso no Dó Mixolídio?
 
 Resposta:
 
 Dó
 Jônico     Dórico     Frigio     Lídio     Mixolidio     Eólio     Lócrio        Jônico
 T               T           ST          T                   T          T                ST
 
 Quem é Lídio? Si bemol
 
 Sib	         Dó
 Jônico     Dórico     Frigio     Lídio     Mixolidio     Eólio     Lócrio        Jônico
 T               T           ST          T                   T          T                ST
 
 Quem é Frígio? La
 
 Lá	   Sib	         Dó
 Jônico     Dórico     Frigio     Lídio     Mixolidio     Eólio     Lócrio        Jônico
 T               T           ST          T                   T          T                ST
 
 Quem é Dórico? Sol
 
 Sol    	Lá	   Sib	         Dó
 Jônico     Dórico     Frigio     Lídio     Mixolidio     Eólio     Lócrio        Jônico
 T               T           ST          T                   T          T                ST
 
 
 Quem é Jônico? Fa
 
 
 Fa	     Sol    	Lá	   Sib	         Dó
 Jônico     Dórico     Frigio     Lídio     Mixolidio     Eólio     Lócrio        Jônico
 T               T           ST          T                   T          T                ST
 
 
 Assim no Dó mixolidio eu uso a Escala Maior de Fa começando pelo Dò. Assim eu não preciso decorar todos aqueles shapes chatos!!!
 
 
 
 SABENDO QUAL ESCALA MAIOR USAR, EU POSSO PENSAR TB NA ESCALA RELATIVA MENOR EM TODOS OS CASOS
 
 
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| r2s2 Veterano
 | # set/08 · votar
 
 Bob Marques
 
 Bom. Mas preferi a explicação do mano TBSG
 
 
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