ESCALAS : O TÓPICO DEFINITIVO

Autor Mensagem
jskalibur
Veterano
# fev/05
· votar


Dando continuidade, a maior margem de interpretações erradas se dá quando o assunto é "empréstimo modal", o que é bom esclarecer que não tem nada a ver com o assunto dos modos gregos.
Na música tonal existe dois efeítos de classificação : tonalidade maior e menor. Quando ocorre um empréstimo modal significa que uma harmonia estando em campo harmônico maior há um aparecimento de um acorde menor do campo harmônico menor. Vou exeplificar:

Imagine uma progressão em dó maior:
ll: C7M l Am7 l F7M l Fm7 l Em7 l Am7 l Dm7 l G7 :ll

Todos os acordes pertecem a Campo Harmônico de Dó maior exceto Fm7.
Um erro muito frequente é achar que quando vai para Fm7 a escala a ser tocada e Fá menor. Não podemos esquecer que Fm7 é um acorde de empréstimo modal e portanto é considerado IV grau menor da tonalidade de Dó menor. Dessa forma a escal para improvisar quando apareceer esse acorde é de Dó menor, ou Fá dórico.

Dica: para ser considerado um empréstimo modal, é preciso que a troca de modo se dê num de forma passageira, onde sempre retornamos a tonalidade inicial após uma ligeira passagem por um dos dois acordes que não eram do campo harmônico inicial. Se ficarmos por muito mais tempo, ou até mesmo, definitivamente em uma nova tonalidade, vamos caracterizar um "MODULAÇÃO".

jskalibur
Veterano
# fev/05
· votar


Respondendo algumas perguntas:

Aplicação das escalas e algumas substituições:

--Cadência V7, I
Ex: G7, C7M. A finalidade é substituir o G7.
Substuições:
-G mixolídio (óbvio). C.H. de C Maior
-G mixo 6b,9b. C.H. de C Menor Harmônico
-G mixo 9b, 9#.C.H de F Menor Melódico
-G Domdim (9b,9#,4#/11#), escala diminuta Bo, Do, Fo, Abo.
-G Hexafônica (4#/11#, 5#)
-G alterado ou super lócrio (9b, 9, 4#/11#/5b, 5#/6b) do C. H. de Ab Menor Melódica

Obs: as notas/intervalos ao lado ou entr parêntesis são as tensões não diatônicas pela substituição indicada.

--Cadência V7, Im7
Ex: G7, Cm7, substituir o G7
Substituições:
-G mixo 6b,9b. C.H. de C Menor Harmônico
-G alterado ou super lócrio (9b, 9, 4#/11#/5b, 5#/6b) do C. H. de Ab Menor Melódica
-G Hexafônica (4#/11#, 5#)
-G Domdim (9b,9#,4#/11#)


MODAL VAMPS: substituições p/ harmonias estáticas

substuições p/ C7M + VAMP
-C jônio(óbvio) do C.H. de C Maior
-C lídio do CH. de G Maior
-C lídio 5# C.H. de A menor melódica
-C lídio 9# C.H. de E menor Harmônica

substituições p/ Cm7
-C dórico C.H. de Bb maior
-C eólio do C.H. de Eb maior
-C frígio do C.H. de Ab maior
-C blue note, penta blues (T 3b 4 4# 5 7)
-C eólio 7+ do C.H. de C menor harmônico
-C dórico 7+ do C.H. de C menor melódica
-C Lócrio 9 do C.H. de Eb menor melódica
-C diminuto

substituições p/ C7
-C mixolídio(óbvio) C.H. de F maior
-C mixo4# do C.H. de G menor melódica
-C blue note, penta blues (T 3b 4 4# 5 7)
-C Hexafônica (4#/11#, 5#)
-C Lócrio 9 do C.H. de Eb menor melódica

Qualquer dúvida perguntem!

eduardolagares
Veterano
# mar/05
· votar


Ai Galera Blz! To Precisando De uma Escala Bem legal Pra manda um Solo nesta Sequencia
Bm G A A e Nesta aqui G D A Se alguem puder me ajudar Valew!!!!!!!!!
[/b][b]

deathmeister
Veterano
# mar/05 · Editado por: deathmeister
· votar


eduardolagares

Ai Galera Blz! To Precisando De uma Escala Bem legal Pra manda um Solo nesta Sequencia
Bm G A A e Nesta aqui G D A Se alguem puder me ajudar Valew!!!!!!!!!
[/b][b]


Na GDA.

A jônio
G lídio
E dórico

jskalibur
Veterano
# mar/05
· votar


eduardolagares

Para a sequência ll: Bm l G l A l % :ll, eu aconselharia vc usar a escala de si menor natural (eólio) ou sua relativa maior, ré maior (Jônio) , vai soar tonal mas se souber usar a criatividade ter bons resultados. Outras opções: Penta m7 de Bm, penta maior D. Essa progressão é nada mais nada menos que o VI, IV e V grau do campo harmônico de ré maior. Se vc imaginar que o VI(Bm) é relativo do I(Ré), vc pode considerar essa progressão I,IV,V, lei os tópicos acima sobre a como improvisar nesta progressão, blz? Quanto a progressão G,D,A, ainda continua no campo de ré maior mas eu sugiro que vc pense A mixolídio V grau do C.H. de ré maior. Outras opções: penta maior e penta maior 7 em A, penta blues em A, tríades de G,D e A, etc... veja a penta maior 7 como ex.:A

e---------------------5-9--------------------------------
B-----------------5-8------------------------------------
G-------------6-7----------------------------------------
D---------5-7--------------------------------------------
A-----5-7------------------------------------------------
E-5-9----------------------------------------------------

Sérgio Iommi
Veterano
# mar/05
· votar


Minha Escala que Treino Velocidade

e------------------1-3-5-7--1----------5---------------
B-----------------0-2-4-6----1--------4-4--------------
G---------1-3-5-7--------------2-----3---1-------------
D--------0-2-4-6-8--------------0---0-----2------------
A-2-4-6-8------------------------2-3-------3-----------
E1-3-5-7--------------------------3---------4h5p3p0----


Hyllop
Veterano
# mar/05
· votar


Gostei dessa aee
e------------------1-3-5-7--1----------5---------------
B-----------------0-2-4-6----1--------4-4--------------
G---------1-3-5-7--------------2-----3---1-------------
D--------0-2-4-6-8--------------0---0-----2------------
A-2-4-6-8------------------------2-3-------3-----------
E1-3-5-7--------------------------3---------4h5p3p0----

eduardolagares
Veterano
# mar/05
· votar


ae deathmeister e jskalibur Valew em caras.

Vou da uma trabalhadas nestas escalas .



Valew!!!!!!!!!

Agente Smith
Veterano
# mar/05
· votar


Hyllop ae valeu. os caras tào dando um trato no topico desde q eu fiquei um tempo fora. Legalz!!!!

Gato Secco
Veterano
# mar/05
· votar


Pessoal, infelizmente eu não consigo acompanhar muito o fórum então se já tiver uma resposta para a minha dúvida por favor mandem o link.

Na escala maior por exemplo, como eu tenho que usar os modos maiores ou menores, eu tenho que usar a formula do modo escolhido em todo o braço, certo?

Se sim, agluém teria o desenho dos modos individualizados em seus sete tons?

AngraMelo
Veterano
# mar/05
· votar


gente................ta errada essa pentatonica maior..............onde ja c viu penta maior com 3m???????????????? deus!!!!!! que loucura.............eh que nem falar que G diminuto tem como quinta o D, em vez do Db!!!!!!!!!!! aff galera

AngraMelo
Veterano
# mar/05
· votar


cara.............eh soh pensar assim................
vamos usar o G....................
aqui esta o campo harmonico maior...........
G jonio: G A B C D E F#
A dorico A B C D E F# G
B frigio B C D E F# G A
C lidio C D E F# G A B
D mixolidio D E F# G A B C
E eolio (relativo menor) E F# G A B C D
F# locrio F# G A B C D E

ai teremos o modo jonio começando na casa tres do E grave e sendo desenvolvido ateh a casa 8 da E aguda
o modo dorico começando pela casa 5 e se desenvolvendo ateh a 10 da E aguda..........e assim por diante pense que voce tera que alcançar o proximo intervalo sem abrir uma distancia no maximo de 1 casa entre uma nota e outra.......e que cada corda devera ter tres notas, pensando desta maneira vc conseguira sozinho montar os desenhos do campo harmonico maior sem dificuldades!!!! boa sorte e bom estudo!!!

Gato Secco
Veterano
# mar/05
· votar


Eu entendi e conheço o desenho da escala maior nos sete modos. Mas a minha dúvida é a seguinte:
- Cada modo, lócrio, frígio..... não dá a possibilidade de sete novos desenhos seguindo a sua fórmula de intervalos?
Estes sete desenhos que são possíveis seguindo a orientação acima não seria derivado da fórmula do modo jônio?

AngraMelo
Veterano
# mar/05
· votar


naum cara.........preste atençao........usemos B frigio como no exemplo anterior,
B frigio B C D E F# G
se passarmos o B para depois do G ja teremos C lidio! C lidio C D E F# G A B!!!
tente se expressar melhor na pergunta, me desculpe se ela naum foi respondida.
abraços

AngraMelo
Veterano
# mar/05 · Editado por: AngraMelo
· votar


todos os modos sao derivados deles mesmos....... por exemplo, D mixolidio D E F# G A B eh derivado de C lidio C D E F# G A B assim como A dorico A B C D E F# G eh derivado de G jonio: G A B C D E F#
entende...os modos nada mais sao do que começar a escala por outra nota dela mesma.

AngraMelo
Veterano
# mar/05
· votar


qualquer coisa me mande um e-mail com suas duvidas........
caracolhes@yahoo.com.br

rafaelp
Veterano
# mar/05
· votar


Eu so meio leigo na guitarra, sei que a escala maior é formada por tônica, 2º m, 3º m, 4º j, 5º j, 6º m, 7º m, 8º j. Queria saber como fikaria a escala maior com relação ao CAGED. Mandem exemplos ae tbm. vlw.

rafaelp
Veterano
# mar/05
· votar


Me ajudem ae!! colokem o desenho da escala maior com relação ao CAGED de C até B. Preciso muito disso!! VLWW

jskalibur
Veterano
# mar/05
· votar


rafaelp, aí vai a escala maior de C no sitema 5 ou CAGED.

modelo de C ou shape de dó
e-0---------------------0-1-3---------------------------
B-1---------------0-1-3---------------------------------
G-0-----------0-2---------------------------------------
D-2-----0-2-3-------------------------------------------
A-3---3-------------------------------------------------
E-------------------------------------------------------

Modelo de C oitavado
e-12------------------------------12-13-15--------------
B-13---------------------12-13-15-----------------------
G-12--------------12-14---------------------------------
D-14-----12-14-15---------------------------------------
A-15--15------------------------------------------------
E-------------------------------------------------------

Modelo de A
e-3------------------------3-5--------------------------
B-5------------------3-5-6------------------------------
G-5------------2-4-5------------------------------------
D-5------2-3-5------------------------------------------
A-3--3-5------------------------------------------------
E-------------------------------------------------------

Modelo de G
e-8---------------------------5-7-8---------------------
B-5--------------------5-6-8----------------------------
G-5--------------4-5-7----------------------------------
D-5----------5-7----------------------------------------
A-7----5-7-8--------------------------------------------
E-8--8--------------------------------------------------

Modelo de E
e-8----------------------------------7-8-10-------------
B-8-----------------------------8-10--------------------
G-9----------------------7-9-10-------------------------
D-10--------------7-9-10--------------------------------
A-10-------7-8-10---------------------------------------
E-8---8-10----------------------------------------------

Modelo de D
e-12-------------------------10-12-13-------------------
B-13----------------10-12-13----------------------------
G-12--------9-10-12-------------------------------------
D-10--10-12---------------------------------------------
A-------------------------------------------------------
E-------------------------------------------------------

Existem outros tipos (shapes) de tocar escalas, como por exemplo 3 notas por corda, ou digitação opcional (utilizada pela Berklee), sistema 12, notas acrecentadas, entre outros; o que eu passei foi a digitação básica que na minha opinião é o mínimo que todo instrumentista de corda deveria saber, blz? Acho que eu já postei um tópico sobre digitação da escala no braço inteiro, acho que tá um tópico anterior a esse, 15.

rafaelp
Veterano
# mar/05
· votar


jskalibur

vlw msm. mais como eu disse eu so iniciante. poderia me explicar como eu leio essa sua escala ae?

jskalibur
Veterano
# mar/05
· votar


Bom, cada número representa a casa que deve ser tocada , as cordas soltas vem indicado o número zero (0), então por exemplo o primeiro shape de dó começa na casa 3 da corda lá(quinta corda contando de baixo para cima). Note que cada número vêm seguido do outro, 3, na outra corda 0, 2, 3 etc.. toque sempre uma nota após a outra a não ser quando for uma acorde, que por exemplo eu coloquei logo no começo da tablatura para indicar que modelo de acorde está servindo para montar a escala.Acho que é isso sua dúvida, certo???

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


jskalibur

Tô vendo que você está contribuindo bastante... valeu!

jskalibur
Veterano
# mar/05
· votar


Vou postar aqui um exercício de aquecimento (warm up), que na minha opnião é um dos melhores, chamado de "L Radical" do Mozart Mello. Existem muitos exercícios para aquecimento, os famosos 1234, 1243, 1324 etc... é fundamental que vc se aqueça antes de tocar, evitando assim eventuais problemas físicos, esse exercício (longo) tem por finalidade simplesmente aquecer, palhetada alternada, blz? Treine em semicolcheia até 160bpm e sextina 100bpm.


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A---------1---------------2---------------3------------
E-1-2-3-4---4-3-2-1-2-3-4---4-3-2-1-2-3-4---4-3-2-1-2-3-4


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------1-2-1---------------1-3-1------
A-4--------------1-2-3-4-------4-3-2-1-2-3-4-------4-3-2-1--
E--4-3-2-1-2-3-4---------------------------------------


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D-------1-4-1---------------2-3-2---------------2-4-2---
A-2-3-4-------4-3-2-1-2-3-4-------4-3-2-1-2-3-4---------
E------------------------------------------------------


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G-------------------------------------------1-2-3-2-1--
D---------------3-4-3---------------1-2-3-4------------
A-4-3-2-1-2-3-4-------4-2-3-1-2-3-4--------------------
E------------------------------------------------------


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G---------------1-2-4-2-1---------------1-3-4-3-1------
D-4-3-2-1-2-3-4-----------4-3-2-1-2-3-4-----------4-3-2-1
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


e------------------------------------------------------
B---------------------------------------1-2-3-4-3-2-1--
G-------2-3-4-3-2---------------1-2-3-4----------------
D-2-3-4-----------4-3-2-1-2-3-4------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


e-----------------------1---------------1-2-1--------------
B---------------1-2-3-4---4-3-2-1-2-3-4-------4-3-2-1-2-3-4-
G-4-3-2-1-2-3-4-----------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


e-1-2-3-2-1---------------1-2-3-4----------------------
B-----------4-3-2-1-2-3-4------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

Obs: Tente voltar o exercício fazendo o inverso começando pela primeira corda (mizinha), ok?

jskalibur
Veterano
# mar/05
· votar


Vou postar aqui um exercício de aquecimento (warm up), que na minha opnião é um dos melhores, chamado de "L Radical" do Mozart Mello. Existem muitos exercícios para aquecimento, os famosos 1234, 1243, 1324 etc... é fundamental que vc se aqueça antes de tocar, evitando assim eventuais problemas físicos, esse exercício (longo) tem por finalidade simplesmente aquecer, palhetada alternada, blz? Treine em semicolcheia até 160bpm e sextina 100bpm.


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A----------1------------------2-----------------3------------
E-1-2-3-4---4-3-2-1-2-3-4---4-3-2-1-2-3-4---4-3-2-1-2-3-4


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D----------------------------1-2-1-----------------1-3-1------
A-4-----------------1-2-3-4-------4-3-2-1-2-3-4-------4-3-2-1--
E---4-3-2-1-2-3-4---------------------------------------


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D--------1-4-1-----------------2-3-2------------------2-4-2---
A-2-3-4--------4-3-2-1-2-3-4--------4-3-2-1-2-3-4---------
E------------------------------------------------------


e------------------------------------------------------
B-------------------------------------------------------
G-----------------------------------------------1-2-3-2-1--
D-----------------3-4-3---------------1-2-3-4------------
A-4-3-2-1-2-3-4-------4-2-3-1-2-3-4--------------------
E------------------------------------------------------


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G-----------------1-2-4-2-1-----------------1-3-4-3-1------
D-4-3-2-1-2-3-4------------4-3-2-1-2-3-4------------4-3-2-1
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


e------------------------------------------------------
B-----------------------------------------------1-2-3-4-3-2-1--
G--------2-3-4-3-2------------------1-2-3-4----------------
D-2-3-4-------------4-3-2-1-2-3-4------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


e----------------------------1-----------------1-2-1--------------
B------------------1-2-3-4---4-3-2-1-2-3-4--------4-3-2-1-2-3-4-
G-4-3-2-1-2-3-4-----------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


e-1-2-3-2-1-----------------1-2-3-4----------------------
B------------4-3-2-1-2-3-4------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

Obs: Tente voltar o exercício fazendo o inverso começando pela primeira corda (mizinha), ok?

jskalibur
Veterano
# mar/05
· votar


De novo, porque os números sairam errado no primeiro.

Alberto Felipe
Veterano
# mar/05
· votar


E ai galera, t precisando de ajuda.olha só meu caso, eu to naquele estagio em que naum consigo criar mais, nao consigo mesclar as escalas =, nao sei qual escala é mais apropriada para a improvisação, to na mesmice.
que eu faço....
preciso de dicas simples q dao resultado,
pra lembrar, tenho influencias de blues, jazz, rock ingles.

Alberto Felipe
Veterano
# mar/05
· votar


E ai galera, t precisando de ajuda.olha só meu caso, eu to naquele estagio em que naum consigo criar mais, nao consigo mesclar as escalas =, nao sei qual escala é mais apropriada para a improvisação, to na mesmice.
que eu faço....
preciso de dicas simples q dao resultado,
pra lembrar, tenho influencias de blues, jazz, rock ingles.

LeandroP
Moderador
# mar/05
· votar


Alberto Felipe

www.bendseligados.hpg.ig.com.br

ou

www.guitarhouse.com.br/bendseligados

ted
Veterano
# mar/05
· votar


e galera beleza!! sou novo aqui no forum mas estou com uma duvida, e gostaria que se possivel vc me esclareca, e a seguinte:

eu posso utilizar uma escala pentatonica menor sobre acordes maiores, para ter uma sonoridade mais blues.

por exemplo: as notas da base sao as seguintes: G; D; C e Am eu posso utilizar a escala de Gm(G;Ab;C;D e F) em cima destes acordes, que sonoridade isto me daria?

Minha duvida vem de um show que assisti do Guns n roses(live ritz 8 em que eles estao tocando "knocking on heavens door" e aparentemente pelo desenho que o slash usa(e eu ja acompanhei com a guitarra) me parece ser a escala penta de Gm, visto que as notas da musica sao aquelas ja citadas, fiquei bastante encucado, se tu puder me ajudar agradeco muito.

abraco.

ted

Wagner
Veterano
# mar/05
· votar


ted

kra....eu reli....e acho q entendi seu ponto..........vc ta questionado pq ele usou menor...em vez de maior?

se for isso......o kra usou pq kiss....pra dar um som....num tem "regra" sobre isso......ou ele erro msm uehaueha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ESCALAS : O TÓPICO DEFINITIVO