REportagem sobre Malmsteen!

Autor Mensagem
anonimo_83
Veterano
# nov/04


Galerinha e pivetadas ficcionadas em metal q possuem uma mente bloqueada para novos horizontes e q julgam tudo diferente daquilo q ouvem uma merda!!!!!

Essa é pra vcs!

Yngwie Malmsteen - Estrela Decadente

Protagonista de inúmeras confusões em sua recente passagem pelo Brasil, YNGWIE MALMSTEEN passa por um momento difícil em sua carreira. Com exclusividade, Regis Tadeu traz toda a verdade do que aconteceu nos bastidores dessa turnê que quase se transformou num desastre.


Quem ainda não viu, está marcando bobeira. É altamente recomendável que você assista ao filme Spinal Tap. Para quem não sabe, é o relato sensacionalmente ácido sobre a carreira do fictício trio de heavy metal, mostrando todo o ridículo da vida de seus integrantes, rotina na estrada, bastidores, etc.

Resolvi começar esta matéria dando o exemplo cinematográfico de algo que acontece realmente com inúmeros artistas e bandas com uma frequência que chega a ser assustadora. Ser um rockstar, muitas vezes, significa ser um personagem patético dentro de uma realidade ainda mais patética, da qual muita gente não consegue sair – ou você acha que os caras bebem e se drogam só para não assistir a um show da Família Lima?


Infelizmente, um dos maiores guitarristas de todos os tempos acabou transformando-se num Spinal Tap ambulante, de carne, banha e ossos. Hoje, ninguém mais do que Yngwie Malmsteen personifica todos os estereótipos alienantes e megalomaníacos dos quais aprendemos a tirar sarro quando visto em outros grandes astros do cancioneiro mundial – comparado ao guitarrista sueco, Axl Rose é um vendedor de apólices de seguro – e protagonista de histórias bizarras, como aquelas que falam de seu saudável costume de distribuir catarradas pelo chão de sua própria casa e de seus passeios pelos shopping centers de Miami (onde mora), acompanhado de esposa e filho, este vestindo uma roupinha de couro preto (!) e embalado num carrinho muito parecido com o Cupê Mal-Assombrado (quem assiste ao desenho A Corrida Maluca sabe do que estou falando).


Aquarela do Brasil


Antes da chegada do rotundo guitarrista ao aeroporto de Cumbica (São Paulo) numa segunda-feira (1/10), a equipe de produção dos shows brasileiros – que haviam sido adiados por conta dos problemas causados pelos terroristas malucos em Nova York - já esperava por alguma confusão na turnê, pois tinha sido alertada pelo pessoal do Savatage e por Vander Taffo, que já havia lidado com Malmsteen durante um tumultuado workshop realizado há dois anos. Estava previsto para esse dia uma entrevista coletiva e algumas individuais (dentre as quais uma para COVER GUITARRA).


Às seis da manhã, o gigante sueco finalmente desembarcou em terras brasileiras. Terrivelmente mal-humorado por ter viajado na classe executiva – segundo ele, uma verdadeira ofensa para quem merece sempre poltronas de primeira classe – e por ter discutido com a comissária de bordo, que se negou a colocá-lo numa poltrona próxima à cabine do piloto, como ele queria, Malmsteen apareceu no saguão do aeroporto sem carregar nenhuma bagagem de mão, bêbado, inchado como um baiacu, totalmente detonado. Ao ser informado de que teria de permanecer por lá até a chegada do restante da banda e dos 750 kg de equipamentos, o guitarrista ficou ainda mais irritado.


Bebendo uma lata de cerveja atrás da outra, ele não acreditou quando viu que iria para o hotel a bordo de uma van alugada pela produção. “Onde está minha limusine?”, começou a gritar a plenos pulmões no saguão, chamando a atenção de todos que por ali passavam.


Finalmente convencido a entrar no veículo – depois da promessa de que iria sozinho nela, sem a presença da banda e dos roadies – Malmsteen percorreu todo o trajeto reclamando do calor, do ar-condicionado, do trânsito, da distância do aeroporto, da agenda de entrevistas e da música do Pearl Jam que tocava no rádio (ele se referiu aos dois guitarristas do grupo como “imbecis que nem sabem afinar o instrumento”). Isso tudo sem parar de beber latas e latas de cerveja...


Ao chegar ao hotel cinco estrelas reservado para ele e sua comitiva, surtou. Aos gritos, xingou toda a equipe de produção do Brasil e os funcionários do hotel, alegando que merecia coisa melhor por se tratar de um verdadeiro rockstar. “Vocês pensam que sou alguém do Labyrynth ou do Rhapsody para me tratarem assim? Eu sou um astro, sou um rei! Sou como Mozart! Estou pouco me fudendo com a minha banda! Sou uma estrela e exijo ser tratado como tal”. Todo mundo ao redor ficou atônito e apavorado, incluindo sua produtora pessoal (que vim a saber depois que era sua cunhada, uma tal de Denise Love) e a própria banda. Ordenou que todas as sessões de fotos e entrevistas – incluindo as com os integrantes do grupo - fossem canceladas, chegando até a ameaçar pegar um táxi, voltar ao aeroporto e embarcar de volta para Miami. Isso sem falar na quase tentativa de agressão que um dos integrantes da produção sofreu por parte do guitarrista. Uma cena lamentável... À tarde, numa reunião com outros membros da produção brasileira, exigiu que as bandas inicialmente escaladas para a abertura dos shows (Santarem em São Paulo e Hybria em Porto Alegre) fossem “limadas” da empreitada, que os concertos começassem mais cedo (às 21 h) e que providenciassem efeitos pirotécnicos (fogos e explosões), coisas que não estavam no contrato previamente assinado. Mas as bizarrices não pararam por aí...


Durante o jantar, numa tradicional churrascaria, Malmsteen voltou a manifestar uma inacreditável indignação na hora de servir-se do buffet de saladas. “Sou um cara que nasceu para ser servido. Me recuso terminantemente a ir até lá e servir a mim mesmo. Algum de vocês vai até lá e me traga alguma coisa interessante”. Ao mesmo tempo, a tal Denise Love (que raio de nome é esse?) já havia avisado a equipe brasileira que ninguém deveria, em hipótese alguma, aproximar-se dele para pedir autógrafos. “Ele detesta isso e chega até a ser muito grosso com a molecada”, recomendou. Enquanto isso, Malmsteen e seus amiguinhos se dedicavam à saudavel atividade de arrotar em volumes estratosféricos dentro do recinto. Aquela coisa de quem foi educado na Suíça, sabe?


No dia seguinte, terça-feira, Malmsteen e seu exército de Brancaleone mambembe embarcaram para Porto Alegre. Lá chegando, o guitarrista – para variar, em pleno aeroporto – se envolveu em tremendo bate-boca com Carlos Oñono (um promotor colombiano que comprou todas as datas da turnê sul-americana e revendeu-as para diversos promotores de outros países, incluindo o Brasil) simplesmente porque o avião teve de fazer uma escala em Campinas (SP) e – novamente – pelo fato de a comissária de bordo não transferi-lo para uma poltrona mais adequada. Mas isso não foi nada comparado ao que veio a seguir...

O dia em que Bin Laden virou herói brasileiro


Durante o show na capital gaúcha, Malmsteen, num determinado momento, começou a tocar “Star Spangled Banner”, o hino nacional americano, que acabou imortalizado na versão de Jimi Hendrix. Algumas pessoas na platéia procederam a gritos do tipo “Brasil! Brasil”. Até aí, nada demais. O caldo passou a entornar quando Malmsteen, inexplicavelmente, voltou inúmeras vezes a citar trechos do hino em outras músicas, o que levou as mesmas pessoas (não mais que uma dúzia delas) a gritarem “Bin Laden! Bin Laden!”. Tudo bem, nada poderia ser mais politicamente incorreto do que isso - embora tal atitude possa ser explicada mais pelo jeito galhofeiro com que o brasileiro lida com as tragédias (quem não se lembra das piadas surgidas a respeito da morte de Ayrton Senna um dia depois do ocorrido?) -, mas foi o suficiente para que Malmsteen, irritadíssimo, fosse ao microfone e mandasse a platéia inteira se foder. O que se seguiu foi um grito uníssono vindo das 1.500 pessoas presentes ao Bar Opinião: “Bin Laden! Bin Laden!”. O show tinha ido por água abaixo... Para piorar, o tecladista Derek Sherinian (o único americano da banda), colérico com tal atitude do público, resolveu colocar uma mensagem em seu site, manifestando seu repúdio por tal situação e dizendo que “não fazia a menor questão de voltar a tocar numa terra de Terceiro Mundo infestada de caipiras”. Desnecessário dizer como a noite terminou em termos de astral...


No dia seguinte, o pânico era geral. Sherinian começou a receber e-mails de todas as partes do mundo (incluindo de alguns colegas músicos) criticando abertamente a mensagem por ele colocada em sua home page. Com o passar das horas, começaram a surgir boatos de que a notícia havia se espalhado como pólvora e que a banda encontraria no próximo show (em Curitiba) uma platéia mais hostil que o Taleban. Apavorado com a repercussão da coisa, Sherinian arregou e pediu que uma entrevista coletiva fosse marcada tanto em Curitiba quanto em São Paulo, para que ele se desculpasse publicamente pelo ocorrido, não sem antes comprar uma camisa da seleção brasileira (que usou nas apresentações subsequentes) e um CD com o hino nacional do Brasil (que aprendeu a tocar e apresentou-o tanto em Curitiba como em São Paulo).


O show em Curitiba foi considerado como o melhor dos três que Malmsteen realizou no país, embora não livre de problemas. O guitarrista atrasou na sua passagem de som e as portas do local foram abertas enquanto o sueco ainda estava envolvido na tarefa. Possesso, ele obrigou a produção a esvaziar totalmente o recinto (200 pessoas já haviam adentrado o local), causando um tremendo mal-estar, tanto no público quanto no pessoal da casa. Já a apresentação em São Paulo – antecedida por um festival de esporros e broncas nos roadies e na equpie técnica - foi considerada onga e cansativa, com Malmsteen, após o “espetáculo”, reclamando muito nos camarins por conta da frieza da platéia, calculada em apenas 2.500 pessoas – bem longe dos quase 6 mil presentes ao show do Hellowwen, por exemplo.


Considerações Finais


Bem, meus amigos, o saldo final dessa rocambolesca turnê não poderia ser diferente. Infelizmente, o outrora fabuloso guitarrista sueco é hoje um ser em total decadência – tanto física quanto mental – e sem um pingo do carisma de outrora. Bebe como um gambá, trata todos à sua volta como se fossem seus lacaios, passa longe de um chuveiro (durante sua estada no Brasil, não trocou de roupa uma uma única vez, optando pelo uso de uma água de colônia, cujo odor resulta num coquetel de balas de menta, inseticida contra baratas e gases intestinais), é agressivo com quem aparece pela sua frente – incluindo seus próprios fãs, ainda responsáveis diretos pela manutenção de sua cambaleante e errática carreira. Seu último CD, o péssimo War to End All Wars, correu sério risco de não ser lançado pela quase total falta de interesse de inúmeras gravadoras contactadas. Sua equipe é totalmente amadora – a cunhada é sua manager, seu sogro é o empresário, seu técnico de guitarra evita ser fotografado e não dá entrevistas se a conversa for gravada (leia o relato de Marco Colonna a respeito disso nesta mesma matéria), seu profissionalismo é quase zero. Nem o argumento de que rockstar é assim mesmo pode ser usado. Por experiência própria, afirmo categoricamente que caras como Slash, Mick Box (Uriah Heep), Brian May, Tony Iommi, Andy Timmons, Marty Friedman e Eddie Van Halen - só para citar alguns – não apenas são artistas amabilíssimos e profissionais, como transmitem uma imensa alegria pelo que estão fazendo.


O intuito desse relato não é denegrir a imagem do grande guitarrista que Malmsteen foi. A intenção foi mostrar, de forma franca e por vezes crua, o que acontece quando um gênio perde a humildade, a capacidade de lidar com o mundo real e, principalmente, o carinho por seus fãs, esses verdadeiros abnegados que, a cada dia que passa, vão diminuindo em número, cansados de tanta mediocridade.

august22
Veterano
# nov/04
· votar


Kra...
Não importa, todo astro faz suas pirukices...
O malmsteen eh o rei, e quem entende um pouco de musica, solos, e etc, sabe que isso eh verdade.

Existem muitos guitarristas, otimos guitarristas, sem desmerecer ninguem, mas o malmsteen eh o kra.

Nao importa o que venham falar dele...

Pra mim ele eh o kra e acabou.

Tenho os videos dos shows do brasil, e foi mto irado.

Respeito a opiniao de todos...

Todo grande musico faz dessas...todo mundo jah fez isso...
Se for colocar na ponta do lapis tudo isso, nao existe banda descente no mundo.

Valew

Alexandre Souza
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino Junior
denovo esse texto??

Se liga amanhã no Caldeirão do Huck!!!
O Yamandu vai estar lá... hehehehe

Sincero
Veterano
# nov/04
· votar


Essa reportagem é da cover guitarra?

august22
Veterano
# nov/04
· votar


Esse balbino eh mto chato!!

Aposto que o melhor guitarrista pra ele eh o kiko...
kiko do KLB

Sincero
Veterano
# nov/04
· votar


Sei lá, eu quando ficava bebado era um pé no saco, imagino se eu fosse um bebado famoso e tocasse pra caralho....

Alexandre Souza
Veterano
# nov/04
· votar


Sincero
poizé...
Foi assim com o Nirvana, com o Kiss, com o Michael Jackson, Madonna etc...

Spider Man
Veterano
# nov/04
· votar


noticia velha...

foda-se o Yngwie eh o que há.

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


august22
Aposto que o melhor guitarrista pra ele eh o kiko...
kiko do KLB


SEM COMENTÁRIO!

O malmsteen eh o rei, e quem entende um pouco de musica, solos, e etc, sabe que isso eh verdade

SO SE FOR QUEM INDENTE UM POUCO MESMO! SE FOR ALGUÉM Q ENTENDA MAIS JÁ NAO CONCORDA COM ISSO! HAHAHAHAHHAHAHAH!

Alexandre Souza
VOU FAZER QUESTAO DE ASSITIR PRA METER O PAU AQUI DEPOIS! HAHAHAHA! O CARA É TOSCO! GRAVE DEPOIS Q EU DIZER OS PONTOS NEGATIVOS VC VAI LÁ E CONFERE! ASSIM VC VAI ESTAR PROCURANDO OUVIR MELHOR O SOM DO VIOLAO Q É MUIIIIIIIIIIITO DIFERENTE DO Q AQUILO PRODUZIDO PELO YAMANDU! HAHAHAH!

ABRAÇOS A TODOS!

august22
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino...morra...
vc parece uma bicha enrrustida...

c vc fala q o malmsteen eh um bosta, grave uma demo sua tocando Trilogy Suite...blz?

Valewwww

Vc deveria ser banido deste forum...nerdao

gustavo macaco
Veterano
# nov/04
· votar


na boa, o regis tadeu é um merda

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


august22

Ta perdidinho criança!? quer a mamae é!? hahahahahah!! Acorda rapaz! ahahahhahahahahah!

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


gustavo macaco

Quem é regis tadeu!?

eu heiN! perdi alguma coisa!?

gustavo macaco
Veterano
# nov/04
· votar


o editor chefe (ou semelhante) da cover guitarra, metido a engraçadinho e que sempre esculhamba o malmsteen

nao digo que o cara nao seja arrogante, mas vindo do regis eu cortaria tudo pela metade

august22
Veterano
# nov/04
· votar


Perdido?

Vc eh o kra mais sem noção q jah vi...

Aposto q fala mal do malmsteen pq nao consegue tocar igual.

Voce deve tocar mto mais que ele eh claro...

Kra, fala a verdade, vc gosta de KLB...

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


gustavo macaco
Eu perecebi uma certa antipatia quanto ao malmsteen mesmo! hahahah! concordo com vc!

E pra deixar claro para as donzelinhas q adorariam fazer uma chupeta pro malmsteen! Eu acho sim ele um bom guitarrista! mas acho q coisa melhor é fácil de encontrar! o problema é q a midia nao ajuda! muito guitarrista brasileiro por ai tem um som mais limpo q o dele, tem mais criatividade do q ele, tem maior velocidade do q ele, tem mais tecnica do q ele e etc! nao da simplesmente dizer, fulano é melhor q siclano, mas tem muita gente por ai, as vezes até um vizinho seu q vc nem sabia q tocava, tocando absurdos sem ser mala desse jeito!

HUMILDADE EM PRIMEIRO LUGAR!!!!!

abraços!

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


august22

Vc deve ter de 12 a 15 aninhos pra viver num mundo qual encherga coisas como KLB ou similados! isso ai nem minha irmazinha ouve mane! hahahah! ACORDA!!!!!!!!!!!!! hahahahah!

thiagomalmsteen
Veterano
# nov/04
· votar


Ai velho, o cara pode ser o rei da prepotência, mas
Veja o G3 Live in Denver e depois me fala se ele nào é o cara.
Muito virtuoso, com técnica inigualável e neo-clássica barroca!

Ele é o cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

gustavo macaco
Veterano
# nov/04
· votar


Eu acho sim ele um bom guitarrista! mas acho q coisa melhor é fácil de encontrar! o problema é q a midia nao ajuda! muito guitarrista brasileiro por ai tem um som mais limpo q o dele, tem mais criatividade do q ele, tem maior velocidade do q ele, tem mais tecnica do q ele

é cara, mas de certa forma ele foi o original. não que tenha criado o estilo, mas ele foi o primeiro guitarrista a se destacar fazendo o que faz saca?

querendo ou não, o cara faz isso há mais de 20 anos né, gostando ou não gostando ele influenciou muita gente.

mas que ele é um arrogante egotrip, isso ninguém discute.

qto ao regis, um pouco de imparcialidade cairia muito bem.

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


thiagomalmsteen
Quem és tu pra falar de musica barroca!? hahahahahahha! ELE Tá a mais de mil anos luz de musica barroca! hahahahahahhahah! e que estilo é esse!? neo-classico barroco!? ahahahhahahahahahaha

august22
Veterano
# nov/04
· votar


O balbino, tenho 22 anos, acho q jah passei da fase de ser criança? ha uns 12 anos atras acho...
Se vc gosta de KLB tudo bem...ninguem vai te xingar por isso...agora soh pq o kiko do klb nao toca melhor q o malmsteen pq tanto odio no coração?

Eu soh penso o seguinte...

1 - Pra vc poder falar MAL de alguem, vc tem que ser MELHOR que ele.
2 - Ninguem eh melhor que ninguem.

Sucesso.

Spider Man
Veterano
# nov/04
· votar


quanto ao Regis só digo uma coisa: inveja

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


august22
Eu nao falei mal! so coloquei a reportagem! hahaha!

EU ODEIO KLB, DYLON, YAMANDU COSTA, ANGRA, NIRVANA, E SIMILADOS! É TUDO O MESMO LIXO!

abraços!

august22
Veterano
# nov/04
· votar


Ah, eskeci duma coisa, ThiagoMalmsteen, está corretíssimo.

Alexandre Souza
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino Junior
O que?? Vc odeia Yamandu Costa?? Jura??

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


august22

Corretíssimo em que mane!? Vc nem sabe o q é musica barroca, musica neoclassica e a diferença entre ambas! O cara ainda juntou as duas como se fosse uma coisa so!

Eu Sei! Eu estudo estilos e periodos da musica, e de barroco ou neoclassico o malmsteen nao tem nada! hahahahahahah!

IGNORANTES!

Randy78
Veterano
# nov/04
· votar


aqui no Brasil tbem tem o Caetano Veloso, o João Gilberto que tbem tem desses chiliques, a Marisa monte que é uma fresca de primeira, o Carlinhos Brow que se acha o mais intelectual. Talento é uma coisa, personalidade é outra, eu não to nem aí para o que o Malmsteen faz ou pensa fora do palco, o importante dele é só a tecnica. Aliás to me lixando para as atitudes de qualquer músico, o que me importa é só a música.

august22
Veterano
# nov/04
· votar


O loco balbino, c vc sabe tanto assim pq ta perdendo tempo no forum?!
vc jah deveria ta famoso faz eh tempo veio!!

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


august22
SAber é diferente de fama!

Se fosse assim essas merdas q eu citei nao faziam sucesso! e se tudo q vendesse muito fosse bom entao traficantes seriam indicados ao premio nobel! acorda!!!!

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/04
· votar


O Malmsteen é uma pessoa escrota, mas acho que essa reportagem deve ter exageros aos montes. O cara não teve um mínimo de imparcialidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a REportagem sobre Malmsteen!