MICRO AFINAÇÃO

Autor Mensagem
diegometaleiro
Veterano
# mai/04
· votar


Jaragua

aratohendrix
Veterano
# mai/04
· votar


hum, procure em lista telefonica, c naum achar, veja numa cidade proxima, mas naum sei dai c vale tdo esse esforço, as vezes vc pode fazer ai mesmo sozinho.

diegometaleiro
Veterano
# mai/04
· votar


valew mano

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


minha guita tem outro problema, hehe, tipo assim véi as cordas só não trastejam quando tão bem altas, fica foda pra solar, quando abaixo um pouco a porra já trasteja, isso tbm tem solução?valew...

É difícil tentar resumir isso porque vário fatores podem gerar o trastejamento, mas vou tentar...

Não sei se já notou, mas o braço da guitarra, em sua extensão, tem uma curvatura, que é chamada de "raio da escala". Este raio, quando é maior, o braço da guitarra parece que é retão.

Bom, a ponte também acompanha o raio da escala. Veja as duas cordas do meio (G e D) como elas estão mais altas e as das extremidades mais baixas. Pois é, se a sua ponte não acompanhar este raio, é nescessaário regular os parafusos que determinam a altura dos carrinhos (saddles). Você solta ou aperta, sempre observando se o carrinho sobe ou desce.

Outra coisa também é o equilibrio da ponte em relação ao corpo. Ela deve estar paralela, nem mais alta e nem mais baixa. Isso costuma alterar se você varia de encordoamento. Mesmo uma corda da mesma bitola, mas de marcas diferentes pode ocorrer um desequilíbrio, Por causa do material que o fabricante usa, os banhos químicos, tratamento de superfície, essas coisas....

O último e mais importante é a altura dos trastes mesmo. Se eles não tiver na mesma altura, trasteja mesmo. Isso acontece por causa do desgaste natural das peças. Se for o caso, você precisará limar (com uma lima especial pra isso, e não uma simples lima). E se não tiver mais como limar, somente a substituição dos trastes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a MICRO AFINAÇÃO