PHX e Strinberg são de MDF ou compensado?

Autor Mensagem
roxyfloyd
Membro Novato
# jun/16


Tenho uma Telecaster da PHX (Phoenix TL-1) e um CAB 16 da Strinberg, alguém que já mexeu com esses instrumentos, pode afirmar que ambos são desses tipos de madeira?

sandroguiraldo
Veterano
# jun/16
· votar


GUITARRA PHOENIX TELECASTER TL-1
• Corpo: Basswood

O CAB 16 ainda tem seu corpo todo em basswood

5 segundos no google eu achei as respostas. Faça o mesmo antes de abrir novos tópicos.

roxyfloyd
Membro Novato
# jun/16
· votar


Não querendo dar patada, longe disso, mas em Primeiro lugar: descobri só ontem que a Shelter Nashville tem o corpo em mdf. desde que a conheci achava que era a melhor guitarra custo x benefício -não que talvez não seja-, e nunca estranhei que fosse desse material. isso foi um exemplo;
Segundo: pesquisei a fundo sobre esses instrumentos e tive poucas informações sobre a PHX, e algumas do CAB 16, não sinto desconforto ao tocar ambos, mas preciso saber disso;
Terceiro: Nem tudo o que falam por aí é verdade, alguns falam uma coisa, e outros outras. nesses sites de vendas é lógico que eles não falam que são de MDF ou semelhante;
e em Quarto: Perguntei para quem realmente já mecheu com esses instrumentos, desmontou o braço, tirou o escudo, enfim...

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Um fusca é azul ou vermelho? E um Uno? Um Gol bolinha pode ser cromado?

sandroguiraldo
Veterano
# jun/16
· votar


roxyfloyd

Então sugiro você tirar a tampa do fundo, que "tampa" os potênciometros e mandar uma foto pra gente dar uma olhada.

Agora, as informações foram tiradas de sites de empresas com credibilidade, fica difícil dizer se é mentira ou não.

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


sandroguiraldo
Ele postou no pótico de perguntas ao Bertola...

JulianoF.
Membro Novato
# jun/16
· votar


roxyfloyd
não sinto desconforto ao tocar ambos, mas preciso saber disso;
contradição, não?
Gosta do som, e não sente desconforto ao tocar, então porque PRECISA saber se é mdf ou madeira, ou luthite ou fibra de carbono?

Aliás, esses 2 últimos, principalmente a fibra de carbono, vem ganhando espaço como alternativa, pois é levíssimo, extremamente resistente, e possui caracteristicas sonoras similares a madeira.

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


Galera, perguntando na boa...

MDF mesmo? Existe alguma guitarra com o corpo TODO em MDF?

Já vi várias guitarras em compensado (e não tenho tanta alergia quanto alguns colegas do fórum com relação a isso). Mas... MDF é muito... esfarelento... sei lá...

Não consigo imaginar um parafuso de braço que segure direito num corpo de MDF...

Buja
Veterano
# jun/16
· votar


JJJ
Voce tocou num assunto que eu nunca me atrevi a falar.
EU, nunca vi uma guitarra de MDF. Tambem nunca vi de compensado, mas gosto de usar a logica nesses casos.

Eu tenho um guarda roupa gigante de 3 portas de correr, com um vidro enorme na frente, e cheio de compartilhamento, gaveta pra todo lado. Ele vazio, não da pra arrastar do lugar pra se ter ideia. E quando desmontado, cada peça é bem pesadinha. Suporta um peso danado de roupas, sapatos e edredons dentro dele. Tem parafuso (e grande) pra todo lado. E não é madeira macica. É de MDF.
Eu acredito que o MDF é um material resistente, desde que bem colado e bem longe da umidade.

Agora essa questão do braco ser parafusado num corpo de MDF. O braço nao tem um bucha dentro dele que segure o parafuso. Ja o corpo tem o neck plate, que faz a mesma funcao de segurar o parafuso. Seria o mesmo que 4 arruelas e porcas. Nesse caso a parte mais fragil dessa junção seria mesmo o braço. Por isso, que eu saiba não existe braço de MDF. Tem que ser uma madeira resistente e macica. Maple, Pau Ferro, Nato etc. Ai sim ela segura o parafuso. Quando ao corpo ser MDF nao aho que teria problemas nao.

JJJ
Veterano
# jun/16 · Editado por: JJJ
· votar


Buja

É... pode até fazer algum sentido, já que a força maior ficaria do lado do neck plate (sem ele, como algumas guitarras são, nem pensar...) e no braço. Assim, o corpo não teria muita força aplicada. Porém... mesmo assim, poderia esfarelar por DENTRO do buraco, levando a junção a ficar "bamba"...

De novo: eu já vi corpos de compensado (tenho um inclusive!), mas nunca vi corpos de MDF. Sei que tem armários assim (aqui em casa tem...) e sei que é resistente SE DEIXAR QUIETO. Mas um braço de guitarra sofre variações de tensão duríssimas, que acabam forçando o corpo de alguma forma. Então... sei lá... continuo achando esquisito.

Se alguém tem IBAGENS, por favor, mostrem-me-lhas (estou Temeroso hoje, com minhas mesóclises! kkkkkkk).

Buja
Veterano
# jun/16
· votar


JJJ
É verdade. Acho que com o vibra vibra das cordas, alavancadas mesmo que leve, mas com frequencia, e aqueles baquezinhos no headstock, sem falar naqueles caras que gostam de mandar aquele efeito onde a gente segura o corpo e empurra o braço pra frente, tudo isso junto, vai esfarelar o furo.
Aquele roça roça dos dentes do parafuso no buraco do corpo de mdf nao deve ser boa coisa.
Concordo contigo, e fico na duvida tambem.

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/16
· votar


O problema vai além de qual madeira é feita, não tem problema se é MDF e o cara quer MDF desde que se informe isso e COBRE por MDF e não basswood como era o caso da epiphone special, que antes eram caras e depois que descobriram que era de compensado perderam o valor...

DoisUm
Membro Novato
# jun/16
· votar


Hum, por acaso tenho um CAB 16. Já desmontei ele e pude ver que é feito de 2 ou 3 pedaços de madeira maciça.
Não sei se recomendaria o instrumento(provavelmente não) porque veio com defeitos grosseiros na pintura.
Apesar do som me agradar, a tocabilidade não é tão legal. Tem um Braço muito largo e o bixo inteiro pesa MUITO. Comparado com outros modelos semelhantes(SX, Condor e Memphis) achei os ultimos bem mais confortáveis.
O seu também é assim ou eu que sou azarado mesmo?

Tb tenho uma guitara LP phoenix antiguinha (2010). Sei que não é o modelo da sua mas posso dizer que a minha é feita de cedro.

Pros amigos JJJ e Buja discutindo sobre a existência de guitarras em MDF, achei bem interessante compartilhar este vídeo.

JJJ
Veterano
# jun/16 · Editado por: JJJ
· votar


DoisUm

Contra "fotos" não há argumentos...
Essa Shelter era (é?) de MDF mesmo... Que coisa...
Porém, creio que o tampo (e o fundo) tem que ter pelo menos uma "película" de madeira aí, pra dar visual e alguma força maior aos parafusos.

Agora, a parte polêmica: tudo bem, é feio, é esquisito, a gente torce o nariz, mas...se funciona, se toca, se custa o equivalente à matéria prima e, principalmente, se deixa claro que é MDF nas especificações, eu não vejo problema. O que não pode é colocar "mogno" na especificação e vir com essa farofa aí dentro... (mas eu não sei o quê a Shelter colocou nas especificações).

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


DoisUm

Q isso cara!!!! Essa merda é de papelão!!!!

JJJ

mas...se funciona

Quero ver ate quanto tempo funciona....


Eu tenho uma strimberg thinline pra mexer.... agora estou pensando seriamente se vale a pena ou nao.... terei de desmontar a guitarra pra ver do q ela é feita.... se for de papelão, não irei investir 1 centavo....

DoisUm
Membro Novato
# jun/16
· votar


Luis A.
Q isso cara!!!! Essa merda é de papelão!!!!

Pois é. No site dizem que o corpo é de basswood mas 'esquecem' de mencionar que o top é feito de papel machê.
O mais engraçado é que algum tempo atrás era a queridinha do fórum (junto com as sx).

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Medo de desmontar a minha EGS agora rsrsrs
Me parece ser feita de tacos médios, espero não ser cobertura...

JJJ
Veterano
# jun/16 · Editado por: JJJ
· votar


DoisUm
O mais engraçado é que algum tempo atrás era a queridinha do fórum

Sempre acompanhado do surrado bordão "é melhor que Epiphone". E não era com a Special que os caras comparavam...

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


DoisUm

Por experiencia propria afirmo q comprar uma guitarra barata e colocar peças de qualidade fica praticamente ao msm preço de comprar uma boa....

Nao compensa....

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Luis A.

Compensa caso o standart não te agrade... Caras como o JJJ e eu, que coça o rabo pra ficar fuçando em guitarra vale mui a pena.

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


Luis A.
Ismah

"Valer a pena" é algo relativo.

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Ismah
JJJ


É se o cara quer uma tele com humbucker e P90, ou 3 singles, com vibrato de strato, etc.... essas coisas q não são muito comuns, pode ate ser uma opção...

Mas vendo por outro lado... recentemente vi duas gibson SG tribute 50s (como se houvesse SG nos anos 50s) por 3 conto .... Ta certo q essas tribute são muito inferiores às standard, mas são Gibson, ha um padrão superior à qualquer chinesa e o preço não irá cair pro chinelo em poucos anos....

Visto q uma SX SG ta mais de mil reais, e uma Epi SG ta a 2 mil.... Levando em conta q um jogo de Humbucker não fica por menos de 500.... Acho mais vantajoso, num caso como este, o cara comprar logo uma Gibson de linha inferior do q uma copia chinesa....

Ismah
Veterano
# jun/16
· votar


Depende da qualidade da chinesa... Uma guitarra ruim, independente de origem, é uma guitarra ruim, comercialmente sim, uma de marca conhecida vale mais...

Mas por exemplo estrou atrás de uma Fly V nos moldes da fabricada pela Jackson nos anos 80, like a Randy Rhoads... Ou uma Firebird com flutuante tipo Floyd... Já viu né... Praticamente, se não quer pagar o nome, só fazendo do zero.

JulianoF.
Membro Novato
# jun/16
· votar


JJJ
Agora, a parte polêmica: tudo bem, é feio, é esquisito, a gente torce o nariz, mas...se funciona, se toca, se custa o equivalente à matéria prima e, principalmente, se deixa claro que é MDF nas especificações, eu não vejo problema. O que não pode é colocar "mogno" na especificação e vir com essa farofa aí dentro...

Na verdade.. pode.
Se a farofa for de serragem de mogno, e nas especificações dizer apenas "mogno" e não "corpo de x peças de mogno", pode também.
Esse é o problema.
Claro, que MDF não é mogno, e nesse caso, tem que dizer que é MDF, que não acho que seja um descrédito a marca ou ao instrumento, desde que, como o colega apontou, esteja claro nas especificações que é MDF.

Mas legalmente falando, eu posso fazer uma guitarra feita de serragem de mogno e cola, colocar nas especificações "mogno", e deixar em aberto, se o mogno é sólido, ou passou pelo liquidificador antes.
Então, o que temos que fazer, é ficar ligado, e pesquisar antes de comprar. Aqui mesmo no FCC temos pessoas extremamente inteligentes, com experiência, e vontade de ajudar os outros, então temos que usar estes recursos.

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


JulianoF.

Tudo bem, mas nesse caso, para um mínimo de honestidade, deveria-se falar MDF de mogno...

Calime
Veterano
# jun/16
· votar


Luis A.

Penso que se vc tiver uma mentalidade "capitalista" pra isso, de fato não é tão interessante. Como no geral na musica eu não penso assim, pra mim é bem válido o upgrade, pq curto o diferente, e o lance de eu mesmo fuçar o negocio e deixar ele com personalidade, com o meu som. Qse tudo meu já teve modd.

JulianoF.
Membro Novato
# jun/16
· votar


JJJ
Concordo plenamento contigo, porém, infelizmente nem todas as companhias são conhecidas pela honestidade.
O que devemos fazer, é reclamar com o bolso. Se não concorda com qualquer política da empresa, não comprar.
Tenho feito isso, e mesmo que não sirva para nada, durmo melhor. :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/16
· votar


JJJ
JulianoF.
As Shelters Nashville tem o "top" confeccionado em MDF e o restante do corpo em tília (basswood).
E sim, existem guitarras cujo corpo TODO é de MDF...
Abçs

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
As Shelters Nashville tem o "top" confeccionado em MDF e o restante do corpo em tília (basswood).

Não seria o inverso? O topo em madeira e o miolo em farofa?

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Calime

Nao estou levando em consideração apenas o valor, não é uma questão apenas de vantagem econômica....

Eu tmb gosto de instrumento personalizados, mas o instrumento tem q dar resposta ao investimento q será feito.... e tem q durar.....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a PHX e Strinberg são de MDF ou compensado?