O que são instrumentos de compensado?

Autor Mensagem
luisfelipe
Veterano
# dez/04


AEe galera eu vejo alguem perguntando de certas guitarras..... dai otras pessoas falam q eh ruim pq sao feitas de compensado... mais oq eh esse tal de compensado?/

NOTA DO MODERADOR: Não use o CAPS LOCK em título de tópico.

paulgilbert
Veterano
# dez/04
· votar


uma quase madeira

skate_na_raça
Veterano
# dez/04
· votar


Eu não sei explicar muito bem, mas pelo o q sei é duas "placas" de madeira grudadas. esse é o caso da minha SG Special =]. E o povo diz ae q afeta o timbre, e bla, bla e bla... a unica diferença q eu noto é q a guitarra fica pesada pa cacete.

paulgilbert
Veterano
# dez/04
· votar


skate_na_raça
mas alguem sabe DE VERDADE se a serie SPECIAL é ou nao de compensado?

Bruno_Guitarplayer
Veterano
# dez/04
· votar


TOSCANTE

jimmypagelf
Veterano
# dez/04
· votar


skate_na_raça


madeira compensado parece aqueles bis coitos ueffos

luisfelipe
Veterano
# dez/04
· votar


INTAUM EH DUAS MADEIRAS GRUDADAS????
TO CERTO???

jimmypagelf
Veterano
# dez/04
· votar


luisfelipe
sim

banido
Veterano
# dez/04
· votar


pra min eh uma madeira esfarelada com outras misturadas com cola num eh?

oak
Veterano
# dez/04
· votar


banido

isso eh aglomerado, mdf eh assim
compensando sao varias chapas de madeiras coladas umas nas outras

simproguitar
Veterano
# dez/04
· votar


dizem q o compensado altera o timbre, eu to pensando em compra uma guitarra i queria sabe se isso realmente é verdade, e se a diferença é muito grande

marcelinhocs
Veterano
# dez/04
· votar


jimmypagelf

compensado parece aqueles bis coitos ueffos

Excelente comparação kra. ehehe

Paulo Feresin
Veterano
# dez/04
· votar


ah... eu só sei q aglomerado é um lixão...

compensado num sei naum... mas q é pior q madeira maciça, isso é!! =P

Igor Martins
Veterano
# dez/04
· votar


Até onde sei as special são de compensado.

shockerr
Veterano
# dez/04
· votar


violão eh de compensado?

N3kr0N
Veterano
# dez/04
· votar


meio dificio de ser, quase impossível, pela espessura!

N3kr0N
Veterano
# dez/04
· votar


O compenssado é feito juntando-se vários tipos de madeiras, e tem vários tipos de compenssado, violão tém 2mm de madeira e para q isso seja de compenssado é meio dificiu.






visite: http://aprendizluthier.cjb.net

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/04
· votar


Epiphones Special, Squiers Bullet, algumas Goldens e Dolphin são feitas deste material vagabundo, que é uma mistura de folhas de madeira que sobraram de cortes e serragem coladas e prensadas entre sí. Existe também o MDF (que as Hohner Rockwood usam, por exemplo), que é serragem fina prensada a altíssimas pressões e temperaturas (outro material de péssima qualidade).
Abç

_ YzY _
Veterano
# dez/04
· votar


qdo for na loja pede pra abrir a tampa lah atras e vc mesmo vê ... sei lah, dah uma batida nela heheh...acho q dah pra reconhecer... compensado eh o q os caras falaram ai mesmo ... a divisória do meu qto eh assim tbm heheh...

rafaelbretas
Veterano
# nov/05
· votar


condor cg-300 eh de compensado??? nao dah pra ver abrindo ela pq tem uma tinta preta recobrindo a parte interna dela. se bem que pelo peso dela eh mei dificil ser compensado......

Pai Ambrósio
Veterano
# nov/05
· votar


O QUE SAO INSTRUMENTOS DE COMPENSADO????


são instrumentos q nao compensam

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Epiphones Special

vi a propaganda de uma Special Bob Marley que é de mogno da jamaica

U1000D
Veterano
# nov/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tive uma dolphin de mogno :)

sena
Veterano
# nov/05
· votar


Max The Iceman

Isso é CUSTOM,não SPECIAL

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


sena
Max The Iceman

Isso é CUSTOM,não SPECIAL


na propaganda da Guitar Player tá com Special

p4ulin90
Veterano
# nov/05
· votar


Fuja dessas guitarra q nem diabo da cruz!!!

A qualidade da madeira eh essencial no instrumento
Vejamos a fender por exemplo utiliza o Maple como principal madeira para a construção do braço. Esta é a parte mais crítica na construção de uma guitarra, pois o braço sofre toda a tensão exercida pelas cordas, sendo algumas vezes substituída pela Rosewood ou pelo Jacarandá da Bahia. No corpo da Fender normalmente são encontradas as madeiras americanas Alder ou Ash. O Alder tem como característica sonora um som mais aveludado com grave bastante profundo.

O mercado começou a ser inundado por guitarras de valor mais acessível. As fábricas procuraram substituir madeiras caras e raras por outras mais baratas e fáceis de encontrar o que acaba refletindo no preço final do instrumento tornando-o mais atraente ao público menos exigente
Estas fábricas normalmente constroem suas guitarras com o braço parafusado no corpo, facilitando a construção.

Perde-se sustain, mas ganha-se no custo final

Veja onde são encontradas as madeiras mais utilizadas na fabricação de guitarras.

ALDER:
Cresce em Washington , Oregon e Norte da Califórnia. Utilizada também para substituir Birch e Cherry.

ASH:
Cresce nos Estados do Atlântico Sul e no Vale do Mississipi. Curiosidade: é muito utilizada para fabricação de tacos de baseball.

BASSWOOD:
Também conhecido como Lindenwood, Limewood. Cresce na Europa e na região dos Grandes Lagos.

BIRCH:
Comum em Ohio e no Vale do Mississipi.

CEDRO:
Bastante abundante, o Cedro cresce desde o Oeste da Nova Escócia até a região de Dakota (do Sul e do Norte) e daí para o sul do hemisfério até a região do Golfo e da América do Sul.

EBONY:
Madeira encontrada na África; pesa em torno de 45 - 70 libras por pé cúbico. Também é utilizada em teclas de piano

MAHOGANY DE HONDURAS:
Esta é a verdadeira Mahogany. Conhecida como "Mahogany Tropical", ela cresce na América Central e do Sul.

MAHOGANY DA FILIPINA:
Cresce na Filipina e é conhecida como "Red Lauan". Não é considerada uma madeira Mahogany verdadeira.

MAPLE:
Também conhecida como "Hard Rock Maple", esta madeira cresce na Nova Inglaterra e nos estados em volta da região dos Grandes Lagos. Curiosidade: por sua resistência ela é utilizada na fabricação de pinos utilizados no jogo de boliche.

OAK:
Cresce no Sul do Canadá e na parte nordeste dos Estados Unidos.

ROSEWOOD BRASILEIRO:
Cresce nas Florestas do Brasil e sua exportação é ilegal.

ROSEWOOD INDIANO:
Cresce na India e é muito utilizada na fabricação de móveis finos.

ROSEWOOD HONDURAS:
Assim como a maioria o Resewood de Honduras é uma madeira muito dura.

ROSEWOOD DE HONG KONG:
Também conhecida como "Burma Padauk".

ROSEWOOD MEXICANO:
Conhecida como "Bocote". Dura e oleosa.

Max The Iceman
Veterano
# nov/05 · Editado por: Max The Iceman
· votar


p4ulin90

essa do Bob Marley dá pra fugir mas é por causa da pintura heheh
a marcação dos trastes, cada um de uma cor =|
mas ela é de jacarandá da Bahia, corpo e braço

Pedro Musician
Veterano
# abr/07
· votar


as vezes há um exageiro no compensado....mais uma vez eu falo aki nesse forum q naum pod comparar uma guitarra de R$500...com um de R$ 5.000 .....
tudo bm q essencial um corpo bom, mas naum vms esquecer dos captadores.....fabricant....ate msm o ampli.....pod parecer um exageiro mas ate cordas.....entaum eh bom vc analisar a guitarra num todo...
as vezs vc ter um captador mto foda q as vez repoem um poco a perda por ter um corpo compensado....claro naum qro substituir qualidades...

agora....em 1º lugar vc sendo uma otimo guitarrista....um eric clapton da vida....vc consegue com uma vassoura e uma corda Mi fzr uma bela d uma guitarra heuaehua [naum levem literalmente]...

entaum para guitarristas com pouca grana ou iniciantes ter guitarra compensada naum eh ruin.....qndo ficar com sucesso e ganhar um cache bom....vai e compra uma gibson d 10 mil.....hehhe vlw....

Leo-RJ
Veterano
# abr/07
· votar


São instrumentos feitos de material vagabundo para o fabricante ter compensado o baixo preço...

old steel
Veterano
# abr/07
· votar


Compensado são aquelas chapas de madeira avermelhada que voce ve em construções.Coisa fina.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que são instrumentos de compensado?