parafina nos captadores

Autor Mensagem
superdrive
Veterano
# mai/04


Alguém poderia me esclarecer esse lance de parafina nos captadores?

Quais os prós e contras?

Como fazer?

Dá para acabar com a microfonia mesmo?

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


Não há nenhum pro e não acaba com nenhuma microfonia, até porque a microfonia não é culpa do captador e sim da proximidade dele ao alto-falante do amplificador com volume excessivo.

superdrive
Veterano
# mai/04
· votar


Não estou falando da microfonia decorrente da proximidade com o alto-falante ("feedback").

Estou falando daquela, que mesmo que vc não esteja próximo ao amp, vc pode até estar de costas para ele, ocorre quando vc deixa de tocar com a distorção ligada e volume alto.

caiohleal
Veterano
# mai/04
· votar


superdrive
o q acontece é q a parafina ira deixar os fios do captadores mais "duros", asism eles ñ vão vibrar e ñ vão gerar microfonia (por sinal, essa microfonia de captador ñ parafinado é um saco)

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


superdrive, isso não é microfonia mas sim ruído. a parafina não vai adiantar absolutamente nada nisso. Uma boa blindagem melhoraria.

caiohleal, nunca ouvi falar nisso e os fios do captador absolutamente não vibram, e se vibrarem essa vibração não gerará som algum, portanto isso que você falou não se aplica.

caiohleal
Veterano
# mai/04
· votar


vai nessa

caiohleal
Veterano
# mai/04
· votar


qualquer captador de qualidade q vc compre vem escrito "parafinado" isso serve pra evitar essa microfonia q eu acabei de explicar..

e eu sei q isso acontece pq na ultima apresentação q eu fiz com a banda, eu toquei com a Yamaha do vocal, e o captador dela fazia essa porra de microfonia, mesmo eu estando de costas para o ampli e com a mão abafando as cordas

superdrive
Veterano
# mai/04
· votar


caiohleal: é justamente disso que estou falando.

Vc sabe como fazer isso, deixar um captador "parafinado"?

Se eu comprar um anilco pro II da Seymour Duncan, resolvo esse problema?

Gabriel_Bp
Veterano
# mai/04
· votar


meu isso que vocês estão falando é o "Hum do Ciclo 60"
qualquer coisa emitindo 60Hz interfere no sinal do captador. Tipo QUALQUER coisa elétrica praticamente... captadores ativos resolvem isso. Uma blindagem ajuda mas não acaba com todo o ruído.

caiohleal
Veterano
# mai/04
· votar


superdrive
sim, pq ele ja virá parafinado


mas se vc quiser parafinar o seu, é bom levar em um luthier



Gabriel_Bp
ñ é ruído nem chiado, é microfonia mesmo

sebastian_bach
Veterano
# mai/04
· votar


eu já ouvi falar no lance da parafina, e parece que melhora mto a captação (menos microfonia), eu to ate afim de testar aki em casa, axo que eh soh tirar a tampa metallica de tras do captador e joga parafina, eu so tenho medo de que a temperatura da parafina danifique o esmalte das bobinas e ae caga tudo. quem souber fala ae!

caiohleal
Veterano
# mai/04
· votar


sebastian_bach
ñ faça isso ñ, são os fios q são parafinados

crowley666
Veterano
# mai/04
· votar


CORVO
e se vibrarem essa vibração não gerará som algum
naum eh verdade, e essse eh um dos motivos das les pauls serem de mogno

caiohleal
Veterano
# mai/04
· votar


crowley666
ele ñ ta falando da madeira, e sim do captador

sebastian_bach
Veterano
# mai/04
· votar


caiohleal

eh msm? po valeu! quase eu cometo um homicidio nos meus caps...

crowley666
Veterano
# mai/04
· votar


caiohleal
eu sei, mas um dos motivos eh q ela eh uma das madeiras q vibra menos (naquela epoca pensava-se em fazer guitarras de chumbo)

Black_Guardian
Veterano
# mai/04
· votar


crowley666
ja ouvi fala nessa historia do chumbo mas achei q era besteira, chegaram a fazer alguma de teste???

caiohleal
Veterano
# mai/04
· votar


crowley666
eu fiquei sabendo de fazer em concreto, chumbo ñ

crowley666
Veterano
# mai/04
· votar


caiohleal
eh, eu devo ter confundido

superdrive
Veterano
# mai/04
· votar


E aí, alguém sabe como é o procedimento de "parafinar" os caps? Tem algum site que ensina a fazer isso? Quanto será que um luthier cobraria para fazer esse serviço?

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


caiohleal, isso que você chama de "microfonia" deve ser o ruído ou "hum", que advém de alguma interferência oriunda da parte elétrica do instrumento e não das bobinas propriamente, que é onde vai a parafina. Se ela vem de fábrica é porque faz parte do projeto do captador e se não vem é porque ela não é necessária. A parafina é uma maneira de tentar isolar um pouco o campo magnético gerado pelo captador do restante do instrumento e evitar a interferência que o Gabriel_Bp explicou mas ela possivelmente alterará o campo magnético e junto o som do captador. O procedimento correto para tentar evitar esse ruído (que não tem nada a ver com microfonia) seria uma boa blindagem. No próximo comentário explico o que é isso.

crowley666, a madeira não tem absolutamente nada a ver com o assunto e absolutamente não sei de onde você tirou estas idéias sobre o mogno vibrar menos. Ele vibra como o mogno vibra, assim como o alder vibra como o alder, o cedro vibra como o cedro e outras madeiras também têm sua frequência de vibração característica, cada um puxando o timbre mais para o encorpado ou o brilhante de acordo com suas próprias características, mas a madeira não fala sozinha e o resultado sonoro final de um instrumento não pode ser atribuído apenas à madeira do corpo e sim a todo um projeto que envolve todo o restante, inclusive contrução, captadores e etc.

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


TIPOS DE BLINDAGEM

1) BLINDAGEM DAS CAVIDADES - É a blindagem da cavidade onde se encontram os potenciômetros e o jack, podendo ser extensiva às cavidades dos captadores:
a) Tinta condutiva - consiste num spray de tinta borrifado nas cavidades do instrumento. Funciona por alguns instantes até secar e após algum tempo se torna um resistor, o que pode trazer muitos problemas posteriores ao instrumento como curtos e até mesmo ruídos. Alguns instrumentos vêm com esse tipo de blindagem de fábrica mas ele não é muito eficaz.
b) Folha de cobre - É a meu ver o tipo de blindagem mais eficaz, consistindo na forração das cavidades com uma lâmina de cobre que diminui bastante os ruídos oriundos da parte elétrica.
c) Folha de alumínio auto-adesivo - Tem eficácia similar à da folha de cobre com a diferença que este material tem um lado adesivo que se prende à cavidade.
NOTA: Alguns "luthiers" desinformados utilizam folhas de papel-alumínio (aquelas de embrulhar sanduíches) para fazer blindagem. Evidentemente esse serviço de nada adianta e ainda pode causar danos ao instrumento.

2) BLINDAGEM DO FIO DO CAPTADOR
a) Malha metálica - Consiste numa malha metálica que envolve o(s) fio(s) do captador. Geralmente vem de fábrica, como é o caso de alguns captadores Schaller, e dificilmente algum luthier fará esse serviço.
b) Teflon Monster Cable ou similar - Consiste num fio de Teflon que envolve o(s) fio(s) do captador. Também vem de fábrica em alguns captadores (não confundir com envoltórios de pano ou borracha), assim como é de mais fácil aplicação por um luthier quando necessário, mas a qualidade do Teflon é de suma importância.
NOTA: Fita isolante nem pensar!

3) BLINDAGEM DA BASE DO CAPTADOR
a) Bom Brill - Por mais tosco que possa parecer a colocação de uma coluna de Bom Brill (ou outra palha de aço) ao longo da parte inferior dos pólos expostos do captador single-coil é bastante eficaz.
b) Folha de cobre - Funciona da mesma maneira que o Bom Brill mas o acabamento é bastante superior. Alguns captadores como os GIG MAX da Soud Garage vêm de fábrica com uma blindagem interna feita com folha de cobre

Um fator muito importante para uma boa blindagem é a habilidade e o conhecimento do luthier que a executa. Eventualmente os anteriormente citados "luthiers" desinformados e pão-duros fazem esse tipo de serviço de "blindagem" usando papel-alumínio na cavidade, fita isolante nos fios do captador e Bom Brill na base, e o eventual sucesso dessa blindagem se deve única e exclusivamente à ação do Bom Brill. Mesmo usando os materiais corretos a habilidade e o conhecimento do luthier são importantes pois ele deve saber onde e como aplicar estes materiais. Um trabalho de blindagem inadequada pode fazer com que o instrumento perca altas frequências junto com os ruídos, isso sem falar em curtos e coisas piores. Vale ressaltar que são bem poucos os luthiers hoje que realmente entendem de pare elétrica.

kaskudo
Veterano
# mai/04 · Editado por: kaskudo
· votar


CORVO
captadores de boa qualidade já vem de fábrica com os enrolamentos banhados em verniz. a vibraçÃo dos fios GERA SOM SIM!! pois ao variar a distancia entre as espiras, varia-se tbem a indutância do enrolamento. já parafinei vários captadores, sempre com bons resultados. o que a parafina faz é "engessar" o enrolamento, evitando a vibração do fio. hoje em dia não uso mais parafina, e sim um verniz especial p/ transformadores. é bem mais prático.
fazer a aplicação de parafina é uma operação MUITO delicada! é preciso desmontar as bobinas, e o fio é muito mais fino que um fio de cabelo. qualquer descuido pode inutilizar o captador permanentemente. eu mesmo já inutilizei 2 captadores até aprender a receita certa....

eu nÃo recomendo a quem não tenha alguma prática em luthieria e eletrônica tentar fazer isto.

quanto a blindagem, isso de bombril é lixo, tem que ser muito porco prá fazer um serviço desse. quanto à eficiência, o cobre e o alumínio são iguais. o alumínio tem a vantagem de ser bem mais fácil de aplicar. desde que seja bem feita, uma blindagem de alumínio vai ter a mesma eficiência que uma de cobre. qto a bombril e fita isolante, fazem parte do maldito "jeitinho brasileiro"...

superdrive
Veterano
# fev/05
· votar


kaskudo
Membro


Que verniz especial é esse, e como é o procedimento???????

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/05
· votar


CORVO
Pois é cara, vc está avisando e os caras não estão acreditando, deixa eles fazerem uma bobagem que eles vão queimar o captador e depois vão gastar dinheiro!

RogerioMusicMax
Veterano
# fev/05
· votar


e como é q é esse lance da parafina? pode usar vela? derrete e coloca nos cobres do captador é?

hc_cwb
Veterano
# fev/05
· votar


RogerioMusicMax

Isso. Deixa a guitarra deitada em alguma superfície plana, acende uma vela em cima do captador e deixa ele "encerado" adequadamente. Depois, é só tocar. Se a guitarra não funcionar, repita o procedimento. Se ainda não funcionar, repita mais uma vez o procedimento e aproveite que a vela tá acessa e reza pra tua guitarra ficar boa. OBS: Velas de 7 dias com o símbolo da virgem maria funcionam melhor devido a composição química de seus componentes, que possuem moléculas bloqueadoras de frequências intrusas.

SpeedFox
Veterano
# fev/05
· votar


Olha o que diz no site da Spanich:

"Todos os modelos são blindados e saem da fábrica parafinados, diminuindo o nível de ruído e apurando o seu som."

Rafael06
Veterano
# mai/08
· votar


Desculpem upar um tópico antigo como este mas tenho uma dúvida.
Pelo que eu li aqui, a parafina é para se colocar "dentro" do captador. "desmontar as bobinas e etc".

E se fosse por exemplo, em um hambucker sem um nickel cover que já venha internamente parafinado.
Existe uma parafina entre a parte externa do captador e a capa metálica? Tenho uma epiphone e ao tirar os captadores percebi que a capa metálica está "colada" no captador por meio da cera. Este sim evita ruídos por parte da vibração da capinha? Ela vibra mesmo?

Já que não precisa desmontar o captador neste caso para fazer esta aplicação, continua sendo perigosa mesmo para pessoas mais cuidadosas e seguindo uma boa receita?

T-head
Veterano
# mai/08
· votar


Rafael06
cara, td bem q eu sou meio retardado, mas eu não entendi direito o que vc quer:
¿vc pergunta se um hb com nicker cover tem um isolante entre o cap e o nickel cover?
vc tirou o cap da sua epiphone e viu q o nickel cover está colado, é assim mesmo, eles "colam" a capinha

ps: não sei se o nickel cover evita ruído

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a parafina nos captadores