Qual afinador usar ?

Autor Mensagem
GrungeMan
Veterano
# abr/04


Galera .. to com uma duvida sobre o afinador q eu devo comprar.. se eu compro o Diapasão de sopro ($18) ou um afinador digital (#35) ? ... pq o diapasao vc treina o ouvido e da pra afinar perfeitamente as cordas.. o contra é q em shows é mto barulho e nao tem como usa-lo .. o digital da pra usar em shows, mas nao treina o ouvido e nao afina com muita precisao ..
valew

Agente Smith
Veterano
# abr/04
· votar


GrungeMan compra o digital é mais versatil e rapido.

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


GrungeMan

O melhor mesmo é usar o digital. Você afina em silêncio e não fica aquela coisa horrível nos palcos... tum rem tum rem... Pra treinar o ouvido tente descobrir que nota produz um aparelho qualquer, um telefone, uma buzina, sei lá, qualquer coisa, mas que esteja em uma outra nota que não seja a convencional Lá, só pra se divertir:)

GrungeMan
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroPanucci
e é preciso esses afinadores !?

Expressão
Veterano
# abr/04
· votar


Compre um afinador digital, mas não esse que você viu. Compre um bom, com o menor tempo de reposta possível e que seja cromático.
A Korg tem uma linha boa e barata (à partir de R$ 80,00)
Afinador é a coisa mais importante depois da guitarra.

Bug
Veterano
# abr/04
· votar


Expressão
E eu posso confiar mesmo neste Korg? Faz bem o trabalho?

Não sei se acontece com vc cara mas eu sempre tenho que dar um ajuste fino na afinaçao depois de ter passado por um afinador.

O lance é que nunca usei um afinador decente. As vezes que usei foram programinhas de afinar pelo PC ou um afinador digital que tinha numa Zoom 3030...

Valeu, []s

Dark Angel
Veterano
# abr/04
· votar


Vai tranquilo!!!

Expressão
Veterano
# abr/04
· votar


Bug
Eu uso o Korg CA20 Cromatic e nunca tive problemas de ajuste fino. É relativamente barato e tem me quebrado o galho.
Mas o ideal mesmo é ter aqueles afinadores de Rack plugados no cabeçote do ampli.

Na banda Gospel que toco o guitarrista (sou baixista) e o violinista aposentaram seus afinadores e todos usam o meu (principalmente pelo tempo de resposta e precisão).

Na banda de rock progressivo Expressão o guitarrista usa o afinador da pedaleira Boss ME-8 e as afinações sempre foram precisas com o Korg.

Fiz um suporte de madeira e ligo o afinador na saida de afinação do cabeçote GK do set de palco. Fica difícil de ver de longe, mas a precisão é muito boa.

Skema
Veterano
# abr/04
· votar


eu uso um Korg q afina no tom q vc quiser, serve pra baixo e guitarra (violão e tb mais uma porrada de instru).
Paguei R$70 mas há uns 2 anos atrás...
Modelo: Korg GA-30
Eu e o baixista rachamos esse afinador, então ficou baratinho...

Ice Bergh
Veterano
# abr/04
· votar


Precisa de afinador?
tipow, eu nun uso afinador, uso só qndo vo dexar 1 afinação diferente
em
D
A
F
C
G
D
ai eu uso afinador, + pra afinação "standard"
E
B
G
D
A
E

não precisa heim?:
pra q?

GrungeMan
Veterano
# abr/04
· votar


poo... 80 reais em um afinador é mto caro !.. prefiro comprar um diapasão de sopro por 18 reais... e afinar certinho com o ouvido ...
melhor neh !?

Bug
Veterano
# abr/04
· votar


Expressão,Skema
Valeu!
[]s

Expressão
Veterano
# abr/04
· votar


Vou tentar explicar por que uso afinador:
Quando comecei a tocar nos anos 70 a gente afinava cordas à partir do lá do teclado ou do diapasão. Eu me achava um ótimo afinador, rápido e vários colegas músicos até pediam para eu afinar seu violões e guitarras.
Dai voltei a tocar em 2002 (com afinador) e sempre me achando um cara de ouvido absoluto.
Eu já fui a vários shows e sempre percebi no ato se a guita estava ou não desafinada (inclusive muita gente boa).
Só tinha um detalhe: após afinar uma a uma as cordas à partir da 5º (lá), sempre percebia que a mi prima (1º) ficava mais baixa que o mi bordão (6º).
Um dia descobri o mistério: Após afinar o lá de meu baixo, com o meu teclado, ví pelo afinador que existia uma diferença de 5 hertz para o grave. Afinando as cordas de uma guita, portanto, o mi prima poderia ficar até 25 hertz mais grave

Expressão
Veterano
# abr/04
· votar


Ou seja. Para meus ouvidos, acho sons de freqüencias até 5 hertz iguais.

Em concertos de violão clássico é comum os violinistas reafinarem seus violões após cada música. Eu não percebo que o violão vai desafinando ao longo da música. Só conseguiria perceber após umas 3 ou 4 músicas, por exemplo, essa desafinação.

Mas tem muita gente ai tocando desafinadamente por ai e não percebendo...

GrungeMan
Veterano
# abr/04
· votar


Expressão
mas esses 5 hertz nao vao fazer diferença notavel neh .. ?

LeandroP
Moderador
# abr/04
· votar


GrungeMan

É bom usar quando for se apresentar, pra não irritar os outros com aquele "tum dem tum dem". E se a sua guita estiver regulada, ele deixa a afinação certinha.

Uma coisa é certa, tem muita gente que tem um ouvido absoluto e percebem várias freqüências. Eu não sei até quantos hertz a pessoa pode ouvir, mas que percebem tudo é verdade!

Expressão
Veterano
# abr/04
· votar


GrungeMan
Então 5 hertz eu não percebo com meu ouvido atual (tenho 44 anos) e a audição piora com a idade, mas 25 Hertz eu percebo e muito. Portanto a afinação de uma guita ou violão precisa de uns ajustes que faço meio no sentimento em acordes (e portanto ja estou sabendo que a afinação de ouvido não ficou legal).
Já escutei vários discos e percebi cordas desafinadas...

Persan
Veterano
# abr/04
· votar


Expressão: mas diz aí a sua opinião..., o afinador deixa, de fato, afinada o instrumento (agradável ao ouvido sem aquela mizinha desentoando...p.exemplo)???
Vc disse que as vezes percebe discos desafinados, mas também há aqueles violões super afinados, a gente nao percebe mentir nada de cima a baixo. Eu chegaria nessa afinação perfeita com o afinador ou sempre me exige um acerto de ouvido???

Tô perguntando tudo isso pq nunca usei afinador e tô pensando em comprar um, p.ex. esse TU12 da Boss.

Abraço!

crowley666
Veterano
# abr/04
· votar


meu professor chega perto do ouvido absoluto, pra mim a guitar tava finada, daí ele falo "abaixa um poco" dai eu nem mexi o dedo direito e ele disse "já foi demais", coisa de loco

Persan
Veterano
# abr/04
· votar


crowley666: da próxima vez vc só faz que mexeu e vê o que ele fala...rs.

Vern
Veterano
# abr/04
· votar


Vai de TU-12 da BOSS.

Expressão
Veterano
# mai/04
· votar


Persan
Sim, com afinador bom não tem erro. Para guita esse da Boss que o Vern falou é dos melhores.

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


Persan

Sim, com afinador bom não tem erro. Para guita esse da Boss que o Vern falou é dos melhores.


Mas a sua guita deve estar regulada, senão o afinador "mente". Isso já conteceu comigo, só depois fui perceber que a minha ponte (floy rose) estava desregulada. Depois que arrumei ela o afinador passou a ser mais sincero comigo he he he

Dark Avenger
Veterano
# mai/04
· votar


Eu afino pelo telefone....o sinal de linha eh A.

Ice Bergh
Veterano
# mai/04
· votar


Eu afino pelo telefone....o sinal de linha eh A.

esse foi o pior ehehehe
+ eh 1 bom modo de afinar a guita eheh

Gui
Veterano
# mai/04
· votar


eu afino d ouvido...nos hrmonicos...e minha guita e meu bass sempre sinto desafinar a cada musica...por isso e msm regulo minhas oitavas geralmente...pq tem luthier cabeçudo q faz serviço porco...

Jean
Veterano
# mai/04
· votar


Po acho q vou até vender meu afinador,nem uso,eu afino tudo de ouvido e o afinador virou imprestavel.

i am
Veterano
# mai/04
· votar


O afinador nao ouve a nota entoada, ele trabalha em cima da faixa de frequencia da nota emitida, portanto ele te da uma afinacao precisa.

GrungeMan
Veterano
# mai/04
· votar


Dark Avenger
Eu afino pelo telefone....o sinal de linha eh A.
o sinal do meu eu acho que nao é A naum...

LeandroP
Moderador
# mai/04
· votar


GrungeMan

pode ser... o padrão é 440hertz... mas pode mudar sim.

Eu já afinei muito, mas hoje em dia tem uns toques personalizados e outras coisas que mudam de aparelho pra aparelho.

Eu escuto uma música qe já saiba tocar e verifico por elas... é até bom pra dar uma turbinada nas orelhas he he he

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual afinador usar ?