O que é CAGED?

Autor Mensagem
Sassu
Veterano
# out/04


Eu ouvi algumas pessoas comentando sobre esse assunto. Mas só comentários. Alguém poderia me explicar para que serve isso? E como funciona...

___LC___
Veterano
# out/04
· votar


Sassu

Eh o chamado "sistema 5" onde vc digita
os acordes em 5 regioes do braço da guitarra
, ou seja, nos modelos de Dó,Lá,Sol,Mi e Ré. :)

LeandroP
Moderador
# out/04 · Editado por: LeandroP
· votar


Sassu

Pra saber o que é CAGED é necessário que você consiga executar pelo menos estes acordes maiores:

Dó maior (C), Lá maior (A), Sol maior (G), Mi maior (E) e Ré maior (D)... daqui nasce o nome CAGED

Estes acordes disponibilizam 5 desenhos que se desdobram através do braço. Por esta razão o CAGED também é chamado de "Sistema 5".


Vamos as formas dos acordes em seqüência (C, A, G, E e D):
.

e-----0--------0--------3--------0--------2-----
b-----1--------2--------0--------0--------3-----
g-----0--------2--------0--------1--------2-----
D-----2--------2--------0--------2--------0-----
A-----3--------0--------2--------2--------------
E-----------------------3--------0--------------

.

Agora suba um tom para cada acorde. Desta forma você pode descobrir que os desenhos são os mesmos, só que pra outros acordes. Isso facilita na hora em que surge um acorde inesperado ou até mesmo um que você ainda não conheça.

Subir um tom é transportar o mesmo desenho pra outra região do braço, gerando outros acordes.

Veja como ficaria se eu subisse um tom (2 casas):
.

e-----2--------2--------5--------2--------4-----
b-----3--------4--------2--------2--------5-----
g-----2--------4--------2--------3--------4-----
D-----4--------4--------2--------4--------2-----
A-----5--------2--------4--------4--------------
E-----------------------5--------2--------------

.
Com a mesma forma dos acordes anteriores produzimos: D, B, A, F#, E

Isto pode ser feito em outras casas e novos acordes aparecerão.

Depois tente fazer a mesma cosa com os 5 formatos tradicionais de acordes "menores".

Estude bem isso e mais ninguém te segura!!!

Bug
Veterano
# out/04
· votar


putz! otima explicacao leandro! :)
me ajudou muito tb.. hehe

[]s

brunoviana
Veterano
# jan/07
· votar


Só uma duvida, isso seria para eu criar bases?

luxcax
Veterano
# jan/07
· votar


C = dó
A = lá
G = sol
E = mi
D = ré

isso é referente às 5 regioes q o Sistema 5 cria
O Sistema 5 foi criado pelo Mozart Mello, ele divide o braço da guita em 5 regioes. Cada regiao, vai utilizar um espaço de 4 casa, e em cada uma delas, vc vai ter todo o campo harmonico maior, uma escala maior e uma pentatonica, facilitando muito a "vida" do guitarrista. Nao precisa ficar "andando" pelo braço inteiro, pois dentro de um pequeno espaço, vc tem td o q precisa entende... vale a pena estudar...

MAF1050
Veterano
# jan/07
· votar


luxcax

legal...

gsprs
Veterano
# jan/07
· votar


Bah..
Que massa isso... \o/
Meu pai tinah me explicado algo sobre isso ah algum tempo...
Mas não dei muita bola..
VOu estudar isso.. \o/

megadeth2612
Veterano
# jan/07
· votar


Legal, tinha aprendido sobre isso na Villa Lobos. Há algum site explicando isso a fundo?

luxcax
Veterano
# jan/07
· votar


como faço pra postar um material meu sobre o assunto q uso pra dar aulas ?? só pra dar uma ajuda pra galera ae... espero neh.. :D

diwillo
Veterano
# jan/07
· votar


luxcax

Upa em algum lugar
rapidshare ou yousendit

Realmente o CAGED eh uma coisa bem legal pra estuda, pq na hora do improviso ajuda bastante!

megadeth2612
Veterano
# jan/07
· votar


luxcax

É isso aí que o diwillo disse. Tenta esses sites para upar o arquivo, um abraço! =)

Jg Destroyer
Veterano
# jan/07
· votar


Ae pessoal isso aki nao e filme de ZUmbi nao

Enviado: 14/out/04 18:59

>.<

Jg Destroyer
Veterano
# jan/07
· votar


Ah, e so + uma coisa,
NAO E DO MOZART MELLO :D

Valefort
Veterano
# jan/07
· votar


O que é CAGED?

cage = jaula
logo caged = enjaulado

ou não.

Henrique S.
Veterano
# jan/07
· votar


Ressucitar topicos e o q há
uhashahu

Jg Destroyer
Veterano
# jan/07
· votar


Caged = enjaulado
lol xD

Ressucitar topicos e o q há
uhashahu

Nao e bom falar dos mortos...

Rockeira_2015
Membro Novato
# mar/15
· votar


Eu tenho variaaas duvidas sobre isso tambem, c vcs puderem mi ajudar eu agradeceria. Tipo se eu estiver tocando uma musica q esta na tonalidade de sol por exemplo , entao eu posso so ir jogando pra frente e pra traz pra formar os demais acordes da musica? E é possivel utilizar esse sistema para acordes sustenidos? Eu sei q é uma pergunta besta, mais gostaria mto que vcs mi esclarecessem

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


posso so ir jogando pra frente e pra traz pra formar os demais acordes da musica?

Pode. Mas por uma questão prática, vc vai misturando os shapes, pros acordes ficarem mais próximos, e assim mais cômodas as trocas...

Por exemplo, numa música em D, vc tem a progressão (sequência de acordes)

D A Bm G

Pode começar de diversas formas. Só o D tem varias opções...


D no shape de D
A no shape de A
Bm no shape de Am (duas casas à frente)
G no shape de G

D no shape de C (duas casas à frente)
A no shape de G (duas casas à frente)
Bm no shape de Am (duas casas à frente)
G no shape de E (três casas à frente)

D no shape de A (cinco casas à frente)
A no shape de E (cinco casas à frente)
Bm no shape de Em (sete casas à frente)
G no shape de D (cinco casas à frente)
G no shape de C (sete casas à frente)


Nada te impede de circular por essas opções. É bem comum de se ver a utilização de vários shapes pra um mesmo acorde, em músicas swingadas, como axé, vaneira (gaúcha), funk, soul...

E é possivel utilizar esse sistema para acordes sustenidos?

Não te contaram pelo jeito que a escala da guitarra é cromática, ou seja ela tem 12 notas, e não apenas as 7 da escala maior. São elas

C - C#/Db - D - D#/Eb - E - F - F#/Gb - G - G#/Ab - A - A#/Ab - B

Ou seja, se eu avançar, uma casa com o shape de C, eu vou pra C# ou Db (são a mesma nota, indiferente do nome, mas cada nome tem sua hora).

E o mesmo voltando, se eu estiver em A, e recuar uma casa, terei G#/Ab...

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho: http://portal.mte.gov.br/caged/

Jube
Veterano
# mar/15 · Editado por: Jube
· votar


Rockeira_2015
Eu tenho variaaas duvidas sobre isso tambem, c vcs puderem mi ajudar eu agradeceria. Tipo se eu estiver tocando uma musica q esta na tonalidade de sol por exemplo , entao eu posso so ir jogando pra frente e pra traz pra formar os demais acordes da musica? E é possivel utilizar esse sistema para acordes sustenidos? Eu sei q é uma pergunta besta, mais gostaria mto que vcs mi esclarecessem

Você quer jogar o mesmo shape pra frente e para trás na tonalidade de G? isso não seria possível porque da casa 0 a 12 são 5 shapes que não se repetem.
Se você montar a escala de G, vai ter as notas G, A, B, C, D, E, F#
E se você sair caçando essas notas no braço ou usar o caged de G, vai ficar da seguinte maneira:
Escala de G

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Rockeira_2015

Uma menina entre nós! seja bem vinda garota.

Veja bem, tem várias formas de analisar/estudar o sistema CAGED. Sugiro que pesquise na net aí pelo Sistema 5, uma vídeo aula do mestre Mozart Melo.

Para você entender o sistema CAGED precisa ter pelo menos uma noção mínima de como funciona a escala cromática ( C - C# - D - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C ... and so on), e sua respectiva em bemóis.

Outra coisa é entender que este sistema pressupõe que o formato dos acordes abertos funcionam como se o dedo 1 fizesse o papel do nut, ou seja, uma pestana na casa 0. Assim, para compreender como fica o formato dos acordes usando este sistema, você precisa montar os acordes abertos em formato de pestana. Tenho uma postagem no meu blog sobre CAGED. Acho que pode lhe ser útil.

A questão da pestana seria mais ou menos assim, monte um acorde de Mi maior aberto, como você já deve estar acostumada, porém:

a) a nota pressionada pelo dedo 1, substitua pelo dedo 2;
b) a nota pressionada pelo dedo 2, substitua pelo dedo 3, e
c) a nota pressionada pelo dedo 3, substitua pelo dedo 4.

Agora posicione seu dedo 1 (indicador) atrás do nut, isso mesmo atrás do nut. Você perceberá que o acorde de Mi maior aberto, nessa configuração assume o mesmo shape (formato) do acorde de Fá maior na 1ª casa. Essa lógica vale para todos os outros.

E sim, vale tanto para acordes naturais quanto sustenidos e bemóis.

Abraço.

Rockeira_2015
Membro Novato
# mar/15
· votar


Obg :-) mi esclareceu bastante, agra vou estudar mais a fundo esse sistema, pesquisar e pesquisar até td ficar bem claro.

Rockeira_2015
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Rockeira_2015
· votar


Rsrsrs dexa eu ve c eu entendi, tipo na escala de dó: caged eu posso montar o dó da seguintes formas:
- dó no formado de dó
-do no formato de la
-do no formato de sol
- do no formato de mi
E do no formato de ré
Certo?
E se fosse outra nota por exemplo a escala de ré entao eu poderia formar o ré no formato de ré, de dó, de la de sol e de mi, neh
Ok.
Vamus supor q eu esteja fazendo o acorde la maior entao eu qero faze um si maior ai devo empurar da casa 2 ate a casa 4 pq a um intervalo d um tom d distancia entre essas notas, ai pra mim fazer o dó maior é so eu empurrar mais uma casa pq existe um semitom de distancia, certo? Ou tem alguma coisa errada pessoal? Ah e uma perguntinha boba e como saber em q casa tenho q fazer a pestana? Vlw obg :-)

rcorts
Veterano
# mar/15 · Editado por: rcorts
· votar


Rockeira_2015
Vamus supor q eu esteja fazendo o acorde la maior entao eu qero faze um si maior ai devo empurar da casa 2 ate a casa 4 pq a um intervalo d um tom d distancia entre essas notas, ai pra mim fazer o dó maior é so eu empurrar mais uma casa pq existe um semitom de distancia, certo? Ou tem alguma coisa errada pessoal?

É isso. Só corrigindo um equívoco: você está tratando como escalas o que na verdade são acordes. Fora isso tá certo.


Ah e uma perguntinha boba e como saber em q casa tenho q fazer a pestana? Vlw obg :-)

Veja bem. Cada shape tem a tônica em uma corda.

a) shape de Mi e de Sol - 6ª corda (mizão);
b) Shape de Dó e de Lá - 5ª corda (Lá);
c) shape de Ré - 4ª corda (Ré).

Digamos que, por exemplo você queira um acorde de Mi maior no shape de Ré. Na 4ª corda a nota Mi fica logo na segunda casa. Então você vai montar o acorde de Mi no shape de Ré partindo da 2ª casa da 4ª corda (OBS.: este shape dispensa uso de pestana.

Outro exemplo, você quer um Ré no Shape de Dó. Na 5ª corda, a nota Ré fica na 5ª casa. Logo, o baixo estará na 5ª casa. No entanto, no shape de Dó, a pestana fica 3 casas antes do baixo do acorde, nesse caso, a pestana ficaria na 2ª casa.

Mais um exemplo: acorde de Lá maior no shape de Sol. Na 6ª corda o Lá fica na 5ª casa. Porém, assim como o shape de Dó, no shape de Sol a pestana fica 3 casas antes do baixo, logo a pestana ficará na segunda casa.

Veja lá no meu blog, tem os desenhos de alguns acordes nos shapes citados, aí você pode ter a noção exata de onde aplicar a pestana. Um detalhe importante é que não são todos os shapes que tem o baixo do acorde na mesma casa da pestana. Isso só ocorre nos shapes de Lá e de Mi, nos quais coincide a casa do baixo com a mesma da pestana. Por isso eu te aconselho a começar seu estudo de CAGED pelos shapes de Lá e de Mi. Depois parta para o de Ré e por último os de Dó e de Sol.

Abç.

LeandroP
Moderador
# mar/15 · Editado por: LeandroP
· votar


Rockeira_2015

Exatamente! O CAGED permite que você pegue emprestado a forma de um acorde pra se tocar outro acorde do mesmo gênero (maior/menor), apenas movimentando o desenho através da escala do instrumento (através braço). O CAGED não se restringe apenas aos acordes maiores, mas também aos acordes menores. É muito útil também pra estudar as técnicas de arpejos, já que você terá no mínimo 5 formas de arpejar um acorde. Enfim, mergulhe de cabeça neste assunto porque ele tem profundidade.

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Rockeira_2015
mergulhe de cabeça neste assunto porque ele tem profundidade. [2]

MBAM
Veterano
# mar/15
· votar


Nesse vídeo o cara explica

https://www.youtube.com/watch?v=ZA9fM_e_VYU

Rockeira_2015
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Rockeira_2015
· votar


Pq o mi no shape de ré dispensa o uso de pestanas? :-/ desculpem fazer tantas perguntas , mais e que como qualquer iniciante tenho muitas duvidas.
rcorts
Veja bem. Cada shape tem a tônica em uma corda.

a) shape de Mi e de Sol - 6ª corda (mizão);
b) Shape de Dó e de Lá - 5ª corda (Lá);
c) shape de Ré - 4ª corda (Ré).


A tonica e o baixo de um acorde sao as mesmas coisas? Pq o baixo e a nota mais grave de um acorde e q normalmente da nome ao mesmo ta certo ou nao? :-/
o shape de mi e de sol e o do e lá sao relativos, por isso q foram colocadas juntos ?

kiki
Moderador
# mar/15
· votar


Rockeira_2015
A tonica e o baixo de um acorde sao as mesmas coisas? Pq o baixo e a nota mais grave de um acorde e q normalmente da nome ao mesmo ta certo ou nao? :-/
sim. isso vale pra todos os acordes "comuns"
outro nome pra isso é bordão.

só que as vezes tem notas com baixo trocado, tipo G/B, é sol maior com baixo em si.


o shape de mi e de sol e o do e lá sao relativos, por isso q foram colocadas juntos ?
não.
shape nao tem nada a ver com tom ou escala, é só o formato (shape é forma em ingles).
eles tão juntos só pq são shapes diferentes em que o bordão fica na mesma corda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é CAGED?