Fender Sratocaster American Special

Autor Mensagem
Handler
Veterano
# ago/04


Pessoal...
Essa é boa né ?
Seria uma das melhores da Fender ?
E a mexicana ?

Douglas Rocha Gomes
Veterano
# ago/04
· votar


Ela e uma guita muito boa, mas nao e das melhores da fender.
Conserttesa e melhor que qualqer mexicana.Se e para comprar uma mexicana, compre uma tagima que e mais barata e e boa tambem.

Handler
Veterano
# ago/04
· votar


Vale a pena pagar uns R$ 1800 por uma Fender American Special ?

fripp
Veterano
# set/10
· votar


Vi um anúncio dessa guitarra (nova, com nota fiscal e garantia) a 3.200 reais.

Vejam as especificações e me digam, por favor se vale à pena...

Guitarra Fender American Special - Candy Apple Red!

Model Name: American Special Stratocaster®
Model Number: 011-5602-(Color #)
Series: American Special Series
Colors: (303) 2-Color Sunburst, (309) Candy Apple Red, (Gloss Urethane Finish)
Body: Alder
Neck: Maple, Modern "C" Shape, (Satin Urethane Finish)
Fingerboard: Maple, 9.5" Radius (241 mm)
No. of Frets: 22 Jumbo Frets
Pickups: 1 Texas Special™ Strat® Pickup (Bridge),
1 Texas Special™ Strat® Pickup (Middle),
1 Texas Special™ Strat® Pickup (Neck)
Controls: Master Volume, Tone 1. (Neck Pickup), Greasebucket™ Tone Circuit, (Rolls Off Highs without Adding Bass)
Tone 2. (Bridge Pickup), Greasebucket™ Tone Circuit, (Rolls Off Highs without Adding Bass)
Pickup Switching: 5-Position Blade:
Position 1. Bridge Pickup
Position 2. Bridge and Middle Pickup
Position 3. Middle Pickup
Position 4. Middle and Neck Pickup
Position 5. Neck Pickup
Bridge: Vintage Style Synchronized Tremolo
Machine Heads: Fender® Standard Cast/Sealed Tuning Machines
Hardware: Chrome
Pickguard: 3-Ply Parchment/Black/Parchment
Scale Length: 25.5" (648 mm)
Width at Nut: 1.6875" (43 mm)
Unique Features: Large '70s Style Headstock, Greasebucket™ Tone Circuit,
3 Texas Special™ Pickups, Large '70s Style Decal, Parchment Pickup Covers and Plastic Parts, Black Dot Position Inlays
Strings: Fender USA, Nickel Plated Steel,
Gauges: (.009, .011, .016, .024w, .032, .042)
Accessories: Deluxe Gig Bag, Polishing Cloth
Case: Deluxe Gig Bag
Introduced: 1/2010

Muito obrigado e uma abraço a todos!

ogner
Veterano
# set/10
· votar


fripp

Eu não compraria. Prefiro procurar uma AM ou Japonesa usada.

Masssss tem que saber onde procurar, como procurar, de quem comprar e como comprar!

fripp
Veterano
# set/10
· votar


ogner
Obrigado pela resposta!
Prefiro procurar uma AM ou Japonesa usada.
Porquê? E o que é AM?

ogner
Veterano
# set/10
· votar


fripp
Pq ta cara pra dedéu, e é uma guitarra nova, não (pelo menos eu acho) tem reviews e parecer de compradores o bastante pra se tirar alguma conclusão. Se vc souber procurar acha coisa melhor. Uma AM usada ou Japonesa ( atentando pra compra) eu conheço. Por isso eu disse que EU não compraria, e não compro mesmo.

AM seria uma Standard Americana.
Abço

fripp
Veterano
# set/10
· votar


ogner
Não sou um vasto conhecedor de guitarras e a Fender tem uma grande variedade de séries, sem falar que passou por fases ruins também. Me desistimulei.
Muito obrigado!

ogner
Veterano
# set/10
· votar


fripp
Me desistimulei.
Muito obrigado!


Não desistimule, continue pesquisando a fundo, pedindo opinioes e se possivel toque nas guitarras nas lojas, ou se usada, teste antes de comprar. E ainda se conhecer alguem mais experiente, leve junto.

Procure por reviews e infos em sites internacionais tb. É bastante grana pra comprar comprar sem pesquisar.

Abço e boa sorte.

fripp
Veterano
# set/10
· votar


Muito obrigado pelas dicas. É que por uma Fender Strato americana novinha, o preço pareceu muito bom. Compraria por parecer ser uma boa "oportunidade".

ogner
Veterano
# set/10
· votar


fripp

Foi em loja que vc viu esse preço? É uma americana sim, mas é um modelo novo da Fender.
O preço dela lá fora é de U$799,00. Pra venda no Brasil realmente o preço não esta ruim. Uma Standard AM por exemplo vendida lá por U$999,00 no geral são vendidas por 4000, 4200...Existem umas series mexicanas muito boas tb, as classic player. Toquei numa a pouco tem e achei bem bacana...Mas como vc disse são muitos modelos mesmo, a negocio é pesquisar.

Não desista da Special só pq eu dei minha opinião!! Ta doido!!? Hehehe....Pesquise mais....Eu dei uma olhada no site da guitarcenter.com e la ela é bem vista e recomendada. Tenta achar infos sobre ela na Hamony central

T-Rodman
Veterano
# set/10
· votar


fripp
O Ogner não gosta de Am Special, justamente porque, de acordo com que ele falou:
American Special às vezes pode ser pior que uma Made in Japan, que por sua vez perderia para uma American Standard, que perde para uma American Deluxe, que perde para uma American Custom/Signature - ressalvando que signature geralmente pode não ser melhor do que uma Custom ou Deluxe, dependendo do gosto de quem a toca.

Há pouco estou chegando na mesma conclusão que o pessoal aqui do FCC fala já há algum tempo: para ter coragem e pagar mais de R$ 6000 em uma Deluxe, muitas vezes uma guitarra bem feita de luthier entre R$ 2500~4000 pode ser muito melhor do que as guitarras de entrada - fora a customização que o usuário mesmo pode fazer.

Estou com uma guitarra de um luthier aqui da cidade para ser feita - e acabei trazendo pra casa uma guitarra tele e um baixo precision que ele fez. A minha guitarra vai ser um projeto meio louco, que estou escrevendo em outro tópico, mas a dupla que trouxe ontem pra casa, pelo pouco que testei, bate fácil uma American Special ou Standard.

fripp
Veterano
# set/10
· votar


ogner
Pode ficar tranquilo, amigo! Eu li tb uns reviews gringos e já tinha conferido os preços. A questão é aquilo que a gente tinha falado... Há um monte de Fender Strato e, para quem não é guitarrista de ofício como eu (sou baixista e violonista e neófito no mundo das guitarras), fica difícil separar o joio do trigo. Foi bom ver a opinião do T-Rodman quanto à gtrs de luthier. Indicaria algum? Quem sabe no RJ? Valeu!

T-Rodman
Veterano
# set/10
· votar


fripp
No RJ, a unanimidade aqui no FCC é o Mauricio Luiz Bertola.
http://forum.cifraclub.com.br/membro_17133.html

fripp
Veterano
# set/10
· votar


T-Rodman
Thanks!

rcagliari
Veterano
# set/10 · Editado por: rcagliari
· votar


Olha só: essa guitarra é praticamente idêntica à highway one. As únicas diferenças são os caps (Texas Special - precisa falar mais?) o acabamento, que não é de nitrocelulose como nas highway, mas uretano (ou polyester, não lembro bem), o que faz pouca diferença. Madeiras, dimensões de braço, trastes e ferragem é tudo idêntico. Eu tenho uma highway one e lhe digo que É A MELHOR FENDER QUE JÁ TOQUEI EM TODA MINHA VIDA. Eu, no seu lugar, não pensaria duas vezes - meta bronca e compre logo essa guita!

Em tempo: ela é AMERICANA.

Sgt. Eddie
Veterano
# set/10
· votar


T-Rodman
Mas que papo idiota. Japonesas não são piores que americanas, nem melhores que mexicanas, são diferentes. De fato, algumas Reissues japonesas (que não são encontradas aqui no Brasil e nos EUA são na faixa dos 1000 dólares) de até 85~86, são consideradas no nível das Custom Shop atuais. Lembre que nessa época a Fender tava numa fase pior que a da CBS.

Quanto a Deluxe ser melhor que a Standard, de onde você tirou isso? A Standard tem captadores noiseless, pots diferentes, até o logo no headstock é diferente. Não é melhor nem pior, é diferente.

As American Special atuais são sim piores que uma americana, mas com certeza são melhores que uma mexicana. Só não sei se valem os 3200.

fripp
Veterano
# set/10
· votar


rcagliari
Cara, se vc puder falar mais sobre as diferenças nos captadores, eu agradeço. Como disse acima, sou neófito no mundo das guitarras. Muito obrigado!

Ramsay
Veterano
# set/10
· votar


Handler

O problema dessas Fender é o braço "Modern "C" Shape" que é um braço largo e achatado, do tipo das Gibson que dificulta muito tocar a guitarra.
As Fender tradicionalmente sempre tiveram o braço em "U" esse sim é confortável e fácil de se tocar!!

rcagliari
Veterano
# set/10
· votar


fripp

Caras os capas Texas Special são os mesmos que vêm na Stratocaster do Steve Ray Vaughan! São maravilhosos! Confira no site da Fender.

Ramsay

Isso é absolutamente relativo. Eu tenho a Highway one (que tem o braço modern C shape) e tenho a Strato American Vintage 70's Reissue (que tem o braço U shape). Acho infinitamente mais confortável o C shape. E essa é, mais ou menos, a opinião corrente. Mas, como eu disse, é relativo, questão exclusivamente de gosto.

Sgt. Eddie

Com base em que você diz que as japonesas não são piores que americans nem melhores que mexicanas? Primeiro, dizer isso é o mesmo que afirmar que as japonesas são, no mínimo, tão boas quanto as mexicanas e as americanas. Se A tem a mesma qualidade de B e C, signfica que B e C equivalem em termos de qualidade. Portanto, pelo seu raciocínio, as mexicanas não seriam melhores nem piores que as americanas, apenas "diferentes", o que não é verdade, concorda comigo?

As guitarras americanas são tradicionalmente melhores que qualquer outra. Não só no material (o mesmo tipo de madeira usada numa americana é também usada na mexicana, mas na americana até o padrão de desenho dos veios é escolhido entre os melhores, ficando o "refugo" pro resto do mundo), mas também o padrão de construção. Sinceramente nunca nem sequer ouvi falar que uma guitarra japonesa dos anos 80 seja do nível das custom shop americanas atuais. Por nunca ter ouvido nada a respeito, não vou dizer peremptoriamente que voce tá errado. Mas, sinceramente, acho isso muitíssimo improvável. Vai dizer que uma fender japonesa é do nível de uma guitarra cujos captadores são enrolados pela Abygail Ybarra (que trabalha exclusivamente na custom shop da fender)? Acho difícil, hein! Isso, só pra falar dos caps, imagine o resto... Parece-me meio difícil comparar uma guitarra de 1000 dólares com uma guitarra de 4 ou 5 mil dólares. Eu apostaria que esse preço que você mencionou, se é mesmo real, decorre exclusivamente da antiguidade do instrumento - mesma razão que hoje empurra o preço das Fenders originais dos anos 70, sabidamente muuuuuuuuuuuuuito ruins, para mais de 2000 dólares.

E é fato que a Fender deluxe é tecnicamente superior à Standard. Primeiro, se não fosse, o preço delas seria equivalente, o que não é. A madeira das deluxe são mais selecionadas em relação às da standard; na deluxe você tem madrepérola em determinadas partes; os caps noiseless, ao contrário do que você falou, vêm nas deluxe, não nas standard; as deluxe possuem tarrachas com trava, o que não existe nas standard; a ponte da deluxe é tecnicamente muito mais eficiente; e por aí vai. Você pode, por razões pessoais, preferir a Standard à Deluxe, como eu, por exemplo, prefiro a highway one a qualquer dessas duas, mas isso é pura questão de gosto. Entretanto, que a deluxe é tecnicamente superior à standard, que por sua vez é tecnicamente superior à higway e à american special, isso não dá pra dúvidar.

Por fim, não houve para a Fender fase pior que a era CBS. Na metade dos anos 80, o padrão de qualidade da empresa já havia dado um salto gigantesco em razão, principalmente, do trabalho meticuloso do Dan Smith.

Continuo dizendo para o autor do tópico: RAPAZ, DEMOROU PRA TU COMPRAR ESSA GUITARRA!!!!!!!!!!!!!

Ramsay
Veterano
# set/10
· votar


rcagliari

Discordo totalmente no que diz respeito ao shape do braço!!
Recentemente, comprei uma Cort M600T e o braço dela em medidas de largura é igual ao dessas Fender "C shape" e é extremamente desconfortável, tanto que quase não uso essa guitarra!!
As Fender americanas tradicionais sempre tiveram o braço em "U" e são confortáveis de se tocar!!
Agora, dessas novas com "C" Shape eu tô fora, porque é furada!!

fripp
Veterano
# set/10
· votar


rcagliari
Valeu camarada! Descobri q a gtr (anunciada no Mercado Livre) é de uma loja aqui do RJ. Vou lá testar! Obrigado pela aula!

rcagliari
Veterano
# set/10
· votar


Ramsay
Discordo totalmente no que diz respeito ao shape do braço!!
Recentemente, comprei uma Cort M600T e o braço dela em medidas de largura é igual ao dessas Fender "C shape" e é extremamente desconfortável, tanto que quase não uso essa guitarra!!
As Fender americanas tradicionais sempre tiveram o braço em "U" e são confortáveis de se tocar!!
Agora, dessas novas com "C" Shape eu tô fora, porque é furada!!


Como eu disse, é questão de gosto apenas.

eric bluesman
Veterano
# set/10 · Editado por: eric bluesman
· votar


fripp

cara, eu vo te ajudar nisso, tenho um topico falando da minha , comprei no mes de julho , se quer uma guita americana com som bem tipico estalado e com caps blueseiros como os do SRV pode pegar de olho fechado, braco confortavel ,bem parecida com a highway one mesmo o q percebi tocando nas duas é a diferenca dos texas captadores formidaveis e a pintura q é questao de gosto , tem gente q ama pintura fosca , eu ja nao curto entao mais um motivo pra pegar a special sem falar no preco q vc nao vai querer pagar pela diferenca entre as special e as standard( to te falando isso pq fiz esse teste, tinha as duas aqui numa loja e coloquei as duas lado a lado vi vídeos no youtube, tudo pra deixar bem claro na minha mente qual seria e quando decidi mandei um amigo trazer uma de fora pra mim) , se vc por ela do lado de uma american standard a diferenca direta de som das duas q ira mostrar sera simplesmente a diferenca dos captadores depois vc opta pelo visual q te agrada mais( desiner da guita) , oq te digo é va a loja ponha uma do lado da outra e toque, vc leva ela pra casa no ato pois a fender nao faz guitas ruins é questao so de gosto pessoal e puramente isso, qualquer coisa leia esse topico aqui q eu fiz:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/238557/


qualquer pergunta estamos ai , so perguntar te mais.

fripp
Veterano
# set/10
· votar


eric bluesman
Queria uma guitarra bem funky, por isso o quack da strato me atrai. Assim q eu receber meu "bonus" irei na loja experimentar. Obrigado a todos!

eric bluesman
Veterano
# set/10
· votar


fripp

o timbre do texas é estalado mesmo , estilo mais com medios qo noiseless por exemplo q eu acho pra dentro o som , no geral uma excelente guita cara, bom acabamento timbre agradavel e preco mais em conta ( quem ve pensa q sou vendedor !!! haahaahauah) pra essa praia q vc toca rola bem , olha ai os videos dela de teste q tem no youtube, e teste coloque a guita na mao , ouça e toque vc mesmo ,isso respondera em alguns minutos suas duvidas.

Sgt. Eddie
Veterano
# set/10
· votar


rcagliari
Opa,

Desculpe pela demora na resposta. Eu sou dono de uma Fender japonesa, não estou defendendo minha compra, tanto que se eu tivesse de avaliá-la, sendo mexicana 3 e americana 10, ela ficaria no 5.

Mas enfim, é sabido que as '57 Reissue japonesas (que não é a minha, nunca toquei em uma, não se vende aqui no Brasil) matavam a pau as americanas da época. Certas pessoas dizem que são comparáveis às Custom Shop atuais, mais uma vez, não sou eu que digo isso.

Isso tudo tá escrito nos livros que contam a história da Fender, que a Fender Japan veio para reerguer o nome Fender. Tanto que americanos estavam importando as Fenders japonesas, fato que fez a Fender vender as japonesas nos EUA.

Aqui um site interessante sobre as japas:
http://homepage.ntlworld.com/john.blackman4/index.htm

Quanto as Deluxe, eu discordo em partes. Tecnicamente ela é sim melhor às standard, mas no fim das contas, é uma guitarra com sonoridade diferente, não podendo ser considerada melhor nem pior.

Foram feitas umas "melhorias" que tiram um pouco das características de uma Stratocaster. Tanto é que o headstock é "capado", que nem nas mexicanas, algumas japonesas e nas linhas mais baratas.

Para mim, o ideal da Stratocaster é uma cópia perfeita da de 1954. Vintage tuners, ponte tremolo, corpo em ash, sunburst, escala clara. A Deluxe tem locking tuners, caps noiseless (para mim o hum é o grito de vida da Strato), pots diferentes. Viu? São alterações que não melhoram nem pioram a guitarra. Apenas a modificam.

Bem, deixo aqui minha opinião. Abraços!

fripp
Veterano
# set/10
· votar


Olá!
Acabei de ver no site da Samash uma Fender Standard Stratocaster a US$ 500,00. Com esse valor eu não pagaria imposto, certo? Se tudo der certo, ela sairia, com o valor do dolar de hj, a 855 merréis. Mesmo q o shipping saia pelo valor da guitarra o total seria menos de 2 pau. Tô viajando?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


fripp
US$ 500,00. Com esse valor eu não pagaria imposto, certo?
Errado... Vc paga imposto por tudo que passar de US$ 50, e não US$500... Ademais tem o custo de envio para cá, que não é barato...
Abç

pscb
Veterano
# set/10
· votar


fripp
Acabei de ver no site da Samash uma Fender Standard Stratocaster a US$ 500,00. Com esse valor eu não pagaria imposto, certo?

Se tu estiver voltando de viagem, certo.

Se quem trouxer for o correio, errado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Sratocaster American Special