ejames Membro Novato |
# out/20 · Editado por: ejames
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B.Viana Longe de querer entrar nessa polêmica sobre "tonewoods" em guitarras elétricas de corpo sólido, mas se você reparar bem todas essas descrições dizem meio que a mesma coisa. Essa aqui tem bastante graves, MAS também tem uns agudos. Essa outra tem bastante agudos, MAS também tem uns graves. É tipo horóscopo do jornal - tudo diz a mesma coisa, só descrito de forma diferente. Sem contar que, ainda que analogias sejam comuns nesse tipo de coisa, "timbre carnudo", "médios quentes profundos" e "boa mordida" não são descrições que servem para muita coisa.
Em suma, quando o Leo Fender decidiu usar Ash e Maple o motivo foi serem madeiras acessíveis, fáceis de trabalhar, baratas, baixo peso e com resistência mecânica adequada - madeiras que não vão desmanchar nem rachar quando se colocar um parafuso nelas, por exemplo. Pode ter certeza que timbre tá longe de ser um dos reais fatores que definiu a escolha por elas lá na década de 50, até mesmo pelo simples fato de que não existia esse tipo de instrumento e portanto não existia um timbre "padrão" a se esperar deles. Quem realmente definiu o timbre da guitarra elétrica de corpo sólido foi o pessoal mais preocupado em tocar e que não ligava nem um pouco para que espécie de madeira a guitarra era feita.
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