Qt vale verdadeiramente uma Fender southern cross?

Autor Mensagem
gucrispim
Veterano
# ago/12
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Vale 1000 reais em barras ouro que valem mais do que dinheiro, como diria o Silvio Santos.

rockbluesjazz
Veterano
# ago/12
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Para mim, vale menos o que estão pedindo...

Migs_LesPaul
Veterano
# ago/12
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rockbluesjazz
Quanto seria uma compra justa por ela, e qual seria os prós e contras?

-----ASSINATURA-----




http://ask.fm/migslespaul Pergunta lá? Abraços.

marcioguita
Veterano
# ago/12
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Giannini vale tanto qt uma giannini, imho!

maspn
Veterano
# ago/12
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http://brazilianguitars.blogspot.com.br/2010/01/fender-southern-cross- parte-1.html

E: As Fender brasileiras tinham a mesma qualidade que as americanas, mexicanas e japonesas?

C.A.: Conheci bem essas fábricas e seus produtos. Posso dizer com segurança que, fora o hardware e a captação, não há nenhuma diferença em relação às americanas.

Há 30 Fenders Southern Cross com parte elétrica americana (escudo, chave e captadores). Isto se deu porque o fabricante coreano atrasou a entrega, e o Assale providenciou uma importação direto dos EUA.



kkkkkkkk, fica esperto, talvez tu tenha uma " americana "

Drinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Drinho
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olha cara... eu conheço essa guitarra, acho ela super legal, meu primo tem ela, colocou seymour duncan e a guitarra é show de bola, como ele tá usando humbucker eu não consigo ter parametro pra pensar em uma strato de verdade.....

Se ela é tão boa quanto uma americana, dificil dizer, pelas minhas experiencias o ideal é comparar, eu não vejo e nunca vi nada de misterioso em fender americana, acho mais conversa pra boi dormir do que qualquer coisa, já peguei fenders animais e já peguei guitarras de outros fabricantes animais também.... então tanto faz como tanto fez... inclusive pra mim as americanas atuais tão bem sem vergonhas pro preço que se cobra (mas isso é opinião pessoal) tem os eternos amantes que se doem quando ouvem isso....

O que acontece é o seguinte o mercado não paga o que o instrumento é, e quem vende tem que ter consciência disso, você pode ter uma epiphone maravilhosa, você deu sorte de pegar aquela guitarra abençoada, puta som, bem construida.... e isso existe e eu já toquei em umas assim, pega a sua guitarra e engole, ela é e sempre será uma epiphone quando você tiver uma guitarra com o nome gibson no headstock ai você cobra o quanto bem entender (e olhe lá)....

e o mesmo acontece com essa fender brasileira ai... pode ser maravilhosa. Está escrito made in usa? Muito bem, então trata de pedir menos de mil reais nela se quiser pensar em receber alguma proposta de 800 reais....principalmente se tratando de guitarras brasileiras que são extremamente mal-vistas na praça.....

se guitarra boa valesse dinheiro guitarras de luthier teriam uma revenda maravilhosa

rockbluesjazz
Veterano
# ago/12
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Migs_LesPaul

Para se ter um valor justo, devemos considerar muitas variaveis como estado, originalidade, se está relicada naturalmente, origem, etc... Se compararmos o que era pedido por elas há algum um tempo, vemos que o preço cresceu muito... Ja vi algumas no ML por quase 2 mil reais, o que acho muito....Para mim valeria até uns R$ 1.200,00 e em bom estado....É uma boa guitarra, honesta, mas nada alem disso....ABS.

alfacorrea
Veterano
# ago/12
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Eu acho que existem 2 tipos de guitarra: as guitarras de linha e as que por alguma característica ou condição podem ser consideradas fora-de-série. Dentro destes 2 grupos existem as guitarras boas e as ruins.

Exemplo:

1) Guitarra de linha BOA: Ibanez RG370 DX - é uma guitarra de linha, todo mundo tem ou pode ter, mas ainda assim é uma guitarra muito boa, com qualidade bem bacana.

2) Guitarra de linha RUIM: Sei lá, diz uma aí...

3) Guitarra fora de série BOA: Fender Japonesa Antiga, Fender Southern Cross, etc...

4) Guitarra fora de série RUIM: Tonante Rei, Giannini Stratosonic, etc...

Esse grupo de guitarras fora de série que são BOAS acabam tendo um valor agregado na guitarra que ultrapassa somente o valor do instrumento, mas que pode fazer diferença para alguns e pode não fazer para outros.

Exemplo: eu ficaria muito satisfeito se pudesse ter uma Strato feita no ano do meu nascimento (1974). Eu sei que não seriam as melhores safras da Fender, mas esta guitarra teria um valor diferenciado para mim.

Exemplo 2: eu tenho uma Fender Made in Japan de 1994 que consegui pegar em uma troca por uma Ibanez RG370. Pra mim, uma Fender Japan antiga tem muito mais valor do que uma Ibanez RG370, embora comercialmente a RG tenha mais valor do que a MIJ.

Existem aspectos que acabam se tornando quesitos imensuráveis ou infungíveis. Tipo: uma Squier com o autógrafo do Eric Clapton vale mais o autógrafo do que a guitarra propriamente dita.

O que se deve levar em consideração é que tem muita gente também que joga o valor de um produto lá em cima, esperando um aventureiro com grana aparecer. É uma espécie de especulação imobiliária guitarrística que acontece muito no MercadoLivre.

Sem querer criar muita polêmica, mas é o caso das Epiphones Les Paul Standard. O cara compra a guitarra por R$1.850,00 fica com ela por uns 2 ou 3 anos, troca os captadores por Seymour Duncan e depois anuncia esta mesma guitarra, já usada, por R$2.500,00. Diz que é uma série especial, que tem som de Gibson, etc, etc, etc...

rockbluesjazz
Veterano
# ago/12
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alfacorrea

Concordo plenamente....Outra coisa, que infelizmente nao podemos deconsiderar em termos de mercado, é a marca que vem no headstock...Existem Squiers Strato fabricadas no Japão e na Coreia do sul que são otimas, mas são valorizadas apenas por quem conhece bem as suas qualidades....Muita gente compra replicas chinesas das Gibson, só por causa da marca do headstock. Eu nunca compraria uma falsificação, pois estaria enganando a mim mesmo....Normalmente o anunciante diz que a sua guitarra "dá pau na marca A,B ou C....A nossas sempre são as melhores....rss..
De qualquer forma, o que regula isso é a lei de oferta e procura...Abs.

rockbluesjazz
Veterano
# ago/12
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alfacorrea


Ps. Tenho interesse em comprar uma Southcross e uma MIJ.....Abs.

alfacorrea
Veterano
# ago/12
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Eu, sinceramente, não tenho base nem fundamento para falar o que fou falar. Isto posto, peço que desconsiderem ou critiquem moderadamente, pois efetivamente sei que estou quase errado, mas também quase certo.

Eu não sei o porquê, mas sou fissurado nas Fender Made in Japan que são antigas, principalmente aquelas que são "Made in Japan" ao invés de "Crafted in Japan".

Se me perguntar precisamente o porque eu não sei. Sou idiota, preconceituoso, ignorante, etc, etc, etc, mas prefiro as MIJ do que as CIJ. Esse é o primeiro ponto.

Outra coisa que me deixa completamente fissurado é a cor da escala. Isso é um fator relevante pra mim.

Se me perguntar precisamente o porque eu não sei. Sou idiota, preconceituoso, ignorante, etc, etc, etc, mas uma escala super escura me deixa fissurado.

Minha MIJ de 1994 tem uma escala tão escura que parece ébano. Isso me cativou no primeiro olhar. É coisa de doido mesmo.

Outra coisa que fez muita diferença pra mim é que depois que troquei e dei um upgrade na parte elétrica da minha MIJ é que pude perceber as nuances de mudança de timbre com pequenas variações do knob de tone.

Em todas as minhas outras guitarras o knob de tone sempre fica 100% aberto, pois acho que o controle de tone "fecha" muito o timbre quando acionado.

Eu ficava vendo os caras tocando nos videos e sempre fazendo "pequenos" ajustes no knob de agudos, tipo o Eric Clapton (se bem que os knob da guita dele são modificados) e pensava: raios! na minha guitarra estes pequenos ajustes não mudam em nada o timbre, ou é agudão ou fechadão.

Com esta minha MIJ é que, pela primeira vez, pude perceber e efetivamente ouvir uma variação de timbre nos 60% a 70% do giro do knob, o que antes eu só percebia no 20% a 30%.

Agora eu consigo identificar o timbre "fechadão", quando giro todo o knob; mas também consigo identificar umas posições próximas ao ponto de 100% de abertura onde ocorrem quase imperceptíveis cortes de agudos. Encontrei uns "sweet spots" de timbre que nunca tinha identificado antes.

Coincidência ou não, isto ocorreu somente com minha MIJ '94.

Abraxxx

rockbluesjazz
Veterano
# ago/12
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alfacorrea

Bela guitarra...

Drinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Drinho
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alfacorrea

na realidade você praticamente disse que prefere 6 á meia dúzia quando diz que prefere mij a cij, mas tomando base em uma guitarra de produção e como todos sabemos que sempre há variação naturalmente vai existir uma que agrade mais... e pelo que você está falando da sua deve ser uma incrível guitarra mesmo, meus parabéns!

as boas fenders japonesas são um arregaço mesmo e não tem nem o que duvidar

marcao-guitarra
Veterano
# set/12
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O preço de mercado é R$800,00 á 1200,00. Isso ocorre por conta da história de qualidade das gianninis dos anos 80 eram bem duvidosas, dai sempre aparece um sábio para destruir qualquer coisa produzida pela marca. Elas não valem mais por conta disso, vai depender o estado, tive uma que ficou anos comigo, recomendo para qualquer strateiro fã de Strato, e não metaleiro...  Ela responde bem com a captação, troquei os captadores da minha, sem sombra de dúvidas um instrumento com excelente custo benefício, em breve quero voltar a ter outra.... 

Não é uma guitarra para metal, é para blues e classic rock, infinitamente superior a qualquer Tagima chinesa e até as antigas... Se você respeitar o instrumento você tem um puta equipamento de trabalho, no mesmo nível das mexico, até superiores, porém não melhores que as Japonesas. Não têm esse lance de sorte, umas boas, outras ruins, todas passavam por controle de qualidade rigoroso,

Só um detalhe, tive a chance de ver o interior de uma guitarra dessa série, aonde tinha um papel com um check-list no verso do escudo, esse check list do controle de qualidade, cada instrumento passava por esse controle, a Fender não ia ser estúpida de colocar o nome em algo que fosse ruim ou fosse queimar a marca... Ainda mais se tratando de um equipamento que é a marca da companhia, Stratocaster

Muita gente confundi, ou sequer pegou uma SC em mãos, geralmente há uma grande confusão com as stratocaster dos anos 80 AE08, essas comparadas as SC sim, deixam a desejar à qualidade.

mvtguns
Veterano
# set/12
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marcao-guitarra
Falando nas Gianinis eu recentemente peguei uma GG08 de 1990. Vou ver se dou uma ajeitada nela, pois gostei das madeiras e construção....achei legalzinha, mas acho a AE08 melhor. Abraço.

rockbluesjazz
Veterano
# set/12
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marcao-guitarra

...a Fender não ia ser estúpida de colocar o nome em algo que fosse ruim ou fosse queimar a marca...

Por isso a Fender cancelou a parceria com a Gianinni.....Acho que foram apenas 2 ou 3 anos de produção....Não tenho certeza..Me corrijam se estiver errado....

Lelo Mig
Membro
# set/12
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Não sou adepto de "upar" guitarras boas...

Mas se têm uma guitarrinha, danada de boa, prá aproveitar corpo e braço e upar os metais e elétrica é essa SC.

Sou doido prá achar uma encostada em algum canto e pagar 500 conto!! heheh

awerner
Veterano
# set/12
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Não vendo minha Fender southern pro dinheiro nenhum. A minha tem captação original japonesa. UM Luthier amigo meu e muito bem visto aqui na região colocou uma MExicana e uma USa Standart do lado. Tocamos com a mesma equalização só trocando o cabo e a Fender southern ficou na frente das duas disparado. Mas lembrando que não adianta as pessoas comprarem umas nos mercado livre todas fuçadas, sem nunca terem passado por uma revisão o uma regulagem, com os captadores trocados, etc.
Dai nem uma Fender Deluxe aguenta. Quando a Fender southern foi fabricada aqui no Brasil ela passou pela maior teste de qualidade já visto. Foram 3 anos até aprovarem o braço e o corpo dela. A minha eu levo periodicamente no luthier pra regulagens. Raramente preciso afinar ela durante uma apresentação ou ensaio.
Sendo assim quem tiver uma tente manter original e regulada. Essas guitarras fazem parte da historia da Fender e estão se tornando raridade.
Abração pessoal

rockbluesjazz
Veterano
# set/12
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As nossas guitarras sempre são as melhores e sempre dão pau nas "consideradas" melhores...

Mateus Z.
Veterano
# set/12
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Ja tive uma... nao vale 1500...

rockbluesjazz
Veterano
# set/12
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Mateus Z.

Pois é...

Acho até uma guitarra legal e até quero comprar uma, mas acho que está supervalorizada.....Tenho certeza que essa parceria com a Giannini não foi boa para a Fender, tanto que não durou muito....Agora, acho muito dificil que, mesmo com esse controle todo de qualidade, ela seja melhor que a americana....Muita gente "viaja" nesta ideia....

Curly
Veterano
# set/12
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Houve um tempo em que o Brasil foi mantido isolado do resto do mundo, era tão difícil comprar algo importado que um cara que tivesse uma calça jeans americana era destaque. Nessas décadas, a Giannini nadou de braçada já que era quase a única opção para quem quisesse comprar um instrumento elétrico. Reconheço sim a importância histórica da marca e bons produtos como os amplificadores e os pedais dos anos 70.

Infelizmente, jamais se preocupou em desenvolver um controle de qualidade minimamente razoável. Já toquei em uma quantidade enorme de violões, baixos e guitarras Giannini. Alguns bons, outros péssimos com erros grotescos como pontes e trastes fora de lugar. A grande maioria, simplesmente medíocre, muitíssimo inferior a estes instrumentos chineses que invadiram nossa praia. Mas nunca vi um único instrumento que pudesse ser considerado "top", sempre que acertam uma coisa, erram outra...

Para ser justo, conheço um cara que é colecionador de guitarras e gosta muito das "fender" SC. Eu já toquei em algumas, não gostei de nenhuma.

Mas ok, isso é pessoal. Agora, dizer que um instrumento desse vale R$ 1500, eu acho é piada. Primeiro porque como são instrumentos de mais de 20 anos o mais provável é que vc compre uma guitarra totalmente esbodegada, com serviço porco nos trastes, peças de procedência desconhecida, alterações grotescas e outros pepinos. Depois, como não tinham controle de qualidade, sabes-se lá o que vem...

Mas há quem compre, afinal, são "dasboa", "dasprimeira", "dasantiga"...

rockbluesjazz
Veterano
# set/12
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Curly

É isso aí....

sidguitar1
Veterano
# set/12
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negocio e dar uma desmistificada q tudo q e velho em termos de instrumento e bom, tive uma fender brasil em 94 e achei a guita bem fraquinha, amigo meu tem uma giannini strato 78, a guitarra tem corpo de mogno(outra lenda q so depois de eu ter varias guitarras de mogno eu tirei da cabeça), a guitarra tem erros grotescos de construçao, devem ter usado um gabarito errado pra marcar os trastes pq aa guita nao da afinaçao no braço todo de jeito nenhum,amigo meu q tem varias gibson usa, entrou numa furada com uma giannini sg da decada de 70, a guita e linda, mas tambem tem erros de construçao muito fortes, nao da afinaçao e e muito desconfortavel pra tocar pq nao da regulagem na altura das cordas, gastou uma grana em ferragens e caps da gibson, e depois q o luthier fez de tudo, falou pra ele q a unica soluçao e arrancar a trasteria e refazer ela, enfim, o molho acaba saindo mais caro q o peixe, se vc paga mais de 1000 reais numa guita dessas e ainda gasta mais 1000 em peças e mais 1000 em luthieria vc poderia comprar algo bem melhor,compraria uma bem de boa, se testasse e estivesse ao meu agrado e o preço estivesse bem baixo pra ter margem pra ajeitar ela,do contrario e so dor de cabeça,abraço

anlucci
Veterano
# set/12
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eu já tive uma de 1993 com corpo de mogno azul Moonburst.
A guitarra era linda e tinha um som legal, o braço era bem feito e dava pra usar a ação bem baixa.
Ela tinha a folha de alumínio por dentro do escudo e o acabamento era impecável.
Na época paguei 360 dólares nela, uma vez que em qualquer loja de instrumentos na época os preços eram na moeda americana mesmo para os instrumentos nacionais.

Agora com questão ao som, a minha sx sst62 tem bem mais timbre de strato que ela.

Thyago_Trajano
Veterano
# set/12
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Acabei de vender uma Southern Cross, que eu tinha! A guitarra era boa, e eu vendi por R$700,00. Tem gente pedindo 1.200, 1.500...mas não vende não! A minha foi comprada por R$650,00!

Troquei escudo, refiz pintura, parte elétrica, blender...e pedi R$700,00! Sai perdendo dinheiro, mas não vale muito mais do que isso não!

Sem contar que as pessoas tem que entender, que um instrumento é um bem de consumo. Tem gente querendo vender guitarra usada, mais cara do que uma nova.

O maior papo de trambiqueiro, é quando ele fala que "essa é das antigas"...fuja desse cara, e não queira ser como ele!

abraços

Victorblues
Veterano
# set/12
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A Giannini fez coisas muito boas como os amplis valvulado mas em instrumentos o bixo pega... tinha coisa bem "boa" e outras bem furadas.
Já tive uma southerncross muito boa ( guardada as devidas proporções), a usei por muito tempo mas era um instrumento muito particular. A construção dela era bruta demais, o que dava a ela uma sonoridade mais seca, dura sem nuances de uma verdadeira Fender. Hj eu diria que ela era bom instrumento para um esquema HSS ou HSH, mas para soar strato pura deixava a desejar.

rockbluesjazz
Veterano
# set/12
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O pior é que estou querendo comprar uma....Vi uma no ML por R$ 1.600,00, mas está linda, com captadores Fender Vintage noiseless e case......Vou tentar controlar meu G.A.S....rs

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