ESCALAS : O TÓPICO DEFINITIVO

Autor Mensagem
luquinhas12
Veterano
# abr/10
· votar


LeondelFefon

intervalos acho que são:a distancia entre uma nota e outra,sendo que no braço do violao,tem os acidentes na nota Si pra Dó e Mi pra Fá,em que são semitons e nao tons

ex:C D E F G A B C
T T St T T St T

assim?

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/10
· votar


luquinhas12
Sim, mas não é só isso, os intervalos tem nomes, isso é dificil, tem que estudar cara, vai num tópico aqui do FCC que você acha.

luquinhas12
Veterano
# abr/10
· votar


LeondelFefon

valew vou lá estudar depois se tiver alguma duvida posto aqui valew?

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/10
· votar


luquinhas12
Blz, se tiver msn fica melhor, tem MSN?

luquinhas12
Veterano
# abr/10
· votar


pode passar aqui?

lucas_drock@hotmail.com

adrianno54
Veterano
# jun/10
· votar


Olá!
Desculpem reviver o tópico, mas achei que seria melhor postar aqui do que fazer um novo.
Faz um tempo que comecei a querer entender o porquê dos solos de algumas músicas que sei tocar, e devido a isso eu comecei a aprender várias escalas e a tentar encaixar esses solos em alguma escala.
Resumindo, aprendi na guitarra Summer do Vivaldi, e tentando entender as descidas de escala que ele faz lá, percebi que ele faz o seguinte:

-----------------------------------
-----------------------------------
-7-5-3---------------------------
---------7-5-4-------------------
-----------------7-5-3-----------
-------------------------6-5-3---

E nessa parte tentai encaixar na escala menor harmônica mas uma nota fica fora dela, será que estou tocando errado e é na escala harmônica menor mesmo ou é outro tipo de escala que eu não conheço?
Mas mesmo depois disso, ele usa outra escala completamente diferente. Quando ele faz o seguinte:

--------------------------------------
----8-6-4---------------------------
------------7-5-3-------------------
--------------------7-5-3-----------
----------------------------6-5-3---
--------------------------------------
e depois disso ainda usa jônio de lá#

Aí vem minha dúvida:
Como ele usa escalas completamente diferentes em em uma mesma música e soa maravilhoso?
Tem algum método para se usar escalas diferentes em uma mesma música e ficar dentro do tom como ele fez, mudando bastantes notas?
Valeu galera!!!!
Abraço.

LeandroP
Moderador
# jun/10 · Editado por: LeandroP
· votar


adrianno54
E nessa parte tentai encaixar na escala menor harmônica mas uma nota fica fora dela, será que estou tocando errado e é na escala harmônica menor mesmo ou é outro tipo de escala que eu não conheço?

Você chegou muito perto mesmo. Encontrou uma escala menor harmônica que tem a seguinte formação em intervalos: T, 2, b3, 4, 5, b6 e 7M. O intervalo que diferencia a escala que você postou é o de sexta. Enquanto a escala menor harmônica possui um intervalo de sexta menor (b6 = 4 tons), a escala menor melódica possui o intervalo de sexta maior (6 = 4,5 tons). A escala menor que você postou é a menor melódica - Sol menor melódica --> G, A, Bb, C, D, E, F# (T, 2, b3, 4, 5, 6, 7M)

Tem algum método para se usar escalas diferentes em uma mesma música e ficar dentro do tom como ele fez, mudando bastantes notas?

O macete é estudar harmonia pra compreender a origem de cada acorde/escala, o tipo ou os tipos de escalas que podem ser utilizadas em certas melodias, encadeamentos de acordes, o contexto harmônico em geral (Mas pra isso é importante dominar os intervalos e suas classificações).

adrianno54
Veterano
# jun/10
· votar


A sim, me esqueci dessa variação da escala melódica.
Obrigado cara.
Mas, tem uma coisa que ainda não entendo, que é
[/i]T, 2, b3, 4, 5, 6, 7M[i]
isso significa tônica, segunda, terça bemol, quarta, quinta, sexta e sétima maior?
e esse "M" poderia sei "m"?

ClaytonKPR
Veterano
# out/10
· votar


Fala galerinha do bem mas com pensamentos do mal, blz?

Sou novo na guitarra e queria saber quais as primeiras escalas eu tenho que estudar para ja começar a aprender a improvisar solos, riffs etc. Gostaria que me dissessem tbm o q eu tenho de estudar junto a escala para me dar bem, intervalos, campo harmonico, oq?

Agradeço desde ja.
Abç.

Black Horse Guitar
Veterano
# out/10
· votar


ClaytonKPR

Olá, bom, geralmente eu diria o que todos dizem por aqui, use a busca mas como você já usou a busca, então sobra, leia o tópico, é exatamente esse o tópico "o cara"!

É extenso esse tópico? É, mas vale apena, só ignorar os comentários que não tem a ver com o assunto

Boa leitura

ClaytonKPR
Veterano
# out/10
· votar


Pessoal me passem o desenho da escala Maior de C, D, E, F, G, A e B.
É dificil procurar no topico, tem muitos posts. Eu olhei varias pags mas nao encontrei, por favor me ajudem.

Agradeço desde ja.

ClaytonKPR
Veterano
# out/10
· votar


Black Horse Guitar

Obrg. Mas o q vc me sugere a estudar junto as escalas para começar a aprender a improvisar solos e riffs?
Abç.

Carregando
Veterano
# out/10
· votar


Mas o q vc me sugere a estudar junto as escalas para começar a aprender a improvisar solos e riffs?


tire musicas, sabendo em que escalas estão.

Black Horse Guitar
Veterano
# out/10 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


ClaytonKPR

Usa a dica que o Carregando falou, e compara como o guitarrista usou os solos sobre os acordes das bases, quando tiverem bases com outra guitarra

Além de escalas é bom você saber pelo menos o básico sobre harmonia, por exemplo você pode usar a escala do tom da música pra solo como pode fazer solo com escalas sobre acordes, por exemplo acordes das bases E C D C E, você pode usar escalas individuais por acordes ou escala de E sobre todos os acordes
Esses exemplos que citei como base considerando power chords numa música em Em
É bom você criar licks, patterns, etc que goste e usar como um "gancho" na hora de improvisar, em solos tem muitas coisas que podem ser usadas, desde escalas pentatônicas, escalas dos modos maiores e menores, modos gregos (maior e menor fazem parte dos modos gregos), arpejos, escalas na horizontal, diagonal (mantendo um certo padrão, exemplo, o mesmo desenho das cordas 6 e 5 você faz avançando algumas casas fazendo nas casas 4 e 3 e depois nas casas 2 e 1), entre outras coisas

Depois de memorizadas as escalas, arpejos, etc é fundamental você "brincar" de fazer solo, unir uma escala com outra, escala inteira ou partes das escalas, iventando licks, patterns, etc, sobe e desce nas cordas, mantém na mesma corda fazendo escala horizontal, etc

Em outras palavras usa a sua criatividade.

Nesses casos são muito interessantes revistas como Guitar Player, Cover Guitarra entre outras, que mostram solos de músicas e analisam como foram feitos

Abraços

adrianno54
Veterano
# out/10
· votar


Galera, alguém ai saberia me explicar como soa bem uma parte do solo da musica do Megadeath Hangar 18, sendo que a base fica alternando em D e A#, e o solo é na escala de G menor + 7°elevado(harmonica?!) + 4°elevado(nota blues?!)
Desde já agradeço
Flw

adrianno54
Veterano
# out/10
· votar


up.

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


adrianno54

Essa escla que tu descreveu é a G Hungara menor, também conhecida por escala cigana, que eu uso muito!

T 2 3m 4# 5 6m 7Maj

Se tu montar o campo harmonico dele em G, fica assim:


Gm7Maj - A(5b)7- Bb(5#)7Maj - Cm7 - D7 - Eb7maj - F#m(13) ou (13b) (no 7)

é um campo bem estranho, com várias peculiaridades que não vou falar aqui porque demanda muito tempo, mas para responder a tua pergunta, olha quem aparece:

D7 e Bb(5#)7Maj

Ignorando a quinta do Bb e tocando triades, temos D e Bb.

Respondido?

Tomara que role um "Valeu De Ros"...

adrianno54
Veterano
# out/10
· votar


Muito Obrigado DE ROS!
VALEU MESMO =]

adrianno54
Veterano
# out/10
· votar


Só mais uma coisa '-'
Na musica lá ele usa essa Hungara+Menor natural, ao meu ver
Nesse caso, pode usar a base de uma escala Hungara normalmente, mesmo usando os graus elevados?

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


adrianno54

De nada, hehehe!

Mas não entendi a tua segunda pergunta. A escala hungara é a escala menor com a quarta e a setima elevadas meio tom.

adrianno54
Veterano
# out/10
· votar


Tipo isso ele pego uma escala menor e adicionou o 4°# e 7°#
ai usou escala de G, e base D e A#

adrianno54
Veterano
# out/10
· votar


Ele pode fazer uma base só com D e A# e tocar escala hungara de G umas horas e depois pegar notas da Natural de G dentro do mesmo solo e da mesma base?

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


adrianno54

Pode. As vezes vão aparecer uns pequenos choques, mas se forem notas de passagem ao invés de repouso, poucos ouvidos irão perceber.

adrianno54
Veterano
# out/10
· votar


A sim saquei agora, uma vez um amigo meu mesmo disse que dava pra pegar notas fora da escala se fossem só de passagem
Ajudou muito cara =]
Valeu!!!
Até mais!

Germanolo
Veterano
# nov/10
· votar


Eu teria uma duvida:
Oq quer dizer quando as pessoas falam sobre Terça maior, quinta justa, isso ai que não entendo.
Eu sei sobre intervalos, tipo, que entre C e D tem 1 Tom, o B é 1 semitom, entre B e C tem apenas 1 semitom, mas eu queria saber, O que significa essas coisas de terça maior, quinta e bla bla e oitavas?

Valeu.

LeandroP
Moderador
# nov/10
· votar


Germanolo

Dê uma lida nesta postagem:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/155325/#4184934

Germanolo
Veterano
# nov/10
· votar


valeu

Matheus Vengeance
Veterano
# jan/11
· votar


up basico pra ajudar a galera me ajudou muito esse tpc curti as escalas exoticas

Prof. Grosélio
Veterano
# jan/11
· votar


Eu acho que esse tópico tem que ser o permanente sobre escalas. Com isso evitaria tanta "babozeira" principalmente no tópico de violão. E vai ser muito mais fácil encontrar qualquer coisa sobre escalas.

knvb
Veterano
# fev/11
· votar


up

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ESCALAS : O TÓPICO DEFINITIVO