ESCALAS : O TÓPICO DEFINITIVO

Autor Mensagem
ricardo metallica
Veterano
# fev/05
· votar


ja faiz maiz de uma semana q eu fiz uma pergunta e ngm me respondeu =[

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


ricardo metallica

Aquela primeira escala que você desenhou não se trata do modo mixolídio. Aquela é uma escala do modo lídio.

Tome como referência a escala maior. Se quiser transformar em mixolídio você diminui meio-tom (uma casa) a sétima maior, transformando em sétima menor.

Usando ainda como modelo aescala maior, você constrói o modo lídio subindo meio-tom da quarta justa, transformando-a em quarta aumentada (#11), mas a sétima continua maior.

Pra não ter que apelar tanto pra memória, pense na escala maior e menor pra ver o que muda em cada modo. (... inicialmente)

adriano_carvalho
Veterano
# fev/05
· votar


http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=25724406

Dan_Chaos
Veterano
# fev/05
· votar


Agente Smith

Tópico excelente!!! Parabéns!!!

Vou ver se consigo reunir informações pra criar um tópico que explique a origem dos nomes das escalas, para poder ajudar o pessoal a entender melhor em qual estilo cada escala é aplicada, como um complementar desse tópico...

Vlw!!

jskalibur
Veterano
# fev/05
· votar


Dae Galera, gostaria de compartilhar umas idéias que tenho praticado e têm dado bons resultados.Eu sei alguns de vocês devem conhecer um pouco sobre escalas e seus respectivos desenhos mas nunca é demais saber mais! Fazem 7 anos que eu leciono como professor de guitarra e vejo que a maioria dos guitarristas não domina totalmente as escalas pelo braço inteiro!!!Bom primeiramente, gostaria de dizer que após ter observado alguns guitarristas e como eles executavam as escalas pelo braço notei vários “sistemas”, por exemplo o guitarrista Mozart Mello utiliza o SISTEMA 5 que nada mais é que dividir o braço e 5 regiões tanto para escalas,acordes, arpegios etc..., outros guitarristas utilizam outros sistemas de 12 formatos, 18 formatos”shapes” do mesmo acorde de acordes, etc..., é só vocês observarem guitarristas como Allan Hosworth, Steve Morse, Joe Satriani etc.
Para improvisar, é necessário conhecer cada vez melhor o instrumento para expressar fielmente suas idéias em tempo real.Segue abaixo um modo de poder visualizar as escalas a partir da tônica como refência (ex: Dó jônio, escala maior), observe que são sempre 3 notas por corda por ser uma digitação fácil de tocar, criar padrões, tocar com palhetada alternada ou sweep, só nas cordas mais graves de cada região temos 3, 2 e 1 notas por corda totalizando três desenhos.

Tônica na sexta corda
E||-------------------------------------------10-12-13-|
B||----------------------------------10-12-13----------|
G||--------------------------9-10-12-------------------|
D||------------------9-10-12---------------------------|
A||----------8-10-12-----------------------------------|
E||--8-10-12-------------------------------------------|

E||------------------------------------8-10-12---------|
B||----------------------------8-10-12-----------------|
G||---------------------7-9-10-------------------------|
D||--------------7-9-10--------------------------------|
A||-------7-8-10---------------------------------------|
E||--8-10----------------------------------------------|

E||-----------------------------7-8-10-----------------|
B||----------------------6-8-10------------------------|
G||----------------5-7-9-------------------------------|
D||----------5-7-9-------------------------------------|
A||----5-7-8-------------------------------------------|
E||--8-------------------------------------------------|


Tônica na quinta corda
E||--------------------------5-7-8---------------------|
B||--------------------5-6-8---------------------------|
G||--------------4-5-7---------------------------------|
D||--------3-5-7---------------------------------------|
A||--3-5-7---------------------------------------------|
E||----------------------------------------------------|

E||------------------------3-5-7-----------------------|
B||------------------3-5-6-----------------------------|
G||------------2-4-5-----------------------------------|
D||------2-3-5-----------------------------------------|
A||--3-5-----------------------------------------------|
E||----------------------------------------------------|

E||----------------------1-3-5------------------------|
B||----------------1-3-5------------------------------|
G||----------0-2-4------------------------------------|
D||----0-2-3------------------------------------------|
A||--3------------------------------------------------|
E||---------------------------------------------------|

Oitavado

E||--------------------------------------17-19-20-------|
B||-----------------------------17-18-20----------------|
G||--------------------16-17-19-------------------------|
D||-----------15-17-19----------------------------------|
A||--15-17-19-------------------------------------------|
E||-----------------------------------------------------|

E||-----------------------------------15-17-20----------|
B||--------------------------15-17-18-------------------|
G||-----------------14-16-17----------------------------|
D||--------14-15-17-------------------------------------|
A||--15-17----------------------------------------------|
E||-----------------------------------------------------|

E||--------------------------------13-15-17-------------|
B||-----------------------13-15-17----------------------|
G||--------------12-14-16-------------------------------|
D||-----12-14-15----------------------------------------|
A||--15-------------------------------------------------|
E||-----------------------------------------------------|



Tônica na quarta corda
E||-----------------------------12-13-15----------------|
B||--------------------12-13-15-------------------------|
G||-----------10-12-14----------------------------------|
D||--10-12-14-------------------------------------------|
A||-----------------------------------------------------|
E||-----------------------------------------------------|

E||-------------------------10-12-13--------------------|
B||----------------10-12-13-----------------------------|
G||--------9-10-12--------------------------------------|
D||--10-12----------------------------------------------|
A||-----------------------------------------------------|
E||-----------------------------------------------------|

E||--------------------8-10-12--------------------------|
B||------------8-10-12----------------------------------|
G||-----7-9-10------------------------------------------|
D||--10-------------------------------------------------|
A||-----------------------------------------------------|
E||-----------------------------------------------------|


Tônica na terceira corda


E||---------------7-8-10------------------------------|
B||--------6-8-10-------------------------------------|
G||--5-7-9--------------------------------------------|
D||---------------------------------------------------|
A||---------------------------------------------------|
E||---------------------------------------------------|

E||------------5-7-8----------------------------------|
B||------5-6-8----------------------------------------|
G||--5-7----------------------------------------------|
D||---------------------------------------------------|
A||---------------------------------------------------|
E||---------------------------------------------------|

E||----------3-5-7------------------------------------|
B||----3-5-6------------------------------------------|
G||--5------------------------------------------------|
D||---------------------------------------------------|
A||---------------------------------------------------|
E||---------------------------------------------------|

Tônica na segunda corda
E||----------8-10-12----------------------------------|
B||--8-10-12------------------------------------------|
G||---------------------------------------------------|
D||---------------------------------------------------|
A||---------------------------------------------------|
E||---------------------------------------------------|

E||--------7-8-10-------------------------------------|
B||--8-10---------------------------------------------|
G||---------------------------------------------------|
D||---------------------------------------------------|
A||---------------------------------------------------|
E||---------------------------------------------------|

E||----5-7-8------------------------------------------|
B||--8------------------------------------------------|
G||---------------------------------------------------|
D||---------------------------------------------------|
A||---------------------------------------------------|
E||---------------------------------------------------|

Tônica na primeira corda
E||--8-10-12------------------------------------------|
B||---------------------------------------------------|
G||---------------------------------------------------|
D||---------------------------------------------------|
A||---------------------------------------------------|
E||---------------------------------------------------|

Obs: Talvez vocês pensem, mas porque estudar a escala na segunda corda ou na primeira se não estão completas? A resposta é que quanto mais saberem as tônicas pelo braço mais fácil para improvisar.
Treinem outras escalas menor melódica e harmônica, simétricas (diminutas, aumentada e tons inteiros), blz?
Há aprendi esse sistema vendo um vídeo aula do guitarrista Michel Leme, um grande músico.

jskalibur
Veterano
# fev/05
· votar


Outra coisa bem interessante relacionado com escalas pelo braço inteiro é tentar improvisar numa corda só!!! Parece fácil, mas necessita um pouco de treino. Por exemplo a escala de Dó jônio tem essas notas: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Lembrando que entre o mi e o fá e entre o si e o dó é só meio tom de distância o resto é tudo de um tom. Sendo assim, tente tocar a escala de Dó jônio começando pela sexta corda (E) mi, dessa maneira:

Escala de dó maior começando pela corda mi(E)

E||-------------------------------------------|
B||-------------------------------------------|
G||-------------------------------------------|
D||-------------------------------------------|
A||-------------------------------------------|
E||--0-1-3-5-7-8-10-12-13-15-17-19-20-|


Depois tentem fazer na corda lá (A)

E||-------------------------------------------|
B||-------------------------------------------|
G||-------------------------------------------|
D||-------------------------------------------|
A||--0-2-3-5-7-8-10-12-14-15------------|
E||-------------------------------------------|

E assim sucessivamente, nas outras cordas, D,G,B.E... Quando estiver bem treinado, tente improvisar tocando as notas aletoriamente, desse modo:

E||-------------------------------------------|
B||-------------------------------------------|
G||-------------------------------------------|
D||-------------------------------------------|
A||-------------------------------------------|
E||-0-0-5-3-7-8-5-10-12-8-15-8-12-5-1-0--|

É claro que às vezes fica um pouco limitado, mas em compensação você evita de ficar tocando a escala somente numa região do braço o que é muito comum nos guitarristas, principalmente os iniciantes e iniciados.
Outra questão é que, nós guitarristas, somos muito "presos" a shapes, desenhos de escalas numa região só, esse exercício faz você pensar
nas notas que deverão ser tocadas e não um desenho meramente decorado! Para o pessoal que já está mais apto em tocar pelo braço inteiro procure fazer esse exercício de olhos fechados!!!Assim, estimula o lado da percepção, blz?

tuca
Veterano
# fev/05
· votar


alguem por favor poderia resumir todas as escalas qu7e já foram postadas aqui por favor

spyspys
Veterano
# fev/05
· votar


kra, preciso de um poko mais de velocidade, sera que metronomo ajuda???

simei
Veterano
# fev/05
· votar


como fucionana um metronomo?!

stevevai74
Veterano
# fev/05
· votar


Alguem sabe qual seria a escala japonesa

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/05 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


aeh galera... sou novo no fórum, é meu primeiro post e quero dar uma colaborada... tow reunindo num único post, todas as escalas do Tópico...

começando com uma exemplo... as notas da escala natural maior de DO sao: C D E F G A B.. ou seja, essas sao as notas q irao compor a escala natural maior de DO, podendo ser tocda qualquer casa q seja alguma dessas notas...
sabendo q a escala eh formada por essas notas, vc as identifica no braço e vai formando "desenhos" no braço...

Ex. em Do Maior:


E ---5---7-8--
B ---5-6---8--
G -4-5---7----
D ---5---7----
A ---5---7-8--
E ---5---7-8--


.
isso ae eh um exemplo de desenho da escala no braço...
pra vc saber as notas de outros toms, eh soh vc pegar essas notas de C eh eleva-las tantos tons ateh chegar onde vc quer... por exemplo, vc quer as notas de D.. ( C pra D = 1 tom) entao vc pega as notas de C e eleva todas elas em 1 tom.

Ex:

Natural Maior de C = C D E F G A B
Natural Maior de D = D E F# G A B C#

agora se vc quiser saber as de E, eh soh ver as de D e elevar 1 tom.. mas nao esquece q de E pra F / B pra C tem ½ tom...

isso ai eh pra escalas naturais MAIORES.. se vc souber elas, eutomaticamente vc sabe as MENORES naturais... pq? por causa das chamadas RELATIVAS... o 6º grau de uma nota eh a sua relativa menor... Ex: relativa de DO MAIOR = LA MENOR... portanto a escala MAIOR de DO eh exatamente igual a escala MENOR de LA... entendeu ?

Relativas:

C ---------- Am
C# --------- A#m
D ---------- Bm
D# --------- Cm
E ---------- C#m
F ---------- Dm
F# --------- D#m
G ---------- Em
G# --------- Fm
A ---------- F#m
A# --------- Gm
B ---------- G#m

agora existem variaçoes da escala natural menor.. q sao a MENOR HARMONICA e MENOR MELODICA... pra forma-las eh simples... vc pega a MENOR NATURAL, e:

Menor Harmonica: Eleva o 7º grau em ½ tom
Menor Melodica: Eleva o 6º e 7º graus em ½ tom

Ex.

Natural Menor de A: A B C D E F G
Menor Harmonica: A B C D E F G#
Menor Melodica: A B C D E F# G#

Se Quiser formulas pra identificaçao mais rapida das notas q compoem a escala, saca soh: [ t = 1 tom ] [ st = ½ tom ]

Natural Maior = T T ST T T T ST
Natural Menor = T ST T T ST T T
Menor Melodica = T ST T T T T ST
Menor Harmonica = T ST T T ST TST [TST= 1½ tom]

A escala pentatônica tem 5 notas s/ a blue note e 6
notas com a mesma.
Montagem da Penta Maior:

I II III IV V VI
1 1 1,5 1 1,5

Montagem da Penta Menor:

I II III IV V VI
1,5 1 1 1,5 1

A blue note da penta maior é a 3b e a da penta menor
é a 4#, ou seja:
em relação à nota "A", teremos a nota "C" para penta
maior e a nota "D#" para penta menor, logo, somando
as idéias teremos:

Penta maior em "A"; (blue note)

A B C C# E F# A
1 1/2 1/2 1,5 1 1,5

Penta menor em "A" (blue note)

A C D D# E G A
1,5 1 1/2 1/2 1,5 1

Escala Maior (T-2M-3M-4j-5j-6M-7M) Exemplos em F# (F#-G#-A#-B-C#-D#-F)
(T,T,s,T,T,T)->T=tom s=semi-tom

E|---------------------------1-2-4-
B|-----------------------2-4-------
G|-----------------1-3-4-----------
D|-----------1-3-4-----------------
A|-----1-2-4-----------------------
E|-2-4-----------------------------

E|-----------------------------4-6-7-
B|-----------------------4-6-7-------
G|-----------------3-4-6-------------
D|-----------3-4-6-------------------
A|-------4-6-------------------------
E|-4-6-7-----------------------------

E|-----------------------------6-7-9-
B|-----------------------6-7-9-------
G|-------------------6-8-------------
D|-------------6-8-9-----------------
A|-------6-8-9-----------------------
E|-6-7-9-----------------------------

E|------------------------------------9-11-
B|----------------------------9-11-12------
G|--------------------8-10-11--------------
D|-------------8-9-11----------------------
A|------8-9-11-----------------------------
E|-9-11------------------------------------

E|-------------------------------------------11-13-14-
B|----------------------------------11-12-14----------
G|-------------------------10-11-13-------------------
D|-------------------11-13----------------------------
A|----------11-13-14----------------------------------
E|-11-13-14-------------------------------------------

Escala Pentatônica Maior (T-2M-3M-5j-6M-) Exemplos em F# (F#-G#-A#-C#-D#)
(T,T,2T+s,T)->T=tom s=semi-tom

E|---------------------2-4-
B|-----------------2-4-----
G|-------------1-3---------
D|---------1-4-------------
A|-----1-4-----------------
E|-2-4---------------------

E|---------------------4-6-
B|-----------------4-7-----
G|-------------3-6---------
D|---------4-6-------------
A|-----4-6-----------------
E|-4-6---------------------

E|---------------------6-9-
B|-----------------7-9-----
G|-------------6-8---------
D|---------6-8-------------
A|-----6-9-----------------
E|-6-9---------------------

E|--------------------------9-11-
B|---------------------9-11------
G|----------------8-11-----------
D|-----------8-11----------------
A|------9-11---------------------
E|-9-11--------------------------

Escala De Blues (T-3m-4j-4+-5j-7m) Exemplos em F (F-G#-A#-B-C-D#)
(T+s,T,s,s,T+s)->T=Tom s=semi-tom

E|-------------------------1-4-
B|---------------------1-4-----
G|---------------1-3-4---------
D|-----------1-3---------------
A|-----1-2-3-------------------
E|-1-4-------------------------

E|-------------------------4-6-7-
B|---------------------4-6-------
G|---------------3-4-5-----------
D|-----------3-6-----------------
A|-------3-6---------------------
E|-4-6-7-------------------------

E|-------------------------6-7-8-
B|---------------------6-9-------
G|-----------------5-8-----------
D|-----------6-8-9---------------
A|-------6-8---------------------
E|-6-7-8-------------------------

E|-------------------------------8-11-
B|-----------------------9-11-12------
G|------------------8-10--------------
D|-----------8-9-10-------------------
A|------8-11--------------------------
E|-8-11-------------------------------

E|-------------------------------------11-13-
B|----------------------------11-12-13-------
G|----------------------10-13----------------
D|----------------10-13----------------------
A|-------11-13-14----------------------------
E|-11-13-------------------------------------

E|-------------------------------11-14-
B|-------------------------11-14-------
G|-------------------11-13-------------
D|-------------11-13-------------------
A|-------11-13-------------------------
E|-11-14-------------------------------

Desenho de escala penta menor de Am

E|--------------------5-8--||
B|----------------5-8------||
G|------------5-7----------||
D|--------5-7--------------||
A|----5-7------------------||
E|5-8----------------------||

use em outro lugar do braço e terá outro tom!

MODOS GREGOS(exemplos em G)


Jônio
-------------------------------5-7-8-
-------------------------5-7-8-------
-------------------4-5-7-------------
-------------4-5-7-------------------
-------3-5-7-------------------------
-3-5-7-------------------------------

Dório
--------------------------------7-8-10-
-------------------------7-8-10--------
-------------------5-7-9---------------
-------------5-7-9---------------------
-------5-7-9---------------------------
-5-7-8---------------------------------

Frígio
-------------------------------------8-10-12-
-----------------------------8-10-12---------
----------------------7-9-11-----------------
---------------7-9-10------------------------
--------7-9-10-------------------------------
-7-8-10--------------------------------------

Lídio
------------------------------------------10-12-14-
---------------------------------10-12-13----------
-------------------------9-11-12-------------------
-----------------9-10-12---------------------------
---------9-10-12-----------------------------------
-8-10-12-------------------------------------------

Mixolídio
----------------------------------------------12-14-15-
-------------------------------------12-13-15----------
----------------------------11-12-14-------------------
-------------------10-12-14----------------------------
----------10-12-14-------------------------------------
-10-12-14----------------------------------------------

Eólio
----------------------------------------------14-15-17-
-------------------------------------13-15-17----------
----------------------------12-14-16-------------------
-------------------12-14-16----------------------------
----------12-14-15-------------------------------------
-12-14-15----------------------------------------------

Lócrio
----------------------------------------------15-17-19-
-------------------------------------15-17-19----------
----------------------------14-16-17-------------------
-------------------14-16-17----------------------------
----------14-15-17-------------------------------------
-14-15-17----------------------------------------------

Bom, la vão algumas escala exóticas que eu gosto muito. Escalas exoticas são akelas que possuem um som caracteristico de algum povo.

Escala Espanhola(T - 2m - 3M - 4J - 5J - 5#- 7m)

Exemplo em C(C C# E F G G# A#)
<pre>
e----------------------------------------9-12-13-------
B--------------------------------9-11-13---------------
G------------------------9-10-12-----------------------
D----------------8-10-11-------------------------------
A--------8-10-11---------------------------------------
E-8-9-12-----------------------------------------------
</pre>


Escala Persa(T - 2m - 3M - 4J - 4# - 5# - 7M)

Exemplo em C(C C# E F F# G# B)

e---------------------------------------9-12-13--------
B-------------------------------9-12-13----------------
G-----------------------9-10-11------------------------
D---------------9-10-11--------------------------------
A--------8-9-11------

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05 · Editado por: The Blue Special Guitar
· votar


Sobre a escala pentatônica:

Não sei se vocês já perceberam, mas os "shapes" da escala pentatônica são muito fáceis de memorizar, por todo o braço.
Como a pentatônica é uma escala de poucas notas, as notas ficam mais longe uma da outra. Por este motivo, eu prefiro solar usando os desenhos, ao invés das notas.

Por exemplo, se vc quer improvisar em Dó maior, que tem como relativo o Lá menor. Veja só como ficam os desenhos da penta, até o 12º traste.


<pre>
e--0-3-5-8-10-12---------------------------------------------
B--1-3-5-8-10-13---------------------------------------------
G--0-2-5-7-9--12--------------------------------------------
D--0-2-5-7-10-12---------------------------------------------
A--0-3-5-7-10-12---------------------------------------------
E--0-3-5-8-10-12---------------------------------------------
</pre>

Viram só como o desenho de uma emendou no desenho da outra?
A pentatônica dá um ar bem "alegre" na melodia do solo da música.

Valeu!

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Agora, mais um passeio pelas pentatônicas:

Agora, em D maior, tom relativo de B menor.
As notas na pentatônica de D serão:
D E F# A B D

Caem fora o 4º e o 7º graus, como em toda pentatônica.

Os shapes:

e--0-2-5-7-10-12--------------------------------------------
B--0-3-5-7-10-12---------------------------------------------
G--x-2-4-7-9--11---------------------------------------------
D--0-2-4-7-9--12---------------------------------------------
A--0-2-5-7-9--12---------------------------------------------
E--0-2-5-7-10-12-----------------------------------------------


Abaixo do 12º traste é só repetir...

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Penta de E maior, com relativo C# Menor.

Notas: E F# G# B C# E

Desenhos:



e--0--2--4--7--9--12-----------------------------------------
B--0--2--5--7--9--12-----------------------------------------
G--x--1--4--6--9--11-----------------------------------------
D--x--2--4--6--9--11-----------------------------------------
A--x--2--4--7--9--11-----------------------------------------
E--0--2--4--7--9--12-----------------------------------------


Th_Pr
Veterano
# fev/05
· votar


Sem querer fugir muito (Como vc aplicam, a escala menor melodica e meio dificil de entonar) ah. Eu analizo as musicas assim vejo as notas
vejo em que campo harmonico maior esta (Relativa) ai eu aplico a escala de acordo com a ideia como vc´s fazem???

rodrigo_frejat
Veterano
# fev/05
· votar


oi

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Th_Pr
A escala menor melódica é meio chata de ser aplicada. Eu praticamente nem uso, uso só a menor harmônica.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Th_Pr
O lance da relativa, funciona assim.
Por exemplo, uma música de tom Dó maior.
Você pode usar nessa música, além da escala maior de dó e da pentatônica de dó, a pentatônica menor de Lá e a escala menor de lá.

tulets
Veterano
# fev/05
· votar


Aí galera to precisando de ajuda urgente eu tenho todos os modos gregos um monte de escalas, mas a parada é o seguine q eu quero improvisar só que eu sempre me perco... (na hora que a base muda entenderam???) aí eu não sei o que fazer exemplo se a base é dó eu começo a usar a escala maior de dó mas quando muda p/ sol eu me perco não sei o que mais fazer aí lasca tudo.... valhews quem puder me ajudar aí com um pouco de dicas algumas teorias... p/ improviso To+ tulets@hotmail.com <==== MSN Tomás

Rhuan
Veterano
# fev/05
· votar


Sou meio leigo, toco por conta sempre quis enender como funciona uma escala alguem pode me ajudar?

mauroalve
Veterano
# fev/05
· votar


Ótimo forum. Parabéns ao participantes. Estou aprofundando meus conhecientos em guitarra e vi muita coisa boa por aqui!
A propósito, tenho um homestudio se quiserem alguma informação entre em contato comigo. mauroalve@hotmail.com (estou sempre por lá)no msn). Visite: www.flogao.com.br/studioaudiotech
Um abraço,
Mauro
Teresina-Pi

mauroalve
Veterano
# fev/05
· votar


Ótimo forum. Parabéns ao participantes. Estou aprofundando meus conhecientos em guitarra e vi muita coisa boa por aqui!
A propósito, tenho um homestudio se quiserem alguma informação entre em contato comigo. mauroalve@hotmail.com (estou sempre por lá)no msn). Visite: www.flogao.com.br/studioaudiotech
Um abraço,
Mauro
Teresina-Pi

jskalibur
Veterano
# fev/05
· votar


Dae Galera, novamente estou postando nesse tópico sobre escalas, as duas lições que comentei estão logo acima onde expliquei um modo de visualizar e também expliquei sobre tocar escala numa só corda. Notei que muitos guitarristas, inclusive alguns que entram nesse fórum, sabem um grande arsenal de escalas (japonesas, hindu arábica etc...), mas na hora de aplicar, ficam simplesmente subindo e descendo a escala, ou então não sabe quando e como aplicar a escala na hora certa geralmente quando ocorre um empréstimo modal e/ou modulação. Pois bem, para improvisar são necessários requisitos básicos:

àConhecer bem as notas pelo braço;
àEntender a “geografia” dos intervalos pelo braço, pois é o princípio de tudo, e o jogo de ferramentas necessário para improvisar;
àSaber tríades (maior, menor, diminuta, aumentada, sus tétrades (7+, 7, m7, m7+, 5#7+, 5bm7, 7bbm7 ou 6m7) arpejo/acorde, arpejos (no mínimo as sua três inversões), acordes e suas extensões (9,11,13).

Muitos alunos já estudaram os campos harmônicos e dominam um arsenal de escalas, arpejo, licks, mas na hora de improvisar ainda possuem muitas dúvidas sobre o que usar em determinadas situações. Isto se deve ao fato de não saber, ou simplesmente, não conseguir analisar a harmonia de uma música. A chave é entender bem análise harmônica, que seria identificar tonalidade de uma música e suas modulações quando ocorrerem. Pra isso vcs devem conhecer bem os campos harmônicos, e suas funções harmônicas, coisas que alguém já deve ter postado neste tópico, é só procurar! Mas antes disso gostaria de mostrar como tocar a escala utilizando o METRÔNOMO, a pedidos de muitos que não sabem como usar a rítmica.

As divisões mais usadas nas escalas são:
Semínimaà uma nota por tempo, a cada “tac” do metrônomo toca uma nota;
Colcheiaà duas notas por tempos;
Tercinaà três notas por tempo;
Semicolcheiaà quatro notas por tempo;
Sextinaà seis notas por tempo;
Fusaà oito notas por tempo ou beat;
Existem outras (quintinas, quiálteras etc), mas essas seriam as divisões básicas que todo mundo deve conhecer. Vou exemplificar:

Obs: o * (asterisco) é a nota onde vc deve acentuar, ou seja, a cada batida do metrônomo “tac”, toque a nota com uma intensidade maior. Palhetada alternada, v cima, ^ baixo.


Semínima, uma nota por tempo.

* * * * * *
E||---------------------------0-------------------------|
B||----------------------0------------------------------|
G||-----------------0-----------------------------------|
D||------------0----------------------------------------|
A||-------0---------------------------------------------|
E||--0--------------------------------------------------|
v ^ v ^ v etc..


Colcheia, duas notas por tempo, acentue a primeira nota, conte 1 e 2 e 1 e 2 etc....

* * * * * *
E||--------------------------------0--0-----------------|
B||--------------------------0--0-----------------------|
G||--------------------0--0-----------------------------|
D||--------------0--0-----------------------------------|
A||--------0--0-----------------------------------------|
E||--0--0-----------------------------------------------|
v ^ v ^ v etc...
1 2 1 2 1 2 1 2
Tercina, três notas por tempo, acentue a primeira nota, conte
1 e 2 e 3 e 1 e 2 e 3 etc... note que a palheta alterna a cada mudança de corda.


* * * * * *
E||-----------------------------------------------0--0--0|
B||--------------------------------------0--0--0--------|
G||-----------------------------0--0--0-----------------|
D||--------------------0--0--0--------------------------|
A||-----------0--0--0-----------------------------------|
E||--0--0--0--------------------------------------------|
v ^ v ^ v etc...
1 2 3 1 2 3 1 2 3

Semicolcheia, quatro notas por tempo, acentue a primeira nota.
1 e 2 e 3 e 4 e 1 e 2 e 3 e 4 etc...



* * * * * *
E||------------------------------------------0-0-0-0------|
B||----------------------------------0-0-0-0--------------|
G||--------------------------0-0-0-0----------------------|
D||------------------0-0-0-0------------------------------|
A||----------0-0-0-0--------------------------------------|
E||--0—0-0-0----------------------------------------------|
v ^ v ^ v ^ v ^ v etc...
1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4


Sextina, seis notas por tempo, é unir duas tercinas, acentue a primeira nota 1 e 2 e 3 e 4 e 5 e 6 ou então conte 1 e 2 e 3 e 1 e 2 e 3, mas acentue a cada duas tercinas.


* * * * * * etc
E||------------------------------------------------------|
B||------------------------------------------------------|
G||--------------------------------------0-0-0-0-0-0-----|
D||--------------------------0-0-0-0-0-0-----------------|
A||--------------0-0-0-0-0-0-----------------------------|
E||--0—0-0-0-0-0-----------------------------------------|
v ^ v ^ v ^ v ^ v etc...
1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5 6
ou 1 2 3 1 2 3 1 2 3 1 2 3


Fusa, oito notas por tempo, 1 e 2 e 3 e 4 e 5 e 6 e 7 e 8 ou
1 e 2 e 3 e 4 e 1 e 2 e 3 e 4 .


* * * etc
E||-------------------------------------------------------|
B||-------------------------------------------------------|
G||-------------------------------------------------------|
D||-----------------------------------0-0-0-0-0-0-0-0-----|
A||------------------0-0-0-0-0-0-0-0----------------------|
E||--0—0-0-0-0-0-0-0--------------------------------------|
v ^ v ^ v ^ v ^ v etc...
1 2 3 4 5 6 7 8 1
ou 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4

Feito isso agora tente praticar em exercícios 1,2,3,4, que é muito simples, veja:



Semínima Colcheia

* * * * * * etc * *
E||---------------------------------------|---------------|
B||---------------------------------------|---------------|
G||---------------------------------------|---------------|
D||---------------------------------------|---------------|
A||----------------------1----2----3----4-|-------------1-|
E||--1----2----3----4---------------------|-1--2--3--4----|


Tercina Semicolcheia
* * * * * *
E||-------------------------------------|-----------------|
B||-------------------------------------|-----------------|
G||-------------------------------------|-----------------|
D||--------------------------1--2--3--4-|-----------------|
A||--------------1--2--3--4-------------|---------1-2-3-4-|
E||--1--2--3--4-------------------------|-1-2-3-4---------|



Sextina etc Fusa etc
* * * *
E||-------------------------------------|-----------------|
B||-------------------------------------|-----------------|
G||-------------------------------------1|-----------------|
D||--------------------------1--2--3--4-|-----------------1|
A||--------------1--2--3--4-------------|---------1-2-3-4-|
E||--1--2--3--4-------------------------|-1-2-3-4---------|


Tente tocar essas divisões na escala maior. Ex: Dó Jônio
Obs: a nota em negrito deve ser acentuada, tocar com uma intensidade maior.

Semínima





* * * * * * * * * * * * * * *
E||-----------------------------------3--5--7--8~-------|
B||--------------------------3--5--6--------------------|
G||-----------------2--4--5-----------------------------|
D||--------2--3--5--------------------------------------|
A||--3--5-----------------------------------------------|
E||-----------------------------------------------------|


Colcheia
* * * * * * * *
E||-----------------------------------3--5--7--8~-------|
B||--------------------------3--5--6--------------------|
G||-----------------2--4--5-----------------------------|
D||--------2--3--5--------------------------------------|
A||--3--5-----------------------------------------------|
E||-----------------------------------------------------|

Tercina

* * * * * *
E||-----------------------------------3—-5--7--8--8-----|
B||--------------------------3--5--6--------------------|
G||-----------------2--4--5-----------------------------|
D||--------2--3--5--------------------------------------|
A||--3--5-----------------------------------------------|
E||-----------------------------------------------------|

Semicolcheia

* * * * *
E||-----------------------------------3--5--7--8--10--8-|
B||--------------------------3--5--6--------------------|
G||-----------------2--4--5-----------------------------|
D||--------2--3--5--------------------------------------|
A||--3--5-----------------------------------------------|
E||-----------------------------------------------------|


Sextina
* * *
E||-----------------------------------3—-5--------------|
B||--------------------------3--5--6--------------------|
G||-----------------2--4--5-----------------------------|
D||--------2--3--5--------------------------------------|
A||--3--5-----------------------------------------------|
E||-----------------------------------------------------|

Fusa
* * *
E||-----------------------------------3--5--7--8--8-----|
B||--------------------------3--5--6--------------------|
G||-----------------2--4--5-----------------------------|
D||--------2--3--5--------------------------------------|
A||--3--5-----------------------------------------------|

jskalibur
Veterano
# fev/05
· votar


Vou postar devolta, deu errado o asterisico.


Dae Galera, novamente estou postando nesse tópico sobre escalas, as duas lições que comentei estão logo acima onde expliquei um modo de visualizar e também expliquei sobre tocar escala numa só corda. Notei que muitos guitarristas, inclusive alguns que entram nesse fórum, sabem um grande arsenal de escalas (japonesas, hindu arábica etc...), mas na hora de aplicar, ficam simplesmente subindo e descendo a escala, ou então não sabe quando e como aplicar a escala na hora certa geralmente quando ocorre um empréstimo modal e/ou modulação. Pois bem, para improvisar são necessários requisitos básicos:

àConhecer bem as notas pelo braço;
àEntender a “geografia” dos intervalos pelo braço, pois é o princípio de tudo, e o jogo de ferramentas necessário para improvisar;
àSaber tríades (maior, menor, diminuta, aumentada, sus tétrades (7+, 7, m7, m7+, 5#7+, 5bm7, 7bbm7 ou 6m7) arpejo/acorde, arpejos (no mínimo as sua três inversões), acordes e suas extensões (9,11,13).

Muitos alunos já estudaram os campos harmônicos e dominam um arsenal de escalas, arpejo, licks, mas na hora de improvisar ainda possuem muitas dúvidas sobre o que usar em determinadas situações. Isto se deve ao fato de não saber, ou simplesmente, não conseguir analisar a harmonia de uma música. A chave é entender bem análise harmônica, que seria identificar tonalidade de uma música e suas modulações quando ocorrerem. Pra isso vcs devem conhecer bem os campos harmônicos, e suas funções harmônicas, coisas que alguém já deve ter postado neste tópico, é só procurar! Mas antes disso gostaria de mostrar como tocar a escala utilizando o METRÔNOMO, a pedidos de muitos que não sabem como usar a rítmica.

As divisões mais usadas nas escalas são:
Semínimaà uma nota por tempo, a cada “tac” do metrônomo toca uma nota;
Colcheiaà duas notas por tempos;
Tercinaà três notas por tempo;
Semicolcheiaà quatro notas por tempo;
Sextinaà seis notas por tempo;
Fusaà oito notas por tempo ou beat;
Existem outras (quintinas, quiálteras etc), mas essas seriam as divisões básicas que todo mundo deve conhecer. Vou exemplificar:

Obs: o * (asterisco) é a nota onde vc deve acentuar, ou seja, a cada batida do metrônomo “tac”, toque a nota com uma intensidade maior. Palhetada alternada, v cima, ^ baixo.


Semínima, uma nota por tempo.

* * * * * *
E||---------------------------0-------------------------|
B||----------------------0------------------------------|
G||-----------------0-----------------------------------|
D||------------0----------------------------------------|
A||-------0---------------------------------------------|
E||--0--------------------------------------------------|
v ^ v ^ v etc...


Colcheia, duas notas por tempo, acentue a primeira nota, conte 1 e 2 e 1 e 2 etc....

* * * * * *
E||--------------------------------0--0-----------------|
B||--------------------------0--0-----------------------|
G||--------------------0--0-----------------------------|
D||--------------0--0-----------------------------------|
A||--------0--0-----------------------------------------|
E||--0--0-----------------------------------------------|
v ^ v ^ v etc...
1 2 1 2 1 2 1 2
Tercina, três notas por tempo, acentue a primeira nota, conte
1 e 2 e 3 e 1 e 2 e 3 etc... note que a palheta alterna a cada mudança de corda.


* * * * * *
E||-----------------------------------------------0--0--0|
B||--------------------------------------0--0--0--------|
G||-----------------------------0--0--0-----------------|
D||--------------------0--0--0--------------------------|
A||-----------0--0--0-----------------------------------|
E||--0--0--0--------------------------------------------|
v ^ v ^ v etc...
1 2 3 1 2 3 1 2 3

Semicolcheia, quatro notas por tempo, acentue a primeira nota.
1 e 2 e 3 e 4 e 1 e 2 e 3 e 4 etc...



* * * * * *
E||------------------------------------------0-0-0-0------|
B||----------------------------------0-0-0-0--------------|
G||--------------------------0-0-0-0----------------------|
D||------------------0-0-0-0------------------------------|
A||----------0-0-0-0--------------------------------------|
E||--0—0-0-0----------------------------------------------|
v ^ v ^ v ^ v ^ v etc...
1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4


Sextina, seis notas por tempo, é unir duas tercinas, acentue a primeira nota 1 e 2 e 3 e 4 e 5 e 6 ou então conte 1 e 2 e 3 e 1 e 2 e 3, mas acentue a cada duas tercinas.


* * * * * * etc
E||------------------------------------------------------|
B||------------------------------------------------------|
G||--------------------------------------0-0-0-0-0-0-----|
D||--------------------------0-0-0-0-0-0-----------------|
A||--------------0-0-0-0-0-0-----------------------------|
E||--0—0-0-0-0-0-----------------------------------------|
v ^ v ^ v ^ v ^ v etc...
1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5 6
ou 1 2 3 1 2 3 1 2 3 1 2 3


Fusa, oito notas por tempo, 1 e 2 e 3 e 4 e 5 e 6 e 7 e 8 ou
1 e 2 e 3 e 4 e 1 e 2 e 3 e 4 .


* * * etc
E||-------------------------------------------------------|
B||-------------------------------------------------------|
G||-------------------------------------------------------|
D||-----------------------------------0-0-0-0-0-0-0-0-----|
A||------------------0-0-0-0-0-0-0-0----------------------|
E||--0—0-0-0-0-0-0-0--------------------------------------|
v ^ v ^ v ^ v ^ v etc...
1 2 3 4 5 6 7 8 1
ou 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4

Feito isso agora tente praticar em exercícios 1,2,3,4, que é muito simples, veja:



Semínima Colcheia

* * * * * * etc * *
E||---------------------------------------|---------------|
B||---------------------------------------|---------------|
G||---------------------------------------|---------------|
D||---------------------------------------|---------------|
A||----------------------1----2----3----4-|-------------1-|
E||--1----2----3----4---------------------|-1--2--3--4----|


Tercina Semicolcheia
* * * * * *
E||-------------------------------------|-----------------|
B||-------------------------------------|-----------------|
G||-------------------------------------|-----------------|
D||--------------------------1--2--3--4-|-----------------|
A||--------------1--2--3--4-------------|---------1-2-3-4-|
E||--1--2--3--4-------------------------|-1-2-3-4---------|



Sextina etc Fusa etc
* * * *
E||-------------------------------------|-----------------|
B||-------------------------------------|-----------------|
G||-------------------------------------1|-----------------|
D||--------------------------1--2--3--4-|-----------------1|
A||--------------1--2--3--4-------------|---------1-2-3-4-|
E||--1--2--3--4-------------------------|-1-2-3-4---------|


Tente tocar essas divisões na escala maior. Ex: Dó Jônio
Obs: a nota em negrito deve ser acentuada, tocar com uma intensidade maior.

Semínima





* * * * * * * * * * * * * * *
E||-----------------------------------3--5--7--8~-------|
B||--------------------------3--5--6--------------------|
G||-----------------2--4--5-----------------------------|
D||--------2--3--5--------------------------------------|
A||--3--5-----------------------------------------------|
E||-----------------------------------------------------|


Colcheia
* * * * * * * *
E||-----------------------------------3--5--7--8~-------|
B||--------------------------3--5--6--------------------|
G||-----------------2--4--5-----------------------------|
D||--------2--3--5--------------------------------------|
A||--3--5-----------------------------------------------|
E||-----------------------------------------------------|

Tercina

* * * * * *
E||-----------------------------------3—-5--7--8--8-----|
B||--------------------------3--5--6--------------------|
G||-----------------2--4--5-----------------------------|
D||--------2--3--5--------------------------------------|
A||--3--5-----------------------------------------------|
E||-----------------------------------------------------|

Semicolcheia

* * * * *
E||-----------------------------------3--5--7--8--10--8-|
B||--------------------------3--5--6--------------------|
G||-----------------2--4--5-----------------------------|
D||--------2--3--5--------------------------------------|
A||--3--5-----------------------------------------------|
E||-----------------------------------------------------|


Sextina
* * *
E||-----------------------------------3—-5--------------|
B||--------------------------3--5--6--------------------|
G||-----------------2--4--5-----------------------------|
D||--------2--3--5--------------------------------------|
A||--3--5-----------------------------------------------|
E||-----------------------------------------------------|

Fusa
* * *
E||-----------------------------------3--5--7--8--8-----|
B||--------------------------3--5--6--------------------|
G||-----------------2--4--5-----------------------------|
D||--------2--3--5--

jskalibur
Veterano
# fev/05
· votar


Obs: quanto maior o número de nota num espaço de tempo, mais rápido tende a ficar, procure fazer essas divisões numa velocidade bem lenta +ou- 90bpm, vá acelerando gradativamente.Ok?

Um ponto muito importante é aprender padrões ou patterns, que nada mais é que uma seqüência de notas que se repetem dentro de uma rítmica. Depois de ter visto alguns guitarristas com Joe Moghrabi, Kiko Loureiro, Paul Gilbert, entre outros, fica nítido perceber que eles estudaram pra kct patterns!!!Então mãos a obra!

Pattern em G(Sol Jônio) 1214 Semiclocheia
E||------------------------------------------5-7-5—8---|
B||----------------------------------5-7-7-8-----------|
G||--------------------------4-5-4-7-------------------|
D||------------------4-5-4-7---------------------------|
A||----------3-5-3-7-----------------------------------|
E||--3-5-3-7-------------------------------------------|
Volta
E||----------------------------------------------------|
B||--5-7-5-8-------------------------------------------|
G||----------4-5-4-7-----------------------------------|
D||------------------4-5-4-7---------------------------|
A||--------------------------3-5-3-7-------------------|
E||----------------------------------3-5-3-7—3~--------|


Pattern em G Jônio 1412 Semicolcheia
E||------------------------------------------5-8-7-5---|
B||----------------------------------5-8-5-7-----------|
G||--------------------------4-7-4-5-------------------|
D||------------------4-7-4-5---------------------------|
A||----------3-7-3-5-----------------------------------|
E||--3-7-3-5-------------------------------------------|


Volta
E||-5-8-5-7-------------------------------------------|
B||---------5-8-5-7-----------------------------------|
G||-----------------4-7-4-5---------------------------|
D||-------------------------4-7-4-5-------------------|
A||---------------------------------3-7-3-5-----------|
E||-----------------------------------------3-7-3-5--3|

Pattern 1242
E||------------------------------------------5-7-8-7--|
B||----------------------------------5-7-8-7----------|
G||--------------------------4-5-7-5------------------|
D||------------------4-5-7-5--------------------------|
A||----------3-5-7-5----------------------------------|
E||--3-5-7-5------------------------------------------|

Volta
E||--5-7-8-7------------------------------------------|
B||----------5-7-8-7----------------------------------|
G||------------------4-5-7-5--------------------------|
D||--------------------------4-5-7-5------------------|
A||----------------------------------3-5-7-5----------|
E||------------------------------------------3-5-7--3-|


Pattern 1424
E||------------------------------------------5-8-7-8--|
B||----------------------------------5-8-7-8----------|
G||--------------------------4-7-5-7------------------|
D||------------------4-7-5-7--------------------------|
A||----------3-7-5-7----------------------------------|
E||--3-7-5-7------------------------------------------|

E||--5-8-7-8------------------------------------------|
B||----------5-8-7-8----------------------------------|
G||------------------4-7-5-7--------------------------|
D||--------------------------4-7-5-7------------------|
A||----------------------------------3-7-5-7----------|
E||------------------------------------------3-7-5-7-3|

Pattern 4212
E||------------------------------------------8-7-5-7--|
B||----------------------------------8-7-5-7----------|
G||--------------------------7-5-4-5------------------|
D||------------------7-5-4-5--------------------------|
A||----------7-5-3-5----------------------------------|
E||--7-5-3-5------------------------------------------|

E||--8-7-5-7------------------------------------------|
B||----------8-7-5-7----------------------------------|
G||------------------7-5-4-5--------------------------|
D||--------------------------7-5-4-5------------------|
A||----------------------------------7-5-3-5----------|
E||------------------------------------------7-5-3-5-3|

Pattern 2421
E||------------------------------------------7-8-7-5--|
B||----------------------------------7-8-7-5----------|
G||--------------------------5-7-5-4------------------|
D||------------------5-7-5-4--------------------------|
A||----------5-7-5-3----------------------------------|
E||--5-7-5-3------------------------------------------|

E||--7-8-7-5------------------------------------------|
B||----------7-8-7-5----------------------------------|
G||------------------5-7-5-4--------------------------|
D||--------------------------5-7-5-4------------------|
A||----------------------------------5-7-5-3----------|
E||------------------------------------------5-7-5-3--|


Pattern 2141

E||-----------------------------------------7-5-8-5---|
B||---------------------------------7-5-8-5-----------|
G||-------------------------5-4-7-4-------------------|
D||-----------------5-4-7-4---------------------------|
A||---------5-3-7-3-----------------------------------|
E||-5-3-7-3-------------------------------------------|

E||--7-5-8-5------------------------------------------|
B||----------7-5-8-5----------------------------------|
G||------------------5-4-7-4--------------------------|
D||--------------------------5-4-7-4------------------|
A||----------------------------------5-3-7-3----------|
E||------------------------------------------5-3-7-3--|

Pattern em Sextinas 124124
E||---------------------------------------------------|
B||-------------------------------------------------5-7-8-|
G||-------------------------------------4-5-7-4-5-7---|
D||-------------------------4-5-7-4-5-7---------------|
A||-------------3-5-7-3-5-7---------------------------|
E||-3-5-7-3-5-7---------------------------------------|
Cont.
E||--------5-7-8-5-7-8--------------------------------|
B||--5-7-8-------------5-7-8-5-7-8--------------------|
G||--------------------------------4-5-7-4-5-7--------|
D||--------------------------------------------4-5-7-4-5-7-|
A||---------------------------------------------------|
E||---------------------------------------------------|

E||---------------------------------------------------|
B||---------------------------------------------------|
G||---------------------------------------------------|
D||---------------------------------------------------|
A||-3-5-7-3-5-7---------------------------------------|
E||-------------3-5-7-3-5-7-3-------------------------|

Patrern em semiclocheia
E||---------------------------------------------------|
B||---------------------------------------------5---7-5-8-7|
G||---------------------------------4---5-4-7-5---7---|
D||---------------------4---5-4-7-5---7---------------|
A||---------3---5-3-7-5---7---------------------------|
E||-5-3-7-5---7---------------------------------------|
Cont.
E||-5---7-5-8-7-10-8----------------------------------|
B||---8-----------------------------------------------|
G||---------------------------------------------------|
D||---------------------------------------------------|
A||---------------------------------------------------|
E||---------------------------------------------------|

E||---------------------------------------------------|
B||------------------------------------------------7-5-7-8-7|
G||-------------------------------------5-4-5-7-5-4---|
D||-------------------------5-4-5-7-5-4---------------|
A||-------------5-3-5-7-5-3---------------------------|
E||-5-3-5-7-5-3---------------------------------------|

E||---7-5-7-8-7-5-------------------------------------|
B||-5-------------7-5-7-8-7-5-------------------------|
G||---------------------------5-4-5-7-5-4-------------|
D||----------------------------------------5-4-5-7-5-4|
A||----------------------------------------------------5-3-5|
E||---------------------------------------------------|etc




Bom, é claro que existem muitas outras combinações de patterns, a idéia principal seria quando for improvisar tente aplicar um pattern de forma melódica que soe interessante, o que eu registrei aqui são meros patterns que servem de exemplo para aplicar o metrônomo em cima destes. Minha dica seria que vcs soubessem pelo menos alguns patterns, pois na hora do improviso fica mais fácil vc improvisar sabendo tocar no tempo, outra coisa, procure não deixar muito mecânico os patterns, procure mesclar ritmicamente, mude o ritmo durante a escala, use bends, slide, vibratos, use o bom gosto do ouvido blz?
Na próxima vez que eu postar vou falar sobre a aplicação das escalas( maior, menor, menor harmônica, menor melódica, tons inteiros, domdim, entre outras),modulação e empréstimo modal, dando continuidade ao assunto que abordei no começo desse post.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Bom, continuando os shapes de pentatônica que eu estava postando.
Esqueci de continuar hehehe.
Agora segue os desenhos para os tons de Fá Maior e Ré Menor:

Notas: F G A C D F

e--1--3--5--8--10--13----------------------------------------
B--1--3--6--8--10--13----------------------------------------
G--0--2--5--7--10--12----------------------------------------
D--0--3--5--7--10--12----------------------------------------
A--0--3--5--8--10--12----------------------------------------
E--1--3--5--8--10--13----------------------------------------


Bom, é isso aí.
Depois posto os shapes de G/Em.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Galera, uma coisa bem interessante para quem curte blues:

Eu acho que a pentablues é uma das escalas que tem uma sonoridade muito legal e é uma das que mais tem notas.
A necessidade de um número maior de notas é explicada pela necessidade de criar fraseados semelhantes com o que foi cantado pelo cantor.
No entanto, sobre a pentablues, é possível adicionar notas provenientes de outras escalas, dando uma sonoridade muito interessante.
Por exemplo, é possível mixar uma pentablues com uma escala do modo eólio (menor natural):

Exemplo em Am

Penta Blues: A C D D# E G A
Modo Eólio: A B C D E F G A


e---5--7--8-----------------------------------------------
B---5--6--8-----------------------------------------------
G---5--7--8-----------------------------------------------
D---5--7--9-----------------------------------------------
A---5--6--7--8---------------------------------------------
E---5--7--8-----------------------------------------------


Na música Since I've Been Loving You, do Led Zeppelin, o Jimi Page faz uma mistura bem inteligente dessas duas escalas.
Vale lembrar que, para não perder as características de blues, vc não deve exagerar nas notas da escala menor. Elas são introduzidas apenas para fazer um "enfeite".
Agora, você pode criar uma nova tensão na música, saindo da pentablues e entrando na escala do modo eóleo, assim como o Page faz ao final do solo da música que citei acima.
Qualquer dúvida ou correção, postem aí!!!

Valeu!

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Agora uma perguntinha básica que eu faço para o pessoal:

Em uma música cujo tom seja C maior:
Até que ponto é aceitável usar a escala do terceiro grau (Em) ?

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
· votar


Bom, já que ninguem quis raciocinar comigo, eu mesmo vou responder (hehehe) :

Bom, por exemplo, em Dó maior, as pentatônicas que poderão ser usadas dentro do tom:

DÓ MAIOR -> C D E G A C
LÁ MENOR -> A C D E G A
SOL MAIOR->G A B D E G
MI MENOR ->E G A B D E
FÁ MAIOR-->F G A C D F
RÉ MENOR->D F G A C D

De acordo??

jskalibur
Veterano
# fev/05
· votar


Dae galera, expliquei logo acima sobre alguns padrões possíveis no braço da guitarra, dando continuidade ao assunto, vou explicar como improvisar em I, IV,V, e também o famoso II, V, I, modulação e empréstimo modal.
Bom é o seguinte, o caso mais típico de ser encontrado e que pode ser considerado como o esqueleto da harmonia tonal é: I, IV, V, I, onde temos o I como tônica, o segundo como subdominante e o V como dominante, Ex: Dó maior:

Dó maior- C Fá maior-F Sol maior-G
I grau IV grau V grau
tônica subdominante dominante

Eu retirei isso do campo hârmônico de Dó maior,
C Dm Em F G Am Bo
I II III IV V VI VII

Teoricamente se eu aplicasse a escala de Dó maior daria certo, correto?
Mas na prática não é bem assim que funciona, se vc tocar a escala de dó maior, nesta base ou progressão, notará que tem algumas notas que soam em alguns momentos melhores, muito embora todas as notas façam parte da escla de Dó maior. A regra é simples as notas que formam o acorde soaram mais consonantes e as notas que não são do acorde vão soar dissonantes. Neste exemplo, quando estamos em Dó maior as notas que formam o acorde, tríades, são C-E-G essas notas irão soar melhor do que as outras. Em Fá maior temos F-A-C e em Sol maior temos G-B-D. Tem um momente certo de tocar essas notas, e isto que faz o solo soar bem ou mal, isto não quer dizer que vc deve ficar preso só nas tríades, mas deve dar ênfase...
Aí vai umas dicas de como enfatizar uma nota:
-Começando ou termimando nela,
-sustendando ela por um tempo mais longo,
-usando notas de repouso,
-colocando em tempios fortes de cada compasso,
-acentuação nessas notas na hora da execução

Quanto as notas que não formam o acorde faça ao contrário:
-procure usar essas notas como notas de passagem,
-não começando ou terminando nelas,
-não sustentando por muito tempo, a não ser que vc queira criar tensão...
- tente encaixar essas notas nos tempo fracos.

Cadência II, V, I

O II, V, I é uma derivação do I, IV, V, só que no lugar do quarto grau aoparece o segindo grau.Ex: Dó maior

Dm7 G7 C7M
II grau V grau I grau
supertônica dominante tônica

Em Dm7 as notas que compõem o acorde são D-F-A-C, respectivamente tônica,terça,quinta e sétima do acorde.
Em G7 temos as notas G,B,D,A e em C7M temos C-E-G-B. As notas dos acordes são as notas que devemos enfatizar cada vez que passamos por um desses acordes.
Ex:

Dm7 G7 C7M
e-------------5-8-7-3--------------------------3-7~------
B-----------6---------6-3--------------------5-----------
G-------5-7---------------4--------------4-5-------------
D-----7---------------------5----------5-----------------
A-5-8--------------------------5-2-3-7-----~-------------
E--------------------------------------------------------

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ESCALAS : O TÓPICO DEFINITIVO