ESCALAS : O TÓPICO DEFINITIVO

Autor Mensagem
Alberto Felipe
Veterano
# mar/05
· votar


LeandroPanucci

Valeu meu amigo, que Deus te ilumine ....

SaraHilsen
Veterano
# abr/05
· votar


bem sobre a escala gypsy eu jah ouvi falar q existem 3 tipos


gypsy7
t-2m-3M-4j-5j-6m-7m

gypsy7+
t-2m-3M-4j-5j-6m-7+

gypsym7+
t-2m-3m-4j-5j-6m-7+

foi assim q eu jah vi ,apesar de nao saber se esta certa e de nunca te-la usado.

joel xavier
Veterano
# mai/05
· votar


me mande um email com apostilas de escalas por favor!
jxp.xavier@ig.com.br

cidbacam
Veterano
# jun/05
· votar


Daí Caras,

Bom, não quero complicar, mas me batí muito até entender como usar as escalas em improviso numa base. Não encontrei uma regra clara de como usar as escalas. Somente conseguí aplicar as escalas da seguinte forma. Criei e gravei uma base no violão com 3 acordes. C, Am, G . Começei com uma escala de C (maior) improvisando aleatoriamente pela escala (em C) passando pelos 3 acordes. Ficou legal, mas algumas notas pareciam fora do tom, notei que ficava melhor deixar soar mais a Tonica (no caso C) e passar rapidamente pelas demais notas. Tornei isso uma regra (pra mim) e decorei mais alguns shapes (desenho) da escala maior para ter mais opções.

Depois na mesma base quando o playback estava tocando o C apliquei uma escala de C, quando o tom mudou para Am, apliquei uma escala em Am, quando o foi para o G apliquei a escala de G. Funcionou! mas a tonica deve sempre estar em destaque. Depois começei a decorar "licks" de outros guitarristas e apliquei estes licks sobre a mesma harmonia. Funcionou. Percebí que alguns destes licks não coincidiam com as notas da escala, mas funcionavam, descobri que foram feitos sobre escalas pentatonicas, egipcias, napolitanas e modos doricos... etc... mas só funcionavam se as notas fossem digitadas na sequencia, qualquer mudança na ordem das notas dos licks o solo saia do tom. Ainda não entendo exatamente o porque, sei que está ligado com o "campo Harmônico", e este estou estudando no momento.

O que quero dizer com tudo isso é que a teoria é importânte, mas o mais importânte é prestar atenção na harmonia e "imaginar" o solo antes de tocar, fica bem mais legal. As escalas, as digitações (shapes) e licks são fundamentais para fazer um solo legal e mesmo para tirar os solos das musicas. Outro ponto importante é o treino. Treinar os dedos para poder tocar "rápido" e "limpo", uma vez que hoje a maioria das músicas tem solos extremamente rápidos. Voce pode criar seus próprios exercícios a partir de shapes. Exercícios usando a escala cromática, na sequencia da escala, alternando os dedos ex.: dedo 1-2-3-4, dedo 1-2, 1-3, 1-4, 2-3, 2-4, 3-4 (este é porrada) em todas as cordas, alternando cordas na 6ª corda pulando para a 1ª corda, depois para a 3ª e assim por diante. Dá pra ficar semanas só brincando com o cromatismo. Um metronomo ajuda bastante no desenvolvimento da velocidade.

Estou aprendendo muito com as video-aulas do Kiko Loureiro. Vale a pena.

sinpronet
Veterano
# jun/05
· votar


rpzzzzzzz como faço pra usar essas escalass!!!!por exemplo a escala maior!!!pra sabver que local do braço vamos usa-la, é o tom da musica q vai dizer ou por explo vc ta tocando uma musica normalmente ai chega ne uma parte que tem um sol maior ai vc chega e bate nas casas indicadas pela escala maior no traste do sol?????

Macaco_Guitarrista
Veterano
# jun/05
· votar


vai no guitar pro em
ferramentas>escalas
lá tem dezenas de escalas diferentes em todos os tons e com todas as digitações do braço

ateobaldo
Veterano
# jul/05
· votar


alguém me poderia passar a fórmula da escala diminuta?
é q eu nao acho em lugar nenhum.
valeu

heathcliff
Veterano
# jul/05
· votar


ateobaldo
usa a busca, teve um topico sobre escalas diminutas aí que o cara me explicou a fórmula...

jackson_lafite
Veterano
# set/05
· votar


D+++++++++++
esse topico.
to aprendendo muito sobre as escalas.
mas eu tenho uma duvida
Qual a escala que a maioria dos musicos usam para fazer suas musicas?
caso alguem queira conversa comigo ae vai meu e-mail jackson_lafite@hotmail.com

rickydraus
Veterano
# jan/06
· votar


que topico bacana!!!!adorei

lorotempest
Veterano
# jan/06
· votar


pentatonica 3 notas por corda

ex: Am7


e---------------------------------5-8-10-------------------
B---------------------------5-8-10-------------------------
G---------------------5-7-9-------------------------------
D--------------5-7-10--------------------------------------
A--------5-7-10--------------------------------------------
E--5-8-10--------------------------------------------------



e-------------------------------------8-10-12---------------
B------------------------------8-10-13----------------------
G------------------------7-9-12----------------------------
D-----------------7-10-12-----------------------------------
A----------7-10-12------------------------------------------
E---8-10-12-------------------------------------------------



e------------------------------------------10-12-15----------
B----------------------------------10-13-15------------------
G---------------------------9-12-14-------------------------
D-------------------10-12-14---------------------------------
A-----------10-12-15-----------------------------------------
E---10-12-15-------------------------------------------------



e-------------------------------------------12-15-17---------
B-----------------------------------13-15-17-----------------
G---------------------------12-14-17-------------------------
D-------------------12-14-17---------------------------------
A-----------12-15-17-----------------------------------------
E---12-15-17-------------------------------------------------



e--------------------------------------------15-17-20--------
B-----------------------------------15-17-20-----------------
G---------------------------14-17-19-------------------------
D-------------------14-17-19---------------------------------
A-----------15-17-19-----------------------------------------
E---15-17-20-------------------------------------------------


lorotempest
Veterano
# jan/06
· votar


up

Diego Volpato Finato
Veterano
# jul/06
· votar


Ja q este topico ta queimando...la vai minha pergunta:
tem como cria acordes com os modos?
tipo triades, tetrades?
e alguem de um exemplo claro de como converto uma escala maior em algum exemplo de modos...flw so isso!!!

RafaMalon
Veterano
# nov/06
· votar


DESENHO DA ESCALA
Pessoal, onde arrumo o desenho da ESCALA e PENTA MENOR ou ESCALA MAIOR HARMONICA estilo este:
http://br.geocities.com/rafamalon_arquivos/pentatonica_maior.jpg

Mas não contando como exemplos, tipo:

"Escala pelo exemplo sol, la, etc"

Mas sim onde encontra-se os DEDOS, para poder tocar em qualquer TOM
ou seja, como o desenho mostra!

Penta_Blues
Moderador
# nov/06
· votar


Boa noite!!!

RafaMalon
Cara, o que vc está querendo é decorar o "shape" e isso, na minha opinião não é o caminho ideal. Vc deve se acostumar com os intervalos da escala e não seu desenho, porque o mesmo desenho pode pertencer a escalas diferentes...
Valeu!!!

RafaMalon
Veterano
# nov/06
· votar


Hum, entendi...
Devo decorar então os modos pertencentes a determinada escala ?

Penta_Blues
Moderador
# nov/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


RafaMalon
Devo decorar então os modos pertencentes a determinada escala ?
Cara, isso vai depender do método de ensino do seu professor ou de que fonte vc buscar o conhecimento.
Na minha opinião vc deve conhecer as Escalas Maior e Menor. Feito isso acostume seus ouvidos aos intervalos de cada uma, o som que elas produzem, pois justamente estes intervalos é que caracterizam cada escala.
Aprenda como os Modos derivam da Escala Maior e que intervalo caracteriza cada um deles, assim vc não decora tanta escala mas será capaz de construir uma a partir de outra que vc conheça.
Por último, passe a conhecer escalas exóticas, mas sem a necessidade de decorar. Basta experimentar a sonoridade de cada uma.
Busque conhecer o emprego de cada escala nos vários gêneros musicais e, de vez em quando, experimente algo diferente. De repente vc acaba inovando com suas descobertas...
Valeu!!!

Atum Bluesman
Veterano
# nov/06
· votar


http://www.4shared.com/file/6508002/334fd26d/Modos_Gregos.html

Os modos gregos em todas as tonalidades, os shapes ficaram estranhos especialmente lá para o fim o negócio é pegar os shapes da tonalidade de C e só mudar o lugar do braço. Mas as notas estão certas, os acordes relatives e os intervalos que estão escritos em cima da pauta.

geoito
Veterano
# jan/07
· votar


ajudou mt galera ;D
to na batalha pra aprender escala sozinho...batalha realmente
askopgaskpasg

vlw mesmo axo que finalmente to preogredindo ;D

wilson mayers
Veterano
# jan/08
· votar


alguem me ajuda!!!! eu queria saber como eu faço para aplicar a escala, por exmplo. A D E eu tenho estas notas como base qual escala usar, existe uma forma tecnica para saber????

Penta_Blues
Moderador
# jan/08
· votar


Bom dia!!!

wilson mayers
Existe sim uma lógica para se aplicar uma Escala, mas vou te adiantar algumas coisas:
1 - Existe um tópico muito legal sobre aplicação de Escalas, portanto, sugiro que use a BUSCA
2 - Notas não são base. Vc deve se orientar pelo Tom em que a música se encontra e pelo Acorde sobre o qual vc pretende improvisar.
3 - Os melhores guias para uma improvisação são a inspiração e seus ouvidos, mais até do que a "forma técnica" de se aplicar Escalas, pois Música não tem, e se tivesse transcenderia, formas.
Valeu!!!

luquinhas12
Veterano
# abr/10
· votar


colega penta blues,pelo que vi este topico fala dos desenhos e escalas ó e no da formação,as regras,sobre qual nota tirar da escala p/ formar um outra,etc...

Penta_Blues
Moderador
# abr/10
· votar


Boa tarde!!!

luquinhas12
Cara, vc já leu todos os 500 posts deste tópico?!
E os posts dos outros 59 tópicos listados no resultado da BUSCA?
Se não deu certo, digitar escala ao invés de escalas te dará mais outros 60 resultados.
Se ainda assim vc não achar a resposta, deixe sua pergunta aqui. Com certeza alguém responderá e este tópico ficará mais completo.
Valeu!!!

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/10
· votar


luquinhas12
Montagem da Penta Maior:

I II III IV V VI
1 1 1,5 1 1,5

Montagem da Penta Menor:

I II III IV V VI
1,5 1 1 1,5 1

Tá tudo no tópico, é só procurar que acha. Desenhos das escalas você acha na internet facil facil, acho que tem no tópico, não procurei mas deve ter um monte, regras e fomação ta tudo em cima. Aqui, tem mais sobre a formação de outras escalas mas peguei as das pentas pra esclarecer. Não entendi essa pergunta: sobre qual nota tirar da escala p/ formar um outra.

E outra, pra começar a mecher em escalas tem que saber muito sobre intervalos. Já estudou sobre intervalos?

luquinhas12
Veterano
# abr/10
· votar


LeondelFefon

intervalos?hmm

tem os da escal maior,e da menor,só esses não é?

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/10
· votar


luquinhas12
Tu não sabe nem o que tem que aprender? Procure e estude intervalos. Depois, estude formação de acordes, depois campo harmonico, ai você pode começar a estudar escalas. Faz isso, na teoria pra você entender as coisas tem que seguir a ordem.

luquinhas12
Veterano
# abr/10
· votar


LeondelFefon

esse numeros 1 e 1,5 que tu colocou é o que?os intervalos/um tom e tom e meio?

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/10
· votar


luquinhas12
São os tons. Me recuso a falar sobre intervalos porque se eu falar um pouco talvez você ache que já sabe intervalos, procura que tem um tópico otimo aqui.

renanozzy
Veterano
# abr/10
· votar


Penta_Blues
Cara, vc já leu todos os 500 posts deste tópico?!

É uma piada neh?!??!

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/10
· votar


renanozzy
Não, era pra ele procurar o que queria.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ESCALAS : O TÓPICO DEFINITIVO