David Gilmour - Timbre

Autor Mensagem
stratopeido
Veterano
# set/04


Alguem aqui viu o dvd do pink floyd live at pompei? curti pra kralho o timbre dele na Echoes, tava procurando um timbre parecido com o dele, n e aquela coisa muito forte q os ibanezmaniacos usam, acho q combinou perfeitamente com a strato.. eu desconfio q seja um fuzz junto com um reverb e um delay, aproveitando esse topico.. alguem sabe como esse kra consegue tocar slide desse jeito?? ele usa a strato mesmo, ou outro tipo d intrumento, se for em qual posicao d captadores fica melhor? valew

king_arthur
Veterano
# set/04
· votar


stratopeido
bom... nesses discos mais antigos (nesse caso, show antigo), o gilmour usava mais agudos.... tambem um timbre bem mais distorcido se comparado aos timbres mais atuais dele...

acho que pra conseguir um timbre parecido, tem que usar distorcao do ampoli, e ele tem que tah bem alto (nao vo dize no talo pq nao quero me responsabilizar por possiveis estragos noo teu ampli)... bons agudos e se tiver um knob de presence no teu ampli, aumenta um poquinho tb... o gilmour usa mais o captador do braço nesse dvd, se me lembro bem... quase nao muda de captador...
um bom meio de chegar a esse timbre tambem eh fazer tudo isso ai de cima e mais uma coisa que eu descobri a pouco tempo: poe o drive do ampli no maximo e baixa um pouquinho o knob de volume na guita (6 ou 7) ... fica com um som bem vintage, parecido com o do gilmour nesse dvd...

sobre o slide, o gilmour usa aquelas "pedal steel guitar", uma guitarra que eh soh o braço e nao tem trastes, soh as cordas, bem altas.... se toca com ela sobre uma mesa, com o slide e embaixo tem uma marcacao (tipo os trastes) pro cara nao se perder... jah vi uma dessas numa loja de musica, mas nao cheguei a tocar... bom, essa eh a guitarra que ele usa pra tocar aquelas coisas de slide...
tambem jah vi ele tocar slide na propria strato como voce disse, mas nao do jeito "normal" ... ele usa, por exemplo, no inicio da echoes, bem no inicio, quando eh soh o pianinho... sempre pensei que fosse um sintetizador, mas eh ele na guita mesmo... ele poe um drivezinho, abafa as cordas com a mao perto do capotraste, encosta o slide na mizinha e fica esfregando, sabe, dai vai fazendo a nota que ele quer e nao precisa palhetar, fica infinito... fica um som bem legal... se der eu gravo isso e posto aqui...

espero ter ajudado, falou!

stratopeido
Veterano
# set/04
· votar


king_arthur

valew cara, essa parada do sintetizador eu tb me enganei, quando eu vi aquilo q ele tava fazendo na guitarra com o slide achei q era so d zoacao, hahaa, depois tentei fazer na guitarra com o slide e deu esse efeito mesmo.. mas a partir d q disco ele começou a usar o lap steel? eu tava ouvindo hj atom heart mother e o slide me pareceu vindo d uma guitarra com som mais fechado

king_arthur
Veterano
# set/04
· votar


stratopeido
pois eh... essa guita com som fechado que eh o lap steel... se voce ouvir Breath , do The Dark Side Of The Moon, vai ver que tudo eh lap steel... a primeira ouvida sempre acho que eh um sintetizador, depois vejo que eh slide mesmo...

sei lah, acho que desde sempre o gilmour usou essa guita! hehehehe nao lembro de ter ouvido lap steel no atom heart mother... mas essas guitas sempre passam despercebidas , soh dao um toquezinho... vo ouvir com mais atencao e te digo

king_arthur
Veterano
# set/04
· votar


e que o som da lap steel eh quase igual a uma guita, tanto que leva um captador de guita comum... tem 6 cordas e tal..

Sgt_Peppers
Veterano
# set/04
· votar


king_arthur

isso ae gilmour é o mestre dos lap steel´s hehehe

po, e gostei da tua observação ali da sacada do gilmour com o slide, vou fazer isso tb hauhau, valew!

king_arthur
Veterano
# set/04
· votar


Sgt_Peppers
eh.... se nqo me engano ele foi considerado um dos melhores (senao o melhor) tocadores de lap steel do mundo...

po, e gostei da tua observação ali da sacada do gilmour com o slide, vou fazer isso tb hauhau, valew!
heheheh acho muito fera esse efeito tambem... bem alternativo, criativo...

stratopeido
Veterano
# set/04
· votar


Sgt_Peppers

ehehe, eu sou muito chato com detalhes.. tava ouvindo atom heart mother e fiquei ouvindo aquele slide uma 20 vezes, sem exagero eheh, é uma passagensinha so.. mas eh d muito bom gosto kra, na hora q sai o violoncelo entra o slide

Dark Avenger
Veterano
# set/04
· votar


O cara eh foda.....e a guita dele tbm.....uma Fender strato com floyd rose e singles EMG ativos.

stratopeido
Veterano
# set/04
· votar


Dark Avenger

floyd rose?

king_arthur
Veterano
# set/04 · Editado por: king_arthur
· votar


stratopeido
bem legal o solinho de slide mesmo cara! to ouvindo agora... acho que eh lap steel mesmo...

e te digo mais, o solo distorcido que vem depois, agora ouvindo com mais atencao, eu tenho quase certeza que eh lap steel com distorcao...

edit: dark avenger, acho que nao eh floyd rose nao cara... em todos os dvds que eu tenho ele toca com strato com ponte vintage normal...

Dark Avenger
Veterano
# set/04
· votar


stratopeido
Sim....pelo menos no Pulse eh. Meu pai tem o Vcd.

Dark Avenger
Veterano
# set/04
· votar


king_arthur
Ve o Pulse.....o ultimo disco deles que ele usa uma Strato vermelha, com floyd e EMGs ativos. Eu tenho certeza absoluta.

stratopeido
Veterano
# set/04
· votar


mas e quanto aos efeitos q ele usa? no final tem uma parte q ele toca guitarra sozinho um trecho do solo do echoes, ele começa com o som limpo depois ele aciona um pedal q da aquela distorçao q eu to procurando.. aquilo na me pareceu ser so do amp n.. acho q tinha algum pedal empurrando

stratopeido
Veterano
# set/04
· votar


Dark Avenger

eu ja vi ele com uma strato vermelha escala maple com EMGs mas n tinha floyd.. tenho q ver esse DVD pq acho muito estranho logo ele usar floyd rose

Dark Avenger
Veterano
# set/04
· votar


stratopeido
Cara eu vi uma floyd sim....num sou cego naum e sei oq eh uma floyd.
tenho q ver esse DVD pq acho muito estranho logo ele usar floyd rose
Acho que vc ta vendo o show errado, pq esse show so tem em VDC e NÃO em DVD.

stratopeido
Veterano
# set/04 · Editado por: stratopeido
· votar


Dark Avenger

ehhehe, mas eu falei q n vi logo n saberia se e um DVD ou VDC

Dark Avenger
Veterano
# set/04
· votar


stratopeido
Ah tah hehehe, mas msm assim eu falei em um post anterior que era Vcd....mas eu acho que ele so usa Floyd no Pulse msm. O show ta foda....tem altos musicos contratados, umas negonas fazendo back, outro batera (isso msm!! 2 bateras e o contratado ainda toca em pe de um jeito mt doido!!)tem tbm outro guitarrista solo e outro tecladista. E tem uma musica ai que eu esqueci o nome que tem uma explosão no final que no show um aeromodelo bate e esplode. A produção ta foda....vale a pena ver.

king_arthur
Veterano
# set/04
· votar


stratopeido
aquilo na me pareceu ser so do amp n.. acho q tinha algum pedal empurrando
pode ser pode ser... mas tem som de ampli no talo... e eh dificil chegar a esse som soh com pedaiszinhos... de repente so um overdrivezinho pra empurrar mesmo... mas aquilo que eu falei do volume da guita funciono bem no meu equipamento... fica bem bom pra tocar o solo de money, por exemplo...

Dark Avenger
aonde seu pai compro esse vcd?

Dark Avenger
Veterano
# set/04
· votar


king_arthur
Pela internet num site americano...chegou +/- em um mes.

king_arthur
Veterano
# set/04
· votar


Dark Avenger
e nao saiu mto caro?

Dark Avenger
Veterano
# set/04
· votar


king_arthur
Na epoca uns 40 reais no maximo e eh Vdc duplo.

crazydiamond
Veterano
# fev/05
· votar


um presentinho pra vcs...


www.gilmourish.com

Ah...e c vc quiser o timbre igual do gilmour, instale o set EMG DG-20 na guita, compre um delay, flanger(eletro harmonix electric mistress), um compressor(boss cs3) e o big muff. Sao os essencias para o tom the wall. Principalmente o flanger pq eh o q faz o som ficar com a caracteristica de viajante, diferente da gravacao original onde ele soh usa o big muff.

KELTONFLOYD
Veterano
# abr/05 · Editado por: KELTONFLOYD
· votar


Stratopeido

Eis a combinação do solo de echoes pte 1:

1. Três cabeçote hiwatt DR100(o timbre é clean,o pocuo de drive que vc ouve nas passagens harmonicas se deve ao volume em que estava o amp);
2. Big muff da Electro Harmonix;
3. Uma camara de eco da Binson (antiga pra caramba, ela é contemporânea das primeiras unidades echoplex).

É muito difícil o Gilmour usar o drive do amp em performances ao vivo. Ele geralmente empurra o amp com pedais como, neste caso, o big muff.

roniel goldfeller
Veterano
# abr/05
· votar


Dark Avenger
cara ele nunca usou alavanca floyd rose, isso eu li em uma entrevista dele na guitar world... a do pulse não tem, é so voc reparar bem.....

Gilmourish
Veterano
# jul/05
· votar


Galera sou novo na area, mas pelo jeito parece que é ponte floyd rose sim que o david usa no pulse. repare bem

Gilmourish
Veterano
# jul/05
· votar


oq significa gilmourish???

Dungeon
Veterano
# jul/05
· votar


MALMSTEEEN!!!

timeisonmyside
Veterano
# jul/05
· votar


Dungeon
vai tomar no cu...
malmesteen é um bosta, não extrage o topico sobre o gilmour..

ricesp
Veterano
# jul/05
· votar


Dungeon

Não precisa deixar explícita tua preferência sexual...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a David Gilmour - Timbre