parafina nos captadores

Autor Mensagem
two
Veterano
# mai/08
· votar


Rafael06

Geralmente captadores com niquel cover tem as bobinas parafinadas e um outro banho de parafina depois que a capinha e colocada.

Como se faz isso??
Derretendo parafina, aquela de vela mesmo, e mergulhando o captador dentro da parafina derretida, depois que o mesmo ficar parafinado voce retira o excesso externo e pronto....

Olhando assim parace fácil, mas não deve ser feito por amadores, pois pode queimar o pickup.

Só para te exclarecer, os pickups da epiphone já vem parafinados, tanto dentro da bobina quanto entre o pickup e a capinha, mas antigamente os pickups das epiphones eram um lixo e a única solução era a troca mesmo, pois os mesmo apitavem demais.

Espero ter ajudado.

Rafael06
Veterano
# mai/08
· votar


T-head é mais ou menos isso minha dúvida, se dá pra fazer em casa.

two
Eu tenho uma epiphone e consegui uns captadores novos, porém eles não tem o nickel cover. Eu, particularmente, acho esteticamente feio minha les paul com um HB sem o cover, e então decidi tirar o cover do HB antigo da epiphone e passar pro novo.

Mas aí quando eu fui fazer isso é que eu me deparei com a parafina e pensei melhor: "se ela está aí significa que não é a toa e se eu quiser colocar o cover no novo captador também terei que colocar da mesma forma com a parafina..."

Eu não tenho experiência nisso, mas eu dei uma olhada em alguns tutoriais bem completos na net e digamos que quase qualquer um podia fazer na teoria. O problema é que teoria é diferente de prática, como você mesmo disse, por isso recorro aqui.

Se os maiores problemas de se queimar o captador forem temperatura da parafina ou tempo de banho, é tranquilo de tomar esse cuidado, dá pra dar um jeito. O problema é se forem outras coisas que eu desconheço, e que não tenho nenhum conhecimento.

Mais uma dúvida que eu tenho é quanto ao que você disse: "banho de parafina depois que a capinha e colocada."
Essa capinha é aquela preta (ou outra cor do captador) e não o nickel cover certo?

Os cap que eu peguei só precisariam desse banho externo mesmo, não abriria os caps. novos por nada também. Por isso penso que seria mais simples. Mas gostaria de saber também quais são os piores agravantes que podem levar à queima do captador neste processo.

E valeu pelas dicas!

Soulface
Veterano
# mai/08
· votar


Caramba... Como tinha gente falando coisa nada a ver antigamente.
Enfim, a parafina serve para preencher possíveis espaços vazios na bobina do captador.

Mas nem pensem em fazer isos em casa...
Derreter vela e merglhar o captador e blá, blá, blá.
Talvez se deixar o captador mergulhado lá na vela derretida por 1 semana, a parafina penetre mesmo por toda a bobina.
É um procedimento que precisa ser feito em temperatura e pressão regulada.
Nada caseiro.

Rafael06
Veterano
# mai/08
· votar


Soulface
Hm interessante. Era esse o ponto também, de preencher espaço se aplica também entre o captador e o nickel cover, certo?

É realmente necessário colocar parafina entre o captador e o nickel cover para evitar sons indesejados? Ou não fará diferença se eu simplesmente colocasse o nickel por cima do captador e pronto?

Ou então preenchesse o espaço com alguma outra coisa? Se a ideía é só preencher o espaço mesmo, eu posso ir pingando vela gota a gota no captador até cobrir ele todo e socar dentro do nickel cover, daria na mesma.

Soulface
Veterano
# mai/08
· votar


Rafael06
Entre o captador e o nickel cover, não faz diferença nenhuma.
Se a sua guitarra está com algum tipo de ruído, com certeza não é por causa disso.
O nicel cover geralmente é soldado com estanho na parte de baixo do capador. Ele não fica "solto".

A parafina é mais para as bobinas mesmo.

Rafael06
Veterano
# mai/08
· votar


Soulface

Valeu cara era isso mesmo que eu queria saber. Me bateu a dúvida porque quando retirei meus caps da epiphone eu me deparei, além da solda, com a cera entre o captador e o cover.

Na verdade não estou com ruídos na guitarra, eu tinha pensado quando me deparei com eles: "hum, se existe cera aí provavelmnte terei que colocar também se eu quiser colcar cover sobre o outro captador".

Soulface
Veterano
# mai/08
· votar


Rafael06
Nem esquenta com isso.
A parafina estando bem penetrada nas bobinas já basta.

Henrique S.
Veterano
# mai/08
· votar


A Parafina só muda a frequencia de ressonancia do captador, afinal muda a maneira como a bobina do captador vibra com altos volumes...

two
Veterano
# mai/08
· votar


Rafael06
Seria realmente a nickel cover.

Soulface
Eu acredito que a parafina entre a bobina e nickel cover ajuda a estabilizar mais a vibração da capinha em relação ao instrumento e o captador, mas já vi outras explicações, até em relação ao material das capinhas, quando eram cromadas e agora são de nickel sei-lá, mas acredito que altere alguma coisa sim

Humans Being
Veterano
# mai/08
· votar


Soulface

Tive um problema com meu Hambucker. Uma das bobinas parou de funcionar ... levei pra um luthier e o mesmo reenrolou a bobina com problema, e colou num banho de parafina td como "manda o regulamento", no entando esse cap ficou com ruído, pouco mas ficou, o que pode ter acontecido? Será que deveria ter ficado mais tempo na parafina?

Antes de dar problema não existia ruido algum.

abç

Soulface
Veterano
# mai/08
· votar


two
Se a capinha for soldada no cap, não existe vibração nenhuma cara.

Humans Being
Bom, eu não sei ql foi o processo q ele adotou para parafinar a bobina né?!
Nem o material q ele usou, quantas voltas deu na bobina...
Tudo isso pode influenciar.
Fica complicado afirmar alguma coisa.

two
Veterano
# mai/08
· votar


Soulface
Quando eu falo em vibração seria a mesma que o Joe satriani tenta bloquear colocando espuma em volta dos sem captadores!
Talvés seja frescura!

WladLopes
Membro Novato
# abr/17
· votar


Sou guitarrista à 40 anos e luthier à 25, quanta bobagem ouví aquí.
Galera sem conhecimento de causa dando palpite errado e atrapalhando os caras que estão realmente ajudando. Captador sem parafina dá microfonia sim, não aquela microfonia legal de cordas que pode ser controlada, mas microfonia de espaço entre os fios da bobina ou entre a bobina e a capa (se houver uma).
Ruído Hum, e outros ruídos de cabos se resolve com blindagem, que não tem nada a ver com microfonia. O cara perguntou sobre microfonia e não sobre hum.
Deem uma olhada nesse link https://www.youtube.com/watch?v=Vwq_oD62Hic
e fim de papo furado.

ogner
Veterano
# abr/17
· votar


WladLopes

Calma, chefe!! Nao precisa entrar de carrinho na canela, ademais é um toico com QUASE 10 ANOS DE DEFASAGEM!! Hehehehe!!

-Saved
Membro Novato
# abr/17
· votar


Aproveitando, na hora de por a capa do captador, tem que ser exatamente parafina? Cola quente não sever na CAPA?

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


E vai derreter o silicone como pra imersão? Tem também o lance de densidade, não sei quão liquido fica o silicone...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a parafina nos captadores