Serial - Paralelo

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


Penta_Blues
Kara ele falou que era um push/pull mas se tiver que usar dois push/pulls pra mim não tem problema, na minha guita "cabem" dois potenciômetros, se ambos tiverem de ser push/pulls, sem problemas.
O que quero é ter a opção de usar as duas regulagens adicionais que eu citei.

PS. Valew aí pela dedicação em montar o circuito.

ABR

Fernando de almeida
Veterano
# out/06 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Meus caps são esses:

Cap. Distortion

Cap. Single

Cap. Paf

Todos têm somente dois fios cada, se não estou enganado, para as ligações.

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


Penta_Blues


E aí brow, conseguiu????

Penta_Blues
Moderador
# out/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Fernando de almeida
Cara, com dois push/pull não há tanta "quebra de cabeça" porque já tenho idéia de como ligar, mas eu gostaria de sugerir uma coisa e lhe peço desculpas por me intrometer...
No lugar de uma ligação com três captadores, não seria interessante "splitar" os humbuckers? Dessa forma ao ligar ponte e braço vc teria o timbre semelhante a uma Les Paul com os caps normais e quando estivessem "splitados" algo parecido com uma Tele.
Valeu!!!

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


Penta_Blues

Kara pode dar sugestões à vontade, tudo que for pra somar é bem vindo!!!!

Como funcionaria primeiramente esse lance de splitar???

Como funcionaria o circuito no geral????

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Fernando de almeida
A ligação seria a tradicional, como está em sua guitarra agora.
Com a adição de dois push/pull, um deles eu usaria pra dar o Blend, ou seja dar a vc a opção do conjunto braço/ponte. O outro push/pull quando acionado cancelaria uma bobina de cada humbucker, tornando-os single.
Quando o push/pull estiver abaixado, vc terá dois humbucker como numa Les Paul, quando estiver levantado, vc terá dois singles como numa Tele, sacou?
Fora que quando vc levantar só o push/pull que splita, vc terá uma strato pois os três caps estarão em single.
Valeu!!!

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


Penta_Blues
Legal pode ser essa ligação sim!!!!
MAnda aí!!!

Obrigado por enquanto.

Penta_Blues
Moderador
# out/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Fernando de almeida
Vamos lá:
Fio positivo da bobina 1 do cap da ponte no polo 1 da chave de comutação;
Fio negativo da bobina 1 mais positivo da bobina 2 do cap da ponte no polo 6 do pot (push/pull) de tom;
Fio negativo da bobina 2 do cap da ponte mais a malha na carcaça de qualquer pot;
Fio positivo do cap do meio no polo 2 da chave;
Fio negativo do cap do meio na carcaça de qualquer pot;
Fio positivo da bobina 1 do cap do braço no polo 3 da chave de comutação;
Fio negativo da bobina 1 mais positivo da bobina 2 do cap do braço no polo 7 do pot (push/pull) de tom;
Fio negativo da bobina 2 do cap do braço mais a malha na carcaça de qualquer pot;
Polo 4 da chave no polo 3 do pot (push/pull) de volume;
Polo 4 do pot volume no polo 3 da chave;
Polo 6 do pot de volume no polo 1 da chave;
Carcaça da chave interligada por um fio à carcaça de qualquer pot;
Carcaça do pot de volume interligada por um fio à carcaça do pot de tom;
No polo 1 do pot de tom deverá ser soldado um dos terminais de um capacitor de 47 KPF e outro terminal deste capacitor soldado na carcaça deste pot;
Polo 4 e 5 do pot de tom interligados por um fio e depois soldado na carcaça do mesmo pot;
Polo 1 do pot de volume na carcaça do mesmo pot;
Polo 2 do pot de tom no polo 3 do pot de volume;
Polo 2 do pot de volume no positivo do jack;
Polo negativo do jack na carcaça de qualquer pot;
Da carcaça de qualquer pot deve sair um fio que será ligado à ponte (no compartimento de molas) para o aterramento.
Espero que dê certo.
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Fernando de almeida
O pot de volume será o que dará o blend. As combinações serão:
Ponte, Ponte+Meio, Meio, Meio+Braço, Braço (tudo na chave) e quando a chave estiver na posição 1 ou 5 vc poderá levantar o push/pull para ter Ponte+Braço.
O pot de tom será o que "splita" os Humbuckers. As combinações serão:
HB, HB+SM, SM, SM+HP, HP (tudo na chave), o que é a ligação normal da sua guitarra, e quando o push/pull do volume estiver levantado vc terá HB+HP como uma Les Paul.
Quando o push/pull de tom estiver levantado e o de volume abaixado vc terá:
SB, SB+SM, SM, SM+SP, SP (tudo na chave) como uma strato tradicional, e quando o push/pull do volume estiver levantado vc terá SB+SP como uma tele.
Então será:
Uma strato com HSH
Uma strato tradicional SSS
Uma Les Paul HH
Uma Tele SS.
Valeu!!!

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


Penta_Blues
Brow, valew por enquanto, vou ter muito trabalho pela frente.

Kara vc teria a marca/modelo do push/pull mais indicado para esse caso???
Outra, desculpe a ignorancia mas o que seria HB,SM,HP???
Mais uma. Vou fazer o desenho a partir desse dados e te mostar s[o pra garantir ante de monter!!!!

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


Penta_Blues

Com dois pots não dá mesmo pra fazer o que ele quer. Pensei que fosse uma strato.

Ele pode usar uma chave de 5 posições que é foda de encotrar e custa caro, que dá pra você splitar os humbucker nas posição pares da chave, e usar o blender no lugar do tone.

Mesmo assim, pra essas ligações eu não gosto de abrir mão do tone. Tem que ter pelo menos um.

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


Penta_Blues
O pot de volume será o que dará o blend

Eu não poderei zerar o volume com essa confuguração???

Outra, qual é a marca/modelo desse push/pull que vc fez o esquema?? Aí eu já compro o dito cujo exato!!!!


ABR

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


Penta_Blues
????

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Bom dia!!!

Fernando de almeida
Outra, desculpe a ignorancia mas o que seria HB,SM,HP???
Depois que eu postei imaginei que não estava muito claro...rsrsrs
Vamos lá: HB=humbucker do braço, SM=single do meio, HP=humbucker da ponte, SB=single do braço, e assim por diante...

Kara vc teria a marca/modelo do push/pull mais indicado para esse caso???
Nenhuma em particular. Eu chamo a atenção quanto ao valor do pot (250 ou 500K) porque vai depender do seu gosto. O pot ideal para humbucker é o de 500K, mas lembre-se que vc vai defasa-los em determinado momento e para singles o ideal seria o de 250K. Como vc não vai poder ficar trocando de pot, veja o que lhe agrada mais, pois um permite a maior saída de agudos que outro.

Eu não poderei zerar o volume com essa confuguração???
Não, não. O pot não perderá a função de volume. Blend significa misturar o som dos dois mas sem a possibilidade de graduar esta mistura, ou seja, vc não vai regular o quanto quer de cada captador, pois ambos estarão funcionando, como se vc escolhesse a mistura de braço+meio na chave, por exemplo. Quando levantar o push/pull o pot vai aumentar ou abaixar o volume dos dois cap's ao mesmo tempo. O pot de volume funciona como volume estando abaixada ou levantada a parte do push/pull.

LeandroPanucci
Ele pode usar uma chave de 5 posições que é foda de encotrar e custa caro, que dá pra você splitar os humbucker nas posição pares da chave, e usar o blender no lugar do tone.
Eu consigo "splitar" os humbuckers numa chave comum de cinco posições sem problema, mas este single de braço ou ponte sempre vai trabalhar em conjunto com o cap do meio, ou seja, com split na chave não dá pra se usar só single de ponte ou só single de braço. O Blender pode continuar no push/pull do volume. A diferença neste esquema que vc comentou é que não se terá a possibilidade de optar por single sozinho nas posições que te falei e a de economizar um push/pull, pois o pot de tom não vai precisar ter um sistema pra splitar.
E concordo totalmente contigo. Eu acho que pelo menos um controle de tom tem que existir.

Valeu!!!

edalko
Veterano
# out/06
· votar


Por isso prefiro um pot de balanço pra trabalhar junto com este Blender que no meu caso ficou na chave comutadora. Assim fica possível dosar o quanto eu quero de cada captador no som.

Legal essa idéia... Alguém já botou em prática?

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


edalko

Por isso prefiro um pot de balanço pra trabalhar junto com este Blender que no meu caso ficou na chave comutadora. Assim fica possível dosar o quanto eu quero de cada captador no som.

Legal essa idéia... Alguém já botou em prática?


Sim esse cara do link abaixo!!!! São seis captadores single com um liga/desliga para cada captador, um botão de voluma para cada captador, um botão de tonalidade para cada captador. O timbre deve ser ser muito legal mas a guitarra ficou horrível.

http://www.firstact.com/Products/CustomGuitars/Gallery/Bettie_RickNiel sen_CheapTrick.aspx

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Boa tarde!!!

edalko
Eu né...rs
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# out/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Fernando de almeida
Pô cara. Tá me desconsiderando?...rs
Cara, eu fiz isso numa strato que tenho sem mexer em absolutamente nada do seu visual. Tenho o recurso de dosar a quantidade de mistura dos captadores no som e preservei a mesma única chave comutadora e os mesmo três botões que a strato possui.
Bem melhor que a guitarra que vc postou. A "criança" mais parece uma mesa de som...rs
Valeu!!!

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


Penta_Blues
Pô cara. Tá me desconsiderando?...rs
Que isso kara, isso nunca ...

Vlaew mesmo pela esquema vou ver se esse final de semana eu compro os push/pulls para fazer o trabalhao.... hehehehe


ABR

edalko
Veterano
# out/06 · Editado por: edalko
· votar


Penta_Blues
Veterano
.

Então, numa strato, tem como no lugar do botão de tonalidade, botar um de balanço para mesclar os captadores?

Tem o esquema aí?

Valeu

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


edalko
Numa strato vc pode colocar dois push/pull e um balanço. Um push/pull e volume para fazer o Blend; um push/pull e tom para splitar os caps e um pot de balanço pra fazer o "tempero".
Valeu!!!

two
Veterano
# abr/09
· votar


Tenho uma dúvida sobre a ligação e para não abrir um outro tópico vou utilizar este mesmo.

Tenho uma tele com ponte tune-o-matic e vou instralar um Malagoli HH777 na ponte e um Kent Armstrong HPAN (parecido com o 59), minha dúvida é a seguinte:
Vou usar somente o pot de volume e no lugar do pot de tone vou uma mini-toogle para ligar o pickup em paralelo ou em série, posso fazer a ligação na mesma chavinha ou se liga-los assim eles trabalharam se paralelo entre si.

Bom, posso fazer a ligação dos dois na mesma chavinha?

two
Veterano
# abr/09
· votar


Alguém pode me ajudar?

GuitarHome
Veterano
# abr/09
· votar


two
Acho melhor se mandar essa duvida no tópico do Bertola, ele vai conseguir com certeza tirar suas duvidas.

two
Veterano
# abr/09
· votar


GuitarHome
Valeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Serial - Paralelo